Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

[TUTORIAL] Otimizando o A/C

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
68 respostas neste tópico

#41 Marcio_DF

Marcio_DF

Entendido

• Topic Starter

• 423 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: DF
Contribuidor

Postado 03 julho 2011 - 02:33

Após 6 meses estou de volta !
O AC funciona que é uma bala, a idéia de envolver com a mangueira foi ótima e tanto a mangueira com fita de auto-fusão, quanto de fita-isolante continuam firme e forte, mas ainda acho o acabamento da auto-fusão bem melhor.

Fiz a troca do Filtro de cabine como é indicado (a cada 6 meses) e olhem o resultado:

Imagem Postada
Filtro velho na cabine
Imagem Postada
Completamente sujo
Imagem Postada
Sujeira retida
Imagem Postada
Não sei se é só sujeira, ou fungos se formando... Mas é óbvio que não é coisa boa
Imagem Postada
Surpresa boa, eu já sabia desse filtro, mas como não tinha certeza se cabia, nunca ousei comprar, mas com o FRAN velho do lado pude comparar e são idênticos, só que o SCHUCK é mais barato (R$ 25,00)
Imagem Postada
E cabe no LOGAN e SANDERO tbm... Inclusive é tão especifico que veio até com um manual com fotos para esses carros.
E outro filtro que tbm serve é o da FILTROS BRASIL.
Imagem Postada
Alguem consegue iddentificar o velho e o novo ?
E ai? Já estava ou não na hora de trocar ?
E como pode a Renault fazer esse absurdo de deixar os carros sem esse filtro NEM COMO OPCIONAL ?
Imagem Postada
São realmente idênticos
Imagem Postada
Na casinha dele, com a dificuldade de sempre para entrar, é apertadinho, dá uma enrugadinha no inicio, mas depois que entra ele volta ao normal.

É isso ai galera !
Mais do que nunca está provado a eficiencia e saude que um AC com manutenção em dia podem proporcionar !

#42 looidi

looidi

Entendido

• 139 posts

Postado 05 julho 2011 - 01:53

- Poxa... Seis meses de uso?

Qtos quilometros rodou nesse período e em quais condições?

[O Edgar disse, certa feita, que um ano é um bom prazo, para quem faz uso urbano e roda relativamente pouco]
Pensando globalmente; agindo localmente

Imagem Postada

Cogitando o BlackOut
http://forum.renault....php?f=16&t=881

1º upgrade [já feito] : filtro-de-polem (AC)
http://forum.renault...php?f=16&t=2032

Um pouco sobre motores e correias:
http://luiz-antonio....0/04/motor.html

#43 Marcio_DF

Marcio_DF

Entendido

• Topic Starter

• 423 posts
  • Estado: DF
Contribuidor

Postado 05 julho 2011 - 02:17

- Poxa... Seis meses de uso?

Qtos quilometros rodou nesse período e em quais condições?

[O Edgar disse, certa feita, que um ano é um bom prazo, para quem faz uso urbano e roda relativamente pouco]

É isso mesmo cara, percussos 90% urbano, só umas 3 x que fui pra fazenda.
Andei cerca de 13.000Km neste meio tempo, e na boa, perto dos filtros que a galera só tira quando começa a feder, o meu ainda estava limpo.

A indicação de troca é a cada 10.000km ou 6 meses, o que vier primeiro.
E pow, não dá nem pra reclamar de um filtro que custa R$ 25,00... Dá R$ 4,10 por mês, e pensando na SUA saude esse valor fica minimo.

#44 looidi

looidi

Entendido

• 139 posts

Postado 09 julho 2011 - 01:57

Concordo contigo

- E a intenção nem é fazer economia-porca

Ocorre que com 1 ano de uso no FOX, rodando cerca de 8500kms [uso urbano e tb litoraneo], o filtro saiu ± como o do seu Clio

De qq forma, qdo for trocar o filtro tentarei aplicar nos dutos os tais revestimentos que melhoram a eficácia do AC, bem como verificar eventuais vazamentos

- Nada como um interior de carro sempre cheirando a novo, como ar puro e refrigerado vindo de fora...
Pensando globalmente; agindo localmente

Imagem Postada

Cogitando o BlackOut
http://forum.renault....php?f=16&t=881

1º upgrade [já feito] : filtro-de-polem (AC)
http://forum.renault...php?f=16&t=2032

Um pouco sobre motores e correias:
http://luiz-antonio....0/04/motor.html

#45 RCC

RCC

Administrador

• 3.813 posts
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RJ
Contribuidor

Postado 13 outubro 2011 - 07:21

desenterrando:
primeiramente, melhorar, melhora sim, pois apesar da temperatura do gás subir ao ser comprimida, o fato da temperatura inicial ser menor já altera alguma coisa. o quanto(%) melhora, não sei, mas fora um caso limite, nao acredito em grandes mudanças.

Sobre o mesmo assunto, e com uma eficiencia comprovadamente melhor(esperem e leiam o post do amigo, que vou citar abaixo), temos a instalação de uma ventoinha extra.
Não satisfeito em meramente instalar, o cara ainda pegou dados empíricos.

Gostaria de passar a experiência que tenho tido com o Ar do meu Fiesta 1.6, 2011/2011. O ar não dá conta em dias quentes, gela bem na estrada e depois, em um engarrafamento, começa a perder potência.
Comecei a ciscar e sempre fiquei sismado com a grade bem fechada do Old Fiesta atual (MK6,5???)

Fiz um teste em casa: Mantive um termômetro de vareta no duto central do ar condicionado, estacionei o carro no sol colado em outro (menos de um palmo) em um dia bem quente, por volta de 35ºC. Em seguida deixei uns 25 minutos trabalhando, com ar no 2, vidros fechados até começar a funcionar insistentemente o segundo estágio da ventoinha (que é um berreiro no Fiesta novo). A temperatura da boca do ar tinha atingido 8ºC, antes variava entre 0,2ºC e 2 ºC.

Com uma mangueira joguei água no condensador, e a temperatura voltou aos níveis de 2ºC, 3ºC. Decidi então com este experimento instalar a ventoinha externa. Ficou muito melhor. Parece que o condensador não consegue resfriar o ar suficiente para este absorver mais calor e gelar a serpentina novamente.

Coloquei uma foto da instalação:
http://lh6.ggpht.com/-r9eqCbkr1-s/TZpo-U...
abs,
Rangel

Retirado do fordhp

Meu ar até da onda no engarrafamento, ainda nao encarei o verão com ele, mas demora um bocado de tempo entre pegar o carro no sol e parar de sentir calor dentro dele. Minha única dúvida é se coloco o relé da ventoinha extra armando junto da ventoinha original, ou com a embreagem do compressor do ar.

#46 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts
  • Veículo: Outro
  • Estado: GO

Postado 01 novembro 2011 - 10:42

Estou confuso, afinal o isolamento na parte fria do ar melhora ou não o funcionamento do mesmo?

Não esperando um milagre, mas mesmo que seja 10% de melhora por exemplo já é considerável em um verão quente como de onde moro... E levando em conta que o A/C do Clio não é dos mais refrescantes... hehehehe

Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Ex: Renault Symbol 1.6 8V Expression

Nissan March 1.6S - Prata

#47 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 03 novembro 2011 - 09:29

Coloquei no meu carro e estou gostando.

Realmente existe uma melhora, pequena mas existe. Principalmente em relação a esfriar o carro quente, aqueles dias que você deixa o carro duas horas parado debaixo de um sol diabólico. Ele parece que esta esfriando mais rapido.

E em congestionamento ele esta mantendo melhor a temperatura.

Mas a temperatura final é a mesma, ou seja, ele gela mais rápido e mantém bem. Mas não gela mais nem menos.

#48 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.213 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Estado: RS

Postado 03 novembro 2011 - 10:18

qdo coloquei no clio percebi exatamente o contrario, nao vi mudança no tempo de resfriamento, achei melhora apenas pra manter a temperatura interna depois de bem gelado, o que antes tinha q manter o ventilador no nivel 3 depois passou a segurar bem no nivel 2.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#49 pardalrs

pardalrs

Entendido

• 672 posts

Postado 16 novembro 2011 - 05:49

Gente,

Sem querer ser chato, mas já sendo. Isso nao serve de nada. Explico porque:

Abraços

Concordo com você Mascis, coloquei esse isolamento em meu carro e não senti melhora nenhuma, na verdade o que sentimos é uma melhora "psicologica" nada mais que isso.
Depois de testar notei que não fazia diferença nenhuma, quando abri o capo do honda de minha mãe, um carro de nivel bem superior ao clio, vi que os dutos tambem nao tinham revestimento, então, se fosse util mesmo usariam em carros superiores.
Como já notava que não fazia diferença, resolvi retirar esse isolamento, pois ele pode provocar corrosão por areação de hidrogênio, causando corrosão acelerada!

Eu ainda quero instalar o filtro de ar de cabine este sim acho que é importante!

Abraços
Pardal

#50 guatura

guatura

Entendido

• 140 posts
  • Estado: MG

Postado 18 novembro 2011 - 08:08

quando a casa tem sistema de aquecimento (seja solar, a gas, eletrico..) e tem tubulacao de cobre, eles passam essa mangueira " de isopor" envolta dos canos pra preservar a temperatura

minha pergunta é, porque nao vem de fabrica se é tao eficiente? qual a vantagem real?
os fabricantes tem sim aprimorado o sistema de ar, os populares novos usam cerca de 0,4kg de gas.. enquanto os mais antigos (que ainda eram menos eficientes) usavam ate 2,5kg... uma diferenca brutal
assim nao sentimos tanto no desempenho, nao pesa no carro, e o compressor é reduzido....

mas se essa solucao é boa, porque nao vem de fabrica.
Estamos apontando as vantagens, e as desvantagens? Apenas manutencao, como encontrar um vazamento?

#51 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 21 novembro 2011 - 09:22

Eu acredito que funcione sim, mas creio que não venha de fábrica pois é uma melhora pequena, o que não compensa o investimento e tempo para as fábricas.
Em carros como Honda, Megane, Fluence,... luxuosos em geral eu creio que não tenha isso porque os mesmos já tem um compressor mais potente e um sistema mais potente de forma geral, dispensando este "detalhe"...
Em carros populares o compressor já é mais fraco e como no Brasil carro popular = barato e simplão... O custo e desgaste para se implementar isso não compensa o benefício...
Sendo assim, na experiência que tive creio que ajude a manter a temperatura fria no caso de um congestionemento em um dia frio... E talvez uma melhora quase que insignificante no tempo de resfriamento. Se isso é uma questão psicológica ou não, difícil dizer... Mas de uma forma geral funciona, se for psicológico ajuda a crer que esta melhor, se não funciona melhor mesmo... O que compensa o investimento baixo (gastei R$ 15,00) para se ter ou crer que seu carro esta mais frio.

#52 pardalrs

pardalrs

Entendido

• 672 posts

Postado 21 novembro 2011 - 02:57

hawk_braz, blz cara, eu não notei diferença, mas que aquela tubulação fica aquecida com o calor do motor, isso fica!

Pode ser que dê uma pequena melhora!

Abraço
Pardalrs

#53 fabinhovioleiro

fabinhovioleiro

Novato

• 71 posts
  • Veículo: Renault Laguna
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: PR

Postado 23 maro 2012 - 03:47

Tenho muitas dúvidas sobre meu a.c.também, e sempre busco um resultado satisfatorio.

Já procurei diversas oficnas especializadas em a.c. desde videos e manuais sobre o assunto.

O a.c. gela de acordo com o equipamento instalado na fábrica, existem carros que gelam até demais e outros de menos, isso é comum segundo minha pesquizas por ai e testes que fiz em outros carros de amigos.

É preciso analizar o esquema do a.c. por completo para tentar fazer alguma modificação que tenha resultado significativo.
Desde o oléo do compressor até os dutos de ar do carro, tudo tem uma influencia no resultado final.

Uma boa limpeza no sistema pode dar um bom resultado, também o compressor tem desgaste natural dos pistões, o olétambém pode ser trocado, o gaz tem a quantidade correta, tem a valvula, condensador, etc.

A principio o que me disseram nas oficinas foi que: filtro velho e sujo, compressor fraco, correia mal tensionada são os primeiros procedimentos verificados quando o ar não gela o suficiente para esfriar. Isso depois de verificar o gas !

ABRAÇO GALERA !
Imagem Postada

#54 Rafael Costa

Rafael Costa

Novato

• 14 posts
  • Estado: SP

Postado 25 junho 2012 - 02:14

Galera, boa tarde.

Vendo o tutorial resolvi sair na busca pelo filtro de cabine para fazer o trampo no meu Clio.

Não localizei das marcas citadas pelo amigo nas 3 primeiras lojas que liguei. No entanto em uma delas encontrei o modelo necessário, porém de marca desconhecida (WEGA).

Ao comprar e abrir a caixa verifiquei que não existem as setas indicadoras de fluxo de ar.

A dúvida é, qual seria o correto nessa situação? Se existir, lógico

Segue foto do produto.

Imagem Postada

Desde já agradeço pelas informações!

Abraços.
Rafael Costa

Renault Clio 4 portas Branco

#55 Rafael Costa

Rafael Costa

Novato

• 14 posts
  • Estado: SP

Postado 25 junho 2012 - 05:15

Galera, boa tarde.

Vendo o tutorial resolvi sair na busca pelo filtro de cabine para fazer o trampo no meu Clio.

Não localizei das marcas citadas pelo amigo nas 3 primeiras lojas que liguei. No entanto em uma delas encontrei o modelo necessário, porém de marca desconhecida (WEGA).

Ao comprar e abrir a caixa verifiquei que não existem as setas indicadoras de fluxo de ar.

A dúvida é, qual seria o correto nessa situação? Se existir, lógico

Segue foto do produto.

http://i192.photobucket.com/albums/z21/r...

Desde já agradeço pelas informações!

Abraços.

Desde já agradeço se algum dos amigos se prontificar a responder, no entanto resolvi por trocar o filtro que havia comprado pelo simples motivo de que ao verificar junto a loja identificamos que nenhum dos filtros dessa marca que tem disponiveis para a venda consta a indicação do fluxo de ar. Ao verificar no site do fabricante pude observar que na imagem do produto tal informação está impressa.

Após ter meu dinheiro devolvido resolvi passar por mais duas lojas que ficam na mesma rua da loja onde comprei o produto que acabara de trocar. Em uma das lojas pelas quais passei, encontrei o filtro da Fram por R$37,00. Como já havia cotado em outro lugar e haviam me pedido 50,00 pelo da Mann acabei comprando o filtro.

Feliz e contente desmontei o compartimento, quando para minha surpresa, me deparei com a imagem abaixo:

Imagem Postada

Fiquei contente por ver que no meu caso (não sei se todos os 12/12 estão saindo de fábrica com filtro), o filtro estava lá.

Fechei tudo e vou deixar esse aqui que já está comprado para uma futura troca.

Fica ai a dica de verificar antes da compra se realmente não está com o filtro no compartimento!! :ooppss: :ooppss:

Abraços!!
Rafael Costa

Renault Clio 4 portas Branco

#56 jeancaldas

jeancaldas

Novato

• 12 posts
  • Estado: RJ

Postado 27 junho 2012 - 09:32

Idéia genial....
gostei
já anotei o material necessário e vou fazer o upgrade no meu sistema também
Clio RL 1.0 16v 2002/2002 - 5P
Alarme/ Trava elétrica/ Ar condicionado/ 185-75-R14

Manut. Preventiva/Corretiva:
[x] Troca fluido radiador / [x] Troca cabo de aço de capô
UpGrad's:
[ ] Isol. Térmico Sistema AC / [ ] Apoios de mão do teto

#57 jemm2680

jemm2680

Novato

• 7 posts
  • Estado: RN

Postado 04 outubro 2012 - 12:48

Hola a Todos,

Realmente o tutorial funciona bom demais, a diferente que foi no meu carro..uffa....num dia de sol no NORDESTE (Natal) a cidade do Sol, não é mole não..antes de fazer o serviço..ficava tudo molhado de suor dentro do carro..e eso que esta como o ventilador no #4, agora..é só felicidade..como o ventilador só no #2.. a minha familia aprovou..na houra reparo na diferença no antes e no depois de ter aplicado o tutorial..Valeu cara..Obrigado..

#58 EdMS

EdMS

Novato

• 2 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Estado: SC

Postado 01 dezembro 2012 - 12:36

Olá pessoal, esta é a minha primeira participação no fórum. Até então tenho acompanhado de longe os debates do fórum que tem me ajudado muito com problemas mecânicos e elétricos do carro.

Essa questão de isolar a tubulação do AC me atiçou a curiosidade, pois fiquei confuso se a melhora era psicológica ou relamente aconteceria. Viajando um pouco no motor do carro, tenho a opinião que realmente faz sentido. Apesar da válvula de expansão ser responsável pela queda de temperatura, quanto mais líquido ou mais "frio" o fluido refrigerante entrar na válvula de expansão, melhor o rendimento do sistema. O papel de "resfriar" ou liquefazer o fluido refrigerante é do condensador, mas junto ao condensador está o motor do carro (fonte de aquecimento).

Portanto a condição para sentir se o isolamento está funcionando é a influência da temperatura do motor sobre o condensado.

Vou tentar fazer isso no clio e verificar se para o funcionamento e posto os resultados. Agora quanto ao medir os resultados, isso vai depender de como o carro é utilizado, pois como disse, verificar a influência da temperatura do motor sobre o tubo.

Só tenho uma dúvida qual a tubulação a ser isolada, já que a tubulação onde fluido refrigerante sai do condensador e vai para o evaporador que deve ser isolada.

Segue a fonte utilizada para análise, o ciclo de refrigeração IDEAL: http://s3.amazonaws....AABIgcAA-15.png

#59 eelectrical

eelectrical

Entendido

• 242 posts
  • Veículo: Renault Sandero

Postado 11 janeiro 2013 - 09:17

Caros,

A muito tempo acompanho este tópico e agora nas férias resolvi isntalar um filtro no meu Clio autentic 08. Pra variar ele não tem a tampa. Então resolvi construir uma pois na CSS o preço é extorsivo. Fiz uma tampa com chapa de aço zincado e coloquei um isolamento termico em cima da caixa do AC (2 camadas de manta termica de 4mm usada em construção civil).

Deixo aqui 3 modelos de filtros que encontrei no mercado que não foram citados aqui.

Tecfil - ACP550
Onix - 436
Micronair - MP033

Etapas (fotos na sequência):

1) Cortei na marcação da tampa;
P1090667.JPG

2) Fiz uma tampa com um pedaço de chapa de aço zincado e pintei de preto 6,5cm x 21,0cm (vista superior);
P1090666.JPG

3) Tive que colocar um pedaço de manta de isolamento para funcionar como vedante e parafusei o pedaço cortado da caixa do AC, para não ficar vazando (Vista inferior);
P1090665.JPG

4) Instalei o filtro e depois aparafusei a tampa no local;
P1090669.JPG

5) Por fim coloquei duas camadas de manta isolante térmica em cima da caixa do AC para diminuir o aquecimento do sistema quando parado no sol, eu acredito que isso seja mais efetivo que isolar as mangueiras (usei 30cm).
P1090672.JPG

#60 juliox

juliox

Novato

• 66 posts

Postado 24 janeiro 2013 - 11:59

Aproveitando o tópico, o meu Clio entra um pouco de ar de fora mesmo com o sistema todo fechado e desligado. Creio que se isso aconteça sem ventilação e sem o ar ligado, também acontece com ele ligado, o que decerto diminui o rendimento dele (mistura com ar quente). Alguém mais tem esse problema? Gostaria que não entrasse um cm³ de ar externo sem que eu quisesse. Não sei se é algum isolamento, mas notei que no clio do meu pai acontece o mesmo, um porre.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos