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Vazamento de Oleo - Scenic


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18 respostas neste tópico

#1 edupucci

edupucci

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Postado 29 agosto 2011 - 06:55


Novamente como fecharam vou abrir novamente nao sei pq fazem isso, poxa, falei q ia postar as fotos.

Ja dei uma pesquisada e nao achei nada parecido... ate encontrei algumas coisa mas nada q pode me ajudar.

Tenho uma scenic 2001 1.6 16v
a um mes troquei de oleo coloquei 10w40 andei 2 mil kilometros, quando troquei o oleo coloquei 4 litros ficou no meio na vareta entre os dois pontos.
hoje fui medir o oleo e tem esta so a pontinha da fareta com oleo.
Levantei o carro e reparei q tem umas gotinhas de oleo, mas no chao em casa nao tem nada de oleo em nenhum lugar e nem aonde estaciono no serviço.
Vou tirar uma foto e postar.
ALguem pode me ajudar????
PAra mim esta baixando muito o oleo

OBS. tenho q trocar o catalizador, esta sem o miolo e com uma rachadura na solda. "nao sei se isso pode ajudar"

Ai vai as fotos

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#2 edu prudentino

edu prudentino

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Postado 29 agosto 2011 - 07:48

Fala , edupucci :P !
Parece que vaza em 3 pontos diferentes :
foto 1 - retentor que fica atras das polias do virabrequim
foto 2 - junta do carter
foto 3 - ( a parte mais complicada ) pode ser aquele par de selos pretos do cabeçote , ou retentor do virabrequim que fica atras do volante de embreagem .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

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#3 edupucci

edupucci

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Postado 29 agosto 2011 - 07:53

Quanto se acha q gasto por cada "foto?" hahhaha
Vou levar em algum mecanico, aqui aonde moro é dificil arrumar algum bom, so tem os porcarias e que cobran caro.
Moro em Guarulhos - Perto da Timoteo penteado, se alguem souver de um bom e barato para recomendar eu vou ate la.
Ai posto o q vao fazer.
Por favor nao Tranque o post.

#4 edu prudentino

edu prudentino

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Postado 29 agosto 2011 - 08:11

Quanto se acha q gasto por cada "foto?" hahhaha
Vou levar em algum mecanico, aqui aonde moro é dificil arrumar algum bom, so tem os porcarias e que cobran caro.
Moro em Guarulhos - Perto da Timoteo penteado, se alguem souver de um bom e barato para recomendar eu vou ate la.
Ai posto o q vao fazer.
Por favor nao Tranque o post.

Bom , tanto pode ser somente uma das alternativas , duas ; ou as tres . Fica mais facil descobrir se retirar aquele protetor de carter .
As peças nao custam caro , o mais salgado vai ser a mao de obra .
Se for a foto 1 , para trocar o retentor precisa desmontar e recolocar o kit de correia dentada , mais a poly v .
Na foto 2 mais tranquilo .
Agora , se for realmente o que eu suspeito pela foto 3 , a M.O. fica bem salgada porque para trocar o retentor precisa retirar o cambio e a embreagem . Mas se forem os selos dos comandos no cabeçote ... mixaria .
Quando resolver este problema , nao esqueça de contar como foi . Boa sorte .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
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#5 edupucci

edupucci

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Postado 30 agosto 2011 - 07:11

Quando eu troquei a embreagem o cara falou que trocou o retentor do volante.
Vou fazer assim, final de semana agora vou dar uma "lavada" no motor, aonde tem o oleo vou tirar e deixar limpinho, andar uma semana e vamos ver daonde esta vazando.
pq ai levo para o mecanico fazer apenas o q precisa.

Abraço

#6 edupucci

edupucci

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Postado 30 agosto 2011 - 11:43

Seguinte levei em dois lugares ate uns lugares q vi aqui no forum
foto 1 - retentor que fica atras das polias do virabrequim (R$ 50 reais de peça)
foto 2 - junta do carter (Falaram nos dois lugares q o carter nao tem junta é apenas cola) to desconfiado

um dos lugares mao de obra R$ 300 e outro 600
Me falaram que o fazamento maior seria o da polia...

O vcs acham? :?:

#7 Fellype

Fellype

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Postado 30 agosto 2011 - 11:56

Carter tem junta sim. Nada de cola!

Pelas fotos realmente não consegui identificar de onde vem exatamente o vazamento. Só olhando de perto. Recomendo que peça uma terceira opinião de mecânicos que foram indicados aqui no fórum, na área de oficinas e serviços.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#8 edu prudentino

edu prudentino

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Postado 30 agosto 2011 - 09:19

Seguinte levei em dois lugares ate uns lugares q vi aqui no forum
foto 1 - retentor que fica atras das polias do virabrequim (R$ 50 reais de peça)
foto 2 - junta do carter (Falaram nos dois lugares q o carter nao tem junta é apenas cola) to desconfiado

um dos lugares mao de obra R$ 300 e outro 600
Me falaram que o fazamento maior seria o da polia...

O vcs acham? :?:

No carter usa junta sim . Inclusive na http://www.lojarenotech.com.br tem por R$ 45,28 ;) .
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#9 edupucci

edupucci

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Postado 31 agosto 2011 - 11:29

Tentei achar algum lugar aqui no forum, mas nao achei nenhum lugar em guarulhos, e os q tem no forum estao tudo com o telefone errado.
Se alguem tiver um mecanico bom em guarulhos vou ate la.

#10 idemarbsb

idemarbsb

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Postado 26 maro 2013 - 02:14

Bom pessoal, eu estou com um vazamento no meu scenic 2.0 16v 01/02 difícil de ser resolvido. Em janeiro desse ano, levei o carro em uma oficina especializada em renault para trocar as correias, polias, bomba d`água e polia do virabrequim. Aproveitei para tirar um vamento de oléo no motor... como eu nao sabia onde era o vazamento, troquei os retentores do comando, a junta do cárter e um retentor localizado no lado direito do motor. Um mês após o serviço, o vazamento começo a aparecer novamente, como o motor estava limpo deu pra perceber que o vazamento começava no lado esquerda do motor (lado das correias), na parte de cima. Postei as fotos abaixo.

Ajuda aí pessoal, já gastei uns dois conto pra fazer esse serviço...
O mecânico disse que esse carro pode apresentar um defeito no cabeçote que ocasiona esse vazamento no retentor do comando.

É verdade? Tenho q trocar o cabeçote?
O que pode ter acontecido e onde deve ser esse vazamento? No retentor do comando?
Ajuda aí pessoal, conto com vcs!

DSC03975.JPG DSC03976.JPG

DSC03982.JPG DSC03984.JPG

DSC03987.JPG DSC03988.JPG

DSC03989.JPG DSC03983.JPG

#11 Fellype

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Postado 26 maro 2013 - 02:20

O vazamento ta com cara de ser no retentor do comando de válvula, que fica atrás das polias.

Certifique-se de que o seu mecânico trocou os retentores na manutenção.

E vai precisar desmontar tudo de novo pra poder achar o vazamento, não se esqueça de comprar uma correia dentada nova, depois de esticada e desmontada, ela precisa ser trocada. Ele que pague a MO e peça, caso tenha sido culpa dele.

Abs
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#12 Jhonata Pessetti

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Postado 26 maro 2013 - 06:36

senhores caso tenham que trocar o retentor do virabrequim atraz do volante da embreagem, USEM SOMENTE RETENTOR ORIGINAL RENAULT! experiecia propria, tive que trocar 2 vezes...

#13 Fellype

Fellype

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Postado 26 maro 2013 - 07:35

Qualquer retentor de motor precisa ser original, menos o selo do comando, que pode ser paralelo.
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#14 idemarbsb

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Postado 26 maro 2013 - 08:38

Obrigado pelas dicas. Outra coisa, fui lá novamente, ele disse que há casos em que se troca varias vezes o retentor do comando de válvula nesse tipo de motor e o vazamento sempro volta devido um problema no cabeçote, e se for isso só comprando outro cabeçote q custa 6 mil na autorizada. Muito caro. Procede?? Alguém sabe me informar isso?

#15 edu prudentino

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Postado 27 maro 2013 - 06:51

É melhor abrir outra vez , porque óleo é um veneno para a correia .
Precisa fazer uma averiguação cautelosa . Pode ser por erro de instalação dos retentores ( já que é bem complicado trocá-los , pode ter amassado o retentor novo , ou "machucado" o comando na hora de sacar os velhos , comprometendo a vedação) , ou defeito do próprio retentor (talvez sejam de marca ruim , os bons são SABÓ , TARANTO e o ORIGINAL) .
Como seu mecânico disse , realmente pode acontecer de o retentor encaixar com folga lá no cabeçote , mas isto é raríssimo de acontecer .
De qualquer forma , só abrindo mesmo , para ver por onde vaza .
Boa sorte .
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#16 idemarbsb

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Postado 30 maro 2013 - 03:50

Obrigado pessoal! Vou levar novamente na oficina pra fazer uma averiguação mais cautelosa como o Edu orientou. Como vou viajar a serviço, daqui q uns 50 dias posto o resultado.
Um Abraço!

#17 edgar_rs

edgar_rs

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Postado 01 abril 2013 - 07:55

senhores caso tenham que trocar o retentor do virabrequim atraz do volante da embreagem, USEM SOMENTE RETENTOR ORIGINAL RENAULT! experiecia propria, tive que trocar 2 vezes...

X2.

Estou com mesmo problema no meu carro... e vou botar original quando trocar a correia do comando.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
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Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#18 Marcola34

Marcola34

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Postado 07 agosto 2013 - 11:59

Amigo aproveita e troque o anti-chama.



#19 idemarbsb

idemarbsb

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Postado 23 agosto 2013 - 08:50

Ainda não fiz o serviço, faltou dindin... vou esperar mais um pouco.





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