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[Resolvido] Scénic aquecendo


Tópico Muito Antigo!
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41 respostas neste tópico

#21 MarkinhosScénic

MarkinhosScénic

    Novato

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Postado 06 julho 2011 - 08:24

Oi Galera estive ocupando
mas vamos lá

fiz a troca da tampa e o carro tem um consumo de 150ml para 450km , testei de novo com pressão e sem vazamento
sabendo que em são Paulo com altas de umidade e baixas e transito contribui para isso

abs

marcos

#22 dantesantarita

dantesantarita

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Postado 27 outubro 2011 - 08:03

Pessoal, comigo está acontecendo o seguinte:
No meu Clio K4M, o nível de água no reservatório do radiador baixa e se eu deixar uns 15 dias sem olhar, quase zera no reservatório e só não baixa mais rápido, porque só uso o carro pouco durante a semana (fico 3 dias fora e não vou de carro). Inclusive já mandei fazer teste com pressão e o pessoal da oficina disse que tava tudo em ordem, o que faça então para solucionar esse problema??????

Existe um dreno perto da VT, tava querendo fazer um teste abrindo o dreno e tentar extrair o ar do sistema, pois quando tiro a tampa do reservatório sai muito ar, eu sei que eh normal sair um pouco, mas sai muito, chega a levantar a tampa com a pressão.

PS. Só completo o nível com o carro frio! Ajudem por favor, pois não sei mais o que fazer.
Proprietário de um Clio Sedan Exp 1.6 16V prata 2005 / 2006 muito satisfeito!

#23 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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Postado 27 outubro 2011 - 10:35

DEscubra onde é o vazamento.Se a água baixa, para um lugar ela vai... pode ser a bomba da água vazando, pode estar indo água para o motor.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
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#24 dantesantarita

dantesantarita

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Postado 28 outubro 2011 - 09:11

Já deixei na oficina para verificarem isso e inclusive colocaram pressão no sistema e não encontraram nada. Com quantos km eh bom trocar a bomba da agua do K4M??????? Água entrando no motor o óleo não fica parecendo um mingau???????
Proprietário de um Clio Sedan Exp 1.6 16V prata 2005 / 2006 muito satisfeito!

#25 edgar_rs

edgar_rs

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Postado 28 outubro 2011 - 05:45

A bomba da água dos K4M recomenda-se trocar a cada troca da dentada.

Tensiona a nova correia, a bomba velha vai pro vinagre.

Nem sempre água entrando no motor vai parar no óleo ;)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

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#26 dantesantarita

dantesantarita

    Novato


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Postado 30 outubro 2011 - 06:03

Valeu! Vou investigar isso depois, pois to no costume mesmo de ver a agua toda semana.
Proprietário de um Clio Sedan Exp 1.6 16V prata 2005 / 2006 muito satisfeito!

#27 Marcos A G Menezes

Marcos A G Menezes

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Postado 20 janeiro 2012 - 10:11

Pessoal bom dia, gostaria que tirasse uma dúvida. De manhã ao ligar o meu veículo (scenic 1.6 16v), o ponteiro do indicador do arrefecimento simplesmente já saltou quase no meio, sem ao menos o carro esquentar, andando com o carro no trânsito o ponteiro parou no meio, e ao chegar no trampo para estacionar o carro na vaga o ponteiro começou a subir quase no máximo e depois baixou um pouco, poderia ser o sensor de temperatura?
E outra, a noite quando retornando para a minha residência já chegando, a luz de STOP e a do Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento acendia e apagava, pensei correia com folga ou partida, estacionei, a ventoinha estava funcionando, abri o capô e a correia está bem esticada e não está partida, a água do reservatório não baixou, pode ser o sensor?

Desde já agradeço.

#28 Marcos A G Menezes

Marcos A G Menezes

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Postado 29 janeiro 2012 - 10:57

Pessoal bom dia, gostaria que tirasse uma dúvida. De manhã ao ligar o meu veículo (scenic 1.6 16v), o ponteiro do indicador do arrefecimento simplesmente já saltou quase no meio, sem ao menos o carro esquentar, andando com o carro no trânsito o ponteiro parou no meio, e ao chegar no trampo para estacionar o carro na vaga o ponteiro começou a subir quase no máximo e depois baixou um pouco, poderia ser o sensor de temperatura?
E outra, a noite quando retornando para a minha residência já chegando, a luz de STOP e a do Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento acendia e apagava, pensei correia com folga ou partida, estacionei, a ventoinha estava funcionando, abri o capô e a correia está bem esticada e não está partida, a água do reservatório não baixou, pode ser o sensor?

Desde já agradeço.

Problema resolvido; sensor de temperatura trocado e voltou ao normal.

#29 Jbt

Jbt

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Postado 31 janeiro 2012 - 04:12

O meu Clio 1.6 16V 2006/2007, 55000 km, está aquecendo como relatado pelo Markinho (que iniciou esse topico) e pelo Marcos A G; o Edgar listou as prováveis causas ( a proporção do aditivo na mistura com agua, o sensor de temperatura e/ou a valvula termostatica). No meu caso, so quero acrescentar que tudo começou apos fazer a higienização a vapor do sistema de ar condicionado; não sei se esse processo de higienização pode provocar alguma alteração no sistema de arrefecimento do motor. Quero saber como aferir a proporção de aditivo na mistura que se encontra no sistema e qual é a proporção ou intervalo de proporção ideal para esse motor do Clio 1.6 16V 2006/2007?

#30 fred.ruimdebola

fred.ruimdebola

    Novato


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Postado 17 dezembro 2012 - 08:11

Bom dia amigos,

Meu Scenic 1.6 (2004/2005 com 97k rodados) está muito estranho.

Quando estou parado em um congestionamento, o mesmo começa a aquecer gradualmente e só volta ao nível normal quando eu ligo o ar-condicionado da cabine... (muito estranho).
Alguém pode me dar uma dica do que pode ser?

#31 Juliao

Juliao

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Postado 17 dezembro 2012 - 08:52

Bom dia amigos,

Meu Scenic 1.6 (2004/2005 com 97k rodados) está muito estranho.

Quando estou parado em um congestionamento, o mesmo começa a aquecer gradualmente e só volta ao nível normal quando eu ligo o ar-condicionado da cabine... (muito estranho).
Alguém pode me dar uma dica do que pode ser?


A Temperatura volta ao normal porque quando voce liga o ar a ventuinha é acionada, é bom voce verificar a valvula termostatica e como ta seu radiador, pois infelizmente nossa agua é um grande causador de problemas e requer um cuidado com o tempo.
Tárcito Julião
Scenic 1.6 16V 2003 Expression
"Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim"

#32 edu prudentino

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Postado 17 dezembro 2012 - 09:32

Bom dia amigos,

Meu Scenic 1.6 (2004/2005 com 97k rodados) está muito estranho.

Quando estou parado em um congestionamento, o mesmo começa a aquecer gradualmente e só volta ao nível normal quando eu ligo o ar-condicionado da cabine... (muito estranho).
Alguém pode me dar uma dica do que pode ser?

Seja bem vindo ao clube !
No trânsito pesado realmente passa um pouquinho do normal , mas não muito .
Lá no radiador , na parte de baixo , lado esquerdo (lado do motorista) , e de frente para o câmbio ; está localizada a resistência para a primeira velocidade da ventoinha . Retire - a do lugar e veja se ela não está estragada ou queimada . Boa sorte .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#33 black_jegue

black_jegue

    Novato


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Postado 26 dezembro 2012 - 01:22

Boa tarde a todos, comprei uma Scenic RXE 2.0 16v Automática 2003 recentemente e estou com alguns probleminhas. Entre eles:

* Troquei o sensor de temperatura, já que notei que não acionava a ventoinha. Detalhe é que ela parada só na lenta, o ponteiro não passava do meio do marcador, mas era só andar com ela, que começava a subir até acender a luz de STOP. Só que ao pegar uma via rápida, a uns 110km/h, a temperatura baixava e voltava ao normal.

* O carro anda normal, mas acendia vez enquando, a luz do cambio e ficava piscando o 'D' no painel. Nisso eu percebia que ela demorava a passar as marchas, andando sempre com o giro alto.

* Qual o tipo de lampada dos milhas? H1, H3???

Bom, obrigado a todos pela atenção...

#34 victorhora

victorhora

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Postado 27 dezembro 2012 - 11:00

Sobre o aquecimento, confere se a segunda velocidade do ventilador está entrando

Sobre o câmbio, vê esse tópico aqui:

http://forum.renault...sedan-20-16v-at

#35 black_jegue

black_jegue

    Novato


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Postado 28 dezembro 2012 - 06:43

Sobre o aquecimento, confere se a segunda velocidade do ventilador está entrando

Sobre o câmbio, vê esse tópico aqui:

http://forum.renault...sedan-20-16v-at


Ôpa Victor, te agradeço pelo link. Já deu pra ter uma noção do que conversar com o mecanico e faixa de valores.

Bom, em relação à 2ª velocidade do ventilador, na verdade nem está ligando. Troquei o sensor de temperatura a dois dias, e nada. Ontem vindo para o trabalho, ela rodou normal, trocando todas as marchas certinhas, não esquentou, mas quando voltei pra casa, coisa de 10minutos, esquentou de novo.

#36 victorhora

victorhora

    Flooder


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Postado 28 dezembro 2012 - 08:36

Veja se o seu problema não é na caixa de fusiveis do motor (UPC). Tive um problema com aquecimento e no meu caso foi um simples relé:

http://forum.renault...F4R#entry285634

Aquecimento do motor Megane 2.0 16v F4R

Sugiro ler o tópico todo!

#37 black_jegue

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    Novato


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Postado 28 dezembro 2012 - 03:34

Veja se o seu problema não é na caixa de fusiveis do motor (UPC). Tive um problema com aquecimento e no meu caso foi um simples relé:

http://forum.renault...F4R#entry285634

Aquecimento do motor Megane 2.0 16v F4R

Sugiro ler o tópico todo!


Putz Victor,

mto bom mesmo. Bom, vou dar uma verificada na UPC, e nos conectores. Depois posto os resultados.

#38 edu prudentino

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    Entendido


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Postado 28 dezembro 2012 - 09:57

Putz Victor,

mto bom mesmo. Bom, vou dar uma verificada na UPC, e nos conectores. Depois posto os resultados.

Uma outra dica está na minha mensagem que é a anterior à sua primeira mensagem neste mesmo tópico , além de relê , fusível , e válvula termostática . Boa sorte .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
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#39 black_jegue

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Postado 29 dezembro 2012 - 07:41

Bom, ontem chegando em casa depois do trabalho, esquentou novamente. Daí, tomei uma cervejinha geladinha, e deixei a scenic esfriando com o capô aberto.

- Soltei todas mangueiras do reservatorio, da termostática, e do radiador.
- Verifiquei se estavam com vazamento oculto ou entupidas.
- Soltei todos relês da UPC e conectores ventoinha, lixei, e ví que um deles estava com marca de curto. Troquei.
- Liguei tudo novamente, mangueiras etc e tal.
- Completei o nivel c/ aditivo orgânico e deixei ligada...
- Passaram-se alguns minutos, tomei mais uma cervejinha, e quando chegou ao meio do indicador. Foi o barulho mais lindo que já escutei em toda minha vida, vuuuuuuuuuuummmmmmmm, acionou a ventoinha, deixei ligada mais uns 10 minutos, e ligou mais umas 3 vezes. Logico, que junto de mais uma Skol geladinha. hehe...
- Dei uma voltas com ela pelo bairro, e rodou super normal, nenhum sinal de esquentar.

Finalizando... PROBLEMA RESOLVIDO!!! E BEBAÇO!!! :beer:


Victor e Edu, valeu pelas dicas!!! :tranq:
  • victorhora curtiu isso

#40 victorhora

victorhora

    Flooder


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Postado 29 dezembro 2012 - 08:41

Bom, ontem chegando em casa depois do trabalho, esquentou novamente. Daí, tomei uma cervejinha geladinha, e deixei a scenic esfriando com o capô aberto.

- Soltei todas mangueiras do reservatorio, da termostática, e do radiador.
- Verifiquei se estavam com vazamento oculto ou entupidas.
- Soltei todos relês da UPC e conectores ventoinha, lixei, e ví que um deles estava com marca de curto. Troquei.
- Liguei tudo novamente, mangueiras etc e tal.
- Completei o nivel c/ aditivo orgânico e deixei ligada...
- Passaram-se alguns minutos, tomei mais uma cervejinha, e quando chegou ao meio do indicador. Foi o barulho mais lindo que já escutei em toda minha vida, vuuuuuuuuuuummmmmmmm, acionou a ventoinha, deixei ligada mais uns 10 minutos, e ligou mais umas 3 vezes. Logico, que junto de mais uma Skol geladinha. hehe...
- Dei uma voltas com ela pelo bairro, e rodou super normal, nenhum sinal de esquentar.

Finalizando... PROBLEMA RESOLVIDO!!! E BEBAÇO!!! http://forum.renaultclube.com/public/sty...


Victor e Edu, valeu pelas dicas!!! http://forum.renaultclube.com/public/sty...


Opa cara! Que ótima notícia! Virar o ano com o carro de cabeça fria né? :)

Agora, só não esquece de ver aquele lance do câmbio! O ideal é trocar o óleo o mais rápido possível para evitar danificar o câmbio. Se possível troque logo as 2 eletroválvulas + o óleo! Tem vários tópicos aqui a respeito desse câmbio automático Renault DP0/AL4, vale dar uma olhada em outros tópicos pra ter uma idéia melhor sobre os problemas, sintomas, peças e valores.



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