Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Ventoinha Clio

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
24 respostas neste tópico

#1 locelo

locelo

Novato

• 2 posts

Postado 12 janeiro 2010 - 06:08

Senhores,
Troquei recentemente meu Tipão por um Clio Campus 1.0 16V 0km.
Hoje, 1 semana após a aquiziçao estou com uma duvida "boba", mas como estava acostumado com carro antigo, tenho agora que me atualizar.
Percebi que a ventoinha (apesar de silenciosa) fica ligada por muito tempo após desligar o carro. Ja cronometrei 2 vezes e em ambas a ventoinha desarmou somente em quase 10 minutos após o desligamento do motor. Eu não vejo muito problema nisso atualmente, meu medo é quando a bateria ja estiver perto de pedir arrego...

Alguem pode me dizer como funciona o sistema de arrefecimento após o desligamento do motor?

Eu li aqui no forum, enquanto pesquisava, que se eu retirar o plugue do sensor de temperatura da agua a ventoinha iria armar direto, independente da temperatura. A ventoinha então fica ligada até a temperatura da agua baixar de um determinado valor?

Agradeço a quem puder responder,

Marcelo

#2 Mr. Car

Mr. Car

Entendido

• 907 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RJ

Postado 12 janeiro 2010 - 06:36

Marcelo, seu carro está na garantia. Consulte o concessionário. Este tempo está me parecendo muito grande realmente, mas você não deve desplugar nada por conta própria.
Abraço.
Meu carro atual:
Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009

Meus carros anteriores:
Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995
Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001
Asia Towner SDX 0.8 1997/1997
VW Gol GL 1.8 1991/1991
Alfa-Romeo 2300 1976/1977

Flanelinha bom, é flanelinha morto!

#3 sigmam

sigmam

Novato

• 18 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: MG

Postado 01 fevereiro 2010 - 06:50

também estou saindo de um peugeot 206, ainda bem bonitinho mas ordinário, comprei zero e deu um monte de "zica", para um clio 1.6 16 v tô apaixonado, notei a mesma situação a temperatura no marcador está normal mas algumas vezes ao chegar em casa, após desligar o motor a ventoinha fica ligada uns 7 minutos, sei lá parece que é característica do carro, alguém para nos ajudar ? obrigado

#4 cerutti

cerutti

Entendido

• 165 posts

Postado 01 fevereiro 2010 - 07:12

também estou saindo de um peugeot 206, ainda bem bonitinho mas ordinário, comprei zero e deu um monte de "zica", para um clio 1.6 16 v tô apaixonado, notei a mesma situação a temperatura no marcador está normal mas algumas vezes ao chegar em casa, após desligar o motor a ventoinha fica ligada uns 7 minutos, sei lá parece que é característica do carro, alguém para nos ajudar ? obrigado

dependendo do ano troque o cebolão.
Mas pode ser o relê com problemas... o mesmo pode está aquecendo muito a ponto de colar contato e só voltar ao normal quando o carro esfria totalmente, mas eu arriscaria no cebolão por ser mas sucetível a defeito.

#5 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.743 posts
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: RS

Postado 02 fevereiro 2010 - 03:10

Característica do carro...
Se isso incomoda vcs, pra desligar a ventoinha, testem dar a partida e desligar o carro logo em seguida, comigo geralmente funciona...

#6 sigmam

sigmam

Novato

• 18 posts
  • Estado: MG

Postado 03 fevereiro 2010 - 12:38

Se isso incomoda vcs, pra desligar a ventoinha, testem dar a partida e desligar o carro logo em seguida, comigo geralmente funciona...

Não é que deu certo, agradeço a dica, semana que vem vou fazer a revisão dos 20 mil e perguntar sobre isso.

#7 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.743 posts

Postado 04 fevereiro 2010 - 11:01

Não é que deu certo, agradeço a dica, semana que vem vou fazer a revisão dos 20 mil e perguntar sobre isso.

hehe... é batata ;) sei lá por que raios a renault deixou isso assim... me dava nos nervos , eu ia lá, desligava, ligava de novo e era isso, o ventilador "calava a boca" :lol:

#8 Marcão RJ

Marcão RJ

Flooder

• 1.286 posts
  • Veículo: Outro

Postado 05 fevereiro 2010 - 07:54

a minha as vezes arma duas vezes.. rsrs
fica uns 5 min e desliga.. mas como aqui no Rio é o portão do inferno, qnd o calor tah demais, ela arma de novo depois de mais uns 5 minutos.. mas fica menos tempo e depois relaxa.. rsrs
Imagem Postada

Ex: Clio Expression 04/04 - 1.nada 16V
Atual: Peugeot 206 SW Feline 07/07 - 1.6 16V

Conheça: http://www.projetohope.com.br

#9 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
Contribuidor

Postado 09 fevereiro 2010 - 10:43

Carcterística do carro...

Espere uns dois minutos com ela ligada, após parado, e bata arranque até ela desarmar. Resolve.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#10 Ricardo Almeida

Ricardo Almeida

Novato

• 1 posts

Postado 01 maro 2010 - 02:03

Boa tarde.

Sou novo aqui no Forum. Tenho um Expression 2003, o meu problema é que a ventuinha dispara logo após eu ligar o carro mesmo de manha, com o carro frio.... ao dar partida em menos de 01 minuto ela aciona.

Alguem sabe me dizer onde fica o cebolão do radiador ?
Detalhe o meu sensor de temperatura que fica no bloco do motor parece estar com mau contato, pois fica acendendo a luz no painel STOP + arrefecimento, mas o carro nem chega a esquentar por causa da ventuinha ligada praticamente direto...

Obrigado.

#11 Marcão RJ

Marcão RJ

Flooder

• 1.286 posts
  • Veículo: Outro

Postado 01 maro 2010 - 02:58

cara.. isso tah aprecendo ligação direta.. tipo das q fazem em carros antigos q fervem rápido.. rsrs
mas pode ser o cebolão (não sei se nos clios tb tem isso) ou esse mau contato aí mesmo..
antes de gastar dinheiro com eletricista, mete a mão e limpa tudo..
sou adepto do faça vc mesmo..
vc fica impressionado com as coisas q consegue fazer e q normalmente pagaria pra isso.. :D
Imagem Postada

Ex: Clio Expression 04/04 - 1.nada 16V
Atual: Peugeot 206 SW Feline 07/07 - 1.6 16V

Conheça: http://www.projetohope.com.br

#12 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
Contribuidor

Postado 01 maro 2010 - 05:42

Se acende a luz da injeção e a ventoinha dispara... tá com cara de sensor de temperatura da água detonado.

Faça o que o Marcão comentou, tire o plug, passe limpa-contatos elétricos... se resolver, beleza. Se não resolver, terás que trocar o sensor, já que é ele o responsável pelo acionamento da ventoinha ;)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#13 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.743 posts

Postado 01 maro 2010 - 09:16

Se acende a luz da injeção e a ventoinha dispara... tá com cara de sensor de temperatura da água detonado.

Faça o que o Marcão comentou, tire o plug, passe limpa-contatos elétricos... se resolver, beleza. Se não resolver, terás que trocar o sensor, já que é ele o responsável pelo acionamento da ventoinha ;)

Sim, até por ser justamente a luz do líquido de arrefecimento que acende é bem provável... e pelo que ele descreveu é sintoma de válvula termostática com defeito... provavelmente mau contato, não "lê" a temperatura da água corretamente e aciona a ventoinha por segurança...

#14 Dedeco

Dedeco

Entendido

• 146 posts

Postado 21 maro 2010 - 08:21

Bem tenho um Sandero 1.0 16v o motor é igual ao seu e fiquei com a mesma dúvida que vc...quando cheguei da loja a ventoinha ficou ligada um tempão, mas acho que é padrão da Renault.
EX - Mégane Expression 1.6 16V 06/07
WELCOME - Sandero Expression 1.0 16v 10/10

#15 renatodemourajunior

renatodemourajunior

Novato

• 1 posts

Postado 04 abril 2010 - 01:42

Tenho um scenic 05 e estou tendo problemas com aquecimento, quando o carro fica muito tempo parado ele aquece alem do normal, quando ligo o ar condicionado a temperatura volta ao normal. Quando ando muito tempo à uma velocidade alta, a temperatura abaixa demais. Suponho que estou tendo probrema na termostatica e no cebolão de temperatura. Procurando no motor achei uma mangueira grossa que sai da parte debaixo do reservatorio de agua e seguindo ela achei o compartimento da termostatica, que é fixado no motor por tres parafusos 10mm, olhando na lateral deste suporte, um pouco atras dele achei o cebolao de temperatura. Reparei que ele nao é grande como o do "gol' ou do "chevette", mas sim pequeno do tamando de um sersor de pressao de oleo, e tem um soquete com 3 fios finos conectados nele.

#16 lucas tavares viega

lucas tavares viega

Entendido

• 144 posts

Postado 04 abril 2010 - 03:36

vcs usam só agua no Radiador?

#17 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
Contribuidor

Postado 06 abril 2010 - 10:01

Tenho um scenic 05 e estou tendo problemas com aquecimento, quando o carro fica muito tempo parado ele aquece alem do normal, quando ligo o ar condicionado a temperatura volta ao normal. Quando ando muito tempo à uma velocidade alta, a temperatura abaixa demais. Suponho que estou tendo probrema na termostatica e no cebolão de temperatura. Procurando no motor achei uma mangueira grossa que sai da parte debaixo do reservatorio de agua e seguindo ela achei o compartimento da termostatica, que é fixado no motor por tres parafusos 10mm, olhando na lateral deste suporte, um pouco atras dele achei o cebolao de temperatura. Reparei que ele nao é grande como o do "gol' ou do "chevette", mas sim pequeno do tamando de um sersor de pressao de oleo, e tem um soquete com 3 fios finos conectados nele.

Na verdade... tu tens um problema com a termostática sim. E o cebolão não existe nos K4M, quem comando o acionamento da ventoinha é o sensor de temperatura da água (que vocÊ achou ;) ). Troque a termostática e averigue o resto do sistema (radiador e bomba da água).

vcs usam só agua no Radiador?

Preferência é usar aditivo diluido em água.

- - - - - - -

#18 pasqualin

pasqualin

Novato

• 34 posts
  • Motorização: 1.0 8v
  • Estado: Outro

Postado 13 maio 2010 - 07:18

Só para constar, retirei o meu Clio zero em abril e notei o mesmo problema da ventoinha ficar ligada um bom tempo com o motor desligado, estou fazendo o que os colegas sugeriram, ligo e desligo o motor e a ventoinha deserma.

#19 gdinelli

gdinelli

Novato

• 3 posts

Postado 29 maio 2010 - 10:34

Pessoal na semana passada tive um problema pareceido com o de vocês que ainda não sei o que é se alguem puder me ajudar? Desde já agradeço.
Tudo estava normal qundo de repente comecei a pegar um engarrafamento (coisa normal aqui pelo RJ) quando de repente acendeu no painel a luz da injeção (aquela tipo uma molinha de sinal elétrico) e então percebi o carro a dar umas engasgadas e ir perdendo a força, quando olhei pro ponteiro da temperatura percebi que ele estava alem do que normalmente fica estava começando a passar do meio quando geralmente fica a 2 bolinhas abaixo do meio, aí dei uma parada num posto mais próximo pra dar uma checada e percebi que a ventoinha do radiador não estava armada, não sei se talvez possa ser mal contato, liguei então o ar condicionado pois desta forma a ventoinha funciona forçadamente beleza pelo menos a ventoinha estava funcionando e prossegui então a viagem até o trabalho. A noite de volta pra casa, voltei sem o ar ligado e fiquei de olho na temperatura, e novamente quando o ponteiro chegou até o meio aluz acendeu e o carro começou a perder potencia, parei num posto mais uma vez desliguei o carro e liguei de novo aluz apagou e prossegui viagem com o ar ligado pois assim a ventoinha ia funcionando. Em casa com mais calma verifiquei os possívei contatos no sensor de temperatura perto do radiador, tem tbm um relé, verifiquei fuzivel e fiz o teste com o carro ligado porém parado, observei a temperatura subindo e nada do ventilador armar, percebi tbm que não está retornado agua pro reservatório (parece que não está circulando), daqui a pouco acende aluz da injeção de novo adivinha onde (quando o ponteiro chega no meio) parece que existe um bloqueio, justamente pra vc parar e não ter maiores problemas.
Queria saber de vcs qual a possível ligação com alta da temperatura e essa luz da injeção no painel acendendo?O que pode estar ocorrendo pra ventoinha não armar? Sensor de temperatura, relé, cebolão, a propósito é cebolão ou sensor de teperatura ou tem os dois? Onde fica esse cebolão? E quanto a circulação da água ela só começa a circular numa determinada temperatura ou logo com o carro frio assim que virou a chave ela começa a circular? Será que posso estar com problemas na bomba d'agua ou essa tla de termostática que o pessoal tanto fala?
Alguém indica um bom auto-elétrico no RJ que tenha scanner ou só mesmo na autorizada?

Me ajudem aí galera.

Abraço a todos.
Sandero privilége 1.6 8v Hi-Torque 2012
Ex - Clio Sedan privilége 1.0 16v 2004/2004
gustavodinelli@hotmail.com
Rio de Janeiro - RJ

#20 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
Contribuidor

Postado 30 maio 2010 - 11:07

Imagino que o sensor detemperatura da água esteja com algum problema aleatório, conforme a temperatura do motor aumenta.

Não há cebolão, é o sensor quem "arma" a ventoinha, via central de injeção.

Pode haver algum problema de circulação também... porém, acho mais certo o problema estar no sensor, visto que a luz de injeção acende.

- - - - - - -

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos