Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Óleo vazando pela junta do bloco

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
19 respostas neste tópico

#1 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: GO

Postado 19 setembro 2011 - 03:28

Estou em uma oficina e me falaram que meu motor esta vazando óleo na junta do bloco (ou cabeçote)...
Meu carro é 100% original, nunca foi aberto... Isso realmente pode acontecer?
Alguém já viu isso antes?
O que pode ocasionar isso?
Me disseram que vão ter que desmontar o motor, levar para retifica, trocar anéis... mas não desmontaram nem nada... Isso só no olhometro... Será que será isso mesmo?

Eu observei que vaza óleo logo abaixo do coletor de admissão (fotos abaixo) e logo abaixo do coletor de escape (fotos abaixo)... Parece realmente ser na junta bloco ou cabeçote. Eu não reparei o óleo estar abaixando muito o nível não, se abaixou foi muito pouco e não consegui notar.

Alguma experiência para compartilhar?

Meu carro não fuma...
Velas limpas...
E até onde vi o óleo não abaixa o nível... Se abaixa é muito pouco e não consegui ver!!
O motor não falha...

Deixei umas fotos abaixo para ver se ajudam...

- Frente (Coletor de Admissão)
Imagem Postada

Imagem Postada

- Caixa de ar (Coletor de admissão)
Imagem Postada

- Caixa de ar (Coletor de admissão)
Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

- Traseira (Coletor de Escape)
Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Alguém por favor me ajude... Eu estou aprendendo agora e tenho medo de mecânico pois os bixo parece que só querem $$$ e não dão a mínima pro carro...
E para falar a verdade fui em três oficinas e me disseram que nunca tinham visto algo assim...

Desde já muito obrigado!!! Abração a todos!!

Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Ex: Renault Symbol 1.6 8V Expression

Nissan March 1.6S - Prata

#2 denner

denner

RCB Premium

• 1.225 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Estado: SC

Postado 19 setembro 2011 - 05:35

Parece estar dentro no normal.

Quanto km tem o carro?

Está sendo usado oleo correto?

Chega a pingar no chao?
Clio 1.6 16v - Air - 06/07
- Enkei EV5 17" 205/45 Hankook V12 - CHIP - Comandos Carlini 260 - Freios Disco 4 Rodas Scenic - InFlow - Escape original
- Lanternas LED - Farol Projetor + Angel eyes- Xenon 3000k H11 e 6000k H1 = Legalizado
- Suspencao Eibach 550mm - Legalizado
Informações - Videos

Imagem Postada

#3 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 19 setembro 2011 - 05:47

Parece estar dentro no normal.

Quanto km tem o carro?

Está sendo usado oleo correto?

Chega a pingar no chao?

Normal ?! :shock:

É normal minar óleo assim?!

Bom, meu carro tem 61.076 Km rodados e só uso óleo 10W40 sintético ou semi... (depende do mês $$$)
E até hj não vi nenhuma gotinha de óleo... Não pinga nada no chão !!

#4 denner

denner

RCB Premium

• 1.225 posts

Postado 19 setembro 2011 - 06:34

vou melhorar entao.

Parece estar dentro do aceitavel.
Um pouco acaba saindo, mas como vc disse que nao pinga, nao baixa vatera.... Soh se vc for muito perfecionista o querer o motor 100% limpo. Vou te dar um ex: o Kit de retentores do K4M, sai por R$ 475,00 fora mao de obra. E como será aberto terá que trocar o oleo + agua do radiadoor. Isso sai +/- 230,00. Tudo original e é melhor colocar original para nao vazar novamente.

Todos os carros que tive, saia um pouco de oleo como o seu.

Eu nao sei como esta ao vivo, mas no flash da foto realca muito.

Minha opiniao... Eu nao sejo necessidade.

Deixa o pessoal mais entendo de mecanica dar sua opiniao.
- Enkei EV5 17" 205/45 Hankook V12 - CHIP - Comandos Carlini 260 - Freios Disco 4 Rodas Scenic - InFlow - Escape original
- Lanternas LED - Farol Projetor + Angel eyes- Xenon 3000k H11 e 6000k H1 = Legalizado
Informações - Videos

Imagem Postada

#5 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 19 setembro 2011 - 09:02

vou melhorar entao.

Parece estar dentro do aceitavel.
Um pouco acaba saindo, mas como vc disse que nao pinga, nao baixa vatera.... Soh se vc for muito perfecionista o querer o motor 100% limpo. Vou te dar um ex: o Kit de retentores do K4M, sai por R$ 475,00 fora mao de obra. E como será aberto terá que trocar o oleo + agua do radiadoor. Isso sai +/- 230,00. Tudo original e é melhor colocar original para nao vazar novamente.

Todos os carros que tive, saia um pouco de oleo como o seu.

Eu nao sei como esta ao vivo, mas no flash da foto realca muito.

Minha opiniao... Eu nao sejo necessidade.

Deixa o pessoal mais entendo de mecanica dar sua opiniao.

Varias pessoaa falaram o mesmo que você...
Na verdade eu nunca tinha visto isso, meu carros nunca tiveram isso por isso assustei. Hehehehehe

Mas pelo visto é só bobeira, meu medo maior é entrar agua ou vazar compressao, mas axo que estou neurotico isso sim.

O carro esta normal, consumo normal, potencia e torque de sempre... Vou deixar como esta.

Mas sera que quanto tempo dura assim?

Você sabe qual a causa?

Tem algo que possa fazer para amenizar? Sem desmontar ou ter que fazer muita parafernalha. Tipo alguma cola, vedacao...

Muito obrigado, abracao.

#6 edu prudentino

edu prudentino

Entendido

• 628 posts
  • Estado: SP

Postado 19 setembro 2011 - 09:34

Ola , hawk_braz :P ! Se o oleo vaza pela junta do cabeçote , basta aplainar o cabeçote e trocar a junta . Nao precisa desmontar o motor inteiro , como diz o seu mecanico ;) . Acho seu caso meio estranho por causa do coletor de admissao sujo de oleo per dentro . O filtro de ar esta melado de oleo do motor ?
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#7 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 19 setembro 2011 - 09:53

Ola , hawk_braz :P ! Se o oleo vaza pela junta do cabeçote , basta aplainar o cabeçote e trocar a junta . Nao precisa desmontar o motor inteiro , como diz o seu mecanico ;) . Boa sorte .

Mas pelo que falaram é melhor deixar como esta nao?!

De qualquer maneira vai ter que desmontar cabecote, aplainar, trocar junta... Pelo que entendi pela minima quantidade que esta vazando nao vale o stress.

O maximo que pode acontecer é aumentar o vazamento, dai ja compensa. Estou certo?

Parq falar a verdade eu nao vi o vazamento. Eu liguei o motor e fiquei encarando ele uns 15 minutos e não vi nada. So sei que esta vazando porque semana retrasada limpei a parte da junta do cabecote e coletor e hj estava sujo novo. Cheguei a conclusao de que o cabecote estava vazando pq na parte da frente e traseira dele estavam melados de oleo bem na junta, mas ver o vazamento eu não vi.

Melhor deixar como esta nao?! Ou vc acredita ser muito arriscado?

Muito obrigado, abracao.

#8 edu prudentino

edu prudentino

Entendido

• 628 posts
  • Estado: SP

Postado 19 setembro 2011 - 10:28

Pode ser tambem o respiro do motor entupido , fazendo o oleo melar o coletor de admissao ( como na foto ) e em alguns casos, o filtro de ar . O seu filtro de ar esta sujo de oleo ?
Tem um topico especifico com relatos de problema parecido com o seu ;) .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#9 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 20 setembro 2011 - 08:05

Pode ser tambem o respiro do motor entupido , fazendo o oleo melar o coletor de admissao ( como na foto ) e em alguns casos, o filtro de ar . O seu filtro de ar esta sujo de oleo ?
Tem um topico especifico com relatos de problema parecido com o seu ;) .

Bom, tem um pouquinho de oleo nele. Nao é uma quantidade grande, mas tem.
Sabe qual topico?

#10 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 20 setembro 2011 - 08:26

Reparei outra coisa que possa ser importante, o nivel de agua esta baixando um pouco. Na verdade bem pouco, mais ou menos meio copo de agua a cada mais ou menos um mes. Esse mes foi uns 3/4 de um copo, porem em onde moro ta um calor do cao!
Normal isso?

#11 denner

denner

RCB Premium

• 1.225 posts

Postado 21 setembro 2011 - 07:23

O tb está baixando esse tanto! Por está vazando para dentro do carro. Percebo isso pq debaixo do tapete do motorista está molhado com o fluido.
Informações - Videos

Imagem Postada

#12 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 21 setembro 2011 - 08:46

O tb está baixando esse tanto! Por está vazando para dentro do carro. Percebo isso pq debaixo do tapete do motorista está molhado com o fluido.

Hmmmm... Que bomba hein?!

Mas no seu caso deve ser alguma mangueira do aquecedor que esteja furada. Isso é chato, mas nao oferece riscos ao carro, pelo menos eu axo...

Agora, o que seria um consumo normal de água de arrefecimento? 1/4 de copo daqua por mês? 1/8...?

O mau do seu carro é que o vazamento esta em lugar nojento de resolver neh?!

Valew!!!!

#13 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.326 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 21 setembro 2011 - 11:26

Cara, já vi um caso de carro vazando óleo pela junta do cabeçote... e era um Clio.

Eu começaria pelo mais barato, ou seja, nem desmontaria cabeçote. TRoque todas as juntas do coletor de admissão, tampa de válvulas etc... se puder trocar os retentores, melor.

Os parafusos que prendem o coletor de admissão, é colocar cola trava-roscas para ela vedar onde o mesmo prende no cabeçote.

Os parafusos da tampa de válvulas, tem que cuidar, pois tem uns 4, na parte traseira, que necessitam de cola de silicone de alta temperatura para vedar vazamentos.

Respiro entupido também pode fazer este vazamento acontece, limpe-o... é junto com a tampa de válvulas.

O vazamento da água deve ser pela bomba da água.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#14 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 21 setembro 2011 - 12:45

Cara, já vi um caso de carro vazando óleo pela junta do cabeçote... e era um Clio.

Eu começaria pelo mais barato, ou seja, nem desmontaria cabeçote. TRoque todas as juntas do coletor de admissão, tampa de válvulas etc... se puder trocar os retentores, melor.

Os parafusos que prendem o coletor de admissão, é colocar cola trava-roscas para ela vedar onde o mesmo prende no cabeçote.

Os parafusos da tampa de válvulas, tem que cuidar, pois tem uns 4, na parte traseira, que necessitam de cola de silicone de alta temperatura para vedar vazamentos.

Respiro entupido também pode fazer este vazamento acontece, limpe-o... é junto com a tampa de válvulas.

O vazamento da água deve ser pela bomba da água.

Vazamento de agua resolvido. Era uma mangueira frouxa.

Já este vazamento de óleo eu troquei as juntas do coletor adimissão e abri a tampa das válvulas. O mecanico
me disse que meu motor praticamente nao tem borra e que o respiro e etc. estão ok.

O que várias pessoas me falaram é que isso é meio que comum de acontecer e que não vale a pena me preocupar nem mecher com isso agora. Para ter uma ideia, limpei meu motor na segunda e até agora nenhuma sujeirinha. Aparentemente isso só acontece quando stresso um pouco mais o motor (tipo uma estrada). De segunda até agora rodei 42Km.

Qual sua opinião?

#15 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.326 posts
Contribuidor

Postado 22 setembro 2011 - 11:25

A mesma do pessoal... deixe quieto.

Mantenha o óleo pela metade da vareta (para não causar excesso de pressão interna no motor, consequentemente diminuir chance de vazamento de óleo por retentores e juntas) e use o carro normalmente, como sempre foi usado.

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#16 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 22 setembro 2011 - 12:43

A mesma do pessoal... deixe quieto.

Mantenha o óleo pela metade da vareta (para não causar excesso de pressão interna no motor, consequentemente diminuir chance de vazamento de óleo por retentores e juntas) e use o carro normalmente, como sempre foi usado.

Pois é... Vou deixar queto. Já estamos na quinta e até hoje não apareceu nada, deve ser um vazamento ridiculamente pequeno e ta virando aquele meleiro quando eu pego uma estrada ou coisa assim e o vento espalha...

Última dúvida: não tem muito a ver com o tópico não mas vamos lá... Pesquisei muito e só queria ter certeza...

Como havia falado em outro tópico, meu carro esta falhando de vez em quando quando estou acelerando com o giro baixo no motor. Tipo quando passo em um quebra molas e retomo em terceira marcha. Outra coisa que reparei é que o carro ta bebendo que nem doido... Costumava fazer 340 KM com um tanque de alcool sem a/c e uns 310 com a/c, atualmente esta fazendo 220 KM sem a/c e 180 com a/c.

As falhas são bem eventuais mesmo, tipo 2 vezes ou até menos em um dia, só ocorrem de vez em quando se eu acelero o motor em baixa rotação (com ou sem a/c) ou quando estou parado muito tempo com o ar ligado, por exemplo em um congestionamento por 20 minutos ele dá uma engasgada (carro da um tranco fraco) mas não morre e o giro se mantém estável, isso também é raro de acontecer e só ocorre se eu ficar mais de 10 minutos parado (não é sempre quando estou parado, tem vezes que fico 30 min e nao da nada e não tem momento certo, pode ser dia quente, frio, subida, descida,...).

Vou trocar as velas essa semana ainda, não achei para comprar com um preço legal. Na verdade achei por R$ 64,00 a NGK original, só que esta em falta na loja e chega até o final do mes. O preço esta bom neh ?!

Eu limpei os charutos do cabo de vela com desoxitante, seguei e joguei limpa contatos no conectores da vela e no charuto. Não vi nenhuma fuga (manchas brancas) depois disso. Já devem ter umas 3 semanas que fiz o procedimento.

As velas tem 61K Km rodados já, mas aparentemente estão boas, mas como dizem, as aparencias enganam... Observei e elas estão sequinas (nada de óleo nelas) e nenhuma mancha branca nelas também. Estas velas são originais da fábrica.

Em resumo, será que trocando as velas resolvem estes meus problemas?

#17 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.326 posts
Contribuidor

Postado 23 setembro 2011 - 11:33

Vela original com 61mil km... cruz credo, já devia ter trocado.

Se não resolver, a bobina pode estar para queimar, devido às velas terem passado do tempo de troca. Aí só trocando velas/bobina.

Comece pelo mais barato, pelas velas. Se não resolver, a bobina tá indo para o saco do papai noel.

Dá uma consultada no preço da Renault, estas velas costumam ter bom preço lá ;)

- - - - - - -

#18 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 23 setembro 2011 - 04:17

Se não resolver, a bobina pode estar para queimar, devido às velas terem passado do tempo de troca. Aí só trocando velas/bobina.

Comece pelo mais barato, pelas velas. Se não resolver, a bobina tá indo para o saco do papai noel.

Valeww :D

Troquei as velas na Renault mesmo... Paguei R$ 100,00 da vela com a mão de obra para a troca !!

O carro melhorou muiiitoooo e até agora não senti mais nenhum problema, o consumo leva tempo para ter certeza, mas so de não estar falhando mais é um excelente sinal!!!

Axo que não foi muito inteligente enrolar para trocar estas velas... Mas qual a vida útil esperada para as mesmas??

Galera, muito obrigado por tudo !!!

Um grande abraço a todos!!

#19 denner

denner

RCB Premium

• 1.225 posts

Postado 23 setembro 2011 - 06:39

Troquei as velas na Renault mesmo... Paguei R$ 100,00 da vela com a mão de obra para a troca !!

O carro melhorou muiiitoooo e até agora não senti mais nenhum problema, o consumo leva tempo para ter certeza, mas so de não estar falhando mais é um excelente sinal!!!

Axo que não foi muito inteligente enrolar para trocar estas velas... Mas qual a vida útil esperada para as mesmas??

Recomendado de 40K em 40k
Informações - Videos

Imagem Postada

#20 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• Topic Starter

• 342 posts

Postado 24 setembro 2011 - 01:24

Recomendado de 40K em 40k

vivendo, aprendendo e apanhando... Hehehehehe

Muito obrigado!!!

Um abração a todos!

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos