Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Chaveamento da bomba de combustível.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas neste tópico

#1 GuiH

GuiH

Novato

• 78 posts

Postado 25 dezembro 2009 - 06:09

Olá a todos! Primeiramente gostaria de agradecer pela família que este fórum constitui; aqui nossos carros são bem tratados!

Gostaria de perguntar aos feras algum modo de inserir um relê tipo chaveador na alimentação 12v da bomba de combustível. Sendo que o proposto funcionamento será interligar o botão de acionar o alarme
Meu carro é um Clio Sedan 1.0 Alizé (2002) e tem alarme da Positron (Exact), pelo controle remoto posso travar todas as portas com um botão; aí seria a chance de aproveitar o travamento das portas e acionar um relê tipo chaveador na alimentação 12v de da bomba de combustível.
Quando retomar ao veículo, basta desarmar o alarme para que o relê da bomba de combustível seja reativado (utilizando o fio de destravar todas as portas), permitindo a alimentação da mesma.
:arrow: Vamo lá gente, onde está o fio que alimenta a bomba de combusível??
:arrow: Como seria um relê tipo chaveador que poderia aproveitar o comando de abertura ou fechamento das portas para cortar a ativação do combustível?

:idea: OBS: uma dica avulsa: evite permitir seu alarme abrir a trava das portas quando desativado, pois não dá para confiar num alarme de cujos comandos são de radiofrequência estática e ainda a codificação dos controles permanece inalterada... nós fazemos a nossa segurança; é preferível desativar o fio que destrava as portas quando o alarme é desarmado.

Clio Sedan - Black Alizé (2002)

Ar condicionado, quebrou :(
[x] Philips X-Treme Power H4
[x] Tweeters do painel
[x] Som (2 triax, 2 coax, 2 twet)
[x] Volante em couro
[x] Módulo de vidros
[x] A/C otimizado
[x] Leds
[x] 5 luzes de freio
[x] Sensor de ré

#2 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 337 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: GO

Postado 28 dezembro 2009 - 09:00

Cara, posso até tentar te ajudar, mas você não esta complicando um pouco as coisas ?!
Não seria mais seguro ou prático você instalar aquele corta injeção com o botão escondido e temporizador ?
Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Renault Symbol 1.6 8V Expression
Ups:
Vidro Elétrico nas 4 portas
Rodas de liga leve R2
Módulo Hurricane + Sub Kenwood 12" + Champion 5" nas portas ligado no som original
Cabo auxiliar no som
Car monitor usando ELM327 OBDII + Torque - Samsung Galaxy Tab

http://forum.renault...__fromsearch__1

#3 LangoLango

LangoLango

Entendido

• 197 posts

Postado 29 dezembro 2009 - 11:16

Eu também gostaria de saber qual é o fio da bomba. Não precisa esse esquema de relé chaveador, basta usar um alarme ou equipamento anti-furto (esses com botão escondido) que já ofereça a opção de corte da alimentação da bomba. Na verdade, por questões legais, o manual dos alarmes muitas vezes sugere que o mesmo deva ser usado para cortar a alimentação do solenóide do motor de partida (estratégia inútil), mas na prática é pra ser usado pra interromper a alimentação da bomba mesmo.

Sobre a codificação dos controles de alarme: Os alarmes modernos variam sim a codificação a cada vez que um botão do controle é pressionado. O sincronismo entre o código do transmissor e do receptor é mantido mesmo quando ocorre um pressionamento acidental com o controle fora do alcance do carro porque existe na verdade um intervalo de códidos que são aceitos (como tolerância), e esse intervalo de códigos é resincronizado quando ocorre uma comunicação bem sucedida. Não são iguais aqueles controles de portão de garagem que você configura o código uma vez (por sinal um código bem fraco, com poucos bits) e fica o mesmo código para sempre.
Renault Clio Get Up (Campus) 1.0 16V HiFlex 2009

#4 GuiH

GuiH

Novato

• Topic Starter

• 78 posts

Postado 29 dezembro 2009 - 09:46

hawk_braz, pois é uma pequena alternativa já que um corte na operação da bomba de combustível é muito mais seguro para qualquer proprietário; os bloqueios do veículo através da ignição são até interessantes, mas os de combustível ainda são mais eficazes.

LangoLango, pesquisei mais um pouco e encontrei um interessante sistema de bloqueio de combustível ( http://produto.merca... ... enoide-_JM ) que tem um próprio controle remoto capaz de acionar um corte no solenoide bomba de combustível, assim quando for estacionar seu carro por um período maior, basta bloquear a passagem da bomba de combustível através de um botão de um controle remoto apropriado cujo alcance é de ATÉ 50 metros; ao retornar ao seu carro e estiver prestes a dar partida, é a vez de desativar o bloqueio da bomba de combustível. Questões importantes devem ser avaliadas pois o controle remoto fornecido no kit talvez seja burlável, visto que nem todos os controles realmente tem um sistema do tipo running code (o sistema que o LangoLango ressaltou).

Por favor, vejam se esse produto no mercado livre, oferecido por 130 conto seria uma das soluções... :beer:

1 - Valvula solenoide de 12v para bloqueio do combustível.
1- Central Receptora
1- Controle Remoto para acionamento do sistema
1- Pilha para alimentação do Controle Remoto.
Manual e Certificado de garantia impresso e carimbado pela loja.

Obrigado a todos pelo suporte! :)
E muito sucesso para 2010!! :lol:

[x] Tweeters do painel
[x] Volante em couro
[x] Módulo de vidros
[x] A/C otimizado
[x] Leds
[x] 5 luzes de freio
[x] Sensor de ré

#5 LangoLango

LangoLango

Entendido

• 197 posts

Postado 30 dezembro 2009 - 08:42

LangoLango, pesquisei mais um pouco e encontrei um interessante sistema de bloqueio de combustível ( http://produto.merca... ... enoide-_JM ) que tem um próprio controle remoto capaz de acionar um corte no solenoide bomba de combustível, assim quando for estacionar seu carro por um período maior, basta bloquear a passagem da bomba de combustível através de um botão de um controle remoto apropriado cujo alcance é de ATÉ 50 metros; ao retornar ao seu carro e estiver prestes a dar partida, é a vez de desativar o bloqueio da bomba de combustível. Questões importantes devem ser avaliadas pois o controle remoto fornecido no kit talvez seja burlável, visto que nem todos os controles realmente tem um sistema do tipo running code (o sistema que o LangoLango ressaltou).

Por favor, vejam se esse produto no mercado livre, oferecido por 130 conto seria uma das soluções... :beer:

1 - Valvula solenoide de 12v para bloqueio do combustível.
1- Central Receptora
1- Controle Remoto para acionamento do sistema
1- Pilha para alimentação do Controle Remoto.
Manual e Certificado de garantia impresso e carimbado pela loja.

Obrigado a todos pelo suporte! :)
E muito sucesso para 2010!! :lol:

Interessante o sistema. Quer dizer que com ele mesmo se o "espertinho" ja chegar fazendo uma ligação direta na bomba (prevendo a existência de um corta-corrente) o carro não vai funcionar. Cabe verificar se existe algum risco de a bomba ou as mangueiras serem danificadas pela pressão se o próprio dono tentar dar partida com a válvula fechada.

Qualquer equipamento deste tipo tem que ser confiável e bem instalado, pra não dar pane e acabar desligando o motor no meio de uma ultrapassagem suicida por exemplo hehehe.

Abraço.

#6 GuiH

GuiH

Novato

• Topic Starter

• 78 posts

Postado 01 janeiro 2010 - 06:47

Mas esse sistema aparentemente funciona com base na energia elétrica mesmo; pelo o que li, o bloqueador de combustível serve para cortar o funcionamento da bomba de combustível por meio de um relé que atua por meio totalmente elétrico, de modo a abrir o circuito de alimentação da bomba de combustível. Para o carro, isso representaria uma maneira fácil de iniciar uma pane no sistema, o que serve para proteger com maior tranquilidade seu veículo.
Quanto ao risco de ultrapassagens suicidas, seria meio complicado porque a única força que atuará logo quando o sistema de bloqueio for acionado é a inércia do próprio veículo. Um detalhe é que a central do bloqueador é microprocessada, e permite aguardar algo como um minuto antes de cortar.
Se o sistema de chaveamento da bomba de combustível trabalhasse bloqueando a passagem de combustível pela mangueira, aí seria bastante perigoso pois iria aumentar a pressão e os danos poderiam ser vários (risco de incêndio), mas assim não funciona...
Resumindo: o tanque pode estar cheio, a chave pode estar ok; mas não pode ser levado pelos vagabundos... :lol:

[x] Tweeters do painel
[x] Volante em couro
[x] Módulo de vidros
[x] A/C otimizado
[x] Leds
[x] 5 luzes de freio
[x] Sensor de ré

#7 GuiH

GuiH

Novato

• Topic Starter

• 78 posts

Postado 18 fevereiro 2010 - 08:56

Amigos da Renault!

Já solucionei a minha própria dúvida anterior, e gostaria de compartilhar mesmo; afinal é bem interessante o efeito no motor quando a bomba de combustível é desligada.
1- Para encontrar o fio de alimentação da bomba de combustível, poderemos localizar o fusível referente a ela própria. Com o carro ligado, tente remover o fusível dela e veja o que acontece com o motor!
2- Solte o plug master, ele fica próximo à bateria;
3- Após encontrar o fusível correto, utilize um multimetro (teste de resistência na escala mais baixa), deixando uma ponteira muito bem encaixanda nos conectores do fusível e vá colocando a outra ponteira em todos as extremidades do conector fêmea do plug master;
4- Se você fizer tudo certo, o multimetro lhe indicará um só fio em que a resistência ohmica é extremamente baixa (mas não nula), este é o fio que fornece a energia para o acionamento da bomba de combustível;
5- Corte-o e pinte o 7.

Bem, espero que muita gente possa se apoiar nessas dicas e fazer proveito de um dos itens de segurança mais eficazes.

Sucesso, Guilherme Melo.

[x] Tweeters do painel
[x] Volante em couro
[x] Módulo de vidros
[x] A/C otimizado
[x] Leds
[x] 5 luzes de freio
[x] Sensor de ré

#8 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 24 fevereiro 2010 - 12:05

Ou no fusível, ou na fiação que passa pela soleira da porta no lado do motorista. Aí tem que mapear o respectivo fio... pois eu não tenho idéia da cor do mesmo ou posição no chicote.

NORMALMENTE é o fio mais expesso do conector, TALVEZ o fio seja identificado mais facilmente verificando a cor do fio no conector da bomba de combustível embaixo do banco traseiro e verificando se a cor bate com a do chicote ;)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#9 RonaldoGC

RonaldoGC

Moderador

• 4.223 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: SP

Postado 24 fevereiro 2010 - 12:43

Peraí... deixa eu ver se eu entendi...
O alarme positron já não corta o combustível?

#10 Jimi

Jimi

Entendido

• 984 posts
  • Veículo: Outro

Postado 28 fevereiro 2010 - 05:17

Ele quer um alarme extra Ronaldo...
Eh oq o edgar falou mesmo... fica na soleira do lado do motorista, passa por baixo do carpete, vai ate a soleira do lado passageiro porta traseira e sobe no bocal da bomba... sao 3 fios que vao ali... Se nao me engano eh um positivo, negaytivo e um pos chave... mas como nao sou mto bom em eletrica... prefiro nao comentar nada pra nao falar merda

Dimitry Zalewsky

#11 eoliver

eoliver

Novato

• 4 posts

Postado 29 setembro 2010 - 07:39

Eu também gostaria de saber, o meu clio é 03/03 e na caixa de fusiveis que fica no painel retirando a tampa pela lateral da porta tem um mapa de fuziveis, tem um fuzivel com nome GAZ, que eu pensei ser gasolina, mas nao havia fusivel nesta posiçao. eu nao quis tirar o restante porque como o carro é injetado nao é bom voce sair desarmando os fusiveis que pode desligar o modulo, e se voce desligar o modulo sem querer e achar que aquele é o fusivel da bomba, vai acabar danificando o mesmo se voce liga e desliga toda hora. O modulo reseta as funções e pode perder calibraçao de marcha lenta, sensor de abertura de borboleta, e etc..

#12 LangoLango

LangoLango

Entendido

• 197 posts

Postado 02 outubro 2010 - 05:34

Alguém sabe dizer se o sistema de injeção do Clio usa relé pra alimentar a bomba de combustível ou a alimentação da bomba vem direto do módulo?

#13 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
Contribuidor

Postado 03 outubro 2010 - 10:53

Eu ACHO que tem um relé esécífico no cofre do motor, na caixa de relés.

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#14 Monteiro

Monteiro

Entendido

• 114 posts

Postado 13 novembro 2010 - 05:23

Boa noite, voltando ao assunto, tenho um clio 2001, que já o adquiri com alarme mas não atando, sua chave é comum e tinha alarme pois até a sirene ainda está no local. Mas sei que vão 4 fios para a bomba de comb. 1 preto e outro amarelo de uma mesma espessura, outro branco e outro verde de espessura menor que os 2 primeiros. Será que: por ter estes 4 fios indica que o alarme que ele possuía tinha corte de combustível?

#15 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
Contribuidor

Postado 16 novembro 2010 - 06:39

Não. Os quatro fios são, respectivamente, da alimentação da bomba de combustível (os dois de maior bitola/espessura) e do sensor do nível de combustível (os outros dois menores).

- - - - - - -

#16 oclaudios

oclaudios

Novato

• 56 posts

Postado 19 maro 2011 - 04:33

Caras,
Ainda estou tentando identificar o problema que meu carro tem, pois quando ligo, a bomba não é acionada.
eu troquei a bomba e não acredito que o problema esteja se repetindo com outra, pois no domingo passado, ela não estava funcionando, mas logo injetou e eu andei bastante com o carro (ma sem desligar).
Quando cheguei em casa, tirei as mangueiras (detalhe, com o carro quente. Recebi um jatão de gasolina que, no finalzinho, estava quente ...) para poder fixar o corpo da bomba no lugar.

PRONTO !!!

Não pegou mais.

Pensei, agora que o Edgar identificou os fios, em espetar nos terminais e ligar o carro.
Quanto tem que passar ?
Vou colocar em corrente contínua e ligar o carro pra medir.

Valeu galera !!!
Um abraço !!!

Acho que o Edgar está acompanhando meu sofrimento. Estou atirando para todos os lados, inclusive nos fóruns gringos !

Cláudio.

#17 oclaudios

oclaudios

Novato

• 56 posts

Postado 20 maro 2011 - 01:34

COMPLEMENTO
Hoje eu testei o conector colocando o multimetro na ponta.
Ao girar a chave, dá um pico de 11.4 volts e depois vai caindo.
É normal ?
Entendi que chega eletricidade no local (conector do corpo da bomba).

A pergunta é (além de saber se a voltagem está correta):
Ainda assim, chegando eletricidade no local, pode ser problema no tal rele ?

Dá pra fazer teste com outra bomba, sem que ela esteja submersa em gasolina, pelo menos pra ver se ela aciona ?
Daria problema ?

Entendi que o problema pode estar diretamente na bomba (sendo que eu já troquei e foi recente - 2x - vou recorrer a garantia) ou neste tal rele (que não sei como funciona, nem onde fica ...).

Galera, agradeço pela atenção e foça !

Claudio.

#18 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
Contribuidor

Postado 20 maro 2011 - 05:30

A princípio, o relé fica dentro do cofre do motor, na caixa de fusíveis... SNME, fica no lado esquerdo (mesmo do motorista). Agora, qual é o dito cujo... aí fico devendo.

11.4V e depois cair é normal. A bomba é acionada e depois desligada, só retornando a mandar tensão após a chave ser batida.

O ideal é não testar nenhuma bomba sem ela estar submersa em gasolina. Vai trabalhar a seco e vai queimar logo.

- - - - - - -

#19 oclaudios

oclaudios

Novato

• 56 posts

Postado 05 abril 2011 - 09:41

Camarada Edgar_rs, veja, camarada "LangoLango" disponibilizou um manualzinho bom pra gente identificar a parte elétrica.
É só baixar em
http://www.megaupload.com/?d=EFXCATYB

Agora eu preciso só testar os reles. Eu vi como fazer isso nun site gringo, mas não sei mais onde. Vou procurar.

Meu sofrimento continuar ...rs.

Cláudio.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos