Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

[Resolvido] Ao ligar o carro - ponto morto ou primeira?

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas neste tópico

#1 Estacio

Estacio

Novato

• 4 posts

Postado 17 outubro 2010 - 09:20

Pessoal,

parece uma dúvida muito boba, mas já ouvi de tudo e gostaria de uma resposta com detalhes que me provem que está certa.

Qual a maneira certa de ligar um carro:
1 - Ponto morto, sem pisar na embreagem?
2 - Ponto morto, com embreagem pisada?
3 - De primeira, com embreagem pisada?

E qual o motivo da resposta?

Gostaria de usar o Symbol que tenho da maneira certa.

Estácio

#2 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.792 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: RS

Postado 18 outubro 2010 - 01:17

Ligo sempre com a embreagem pisada, justamente pra o caso de ter esquecido engatado, não pular pra frente :lol:
O correto tanto faz, uma vez pisada a embreagem, você desacopla o câmbio do motor, logo, se estiver na 1ª marcha ou não, não fará a menor diferença.

#3 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.241 posts
  • Motorização: 1.6 8v

Postado 18 outubro 2010 - 05:48

Também tenho o costume de pisar na embreagem pelo mesmo motivo do Toninho_sv, e o que ele disse está correto, uma vez tendo pisado na embreagem tanto faz em qual marcha está.

Sinceramente não vejo diferença em nenhuma das situações que você citou, todas as maneiras são igualmente corretas.

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#4 Mixx

Mixx

Entendido

• 381 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: SP

Postado 18 outubro 2010 - 07:46

Se é a maneira certa eu nao sei, mas piso na embreagem com o carro desengatado, pelo fato de aliviar o peso do câmbio no motor (desacoplar como citou o Toninho). Dizem que é o ideal?!?!
Mas de vez em quando ligo ele engatado pisando na embreagem.
Sempre tive essa mania, pois poderia estar engatado e ir para frente (já fiz muito!). Mas uma certa vez, um amigo pediu para ligar o Hyundai Excel dele (tipo tirando onda com a minha cara), mas fiz o que sempre faço e o carro ligou. Ai ele me disse que se eu nao tivesse pisado na embreagem o carro nao pegaria, de fato ele nao pegou quando eu testei sem pisar na embreagem.
Renault Mégane RT K4M Rojo Garance
Aquisição: 05/03/2010
*
Imagem Postada

#5 Valmir de Borba

Valmir de Borba

Novato

• 2 posts

Postado 18 outubro 2010 - 08:44

eu me acostumei qdo entro no carro primeira coisa q faço, é mao no cambio e verifico se ta no ponto morto. ai nunca tive problemas de ligar com cambio embreado, mas tbem sempre deixar o freio de mao puxado, evita de dar um tranco, um amigo meu matou seu filho q estava abaixado pegando uma bola na frente do carro, ele nao viu, qdo ligou o carro, deu avanço, e espremeu o menino na parede da garage, horrivel, não né, criança de 2 anos, isso tbem foi um alerta pra mim. fico por aqui. grato pela vossas atençao!

#6 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.050 posts
  • Motorização: 2.0 16v

Postado 19 outubro 2010 - 08:05

Ligar o carro com a embreagem acionada preserva o motor de arranque e conjunto motor. Esse procedimento causa uma pequena queima da embreagem, porém nada que faça com que ela desgaste fora do tempo normal.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#7 LRGagliardi

LRGagliardi

Flooder

• 1.906 posts

Postado 19 outubro 2010 - 01:46

Sempre psio na embreagem tambem, pelo justo motivo citado pelo fellype =D
Imagem Postada
Clio Authentique 06/07 - ALBINO
"...110, 120, 160, só pra ver até quando o motor aguenta..." Humberto Gessinger

#8 faledi

faledi

Novato

• 15 posts

Postado 19 outubro 2010 - 05:45

Piso na embreagem e dou partida no carro também... pelos mesmo motivos acima citados. Preserva o conjunto motriz e previne esquecimentos.
Clio Hatch RL 1.0 8v 00/00 - aos 140.000 km, batida e PT!
Agora Clio Hatch Privilège 1.6 16v 04/05 só alegria denovo.

#9 LangoLango

LangoLango

Entendido

• 197 posts

Postado 19 outubro 2010 - 08:35

Coloco ponto-morto e fico pisando na embreagem. Pode parecer redundante, mas é mais seguro e ao mesmo tempo menos desgastante para alguns componentes, conforme já foi explicado. Motor de partida e bateria sofrem menos.

Se estiver estacionado em piso inclinado, sempre a primeira coisa a se fazer é pisar e segurar o freio. Só depois mexer na embreagem. Isso porque quando fica estacionado com marcha engatada as vezes quem está segurando o carro no lugar é a compressão do motor, aí se pisar na embreagem sem antes pisar no freio o carro pode dar uma deslocada.

Abraço.
Renault Clio Get Up (Campus) 1.0 16V HiFlex 2009

#10 Focastro

Focastro

Novato

• 4 posts

Postado 20 outubro 2010 - 10:31

Ligue sempre com a embreagem apertada para desacoplar o câmbio do motor, assim alivia o motor de partida.

Eu sempre paro o carro com marcha engatada mas isso fica a critério de cada um.

#11 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.050 posts

Postado 20 outubro 2010 - 10:32

Nunca deixo o carro engatado.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#12 hlc10

hlc10

Novato

• 86 posts

Postado 20 outubro 2010 - 11:59

Pq nunca deixar o carro engatado? eu sempre engato tb :x

#13 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.050 posts

Postado 20 outubro 2010 - 12:37

Eu penso no seguite: Carro engatado, significa motor "travado" na engrenagem. Qualquer problema como batida, esquecimento, alguma coisa que faça o carro se movimentar, pode danificar o sistema.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#14 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.792 posts

Postado 20 outubro 2010 - 05:25

Eu já acho que pelo contrário, alivia o esforço do freio de mão. Inclusive quando parado na garagem, deixo só engrenado, sem freio de mão.

#15 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.050 posts

Postado 20 outubro 2010 - 06:03

Eu já acho que pelo contrário, alivia o esforço do freio de mão. Inclusive quando parado na garagem, deixo só engrenado, sem freio de mão.

Freio de mão é feito pra isso, e pode ter certeza que se danificar, o frio de mão é muuuito mais barato

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#16 LangoLango

LangoLango

Entendido

• 197 posts

Postado 20 outubro 2010 - 07:55

Em piso plano uso só o freio de mão e deixo o câmbio em ponto morto. Já nas ladeiras acho importante usar freio de mão + câmbio em 1ª marcha. Freio de mão sozinho não me parece confiável nessa situação. Também penso no risco de uma batida afetar a transmissão, mas não é a toa que os automáticos também precisam ter uma forma de travar as rodas pelo câmbio (posição P da alavanca), e por sinal esta é a forma normal de estacioná-los (junto com o freio de mão puxado).

Abraço.

#17 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.050 posts

Postado 20 outubro 2010 - 10:57

Em piso plano uso só o freio de mão e deixo o câmbio em ponto morto. Já nas ladeiras acho importante usar freio de mão + câmbio em 1ª marcha. Freio de mão sozinho não me parece confiável nessa situação. Também penso no risco de uma batida afetar a transmissão, mas não é a toa que os automáticos também precisam ter uma forma de travar as rodas pelo câmbio (posição P da alavanca), e por sinal esta é a forma normal de estacioná-los (junto com o freio de mão puxado).

Abraço.

Mas nos carros automáticos o "P"ark não engata a primeira marcha não.

Se o freio de mão estiver com manutenção em dia, eles são mais que suficiente pra manter o carro estacionado em qualquer ladeira, pra isso que ele foi fabricado.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#18 LangoLango

LangoLango

Entendido

• 197 posts

Postado 21 outubro 2010 - 05:13

Mas nos carros automáticos o "P"ark não engata a primeira marcha não.

Se o freio de mão estiver com manutenção em dia, eles são mais que suficiente pra manter o carro estacionado em qualquer ladeira, pra isso que ele foi fabricado.

Ele engata uma trava no câmbio, como se fosse um pino em uma catraca. O que quero dizer é que de qualquer forma a transmissão está sendo usada pra bloquear as rodas, reforçando a segurança. Ja vi carros com freio de mão ótimo e outros menos. No meu Clio se tento parar numa dessas rampas de garagem de prédio bem inclinadas com o freio de mão ele até pára puxando MUITO forte a alavanca, mas da pra perceber que qualquer empurrãozinho ele se vai. É assim desde zero e o carro que eu tinha antes era do mesmo jeito. Aí quando eu preciso descer do carro pra mexer no portão (quando da pau) tenho que desligar o motor e botar em 1ª pra garantir.

Abraço.

#19 Estacio

Estacio

Novato

• Topic Starter

• 4 posts

Postado 24 outubro 2010 - 12:40

Pessoal, obrigado pela ajuda.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos