Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Clio 1.0 16V Perdendo o acelarador.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
31 respostas neste tópico

#1 DOUG.SSZ

DOUG.SSZ

Novato

• 2 posts

Postado 05 maro 2011 - 08:27

Olá pessoal,
Tenho um Clio 1.0 16V 2004 e há algumas semanas o mesmo começou a perder o acelerador. Fiz uma revisão (limpeza de bicos, troca de velas, troca de óleo, limpeza do sistema de arrefecimento, troca dos filtros de ar e combustível) o carro ficou ótimo durante duas semanas, porém voltou agora voltou a perder o acelarador.
No começo a luz de injeção acendia e o acelador não funcionava, depois o acelador funcionava. Agora a luz da injeção não esta acendendo mas o acelerador continua não funcionando. Na marcha lenta ele funciona normalmente.
Qual deve ser este problema? um mecânico me disse que é a unidade de comando, outro já disse que é corpo da borboleta, outro disse que é chicote com defeito nos conectores.

#2 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.232 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RS

Postado 08 maro 2011 - 03:27

O que apareceu no scanner? Se acendia a luz de injeção ficou registrado algum erro, se ainda não verificaram leve a uma boa oficina para fazê-lo.

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#3 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
Contribuidor

Postado 09 maro 2011 - 09:20

Corpo de borboleta avariado.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#4 DOUG.SSZ

DOUG.SSZ

Novato

• Topic Starter

• 2 posts

Postado 20 maro 2011 - 10:04

Colegas obrigado pelos comentários.
Após analise de um mecânico de confiança, o mesmo identificou o problema que era:
Potenciometro estava com água. O mecânico desmontou, limpou e secou a peca que voltou a funcionar normalmente.
Gastei menos de R$ 100,00 pois nao foi necessário comprar uma nova peca.

#5 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 21 maro 2011 - 05:17

Potenciometro daonde? Que fica dentro do carro ou o do corpo de borboleta??

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#6 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 25 julho 2011 - 04:38

Boa tarde Edgar_rs,estou com um problema de falta de potência e marcha lenta e me condenaram o corpo de borboleta,já troquei sonda lambda,sensores MAP,rotação,temperatura,velas,bobina,colocado no escaner apresentou problema de canister(que foi desconectado e não alterou em nada,continuou sem lenta) só que no TBI quando vc liga a chave(só ignição) apresenta um zumbido tipo abelha(som baixo)e o rapaz da oficina disse que é TBI em curto,Procede??obrigado!!
Renault Clio Exp 1.0 16v sedan Egeus 06

#7 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.881 posts
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 26 julho 2011 - 12:15

Boa tarde Edgar_rs,estou com um problema de falta de potência e marcha lenta e me condenaram o corpo de borboleta,já troquei sonda lambda,sensores MAP,rotação,temperatura,velas,bobina,colocado no escaner apresentou problema de canister(que foi desconectado e não alterou em nada,continuou sem lenta) só que no TBI quando vc liga a chave(só ignição) apresenta um zumbido tipo abelha(som baixo)e o rapaz da oficina disse que é TBI em curto,Procede??obrigado!!

Barulho de zunido na tbi eu desconheço, o que acontece sempre é o acionamento do mecanismo eletrônico quando se liga a chave e posicionamento de lenta após partida.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#8 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 26 julho 2011 - 05:43

Corpo de borboleta avariado.

Edgar,coloquei um corpo de borboleta do carro de um amigo com a mesmo código de peça,e o carro continuou com o mesmo sintoma,a minha bobina é nova e quando tiro os cabos do 2 e 3 cilindros(velas novas),ou seja não queima 2 e 3,o carro continua com com a mesma rotação não altera em nada o funcionamento do motor,que continua embolando e consumindo muito,ai solto a conexão do canister e ele sobe um pouco o giro,mas sem força...estou achando que possa ser cabeçote...procede??obrigado pela resposta!!!

#9 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 26 julho 2011 - 05:54

Barulho de zunido na tbi eu desconheço, o que acontece sempre é o acionamento do mecanismo eletrônico quando se liga a chave e posicionamento de lenta após partida.

Peço desculpa a minha ignorância,mas é corpo de borboleta e não TBI,meu carro tem flauta com 4 bicos e o corpo fica lá em cima junto a entrada de ar...
esse zumbido fica enquanto a chave fica ligada(só ignição)após a partida ele para...o carro foi para o scaner,e constatou cânister com problema,só que o
mecânico que scaneou o carro disse que o cânister poderia ficar desligado,só não mandaria os gases do tanque para a queima...como ele não conseguiu regular o carro,condenou o corpo de borboleta,troquei por um corpo do Renault do meu amigo e não adiantou nada continua como antes

estou achando que possa ser módulo ou cabeçote(não entendo muito de mecânica,por isso acho)

#10 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.881 posts

Postado 26 julho 2011 - 05:57

Módulo não é e muito menos cabeçote.

Sabe exatamente de onde vem esse zunido? Tentou trocar a TBI (ou corpo de borboleta) para fazer um teste com outra?

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#11 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 26 julho 2011 - 06:08

O que apareceu no scanner? Se acendia a luz de injeção ficou registrado algum erro, se ainda não verificaram leve a uma boa oficina para fazê-lo.

Boa noite LostSoul, scaneiei o carro e depois de habilitar tds os componentes trocados(sonda Lambda,sensor Map,rotação,temperatura,bobina,velas),só que ele não acendeu luz de injeção,mas estava fumaçando e rateando,e no scanner deu cânister...não acusou corpo de borboleta,o mecânico que operava o scanner ouviu um zumbido(tipo abelha,som baixo),com a chave em posição de ignição(painel ligado,sem motor) que ao dar o arranque,depois de o carro pegar com dificuldade e continuar rateando,o zumbido para.

estou pretendendo levar no Leo,que o CrackBoy...havia indicado,já liguei par ele

depois posto o resultado par vcs!!

obrigado.

#12 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 26 julho 2011 - 06:12

Módulo não é e muito menos cabeçote.

Sabe exatamente de onde vem esse zunido? Tentou trocar a TBI (ou corpo de borboleta) para fazer um teste com outra?

Sim Fellype,o zunido vem do corpo de borboleta quando ligo a chave,sem dar a partida(painel aceso)quando dou a partida o zunido cessa,mas o carro
continua uma porcaria.

Fellype,coloquei um corpo de borboleta do carro de um amigo com a mesmo código de peça,e o carro continuou com o mesmo sintoma,a minha bobina é nova e quando tiro os cabos do 2 e 3 cilindros(velas novas),ou seja não queima 2 e 3,o carro continua com com a mesma rotação não altera em nada o funcionamento do motor,que continua embolando e consumindo muito,ai solto a conexão do canister e ele sobe um pouco o giro,mas sem força...estou achando que possa ser cabeçote...procede??obrigado pela resposta!!!

#13 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 26 julho 2011 - 07:27

Tem que ver o porque dos cilindros 2-3 estarem mortos. Comece com a fiação da bobina (chicote).

Pode ser a bobina detonada (má qualidade).

Se a bobina estiver boa, vá para os bicos.

O zumbido é normal. Há equipamento para teste do corpo de borboleta, seu mecanico deve te-lo.

Já experimentou fazer reset de parametros via retirada do cabo da bateria? Há procedimento aqui no fórum...

- - - - - - -

#14 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 26 julho 2011 - 08:29

Tem que ver o porque dos cilindros 2-3 estarem mortos. Comece com a fiação da bobina (chicote).

O zumbido é normal. Há equipamento para teste do corpo de borboleta, seu mecanico deve te-lo.

Já experimentou fazer reset de parametros via retirada do cabo da bateria? Há procedimento aqui no fórum...

Boa noite Edgar,vou dar uma olhada na fiação da bobina,plug e chicote!!

A bobina realmente não é original,comprei no ML,talvez chinesa(= a má qualidade)

O mecânico escaneou o carro,não acusou corpo de borboleta e sim cânister

Vou fazer um reset de parametros,como indicado aqui por vcs...valeu!!!

#15 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 26 julho 2011 - 08:34

Outra coisa Edgar,

tirei as velas 2 e 3 e estavam carbonizadas,babadas e com cheiro de combustível...

quanto a bobina ela solta sentelha,mais isso não quer dizer que esteja boa certo??

abç!!

#16 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 26 julho 2011 - 08:52

Peraí... cilindros 2-3 com velas fedendo a gasolina, porém com centelha na bobina mesmo assim?? Ou seja, tem cebtelha, tem combustível... e cilindros não funcionam??

Se positivo... não tem compressão no motor e tu vai ter que tirar o cabeçote fora...

PODE SER que a bobina seja de má qualidade. Experimente fechar o eletrodo das referidas velas para 0,60mm, remonte e faça o motor funcionar. Pode ser o sensor de temperatura da água ferrado, afogando os respectivos cilindros e aí não funcionam também.

- - - - - - -

#17 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 27 julho 2011 - 09:38

Peraí... cilindros 2-3 com velas fedendo a gasolina, porém com centelha na bobina mesmo assim?? Ou seja, tem cebtelha, tem combustível... e cilindros não funcionam??

Se positivo... não tem compressão no motor e tu vai ter que tirar o cabeçote fora...

PODE SER que a bobina seja de má qualidade. Experimente fechar o eletrodo das referidas velas para 0,60mm, remonte e faça o motor funcionar. Pode ser o sensor de temperatura da água ferrado, afogando os respectivos cilindros e aí não funcionam também.

Isso mesmo,tem combustiível,centelha e cilindros inertes...vou trocar a bobina,fechar velas a 0,60mm

Quanto ao sensor de temperatura,estava meio corroido,e foi trocado,o atual aciona o eletroventilador sempre que chega no meio do marcador de temperatura,
mas a caracteristica é essa mesmo,de afogamento de cilindro.

será que um sensor de temperatura novo pode dar esse problema??

volto a postar,valeu!!

#18 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 27 julho 2011 - 02:05

Edgar,troquei bobina,fechei vela a 0,60mm e nada...acho que é cabeçote mesmo pelo seguinte:
soltei as mangueiras(3 parte traseira do motor,respiro)1 ligada no suporte do filtro,próximo ao corpo de borboleta(sucção),1 parte de cima do motor,próximo ao sensor Map(sucção)e 1 na tampa do tucho(expulsão) e constatei água e uma pasta de coloração bege e de textura leve(parece
um creme,tipo papinha de bebê)acho que está misturando óleo com água na parte superior,através dos retentores(talvez esteja falando besteira)
pois na parte de baixo,vareta de óleo não há indícios de misturas (água e óleo) o óleo está limpo sem bolhas,carcterístico quando há tal mistura...
e tirando a tampa do óleo tbm apresenta água e a tal pasta.

pode acontecer essa mistura somente na parte superior,no cabeçote??valeu

#19 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.881 posts

Postado 27 julho 2011 - 02:47

Não existe parte superior ou inferior quando se fala de água ou óleo. Ambos passam por todo o motor, só que em galerias diferentes. Se tem água no óleo, ou vice versa, problema no cabeçote com certeza. Ou junta ou outra coisa.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#20 fotografo_rj

fotografo_rj

Novato

• 28 posts

Postado 27 julho 2011 - 03:50

Não existe parte superior ou inferior quando se fala de água ou óleo. Ambos passam por todo o motor, só que em galerias diferentes. Se tem água no óleo, ou vice versa, problema no cabeçote com certeza. Ou junta ou outra coisa.

Tbm tô achando isso,só que na vareta do óleo,só vem óleo limpo,vem normal sem mistura com água(geralmente vem com bolinhas)
e em cima,na tampa,e na saida da mangueira(acho que suspiro)vem essa papa creme...que esfregando nos dedos,parece um sabão
típico de mistura de óleo e água.

valeu Felyppe!!desde já agradeço a vcs pela força!!

Já pesquisei até preço da retifica de cabeçote: R$ 350,com retentores de válvula e rezar para que não tenha que troca-las,pois cada uma custa R$ 25,00 x 16 = R$ 400,00

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos