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Ponteiro da temperatura - sobe e desce


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14 respostas neste tópico

#1 Gustavo Dagostin

Gustavo Dagostin

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Postado 11 outubro 2007 - 11:01


Já a algum tempo venho notando (e sistematicamente ignorando, até agora) que o ponteiro da temperatura do líquido de arrefecimento tem um comportamento estranho.
Acontece mais quando o motor ainda está aquecendo (nos primeiros 6 km mais ou menos) e, na maioria das vezes, quando acabei de parar num cruzamento ou semáforo.
Sem mais nem menos, repentinamente, ele se move para baixo, voltando em seguida (de 1 a 4 segundos depois) à posição que estava.
Isso acontece algumas poucas vezes até que o motor esteja quente.
Não lembro de ter acontecido depois de andar bastante, ou mesmo quando na estrada em velocidade.
Normal?
Ou será algum problema no sensor que informa o ponteiro do painel?
Ou outra coisa?
Toyota Corolla Xei 1.8 16V VVTi

#2 Domingos 16v

Domingos 16v

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Postado 11 outubro 2007 - 11:25

É normal cara, no meu 1.6 tb faz isso. Enquanto não aquece completamente, a temperatura dá uma variadinha as vezes

#3 Gustavo Dagostin

Gustavo Dagostin

    Entendido

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Postado 11 outubro 2007 - 11:33

Opa!
Mais tranqüilo sabendo que acontece com outro Clio.

Me ocorreu agora que poderia ser característico do sistema de arrefecimento, relativo à circulação do fluido.

Ou seria mais uma imprecisão dos medidores, a exemplo do medidor de combustível?
Toyota Corolla Xei 1.8 16V VVTi

#4 Domingos 16v

Domingos 16v

    Flooder


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Postado 11 outubro 2007 - 11:46

Acho que nao é imprecisão não

Deve ser o seguinte: vc começa a andar e o motor vai aquecendo. Quando para num sinal com o motor ainda não aquecido completamente, ele perde um pouco da temperatura que ganhou pq ainda não tem calor suficiente acumulado por ele pra manter a temperatura

#5 RCC

RCC

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Postado 12 outubro 2007 - 05:48

não é a ventoinha ligando não?
no corsa mpfi do pai da minha namorada acontece igual... o ponteiro vai pra 95, liga a ventoinha e cai pra 90.

#6 Domingos 16v

Domingos 16v

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Postado 12 outubro 2007 - 06:34

não é a ventoinha ligando não?
no corsa mpfi do pai da minha namorada acontece igual... o ponteiro vai pra 95, liga a ventoinha e cai pra 90.


Não, isso do Clio é antes dele aquecer completamente, antes de chegar no meio do ponteiro

#7 denner

denner

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Postado 13 outubro 2007 - 09:18

Isso deve acontecer pela mistura da agua quente que está interna no motor com a agua gelada do radiador, assim que fiquem em temperaturas mais parecidas o ponteiro nao se movimenta tanto.
Clio 1.6 16v - Air - 06/07
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#8 felipemala

felipemala

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Postado 14 outubro 2007 - 03:20

Pode ser o ar-condicionado... quando vc liga ele automaticamente a ventoinha liga!
...e a temperatura diminui!

#9 edgar_rs

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Postado 15 outubro 2007 - 07:35

Isso tá com cara de "osmar"...

Tipo, vc liga o motor e vai rodando. A temperatura sobe até chegar ao meio, a termostática abre e o ponteiro desce até 1/4 da marcação para depois ir subindo de novo... até estabilizar "pelo" meio.

Do jeito que vc fala Dagostin, tá com cara de osmar contato.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
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#10 Gustavo Dagostin

Gustavo Dagostin

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Postado 15 outubro 2007 - 09:01

Isso tá com cara de "osmar"...

Tipo, vc liga o motor e vai rodando. A temperatura sobe até chegar ao meio, a termostática abre e o ponteiro desce até 1/4 da marcação para depois ir subindo de novo... até estabilizar "pelo" meio.

Do jeito que vc fala Dagostin, tá com cara de osmar contato.


Será "osmar" onde?

Edgar, não sobe até o meio. Sobe um pouco, depois baixa um pouco, voltando a subir.

Notei que ficou mais acentuado depois da troca do fluido de arrefecimento. Foi daí que resolvi perguntar no fórum. Pode haver alguma relação?

Depois de aquecer completamente pára de oscilar completamente. Lembro que não fica fazendo toda hora, só de vez em quando, no "início da jornada".

Outra coisa que notei depois da troca do líquido é que demora mais a aquecer. Isso até já sei o que pode ser.
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#11 edgar_rs

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Postado 15 outubro 2007 - 10:03

Será "osmar" onde?

Edgar, não sobe até o meio. Sobe um pouco, depois baixa um pouco, voltando a subir.

Notei que ficou mais acentuado depois da troca do fluido de arrefecimento. Foi daí que resolvi perguntar no fórum. Pode haver alguma relação?

Depois de aquecer completamente pára de oscilar completamente. Lembro que não fica fazendo toda hora, só de vez em quando, no "início da jornada".

Outra coisa que notei depois da troca do líquido é que demora mais a aquecer. Isso até já sei o que pode ser.

To tirando por base o meu carro. Vc liga e sai rodando com ele... quando o ponteiro chega exatamente na metade, entra água fria para resfriar e o ponteiro baixa.

Mas... lembrei agora da Scenic do meu pai que faz a mesma coisa que o seu carro...

Pensando bem, deve estar normal. No do Domingos isto também acontece...
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#12 Domingos 16v

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Postado 15 outubro 2007 - 09:16

Quando o meu chega no meio, fica travado por lá. Só acontece isso na fase do aquecimento mesmo, é normal

#13 samagusa

samagusa

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Postado 16 outubro 2007 - 09:43

Isso é coisa só de 1.6?

Pq o meu é o 1.0 16v e nunca chegou no meio... nem qdo sentei a borracha... sempre fica bem abaixo do meio.

Só pra constar, o meio = 90º, né?
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#14 Domingos 16v

Domingos 16v

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Postado 16 outubro 2007 - 08:30

samasuga, já ouvi que o 1.0 não chega no meio mesmo, mas aí é só considerar a posição do ponteiro que estabiliza cmo a posição "aquecida completamente" do motor

E varia de carro pra carro, o Clio 1.6 16v no meio se não me engano tá lá pelos 100º (ele opera com temperatura mais alta que o normal mesmo)

#15 Gustavo Dagostin

Gustavo Dagostin

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Postado 22 outubro 2007 - 11:16

O meu Clio e os outros aqui de kza sempre foi e eh 1.0... e sempre ficou acima do meio o ponteiro da temperatura!! e nunca deu nenhum problema de aquecimento!!!

Acho que eh normal nao???


Não deve trazer problema, não.
Mas, se quiseres, experimenta trocar o fluido de arrefecimento.
Notei uma diferença quando fiz isto; o motor fica uma minúscula linha abaixo "da marca normal". Não passa disso mesmo acelerando bem na estrada (o que antes da troca fazia).
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