Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

[TUTORIAL] Como retirar o volante do clio com airbag

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 rhessel

rhessel

Entendido

• 131 posts

Postado 19 junho 2010 - 05:09

Eu estou pensando em substituir o volante do meu carro, então fui em busca de alguma informação sobre como se retira o volante. Consegui com minha pesquisa fazer o tutorial. Não testei se funciona!

-Desigar a bateria (essencial para não fica registrado na central caso volte-se a colocar o volante com airbag).

- Extrair a "tampa" do airbag do volante (ele deve vir junto) através de dois parafusos tipo estrela (T30). Estes dois parafusos podem ser localizados em dois orifícios atras do volante. Deve-se então desconectar o airbag (D).

Imagem Postada

- Soltar o parafuso do volante. Com as rodas retas remover o volante (importante para quando montar ficar com ele reto!).

- Pronto, agora é só colocar outro!!!

- Religar a bateria (não sei se colocando um volante sem airbag a luz do painel fica acessa!).

Importante: não colocar o airbag perto de fontes de calor, ele possui material explosivo!!! Recomenda-se colocar o conector do airbag em curto-circuito para evitar disparo acidental.

Rafael.
Imagem Postada
"As pessoas boas devem amar seus inimigos." Seu Madruga

Doação de peças: http://forum.renault...hp?f=10&t=18418
Vendo molas esportivas: http://forum.renault...hp?f=10&t=18419

#2 Rafael Montes

Rafael Montes

Entendido

• 280 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: SP

Postado 23 junho 2010 - 10:42

Para a luz do Air Bag não ficar acesa é só tirar o fusível dele na caixa de fusíveis...

Mas não é recomendado trocar um volante com Air Bag por um que não tenha... Já que as bolsas de ar são um ítem de segurança.

Abraços

#3 Roger Philipe

Roger Philipe

Entendido

• 327 posts
  • Estado: PR

Postado 02 julho 2010 - 08:21

eu também não trocaria um volante com arbag por sem, segurança em 1º lugar..

abraços.
---------------------------------------------
Clio 1.0 16v Privilége 2007
---------------------------------------------
[X] Trocar farol auxiliar
[X] Xenon nos Auxiliares
[X] Xenon no Farol
[X] Isofilme
[X] Instalar SOM (Amplificar + Sub)
[X] 4 luzes de freio + Neblina
[X] Kit molas eibach
[X] Rodas 17" Megane
[ ] Aerofolio Clio Dynamique
[ ] Kit spoiler
[ ] Luz no teto com led
[ ] luz no porta-luvas

#4 CesarBuffon

CesarBuffon

Entendido

• 214 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Estado: RS

Postado 10 fevereiro 2011 - 03:50

o que eu achei de interessante neste tutorial: retirar o volante!!! Como retirar o volante com airbag para fazer alguma manutenção, como por exemplo, a substituição das alavancas, de seta e limpador...

o meu Clio 2006 não tem os parafuzinhos T30 atras, e sim dois clips muito fortes (suei um bocado para afasta-los)
César Buffon
Artista Plástico / Fotógrafo / Fuçador de carro no fim de semana...
Clio Sedan 2006 1.0 16V com freio a disco nas 4 rodas

#5 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.303 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 10 fevereiro 2011 - 05:59

Ótimo tutorial.

Também serve para quem quer fazer a manutenção por conta na famosa cinta do AB, ou tirar algum ruído da capa do volante ;)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#6 Paysandu

Paysandu

Novato

• 47 posts

Postado 20 fevereiro 2011 - 11:15

tomei a liberdade de complementar as informações aqui com umas fotos de verdade.
ontem troquei o volante do meu clio 2003 com airbag pelo modelo do clio 2006 pra frente tbm com airbag.
enquanto foi sendo feito o serviço fui tirando fotos pq ja tinha visto que a única imagem aqui nesse tuto era esse desenho...
então lá vai.

tudo que o rhessel disse ta certo, venho aqui só complementar mesmo...

1. antes de tudo: a vítima
Imagem Postada

2. como o rhessel disse, desconecte a baterial (ao conectá-la novamente o som pedira o CODE, certifique-se que o possui).

3. dois parafusos atrás do volante fixam o airbag no restante do volante, retirandos esses, o airbag vem prafrente fácil fácil, porém ainda esta conectado por dois fios.
Imagem Postada
Imagem Postada

4. Os cabos que ainda vão estar conectados nele são os da buzina (círculo branco) e o do airbag (círculo verde)
Imagem Postada

5. o cabo branco se conecta na caixinha da mesma cor dele, é so puxar pra cima que sai facilmente.
Imagem Postada

6. o laranja se conecta atrás do airbag onde tem um pequeno furo rodiado por um adesivo redondo de advertência e cuidados.nele foi só fazer uma alavanca com uma chave de fenda que saiu fácil também
Imagem Postada
Imagem Postada

7.seu volante estará assim.
Imagem Postada

8.no centro dele há uma grande parafuso torx que prende o volante ao restante da caixa de direção (círculo vermelho).é só desaparafusar e retirar (no meu caso foi necessário uma batidas fortes no volante pra dar uma folga no encaixe.
Imagem Postada
(batidas no volante)
Imagem Postada

9.com o volante completamente solto é só ir puxando pra frente com calma e ir posicionando os cabos soltos para passarem por dentro do buraco destacado de vermelho na imagem
Imagem Postada

10.agora é posicionar o volante novo e ja parafusar no centro com o mesmo trox que estava no volante antigo, aproximar a bolsa do airbag e ir posicionando os cabos nos devidos lugares igual estava no volante anterior.
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada

obs:o vante anterior tinha um buraco onde se posicionavam os fios para passarem na hora de retirar (passo 9), o volante do modelo 2006 pra frente já não possui este espaço, o posicionamente dos cabos deve ser feito atrás da bolsa do airbag tomando cuidado para não apertar nenhum fio para desativar a buzina ou o airbag. (fio da buzina em destaque)
Imagem Postada

11.diferente do volante 2003 o novo ja não possui os parafusos torx na parte de trás para prender a bolsa de airbag, nesse caso é só um clip que faz uma trava então para prender o volante é necessário bastante pressão pro encaixe pegar, pode ser até usada uma chave de fenda para fazer uma força pro clip prender (foi feito isso no meu caso).

12.feito isso é só reconectar a bateria e ligar o motor.
Imagem Postada

antes de fazer o serviço foi me informado que caso a luz do airbag acenda no painel após o troca do volante é necessário levar em um cara que vai passar uma máquina no painel para que a luz se apague.em brasília o cara cobra R$40,00 pra fazer isso. no meu caso não foi preciso, mas é preciso informar isso...

qualquer coisa é só falar pessoal.

Abraços,
Raul
  • rafaelcoimbra e Yuri Oldakoski curtiram isso
Clio 03/03 Privilege 1.6 16V
Imagem Postada

#7 rhessel

rhessel

Entendido

• Topic Starter

• 131 posts

Postado 25 fevereiro 2011 - 01:26

Opa! Valeu pelo complemento!

Eu só coloquei aquele desenho porque não cheguei a fazer no meu carro...
Imagem Postada
"As pessoas boas devem amar seus inimigos." Seu Madruga

Doação de peças: http://forum.renault...hp?f=10&t=18418
Vendo molas esportivas: http://forum.renault...hp?f=10&t=18419

#8 Rafael Dias

Rafael Dias

Entendido

• 259 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RJ

Postado 17 maro 2011 - 10:11

Olha os tutoriais dos caras!

Eu tava de curioso dando uma olhada na idéia de trocar o volante por um esportivo e tal...

Olha o que achei :shock:

Tá muito bom!

Só tô meio assim de tirar um ítem de segurança do carro só por estética, porque a "pegada" do original ta ótima, perfeita.

#9 hlc10

hlc10

Novato

• 86 posts

Postado 17 maro 2011 - 03:02

Tutorial muito bom.

Parabéns ao Paysandu e ao rhessel :clap:

#10 Marcio_DF

Marcio_DF

Entendido

• 423 posts
  • Estado: DF
Contribuidor

Postado 18 dezembro 2011 - 07:28

Para a luz do Air Bag não ficar acesa é só tirar o fusível dele na caixa de fusíveis...

Eu tirei o fusivel e a luz continuou acessa, o que fazer nesse caso ???

#11 daviddiniz

daviddiniz

Chato

• 1.685 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Motorização: 1.6 8v

Postado 25 dezembro 2011 - 06:30

Eu tirei o fusivel e a luz continuou acessa, o que fazer nesse caso ???

A central está acusando algum erro na memória logo a luz do AB ficará acesa até ser apagada pelo scanner da Concessionária.
David Diniz

#12 Marcola34

Marcola34

Novato

• 8 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Motorização: 2.0 8v

Postado 08 agosto 2013 - 05:01

Ouvi dizer que não podemos retirar a bateria,pois pode danificar a caixa elétrica e o comando de ignição, é verdade?

#13 Cupertino

Cupertino

Novato

• 11 posts

Postado 26 agosto 2013 - 09:02

Aproveitando o espaço... minha bolsa do voltante está com um pequeno corte, assim como a do carona. Gostaria de saber se é possível fazer o reparo ou apenas trocando todo o jogo? Pesquisei e o preço da bolsa do volante ainda é razoável ( Por volta dos R$200,00 ), mas o do carona é uma facada (Encontrei por R$700,00).

#14 alexsxrj

alexsxrj

Novato

• 7 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Motorização: 2.0 8v

Postado 28 agosto 2013 - 08:35

Marcola34, no caso do Scénic 8v é verdade sim. Da uma olhada nesse vídeo aqui <https://www.youtube....h?v=ECIHjpyZAyI>. O risco de cortar a alimentação é a queima do módulo de controle da injeção eletrônica e do computador da injeção. 

Abraço.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos