Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Bobina Scénic 1.6 16V

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
45 respostas neste tópico

#1 thunder19

thunder19

Novato

• 45 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: PR

Postado 27 outubro 2009 - 01:33

Gostaria de expor minha experiência para que os amigos não cometam o mesmo erro.

Pouco tempo após comprar o carro, ele começou a falhar. O barulho do motor lembrava o daquelas brasílias velhas, além da significativa perda de potência.
Levei em um mecânico e ele disse que teria que trocar a bobina. Feita a troca apenas de uma, o carro ficou bom, mas dois dias depois voltou a falhar.
Então levei em outro mecânico, pois perdi a confiança no anterior. Este resolveu trocar duas bobinas. Só que depois de 15 dias o problema retornou.

Fui a um terceiro mecânico. Como não costumo ficar falando muito, para não influenciar seu diagnóstico, simplesmente relatei o problema sem dizer que já havia ido a dois outros profissionais. Ele perguntou se o motor havia sido lavado, respondi que não. Para minha surpresa, sem nem ligar o carro ele abriu o capô e me chamou para mostrar as bobinas. Disse que não eram originais e que neste tipo de carro era muito arriscado ficar colocando peças paralelas.
Ainda aconselhou-me a trocar as velas (originais) e pronto. Estou há uma semana sem problemas.

Vamos ver se vai funcionar. Caso positivo, peças paralelas nunca mais! E olha que o preço nem é tão mais barato assim. Há algumas autopeças que vendem a marca original por preço bem abaixo da concessionária. E por falar nelas, o serviço prestado não vale o preço que cobram.

#2 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.241 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RS

Postado 27 outubro 2009 - 04:00

Há algumas autopeças que vendem a marca original por preço bem abaixo da concessionária. E por falar nelas, o serviço prestado não vale o preço que cobram.

Fato!

E eu também estou evitando ao máximo peças paralelas, me arrisquei com um rolamento paralelo que não durou nem 3 meses... definitivamente não vale a pena.

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#3 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
Contribuidor

Postado 27 outubro 2009 - 05:05

Depende.

Colocando uma bobina paralela, porém de boa marca (Beru, Valeo, por exemplo), é difícil dar problema.

O que ocorreu no terceiro mecânico: ele trocou as velas. Pronto...

Cilindro que fica falhando, sem ignição, contamina a vela de ignição e traz falha. O certo é, por garantia, a cada troca de bobina trocar as velas de ignição ;)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#4 MaurícioFloripa

MaurícioFloripa

Entendido

• 254 posts

Postado 30 outubro 2009 - 09:46

Bom dia

Senhores.

Tive uma questão parecida com essa, na qual estava falhando um cilindro. Fui diagnosticar o problema, no mecanico em frente o prédio que resido. Desconfiei da bobina, mas ele testou e estavam boas. Coincidentemente após o teste o K4M ficou sem o defeito apresentado. Disse o mecanico: Era mau contato. Um dia após voltou o problema, la vou eu novamente, testamos as bobinas e nada, tudo certo, mas desta vez o problema cotinuou. Resultado bico injetor com defeito. Na troca quebrou mais um, estavam muito ressercados na parte plástica.
Então para concluir, nem sempre é bobina.
Temos de ter muito cuidado em diagnósticos. Essa de trocar peças para ver se funciona, meu mecânico já sabe, se trocar e o problema continuar, tira a peça nova e recoloca a antiga.
Ele aprendeu isso, digamos, obrigado pois acionei a empresa na justiça. Hoje é o melhor mecânico que conheço, não levo em outro lugar. Me confessou ele: que após a indenização que ele teve de me pagar, mudou as tratativas com todos os clientes da oficina. E hoje em dia, nos reunimos e para um churrasco e rimos do passado.

Abraços.
Maurício.

#5 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 30 outubro 2009 - 05:20

É difícil dar problema em eletro-injetores... mas não impossível. Boa lembrança!

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#6 marcos miramontes

marcos miramontes

Novato

• 2 posts

Postado 22 janeiro 2010 - 07:01

Pessoal,
Passei por um problema parecido.

tenho uma Scenic 2006 que foi trocada uma bobina em jun/09 e ontem teve o mesmo problema de falha e troquei outra hoje.
Meu mecanico me disse que qdo queima uma deve-se trocar todas pois caso contrario queimam sequencialmente... Será?
A diferença de preço é enorme (concessionária R$ 245,00; na RR PARTS R$ 64,00). Dessa forma dá pra trocar as 4.
Somente o fato de ter que trocar as 4 me intriga.

#7 Linkar

Linkar

Novato

• 33 posts

Postado 22 janeiro 2010 - 07:20

Marcos, justamente por serem separadas não precisa trocar todas. Troca só aquela que pifar.
Eu também to nessa, acho que tem uma bobina que está abrindo o bico.
Amanhã vou passar no scanner de novo pra ver se a limpeza resolveu alguma coisa.
Ainda sinto um pequeno tranco no carro, mas pode ser dos pneus trazeiros, tem um deslocado.
Fernando Luiz dos Santos
Scenic RT 1.6 2001
Blumenau - SC

#8 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 25 janeiro 2010 - 05:50

Tipo... trocar todas resolve por um longo tempo o problema.

Agora, queimou uma? Troque duas, a do mesmo par (2-3 ou 1-4).

- - - - - - -

#9 cabral.bh

cabral.bh

Entendido

• 189 posts
  • Estado: Outro

Postado 25 janeiro 2010 - 08:54

Agora, queimou uma? Troque duas, a do mesmo par (2-3 ou 1-4).

Curioso...
Tem algum motivo?
Clio RT 2003 1.6 16V
Em processo de recuperação.

#10 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 26 janeiro 2010 - 10:19

Uma queima, a do mesmo par trabalha em sobrecarga. É a única conclusão a que chego.

Já troquei uma bobina por vez e tive problemas (no tempo que o Méga tava com meu pai)... quando passei a trocar as duas, resolvia.

- - - - - - -

#11 {_carnificina_}

{_carnificina_}

Novato

• 54 posts

Postado 26 janeiro 2010 - 11:30

recentemente tive que trocar uma, nem lembro a marca + 250,00 da original por 80,00 no momento tive que pegar a paralela, a unica coisa que fiz amais foi trocar as velas por um jogo nhk 41 reais.

o carro ta uma blz já faz 1 mês.

#12 Ricardo Alexandre

Ricardo Alexandre

Novato

• 2 posts

Postado 10 fevereiro 2010 - 08:09

Tenho uma Scénic 1.6 16V 2006 e hoje começaram a aparecer os mesmos sintomas citados acima: Motor parecendo que está com 3 cilindros e perda de potência, parecendo um motor de Brasília (muito bem comparado). Vou amanhã verificar se pode ser alguma bobina mesmo. Espero que andar com o carro assim por 2 dias não danifique algo mais crítico, pois me dizem que o motor de uma Scénic chega aos R$ 7 mil para retificar (?!?).
Outra coisa que me deixa perplexo, quando o carro estava ainda normal, era o barulho das válvulas, pois parece que estão desreguladas, apesar do carro desenvolver super beme estar ainda com 45 MKM. Além disso, quando chega exatamente em 3.000 RPM faz uma pequena trepidação. Infelizmente, fica neste giro quando estou em 5ª marcha e a 110 Km/h. o que incomoda nas viagens.

Ricardo Alexandre
Scénic 1.6 16V Expression 2006
Curitiba / PR

#13 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.056 posts
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 10 fevereiro 2010 - 09:01

A trepidação não é normal e pode não ser no motor, verifique coxins e alinhamento/balanceamento.

Sobre as bobinas da pra testar em casa, procure aqui no fórum o procedimento.

Abraços
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#14 Ricardo Alexandre

Ricardo Alexandre

Novato

• 2 posts

Postado 11 fevereiro 2010 - 07:54

Pessoal, hoje levei minha Scenic Exp 1.6 16V em um Auto Center e, aparentemente, resolveram o problema de falha em um cilindro. Trocaram uma tal de junta da injeção (R$ 20), limparam os 4 bicos (R$ 120), jogo de velas (R$ 70), filtro de ar (R$ 50) e combustível (R$ 30) , além de uma revisão de bobinas. A brincadeira me custou R$ 290,00 (Auto Center BS Colway em Curitiba), mas entendo que alguns itens eu teria que trocar mesmo, pois estava na hora e não sabia se o dono anterior havia trocado.

Caso volte a dar problemas posto aqui. Abraço.

Ricardo Alexandre
Curitiba / PR

#15 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.056 posts
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 12 fevereiro 2010 - 12:04

Desconheço junta de injeção. Limpeza de bicos acho desnecessário tb, jogo de velas concordo, caso estejem gastas, filtro de ar achei caro, de combustível, nem tanto, mas ta caro tb.

abraços
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#16 Rogério Ctba-Pr

Rogério Ctba-Pr

Novato

• 63 posts

Postado 17 fevereiro 2010 - 02:15

Entao...um dos problemas cronicos da scenic são as bobinas...
Essas bobinas tem a vida util curta mesmo...ou foram apenas lotes com defeitos...e alguns proprietarios de scenic sorteados ?? :roll: :roll:

Scenic Hiflex 1.6 16v Expression 2005

#17 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 17 fevereiro 2010 - 05:09

Depende da manutenção envolvida...

Tipo, velas com eletrodos muito abertos sobrecarregam as bobinas, que acabam durando menos.

As minhas já tem algo "pelos 30mil km rodados" com GNV, porém... troco velas a cada 15mil km e baixo o GAP dos eletrodos para 0,60mm.

- - - - - - -

#18 Rogério Ctba-Pr

Rogério Ctba-Pr

Novato

• 63 posts

Postado 17 fevereiro 2010 - 06:50

Obrigado pela dica Edgar...apesar que a renault deveria fornecer um super-recall e trocar todas essas bobinas frescas por blindadas...igual a de motos... :D
Scenic Hiflex 1.6 16v Expression 2005

#19 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 18 fevereiro 2010 - 09:48

As bobinas já são blindadas ;)

- - - - - - -

#20 thunder19

thunder19

Novato

• Topic Starter

• 45 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Estado: PR

Postado 08 maio 2010 - 11:22

Pessoal,
até o momento as bobinas não me incomodaram mais.

Só uma outa questão. O manual recomenda a substituição das velas a cada 40.000 km, mas não encontrei nada acerca das bobinas.

Será que devo trocar as bobinas quando substituir as velas ou, se estiverem boas, é desnecessário?

Valeu

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos