Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Sandero nao liga

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
39 respostas neste tópico

#1 dezenseide

dezenseide

Novato

• 25 posts

Postado 11 maio 2011 - 08:25

Pessoal,

Deixo contar o que está ocorrendo. Sei que pode haver um tópico, mas com essa situação com certeza não tem.
Liguei o carro ontem de manhã (7:00) e pegou normalmente. Depois tentei ligar novamente as 11:30 e não ligava. Bati a chave diversas vezes até o carro "tipo engasgar" e começar a ligar. Hoje, ocorreu o mesmo problema só que na primeira tentativa, de manhã (8:00): batia na chave e nada. Girei umas 12 vezes até ligar o carro e o mesmo começou "engasgado" e foi ficando normal. Depois não deu mais problema. O reservatoria de gasosa está cheio, o computador da renault não apresentou nada. Não sei o que fazer mais.
Levei na concessionária e me disseram o seguinte: como troquei de alcool para gasolina, o motor deveria reconhecer o novo combustível.
E o procedimento é: deixar 10 minutos ligado ou andar em 3.000 rpms e 40 por hora. Isso foi o que o mecanico me disse.
Entao fiz as duas operações (deixar ligado e andar em 3000). Ah: antes disso andei 600 km numa viagem e dentro da cidade e não conseguiu identificar o combustível? Que coisa. Lembro também que nessa viagem abasteci R$ 30 pila de gasosa de um posto duvidoso. Talvez essa gasolina adulterada deixou doidao o sistema.

Isso procede? O motor não é eletronico? Não existe um sensor para identificar automaticamente o combustível?
Fiquei indignado. Vou fazer os testes e ver no que dá. Se amanha nao ligar, ligo para o 0800, afinal de contas está na garantia ainda.

obs.: por favor admins, nao deletem esse topico. Nao encontrei nada a respeito sobre sandero. Só tem sobre injeção (no meu caso não acendeu nenhuma luz da injeção, muito menos apareceu algo no sistema). Já li 5 páginas sobre o tema e só tem problema de injecão, problema em sensor de rotacao e por aí vai.

#2 dezenseide

dezenseide

Novato

• Topic Starter

• 25 posts

Postado 11 maio 2011 - 08:44

Nao sei se isso estaria relacionado..
Mas quando desligo o carro, ele dá uns estouros na regiao do tanque de combustivel (tipo poc-poc a cada 1/2 minutos e vai aumentando o intervalo depois de um tempo). É muito estranho.

Vi em outro tópico que seria possível afogar um carro flex? Fiquei em dúvida. Recordo que ontem liguei duas vezes o carro e já desliguei. Seria isso a falha?
Não sei, pois ontem também deu. E no computador não indicou nenhuma avaria no sistema de injeção e em nenhum item.
Ouvi relatos também de um proprietário de um Clio com problemas no canister, que foi trocado e resolveu o problema.

O que fazer? Abastecer com alcool? Trocar o canister? Verificar a injeção num carro de 10.000 kms?

Edgar, tu que é o cara.. dá uma ideia ae...

#3 guauad

guauad

Novato

• 45 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: MG

Postado 11 maio 2011 - 09:36

Nao sei se isso estaria relacionado..
Mas quando desligo o carro, ele dá uns estouros na regiao do tanque de combustivel (tipo poc-poc a cada 1/2 minutos e vai aumentando o intervalo depois de um tempo). É muito estranho.

Vi em outro tópico que seria possível afogar um carro flex? Fiquei em dúvida. Recordo que ontem liguei duas vezes o carro e já desliguei. Seria isso a falha?
Não sei, pois ontem também deu. E no computador não indicou nenhuma avaria no sistema de injeção e em nenhum item.
Ouvi relatos também de um proprietário de um Clio com problemas no canister, que foi trocado e resolveu o problema.

O que fazer? Abastecer com alcool? Trocar o canister? Verificar a injeção num carro de 10.000 kms?

Edgar, tu que é o cara.. dá uma ideia ae...

Amigo, provavelmente esses "estouros" na região do tanque são do escapamento. Normal, quando ele está bem aquecido e começa a esfriar ele "estrala", todos os carros que tive faziam isso.

Por acaso, você já tentou esgotar o tanque e abastecer com combustível CONFIÁVEL?

Gustavo Auad
Gustavo Auad
www.mrcentelha.com.br

#4 dezenseide

dezenseide

Novato

• Topic Starter

• 25 posts

Postado 11 maio 2011 - 09:47

Pois é guauad,

tentarei esse procedimento pois desconfio da gasosa que usei num posto durante a viagem.

#5 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 11 maio 2011 - 10:59

O barulho é do escape.

Não ligar de manhã... provável adaptação mal feita do novo combustível colocado. Se já chegou no meio tanque, vá a um posto de manhã cedo, encha e saia para rodar, no mínimo, uns 15km com o carro. PReferência em rodovia, onde vocÊ pode manter giro constante (preferência 3,5mil RPMs, seja em terceira ou quarta marcha). Aí a central faz a devida adaptação.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#6 dezenseide

dezenseide

Novato

• Topic Starter

• 25 posts

Postado 11 maio 2011 - 07:01

acho estranho edgar pois andei mais de 600 km, tanto na cidade como na rodovia. Por diversas vezes andei em 3500 giros. Por isso acho estranho.
Será que poderia ser gasolina adulterada? Botei 30 conto de gasol. num posto durante o trajeto e desconfio que foi esse combustível que causou o problema.
Abasteci novamente com gasolina e agora vou esperar pela manhã para ver o resultado.
Tomara que resolva.. senao terei que acionar a garantia. Se botar alcool melhora para a central?
Sei la.. prefiro carro a gasolina..

Meu primeiro flex e achei uma bomba

#7 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.954 posts
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 11 maio 2011 - 07:14

Ande sem com Gasolina OU Alcool, nunca misture os 2 em nenhuma proporção.

Pode ser combustível adulterado sim, se o tanque atual, mesmo depois de abastecido, não resolver, 50 reais de pódium no tanque vai resolver.

Abraços
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#8 dezenseide

dezenseide

Novato

• Topic Starter

• 25 posts

Postado 12 maio 2011 - 08:36

Pessoal

Resolvido o problema (pelo menos hoje).
Vou postar de uma forma sucinta o problema e a solução, para que venha a ser um guia para quem tiver o mesmo problema.

Problema: Sandero 1.0 com problema ao ligar de manhã.

Solução: nesse meu caso em particular, havia abastecido com gasolina adulterada num posto durante a viagem. Fiz o seguinte: queimei todo esse combustível e depois coloquei gasolina novamente num posto de confiança. Deixei o carro ligado por 10 minutos (para reconhecimento da gasosa boa) e esperei o dia seguinte.
Resolvido: carro ligou na primeira tentativa.

Grato pessoal pela colaboração.

abraço

#9 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 12 maio 2011 - 10:07

Uma coisa que eu vi: você postou às 8:00 da noite e falou que abasteceu e guardou o carro.

A adaptação DEVE ser feita logo após o abastecimento, ou seja, abasteça (preferência de manhã cedo) e saia para rodar ;)

E sim, pode ter sido uma tremenda mijolina que estava no tanque para te dar esta dor de cabeça :D

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#10 dezenseide

dezenseide

Novato

• Topic Starter

• 25 posts

Postado 12 maio 2011 - 02:41

Com certeza Edgar foi a BOMBA que botei no combustível. Abasteci num Ipiranga e não aparentava ser um posto ruim (as aparencias enganam hehehehe)

Mas, para a central reconhecer poderia adotar: os 10 minutos com o carro ligado ou só mesmo mantendo o giro em 3500 durante uns 15 km?
E, claro, a primeira abastecida pela manhã.

abraço

#11 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 12 maio 2011 - 03:01

Eu considero melhor sair rodando com o carro.

- - - - - - -

#12 Valentine

Valentine

Novato

• 59 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RJ

Postado 12 maio 2011 - 03:40

Ande sem com Gasolina OU Alcool, nunca misture os 2 em nenhuma proporção.

Ué, pq não se pode misturar Gasolina com Alcool em carros flex? A proposta não seria essa da tecnologia?

Não tenho costumo de misturar mesmo, so uso um ou outro (e quando vou trocar o combustível, espero chegar na reserva). Mas fiquei curioso com o que vc falou.
Sandero Privilège 1.6 8v Hi-Torque - 2010
Clio Sedan Privilège 1.6 16v / GNV - 2003

#13 lucasvazf

lucasvazf

Entendido

• 459 posts

Postado 12 maio 2011 - 03:45

Carro "Flex" é ... ou gasolina ou Alcool... Meu pai tinha um Fiesta Flex e se colocar os 2 juntos o carro ficava uma merd...

se utilizar só 1, ficava bem bom...

Acho que a mistura dos 2, ele vai identificar como álcool, mas com uma explosão mais "pobre"...

Me corrijam se estiver errado...
Imagem Postada

#14 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.241 posts

Postado 12 maio 2011 - 03:52

Na teoria não tem problema algum, na prática haverão grandes chances de problemas de adaptação da central...

Carros flex IMHO são uma belíssima gambiarra. :P

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#15 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.954 posts
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 12 maio 2011 - 05:08

Perfeita colocação dos 2 amigos!
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#16 dezenseide

dezenseide

Novato

• Topic Starter

• 25 posts

Postado 12 maio 2011 - 05:39

blz edgar..
vou fazer como vc falou...

é bom saber que carro flex não roda com 2 combustíveis misturados... somente com 1 tipo...
vou sempre que trocar de combustível fazer esse procedimento dos 15 kms e antes da troca, queimar o máximo possível do combustível do tanque.

abs

#17 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 13 maio 2011 - 07:56

Na verdade, a central interpreta o percentual de álcool no tanque.

Nisto a central não erra: a sonda acerta a quantidade de álcool misturado (claro, desde que ela não esteja defeituosa) e não é para dar problema, na teoria funciona corretamente. Você pode deixar chegar na reserva e, ao encher o tanque ou botar combustível "pingado", a central vai sempre saber o quanto tem de álcool misturado no tanque, pela sonda de oxigenio, devendo injetar apenas o necessário para a mistura ar/combustível ser perfeitamente estequiométrica.
(na verdade, o negócio é massa de ar admitida e massa de combustível necessária para queimar esta massa, mas vamos simplificar).

O que importa é, se misturar, a sonda vai saber o quanto tem de álcool misturado lá no tanque!

Só que, na prática, a mistura não fica perfeita. Vou tentar explicar:
- A vazão da eletro-válvula injetora de combustível (nome correto para o "bico" de injeção) deve ser ~30% superior ao da gasolina para carros flex. Ou seja, há diferença do bico de um carro a gasolina para um flex um para mesmo motor (aqui já se explica porque os carros flex, mesmo quando abastecidos com gasolina, possuem consumo maior de combustível em comparação com um "mono"combustível, mas acho que isto já está explicado aqui no fórum).
- Então imagina lá um bico que deve injetar "x"mls de combustível para o motor funcionar na marcha lenta na gasolina. O tempo de injeção é ao redor do que... 3ms (3 milissegundos, 0,003; CHUTEI este valor, mas vamos tomar ele por base, o tempo de injeção é sempre medido em milissegundos). Ou seja, a central sabe que pulsando o bico nestes 0,003s, a uma pressão de 3BAR da linha de combustível, será injetado o tanto de combustível necessário para queimar o ar admitido pelo motor.
- No álcool o tempo de injeção deve ser aumentado em 30% para a mesma situação de marcha lenta. Legal, 0,003s em gasolina, no álcool o tempo fica em 0,0039s (3,9ms).
- E na mistura dos dois combustíveis? Como fica o tempo de injeção :?: :?: :?:
- E ainda há o caso do reset de parametros mal sucedido, onde a central não sabe o que há no tanque...

Acho que você concordam comigo que a central não consegue acertar o tempo PERFEITO de injeção. Se já não o faz perfeitamente na gasolina ou no álcool (quem tem hallmeter aqui pode atestar isto, pois a leitura varia de pobre para enriquecido constantemente), imagina com mistura dos dois. Aqui já se explica o porque de andar ou com um, ou com outro combustível (as margens para erro estão mais distantes, obico deverá pulsar ou o mínimo ou o máximo).

Em caso de algum problema (carro não liga, ou falha), ajudará o reparador a resolver em menor tempo o defeito ;)

Espero que vocês tenham entendido o que eu escrevi acima.

- - - - - - -

#18 Valentine

Valentine

Novato

• 59 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Estado: RJ

Postado 13 maio 2011 - 08:17

Agora sim to sacando tudo. Realmente faz sentido.

Bom, eu ja não gostava de misturar antes, agora então nem de brincadeira.

Meu pai tb tem um carro flex, e ele abastece sempre 2x alcool e 1x gasolina, sucessivamente. Ele diz (não sei onde ele leu ou quem disse) faz isso para o "carro" não "viciar" em um combustível específico. Isso procede, ou é lenda???
Sandero Privilège 1.6 8v Hi-Torque - 2010
Clio Sedan Privilège 1.6 16v / GNV - 2003

#19 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 13 maio 2011 - 08:23

Lenda.

- - - - - - -

#20 dezenseide

dezenseide

Novato

• Topic Starter

• 25 posts

Postado 16 maio 2011 - 04:18

Gostei das explicações.. dignas de um profissional (coisa que pouca gente entende por aí)
Mas.. infelizmente o carro voltou a dar problema. Abasteci somente com gasolina e andei na rodovia em 3.500 rpm's e em quarta marcha durante 26 km's.
Porém, o carro entrou na reserva hoje de manhã (rodei 2 km's na reserva) e quando fui ligar (2:00 da tarde), não funcionou. Fiz o que um colega me disse: qndo der problema pra ligar, pise no acelerador. Pegou na hora.
Não sei oq está ocorrendo. O problema persiste.

Como disse: acho estranho esses estalos no tanque de combustível (nessa região). E o mais engraçado é que continua dando esses poc poc mesmo no dia seguinte (porém em menos intensidade).
Depois de 24 horas não poderia estralar o escapamento, pois durante a noite esfriou bastante e obviamente o escapamento também.
o que faço agora?

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos