Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Problemas Renault Sandero.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
19 respostas neste tópico

#1 Helber Dias

Helber Dias

Novato

• 4 posts

Postado 26 junho 2011 - 01:26

Sou proprietário de um Renault Sandero Expression 1.0 16V, o qual com 2160 km rodados foi guinchado no dia 11/06/2011 para a autorizada Eiffel Barra da Tijuca (RJ) pois simplesmente não dava a partida (O.S. n° 19179). Após as análises foi descrito a solução do problema com a simples limpeza das velas e também calibragem das mesmas e "passado o CLIP", que creio tratar de equipamento para regulagem da injeção eletrônica ou algo assim. Fato interessante disso: desde o atendimento através do 0800 da Renault, passando por contato com consultor técnico da concessionária e também no momento da retirada do carro pós manutenção fui questionado sobre uma possível "troca do combustívei" (que não aconteceu). Ora, mais não estamos falando de um veículo FLEX? Tentaram me convencer de que eu só poderia abastecer com álcool ou com gasolina! Chegaram a dizer que isto estava escrito no manual de proprietário e que foi assim que aprenderam no treinamento da fábrica! Só que no manual prevê a utilização de combustível misturado (álcool e gasolina) e em qualquer proporção. Deveriam rever essas "explicações" ao cliente... e rever também o tal treinamento dado a esses funcionários. "Um boato repetido várias vezes acaba se transformando em uma verdade". É isso que está quase acontecendo.

Voltando ao assunto, o veículo foi retirado dia 14/06 e desde então tenho observado duas coisas: o CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ESTÁ ABSURDAMENTE MAIOR- o veículo passou a fazer de média 8,5 km por litro; fato é que fazia acima de 13 km antes dessa intervensão (falando de GASOLINA, sempre). Outro problema: o marcador de combustível peredeu a precisão na marcação. No último abastecimento constava 4 barras preenchidas, ou seja, provavelmente combustível entre 1/4 e 1/2 tanque. O tanque, com capacidade de 50 litros, foi completo com surpreendentes 44 litros de gasolina. Após isso rodei 270 km e o marcador continua apontando "tanque cheio". Seria ótimo se fosse verdade, mas acho que mesmo na estrada tal marca seria impraticável.

Resumindo: hoje o Sandero tem 2997 km de utilização e certamente deverá retornar para mais uma manutenção. Como será que a Renault acredita que um cliente pode se sentir feliz e satisfeito dessa forma? Eu troquei um Fiat Palio ano 2004 e com 87000 km por um veículo novo, 2011, exatamente para evitar dor de cabeça. Pois bem, em menos de dois meses tenho passado por problemas que não existiram em um carro com 7 anos de uso.

Há notícias semelhantes a essas entre os demais participantes do Clube?

Obrigado pela oportunidade.

#2 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: GO

Postado 26 junho 2011 - 02:39

Cara, meu marcador trava eventualmente também... Eu abasteço e ele fica acusando tanque cheio uns 4 dias (+- 250km) depois abaixa... Não é sempre mas eventualemente acontece. Eu já tive um gol e um palio que também faziam isso...
O meu é um Clio 2008/2009 60.210KM rodados...
Já em relação ao consumo, pode ser que suas velas estejam ferradas e o pessoal não trocou na garantia, só deu aquela famosa reguladinha...
Tente encher o tanque só com gasolina e tire as médias e veja se esta funcionando ok...
Quanto a misturar alcool com gasolina no tanque não é que não pode, mas realmente não é o ideal. O carro flex quando só trabalha com um combustível ele tem um desempenho muito melhor mesmo... Veja que quando se mistura combustíveis o carro faz "uma média" do que tem no tanque e vai... O problema é que quando se fala em média já vê que não é preciso, ou seja, a combustão não é tão perfeita como em um combustível só... Isso vale para Sandeiro, Clio, Gol, Palio e etc.

Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Ex: Renault Symbol 1.6 8V Expression

Nissan March 1.6S - Prata

#3 daviddiniz

daviddiniz

Chato

• 1.721 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SP

Postado 26 junho 2011 - 03:52

Para resolver a questão do marcador experimente fazer um "reset" do painel(procure aqui no fórum que tem o procedimento) as vezes o marcador do meu logan também fica meio impreciso e faço um reset e melhora.
David Diniz

#4 ROD_MENDES

ROD_MENDES

Entendido

• 953 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: RJ

Postado 26 junho 2011 - 10:56

Nao eh que o carro só rode com um combustivel.. o q acontece eh que em muitos/todos os carros flex ha uma recomendacao de que ao trocar o combustivel, rode pelo menos 5km pra Injecao eletronica ler que houve troca. Isso que o cara da loja deve ter dito... Isso é fato de que pode vir a dar problema na hora de ligar de novo quando esfriar o motor!

Outra coisa é o seu abastecimento. Ha tambem varios relatos tipo esses de que tinha 4 barrinhas e entrou mais combustivel do que o imaginado... todo Sandero pode passar de 50 litros no tanque (nao me pergunte o pq) mas o recomendado é fazer o abastecimento até a primeira trava da bomba! No maximo tu arredonda (tipo deu 108,50 claro que é aceitavel arredondar pra 110) mas nunca mais deixe o frentista abastecer até a boca.
Com certeza foi isso q aconteu, o frentista botou combustivel até praticamente o bocal de abastecimento... por isso que vc rodou 270km e o marcador continua no maximo!

Não são defeitos do seu carro, são apenas detalhes que temos que prestar atenção, senao acontecem esses contra-tempos...

Abraços, aproveita o carrão!

Rodrigo Mendes
09' Renault Megane sedan 2.0 AT - INflow

#5 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.326 posts
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 27 junho 2011 - 06:34

Helber, o problema não é só com Sandero. Clio também dá... faça uma busca.

Se pesquisar mais, verás porque não só os consultores da Renault falam de usar um ou outro combustível (vários aqui também tem esta posição), mas também que o simples fato de não encher o tanque, ou encher ele no posto e guardar o carro na garagem dá problema de arranque de manhã.

Meu pai possui uma GT 1.6-16v, tá com 5mil km hoje... nunca deu problema de arranque de manhã, pois o tanque é enchido de manhã e meu pai roda bastante com o carro em estrada, não tem como a central de IE se perder no reset de combustível (isto é outra coisa que tem descrito pelo fórum).

Velas desgastadas com 3mil km... balela, esqueça, isto non ecziste.

Se quiser ficar sem carro de novo, mande para a Renault e reclame. Se quiser fazer outra tentativa de resolver isto, faça uma busca sobre como abastecer, quando abastecer e como proceder após abastecimento aqui no fórum.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#6 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 27 junho 2011 - 10:10

Helber, o problema não é só com Sandero. Clio também dá... faça uma busca.

Se pesquisar mais, verás porque não só os consultores da Renault falam de usar um ou outro combustível (vários aqui também tem esta posição), mas também que o simples fato de não encher o tanque, ou encher ele no posto e guardar o carro na garagem dá problema de arranque de manhã.

Meu pai possui uma GT 1.6-16v, tá com 5mil km hoje... nunca deu problema de arranque de manhã, pois o tanque é enchido de manhã e meu pai roda bastante com o carro em estrada, não tem como a central de IE se perder no reset de combustível (isto é outra coisa que tem descrito pelo fórum).

Velas desgastadas com 3mil km... balela, esqueça, isto non ecziste.

Se quiser ficar sem carro de novo, mande para a Renault e reclame. Se quiser fazer outra tentativa de resolver isto, faça uma busca sobre como abastecer, quando abastecer e como proceder após abastecimento aqui no fórum.

Concorco com tudo que falou... Mas em relação a esta questão de misturar combustíveis o motor trabalhar com "médias" faz sentido?

#7 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.326 posts
Contribuidor

Postado 27 junho 2011 - 07:01

Não entendi tua dúvida :oops:

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#8 Helber Dias

Helber Dias

Novato

• Topic Starter

• 4 posts

Postado 27 junho 2011 - 09:13

Caros, obrigado pelas respostas!

Quanto ao abastecimento: tenho colocado SOMENTE gasolina. No momento que o veículo deixou de pegar (ligar) ele já estava mais que "acostumado" com o combustível pois tinha abastecido o carro há exatamente uma semana. O combustível que estava no tanque foi o mesmo que utilizei durante 7 dias sem qualquer problema... daí a minha incompreensão quanto ao comportamento do carro.

Falando do marcador: acabei levando o veículo hoje para a autorizada. 338 km rodados e nada de o marcador deixar de acusar tanque cheio. A informação da oficina é a de que será feito a reprogramação do sistema. Falei sobre a questão do consumo e ficaram de verificar; aproveitei para solicitar a regulagem dos faróis e também que verificassem a direção que está puxando para o lado direito - na verdade sinto isso desde a retirada da autorizada quando zero km.

Eu só quero solucionar os problemas. Meu carrinho tem agora 3100 km e 58 dias de uso. Por conta dessas "bobeiras" ainda não tenho a confiança que deveria ter na marca. Espero que isso se reverta rápido.

Mais uma vez obrigado pela atenção de vocês. Parabéns pelo forum que é algo muito importante e esclarecedor.

Abraço.

#9 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.925 posts
  • Veículo: Renault Clio

Postado 27 junho 2011 - 09:15

Não sei se já sugeriram. Mas eu apostaria em painel com defeito ou boia travando no nível máximo.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#10 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 27 junho 2011 - 10:34

Não entendi tua dúvida :oops:

Me disseram que misturar combustíveis no tanque (72% gasolina 28% alcool) o carro não rende bem... O que me explicaram é que o carro não faz um cálculo muito preciso para a combustão.
Tipo, se são 72% gas e 28% alc ele pega a media de mistura mais próxima pre-programada na central (ex: 70%/30%) e ajusta a compressão, volume de ar... para isso. Sendo assim a queima geralmente não é perfeita, enquanto com um combustível só a central ajusta o carro melhor para uma queima perfeita.

Sei que parece asneira, mas isso realmente eu escutei, inclusive na concessionária, e estou numa poutz de uma dúvida.

#11 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.925 posts

Postado 27 junho 2011 - 11:26

Procede a informação. Nunca misture os combustíveis, temos isso descrito aqui no fórum.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#12 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 28 junho 2011 - 05:30

Procede a informação. Nunca misture os combustíveis, temos isso descrito aqui no fórum.

Grato pela informação.

#13 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.326 posts
Contribuidor

Postado 28 junho 2011 - 05:48

Balela esta da central "pega a media de mistura mais próxima pre-programada na central (ex: 70%/30%) e ajusta compressão, volume de ar...". A central não tem "pré-programações" para percentuais de misturas no tanque. A sonda lê o resultado da queima ar/combustível e a central ajusta o tempo de injeção para queimar todo o ar admitido pelo motor em seu regime de funcionamento. A sonda informa um valor de tensão para a central, que compara este valor com sua programação e interpreta o que há no tanque.

Entenda: o volume de ar admitido pelo motor será o mesmo (conforme o regime de rotação, o volume irá mudar, claro, mas a mistura dentro do tanque nada tem a ver com isto). Compressão do motor também (que é o que imagino que vocÊ falou por compressão). O que a central ajusta é o tempo de injeção do combustível, e é aí que EU vejo o problema.

Independente do que a central interpretar que há no tanque, o cálculo NUNCA SERÁ PRECISO. Por mais preciso que seja... nunca será ideal.

Para você ter idéia, o bico do injetor para um carro a álcool tem ~30% a mais de vazão em comparação com um exclusivamente a gasolina. No flex, isto não é mudado, afinal são bicos para álcool instalados no carro.

Agora, vamos imaginar que o tempo de injeção para o motor funcionar na gasolina seja de 4ms (0,004s). Para funcionar com álcool, o tempo de injeção deveria ficar, digamos, por volta dos 5,12ms (0,00512s). Agora imagine num tanque com mistura 72/38, como fica o tempo de injeção, mais "quebrado" ainda!

É por isto que dizemos para usar um ou outro combustível no tanque ;)

Já expliquei isto aqui no fórum em outro tópico... façam uma busca!

- - - - - - -

#14 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 28 junho 2011 - 07:58

Balela esta da central "pega a media de mistura mais próxima pre-programada na central (ex: 70%/30%) e ajusta compressão, volume de ar...". A central não tem "pré-programações" para percentuais de misturas no tanque. A sonda lê o resultado da queima ar/combustível e a central ajusta o tempo de injeção para queimar todo o ar admitido pelo motor em seu regime de funcionamento. A sonda informa um valor de tensão para a central, que compara este valor com sua programação e interpreta o que há no tanque.

Entenda: o volume de ar admitido pelo motor será o mesmo (conforme o regime de rotação, o volume irá mudar, claro, mas a mistura dentro do tanque nada tem a ver com isto). Compressão do motor também (que é o que imagino que vocÊ falou por compressão). O que a central ajusta é o tempo de injeção do combustível, e é aí que EU vejo o problema.

Independente do que a central interpretar que há no tanque, o cálculo NUNCA SERÁ PRECISO. Por mais preciso que seja... nunca será ideal.

Para você ter idéia, o bico do injetor para um carro a álcool tem ~30% a mais de vazão em comparação com um exclusivamente a gasolina. No flex, isto não é mudado, afinal são bicos para álcool instalados no carro.

Agora, vamos imaginar que o tempo de injeção para o motor funcionar na gasolina seja de 4ms (0,004s). Para funcionar com álcool, o tempo de injeção deveria ficar, digamos, por volta dos 5,12ms (0,00512s). Agora imagine num tanque com mistura 72/38, como fica o tempo de injeção, mais "quebrado" ainda!

É por isto que dizemos para usar um ou outro combustível no tanque ;)

Já expliquei isto aqui no fórum em outro tópico... façam uma busca!

Me desculpe se já explicou isso antes... São tantos tópicos e informações que até fica difícil de achar... Hehehehe
Na verdade eu resolvi puxar um gancho devido ao assunto.

Para falar a verdade acredito que isso poderia até ser um tópico fixo... Muita gente deve ter essa curiosidade!

De qualquer maneira muito obrigado! Vivendo e aprendendo!

#15 IceCube

IceCube

Novato

• 35 posts

Postado 26 julho 2011 - 03:03

Quanto ao abastecimento: tenho colocado SOMENTE gasolina. No momento que o veículo deixou de pegar (ligar) ele já estava mais que "acostumado" com o combustível pois tinha abastecido o carro há exatamente uma semana. O combustível que estava no tanque foi o mesmo que utilizei durante 7 dias sem qualquer problema... daí a minha incompreensão quanto ao comportamento do carro.

Falando do marcador: acabei levando o veículo hoje para a autorizada. 338 km rodados e nada de o marcador deixar de acusar tanque cheio. A informação da oficina é a de que será feito a reprogramação do sistema. Falei sobre a questão do consumo e ficaram de verificar; aproveitei para solicitar a regulagem dos faróis e também que verificassem a direção que está puxando para o lado direito - na verdade sinto isso desde a retirada da autorizada quando zero km.

Eu só quero solucionar os problemas. Meu carrinho tem agora 3100 km e 58 dias de uso. Por conta dessas "bobeiras" ainda não tenho a confiança que deveria ter na marca. Espero que isso se reverta rápido.

Mais uma vez obrigado pela atenção de vocês. Parabéns pelo forum que é algo muito importante e esclarecedor.

Abraço.

Olá Helber,
Resolveram o problema do marcador de combustivel?
Estou com o mesmo problema. Minha esposa encheu o tanque e depois de 300km ainda naõ baixou.

#16 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.925 posts

Postado 26 julho 2011 - 03:10

Abraço.

Olá Helber,
Resolveram o problema do marcador de combustivel?
Estou com o mesmo problema. Minha esposa encheu o tanque e depois de 300km ainda naõ baixou.

Verificou se a boia não travou em cima? Medidor do painel está ok?

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#17 egtorres

egtorres

Novato

• 4 posts

Postado 30 julho 2011 - 02:00

Boa tarde, pessoal! Acabei de pegar meu Sandero 2011 0km na quarta-feira à tarde. Enchi o tanque e couberam impressionantes 55 litros de gasolina, com a primeira trava da bomba (na verdade eu pus R$10,00 - cerca de 4 litros no posto ao lado da css, só pra chegar no meu posto de confiança, que fica a 2,5km da css, onde a bomba travou com pouco mais de 51 litros, ou seja, total de 55 litros). O consultor técnico disse que eles tinha abastecido 5 litros de álcool no carro, mas eu duvido, deve ter sido 1 ou 2 litros que veio da fábrica mesmo, porque o marcador estava com todas as barras apagadas e a luz de falta de combustível acesa. Por isso que eu nem arrisquei rodar os 2,5km até meu posto de confiança.

Enfim, achei impressionante o tanque caber 55 litros na primeira trava da bomba, ainda mais se a informação que o consultor deu for verdadeira (5 litros de álcool já no tanque). Isso significaria 60 litros num carro que tem tanque de 50 litros. Claro que tem uma margem de segurança, pra expansão dos gases e tal, mas 10 litros? Meu Uno que tinha tanque de 45 litros, mesmo com o marcador "no cheiro" nunca pegou mais que 43 litros com o primeiro travamento de bomba, no mesmo posto.

Então, acho que também vim premiado com o problema do marcador de combustível, mas numa escala menor. Rodei 160km (tudo com A/C ligado full time) até apagar a primeira barra do marcador de combustível. A 2 barra apagou com cerca de 200km rodados, e a 3 eu nem reparei, mas deve ter sido com uns 240km. Ou seja, o medidor é totalmente descalibrado. Não sei se confio naquilo ali para reabastecer ou não. O que vocês acham? Eu queria rodar até acender a luz da reserva, para só então encher o tanque e medir o consumo médio. Mas tenho medo do combustível acabar e a porra do medidor ainda estar acusando tipo umas 2 ou 3 barrinhas e eu enguiçar na rua. Vocês acham que tem risco de isso acontecer? Ou depois que ele vai baixando as barrinhas a precisão vai melhorando?

P.S. : Não tô afim de dar reset no painel, pelo menos por enquanto, pois quero ver se o comportamento padrão do medidor é esse mesmo (demorar a começar a baixar e depois baixar num ritmo mais rápido), ou se o reset REALMENTE será necessário.

Obrigado pela oportunidade.
Torres

#18 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.326 posts
Contribuidor

Postado 31 julho 2011 - 09:37

Pois é... nem sei o que dizer...

Eu completaria o tanque e faria a primeira média. Depois é calcular a média pelos 50L do tanque e começar a fazer testes...

- - - - - - -

#19 rebecacarvalho

rebecacarvalho

Novato

• 2 posts

Postado 22 agosto 2011 - 01:00

Pessoal, estou com o mesmo problema com o meu SANDERO 1.0 16válvulas.
Já levei 3 vezes na concessionária e o problema do carro não pegar quando esfria, continua. O atendimento na concessionária é de total descaso com o consumidor.
Já fiz revisão, trocando filtro de gasolina e já troquei a gasolina do reservatório 3 vezes. Coloco gasolina aditivada de vez em quando, para tentar limpar a tubulação.
Ontem a noite, estava saindo do hospital, eu estava sozinha e o num lugar escuro e deserto, o carro demorou 7 min para pegar.
Já reclamei diretamente para Renault e o problema não foi resolvido.
Tenho mais duas amigas com o mesmo problema no renault, mesmo modelo.
Estou de saco cheio de ter que reclamar com a renault sobre um problema deles.
Alguém pode me sugerir algo antes que eu faça uma reclamação jurídica à empresa?

Atc
Rebeca

#20 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.925 posts

Postado 22 agosto 2011 - 01:22

Tente um contato na ouvidoria da Renault ou no SAC. Geralmente isso resolve!

Abraços

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos