Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

[TUTORIAL] TROCAR LAMPADA PAINEL AR CONDICIONADO CLIO

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
37 respostas neste tópico

#1 lfmodesto

lfmodesto

Novato

• 34 posts

Postado 26 maio 2010 - 07:52

TROCANDO A LAMPADA DO PAINEL DO AR CONDICIONADO / VENTILAÇÃO

Pessoal, lí vários tutoriais aqui, troca de painel, remoção de para-choque entre outros vários. Show de bola ! :clap:
No tutorial sobre instalação de led, comenta várias coisas sobre remoção de painel e etc, mas não encontrei exatamente como remover o painel do ar-condicionado.
Então depois de muito analisar "a empreitada", fiz ... tirei algumas fotos e acho que dá pra entender o processo, que foi bem trabalhoso para um marinheiro de primeira viagem ...

CUSTO: R$ 3,00 ( R$ 1,50 de cada lâmpada e aprox 4 horas. Se eu for fazer novamente, imagino que da pra fazer em menos de 2 horas )

Para trocar a lâmpada do painel do ar condicionado, removi o console.
Tem 1 parafuso de cada lado na parte da frente.
È necessário remover o cinzeiro e e um parafuso que fica em baixo deste.
Remover outras duas travas. Uma de cada lado, também está circulado em vermelho.
Para remover essa trava tive que puxar. È igual trava de porta. Puxando ... com “carinho”...
Destravar a coifa do cambio, eu puxei “novamente com carinho” e saiu, rs
Depois que retirei os parafusos e o console já estava solto, soltei os conectores do vidro-elétrico e do pisca-alerta. O da trava e da luz do cinzeiro não precisou pois foi possível coloca o console para o lado mesmo com estes dois itens ainda presos pelo fio. O acesso obviamente por baixo do console :mrgreen: ).
eu retirei o cd player e também a "cinta metálica" para facilitar o acesso por cima. Mas pode ser que consiga fazer sem retira-lo.
[attachment=4896:troca lpd ar clio 01.JPG]

Após removido o console, é mais fácil vizualizar a parte traseira do painel do ar-condicionado.
[attachment=4897:troca lpd ar clio 02.JPG]

Eu removi o painel do ar-condicionado, mas depois que fiz isso, pude ver que pode ser que seja possível remover o socket da lâmpada com um alicate bico fino.
È necessário girar no senti anti-horário e então puxar o socket.
Depois que girou, ( ¼ de volta ), pode puxar que está solto.
Veja a foto do painel traseiro que coloquei mais abaixo para ter uma boa noção de onde está cada lâmpada...
Caso não consiga e queira mesmo tirar o painel, já retire os dois “grampos” ( que estão abaixo dos círculos vermelhos ) com um alicate.
Foi um pouco difícil recoloca-los. Então recomendo que veja bem como estão antes de retira-los.
Depois que soltou os grampos, tem que retirar o cabo que fica encaixado no pino dos controles. Gire os controles frontais para deixar o cabo menos esticado e facilitar a retirada.
O painel do ar-cond é fixado no painel do carro por duas travas simples na parte de cima e dois parafusos na parte de baixo. Pela frente do painel do carro, solte os dois parafuros. Depois de soltos, já é possível empurrar o painel do ar-cond para cima para que se solte das travas simples.
[attachment=4898:troca lpd ar clio 03.JPG]

Existe ainda um conector de eletricidade que fica no canto esquerdo do painel quanto se está vendo o painel por trás.
Abaixo, Na imagem, circulado em vermelho o local do conector, para soltar esse conector existem duas travas, uma em cima e outra em baixo. Pressione-as e puxe para trás.
Para soltar esse conector, se remover o cd player fica mais fácil.
Circulado em azul, o local das lâmpadas.
Girando o botão frontal do meio, fica mais fácil para remover o socket.
[attachment=4899:troca lpd ar clio 03.2.JPG]

Vista, sem o console e sem o painel do ar condicionado.
[attachment=4900:troca lpd ar clio 04.JPG]

Painel do ar condicionado.
[attachment=4901:troca lpd ar clio 05.JPG]
Vista traseira do painel do ar condicionado.[attachment=4902:troca lpd ar clio 06.JPG]

montado novamente.
[attachment=4903:troca lpd ar clio 07.JPG]

Tudo funcionando !
[attachment=4904:troca lpd ar clio 08.JPG]
  • magobe, jeugeo, thiagospiner e 1 outro curtiram isso

#2 paulomazzotta

paulomazzotta

Moderador

• 1.374 posts

Postado 27 maio 2010 - 03:22

Valeu a contribuição!!!
Paulo Mazzotta
Clio 1.0 16V - 08
PUG 206 SW 1.4 8V - 07

#3 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 28 maio 2010 - 12:58

PArabéns, ótimo tutorial :D
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#4 lfmodesto

lfmodesto

Novato

• Topic Starter

• 34 posts

Postado 28 maio 2010 - 08:37

opa, valew !

#5 lucas tavares viega

lucas tavares viega

Entendido

• 144 posts

Postado 14 junho 2010 - 06:16

Brigadão pelo Tuto!!tava com alguns barulhos ... e desmontei seguindo este tutorial!

#6 regisgs

regisgs

Novato

• 5 posts

Postado 20 julho 2010 - 09:29

realmente muito boa a dica eu tbm troquei a lampada do meu clio sedan 2003 pelo metodo mais facil e rapido soltar somente o console e com avisao por baixo do painel usar uma lanterna e um alicate de bico bem fino e soltar com ele as soquetes sem remover qse nada .. ficou top e rapido em 20 minutinhos sem pagar o eletricista rsrrs valeu galera Paz

#7 Paysandu

Paysandu

Novato

• 47 posts

Postado 22 janeiro 2011 - 11:44

depois de ter ritado todo esse painel, será que dá pra trocar a essas lampada todas (do ar condicionado, e da direção do ar, da temperatura do mesmo e da força dele) por outra cor? vi um pessoal aqui no fórum que trocou a cor dos led's do velocímetro, e acho q ficaria mais bonito ainda se trocasse essas luzes tbm.

abraços, Raul
  • ** cebolla ** curtiu isso
Clio 03/03 Privilege 1.6 16V
Imagem Postada

#8 Rodrigo!

Rodrigo!

Novato

• 2 posts

Postado 22 fevereiro 2011 - 11:46

Que beleza este tuto.. :clap:

Queimou uma do meu Clio e na concessionária viram e pediram 52 pilas para arrumar isso, mas como gosto de fuçar, meu dinheiro não é capim e tenho as lâmpadas sobrando em casa....

Já tenho programa para sábado a tarde... :D

Valeu!
Rodrigo G. Machado

Renault Clio Sedan Privilege 1.0 16v 07/08 (meu úlimo 1.0 - prometo! rs)
Honda Fit LX 1.4 8v CVT 04/04
Sold! Renault Clio RT 1.0 16v 02/02
Sold! - Renault Clio RN 1.0 00/01 - Guerreiro

#9 alerabello

alerabello

Novato

• 38 posts

Postado 29 maro 2011 - 08:21

Troquei ontém do meu clio seguindo o tutorial, consegui tirar as lâmpadas sem retirar o painel mas na hora de colocar foi osso, aí tive retirar ele soltando as travas e os parafusos. Ficou 10.

Valeu pelo TUTO
Alexandre Rabello
Renault Clio RN 1.0 8v 2001

#10 CesarBuffon

CesarBuffon

Entendido

• 215 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Motorização: 1.0 16v

Postado 29 maro 2011 - 09:08

Resolvi embarcar nessa de mudar a lampada incandescente deste painel de ventilação/ar por LED ...
fiz meu primeiro experimento, e digo primeiro pois não gostei do resultado que fiz.
Uma vez tentei colocar apenas no lugar da pinguinho mas a coloração naquele ponto ficou horrivel, pois 1 LED não é suficiente pra iluminar o que uma lampada pinguinho ilumina.
Agora resolvi abrir o painel e experimentar... usei 9 LED branco quente e o resultado ficou MEIO legal!... Tenho que fazer com que a luz se "espalhe" melhor dentro daquele compartimento. Tirarei fotos para verificarem!
E digo que ficou MEIO legal, pois para a finalidade de iluminar, ilumina! Mas ficou concentrado demais em alguns pontos.
César Buffon
Artista Plástico / Fotógrafo / Fuçador de carro no fim de semana...
Clio Sedan 2006 1.0 16V com freio a disco nas 4 rodas

#11 CesarBuffon

CesarBuffon

Entendido

• 215 posts

Postado 29 maro 2011 - 09:28

Pronto
Tirei as fotos necessárias...
O mais engraçado é que nas fotos a iluminação está bem!!!.. no visual, a olho nú, eu sinto uma diferença de iluminação...
derrepente se eu aumentar o resistor dos LEDs (são grupos de 3 LED em série com um resistor de 150 Ohms) reduzirá a incidencia de luz.
César Buffon

#12 alerabello

alerabello

Novato

• 38 posts

Postado 29 maro 2011 - 11:51

César, você colocou leds brancos? Porque não ficou com o tom laranja que é do próprio painel. Estou pensando em modificar a iluminação do meu painel como no outro TUTO que tem no fórum , mas estou com um certo receio de fazer e não ficar bom ou alguma "M" acontecer
Alexandre Rabello

#13 CesarBuffon

CesarBuffon

Entendido

• 215 posts

Postado 29 maro 2011 - 12:22

César, você colocou leds brancos? Porque não ficou com o tom laranja que é do próprio painel. Estou pensando em modificar a iluminação do meu painel como no outro TUTO que tem no fórum , mas estou com um certo receio de fazer e não ficar bom ou alguma "M" acontecer

foram LEDs branco quente (a luz é mais amarelada, quase uma luz incandescente), usei 9 LEDs deste tipo....
Uma vez tentei colocar o LED no mesmo lugar da lampada esmagadinha... e usei o LED branco frio (é o mais conhecido e mais fácil de se achar) mas este painel de vertilação/ar ficou com uma coloração estranha, mais pra roxeado, além de ficar mais fraquinho a iluminação...
num outro TUTO eu fiz uma experiencia com os dois LEDs ...
viewtopic.php?f=16&t=4116&start=60

e.. de qual painel vc está falando em modificar a iluminação? qual tuto?

PS.: a fotometria da camara deixou a iluminação mais clara.... vou tentar modificar os parametros da camera para fazer uma foto mais proxima do que meu olho vê
César Buffon

#14 CesarBuffon

CesarBuffon

Entendido

• 215 posts

Postado 29 maro 2011 - 12:31

e... das duas, um: ou usei LEDs demais (acho que 6 ja serviriam distribuindo melhor) ou usei resistor de menos (usei 150 Ohms para serie de 3 LEDs, o mesmo que usei para a luz de teto e placa.).. derrepente usando com um de 330 Ohms ou mais, reduza a iluminação e então fique com um tom melhor neste painel de ventilação/ar....
César Buffon

#15 alerabello

alerabello

Novato

• 38 posts

Postado 29 maro 2011 - 02:25

Esse tuto aqui.
viewtopic.php?f=16&t=9970

A sua luz de teto ficou maneira, estou pensando em comprar uma placa dessas no ML para colocar no meu, sabe me dizer se funciona legal? Pois ja vi em tópicos que pode não funcionar quando se abre a porta ou quando se aciona manualmente ou ao contrário não lembro.

Abç
Alexandre Rabello

#16 CesarBuffon

CesarBuffon

Entendido

• 215 posts

Postado 29 maro 2011 - 02:56

Esse tuto aqui.
viewtopic.php?f=16&t=9970

A sua luz de teto ficou maneira, estou pensando em comprar uma placa dessas no ML para colocar no meu, sabe me dizer se funciona legal? Pois ja vi em tópicos que pode não funcionar quando se abre a porta ou quando se aciona manualmente ou ao contrário não lembro.

Abç

Seria mais interessante falar disso no tuto de luz de teto... lá tem um esquema que pode seguir sem problemas!!!
A minha acende tanto pela a porta quanto para o acendimento interno manual, graças a um conjunto de DIODOS...
César Buffon

#17 Mittho

Mittho

Stag

• 4.748 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Estado: PR

Postado 22 dezembro 2011 - 06:49

alguém teria como re-upar as fotos? a lâmpada do lado esquerdo (motorista) desse painel da ventilação queimou e eu não tenho a mínima idéia de como trocá-lo agora.

abraço!

#18 kbeloto

kbeloto

Novato

• 11 posts

Postado 28 dezembro 2011 - 05:19

O meu tbem queimou do mesmo lado, e não consigo ver as fotos.

#19 Gabriel Costa

Gabriel Costa

Entendido

• 105 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Estado: RN

Postado 28 dezembro 2011 - 11:16

Tbm nao está aparencendo as fotos??

Tem como ajeitar ae pq o meu tbm ta quimado atraz do botar da velocidade do AR

Flw!

#20 fcm

fcm

Entendido

• 406 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SP

Postado 18 maro 2012 - 04:28

Alguém teria as fotos do tópico, que não abrem mais?

Preciso ver a lâmpada do lado esquerdo(o meu não possui AC), mas não tem espaço para eu colocar um alicate, pois o console fica muito perto. Até tentei com uma pinça, mas o soquete não saiu, girei até 1/4 de volta. Isso porque nem queimada a luz está, mas há um mal contato que às vezes apaga.
  • vigo curtiu isso

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos