Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Clio Ar condicionado

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
64 respostas neste tópico

#41 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: GO

Postado 08 setembro 2011 - 12:25

realmente essa da velocidade do vento não tem nada a ver com a mais absoluta certeza.
o clio não tem nem aquele termostato na evaporadora, pois o compressor é "variável".

Pra melhorar o rendimento, acredito que colocando manta asfáltica em cima da "caixa de ar" já melhora.

Axo bem ridículo o lugar que resolveram colocar a evaporadora do clio, preferia muito mais um ar gela saco, tipo do landau, com a evaporadora dentro do carro. kkkkkkk
Imagina, o sólzão torrando naquela "churrasqueira", e a caixa do ar com evaporadora, eletroventilador e tudo logo abaixo da tal churrasqueira, com certeza perde-se alguns graus por isso.

Aproveitando o embalo, qual a temperatura que sai o vento do clio de vcs?
medi o do meu pela manhã, primeira partida, na sombra e deu 6,9 ºC na velocidade 1 no difusor central, tô achando meio alta e acho que podia gelar mais.

No transito é a média de 11,6 à 12,5 ºC na velocidade 2
Acho que tinha q gelar mais!

#42 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 10 setembro 2011 - 09:52

na verdade me equivoquei.

Manta asfáltica não vai ser bom, o ideal seria algum isolante térmico que não acumulasse água e fosse anti-chamas.
Ainda estou pesquisando algo que se enquadre nisso, pois há espaço mais que suficiente pra isolar tudo lá.

Vou acabar fazendo um teste com isopor, que tem todas essas características, só nao é tão maleável, mas aqueles isopores de forro residencial não pega fogo fácil de jeito nenhum.

#43 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 17 setembro 2011 - 09:05

Hoje pra minha felicidade (ou melhor, infelicidade) tive a oportunidade de testar o ar condicionado do clio sedan do meu tio, apesar de ser 1.6 16v, compartilha praticamente o mesmo sistema de ar condicionado.
Eu tava até feliz com a temperatura que saia do difusor do meu, que variava de 11,6 à 14,5 ºC. Enquanto ia ate a casa do meu tio pela rodovia, estava mais ou menos em 13,5ºC no difusor e temperatura externa de 28,5.

Chegando lá o clio dele tava quente, havia acabado de chegar na casa e tinha pegado algumas horas do sol da tarde.
Liguei o carro e o AC, ventilação externa no 4 deixei a porta aberta pra sair o bafo e fui buscar o termômetro. Após 2 minutos fechei a porta e liguei a recirculação na velocidade 3. Após 5 minutos a temperatura estava em 5 ºC, acelerei o carro em 1500rpm e após alguns segundos beirava os 3ºC no difusor, deixei na marcha lenta mais uns 2 minutos e atingiu 2ºC fácil.

Tenho certeza que se o carro estivesse totalmente frio chegaria nuns 0,5ºC na saída do difusor.
Quando eu saí do carro, parecia que eu estava entrando num forno.. hehehe Foi triste usar meu arzim vento fresco depois de sair da geladeira do clio dele.. kkkk

Essa semana lá vai eu denovo gastar mais dinheiro nesse carro... kkkk Em março já deixei 180 conto numa oficina de ar, voltou melhor, mas não tinha como eu comparar, pois não tinha termõmetro e nem outro clio pra comparar.

#44 sufah

sufah

Flooder

• 1.102 posts
  • Estado: CE

Postado 17 setembro 2011 - 09:48

Será mesmo que o AC do 1.6 não é mais potente?

Garagem: http://forum.renault...-up-finalmente/

VTR loading...

#45 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 17 setembro 2011 - 10:25

não, é a mesma coisa. O compressor muda uma "estria" a mais na polia e só. Evaporador o mesmo, caixa de ar a mesma...

Quero levar esssa semana lá na oficina que ele levou o dele.

Necessito deixar o ar saindo pelo menos uns 3ºC pra eu voltar feliz pra casa. ahuahua

#46 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 18 setembro 2011 - 10:39

Terça feira vou acabar levando lá, pra fazer um orçamento sem compromisso.
Pq to com medo de mandar mecher e ficar pior doq tá.

O ideal seria trocar o filtro secador tb, mas essa coisa custa uns 180 reais.
Pq parece que no carro do meu tio o cara fez um vácuo bem forte no sistema e colocou a quantia certa de gás. Cobrou 70 reais e ficou gelando pra caramba.

Se apenas isso resolver meu problema, com o acordo de que se num melhorar, eu num pago, mando fazer.

#47 guatura

guatura

Entendido

• 140 posts
  • Estado: MG

Postado 12 outubro 2011 - 03:01

Eu ja arrisquei instalar em um Siena Fire Flex que tive....
ficou de 1a, fortissimo, e nunca deu nenhum probleminha

#48 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.242 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS

Postado 12 outubro 2011 - 04:54

O ar do meu clio tbm nao era dessas coisas, demorava um tempinho pra gelar legal, o do megane parece ser um pouco melhor, mas pelo q vi o compressor nao eh o mesmo.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#49 Mittho

Mittho

Stag

• 4.776 posts
  • Estado: PR

Postado 12 outubro 2011 - 05:02

tem que fazer aquele mod que deixa o ar mais gelado.
tem o tutorial aqui no fórum... só pesquisar.

lembro que o título é "otimizando o ar condicionado"

#50 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts
  • Estado: SP

Postado 18 novembro 2011 - 11:59

na verdade me equivoquei.

Manta asfáltica não vai ser bom, o ideal seria algum isolante térmico que não acumulasse água e fosse anti-chamas.
Ainda estou pesquisando algo que se enquadre nisso, pois há espaço mais que suficiente pra isolar tudo lá.

Vou acabar fazendo um teste com isopor, que tem todas essas características, só nao é tão maleável, mas aqueles isopores de forro residencial não pega fogo fácil de jeito nenhum.

Ai uma dica seria usar "Fibra ceramica" ...

Ela vem em manta ... ai depois de colocado e bem preso ... tem uma resina que se passa por cima dela ... para endurecer, dar acabamento e nao soltar.

Abraço

#51 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts

Postado 18 novembro 2011 - 12:00

Aproveitando ...

O calor ta começando a pegar ...

Estive olhando uns kits que o pessoal vende por aqui ... e anda meio caro ... e as peças sao genericas ...

Ai me surgiu a ideia de procurar em algum ferro velho ... as peças ... dar um trato nelas para deixar tudo OK e instala no meu ...

Seria quase que um original rs ...

Por exemplo esse
http://produto.merca...ara-clio-10-_JM

Trocar por um que ja tenha o acessorio ... pelo menos aqui na minha cidade nao rola ...

tao pagando 14 15 no meu ...

Um sedan completinho ... vai sair por a partir de 21 ..

.

Abraço

#52 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts
  • Veículo: Outro

Postado 18 novembro 2011 - 06:47

Meu A/C é fora de fabrica e nao tenho nada a reclamar.
Comprei as peças no ferro velho e levei em uma oficina para montar. Gastei R$ 2.140,00 no total...
Ta ligado na central e tudo mais...
Gela beleza, nao da problema...
Meu avo tem um Clio igual ao meu só que com ar de fabrica e o meu ta igual...

Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Ex: Renault Symbol 1.6 8V Expression

Nissan March 1.6S - Prata

#53 guatura

guatura

Entendido

• 140 posts
  • Estado: MG

Postado 18 novembro 2011 - 07:40

tem que fazer aquele mod que deixa o ar mais gelado.
tem o tutorial aqui no fórum... só pesquisar.

lembro que o título é "otimizando o ar condicionado"

obrigado pela dica, vou procurar esse topico
acho o ar do clio suficiente, mas a posicao dos ventiladores eh pessima, baixa... ja mostra a idade do projeto
ainda assim, o palio tem o ventilador mais baixo ainda e gela muito mais (se nao me engano o compressor dele é da denso)..
mas o que mais me incomoda é o posicionamento da turbina de ventilacao do clio, é lá pra fora, no compartimento do motor, entao nao ventila de forma tao eficiente (do palio é dentro do painel, qse no ventilador)

O ar do meu clio tbm nao era dessas coisas, demorava um tempinho pra gelar legal, o do megane parece ser um pouco melhor, mas pelo q vi o compressor nao eh o mesmo.

ah mas do clio é dimensionado pelo tamanho do carro, que é um sub-compacto, e pra funcionar bem num motor 1.0
ja o megane é um compacto (no brasil medio)..., pra ter motor 1.6 e 2.0..

#54 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.242 posts

Postado 18 novembro 2011 - 08:11

na verdade o compressor indifere ser 1.0 ou 1.6,

acredito q no clio haja perda de capacidade em virtude o evaporador estar localizado na parte externa do carro, ja no megane ele se encontra dentro da caixa de ar.

#55 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts

Postado 18 novembro 2011 - 09:26

Meu A/C é fora de fabrica e nao tenho nada a reclamar.
Comprei as peças no ferro velho e levei em uma oficina para montar. Gastei R$ 2.140,00 no total...
Ta ligado na central e tudo mais...
Gela beleza, nao da problema...
Meu avo tem um Clio igual ao meu só que com ar de fabrica e o meu ta igual...

Era tudo que eu queria escutar rs ....

encontrei no ML alguns kits com as peças necessarias variando de 600 a 1800 ... + a montagem ...

Bem mais interessante que os 4000 que me cobraram numa loja e de que os 5500 que a css informou ...

Abraço

#56 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.242 posts

Postado 18 novembro 2011 - 10:23

tem q ver oq vem nesses kits, pq alem do compressor, sistema de tubos e painel, tem o radiador, os suportes e tensores e a correia nova, alem de provavelmente ter de trocar o alternador, dependendo da amperagem do mesmo.

#57 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts
  • Veículo: Outro

Postado 18 novembro 2011 - 11:04

Alternador nao precisa trocar nao... Ou melhor no meu Clio nao precisou...
Esses Kits são complicados, foi como falaram acima, são mtas pecas, compressor, correia, tensor, suporte para prender o compressor ao motor, mangueiras, evaporador, condensador e etc.
Posta os links aki que tento dar uma olhada.
O meu ar foi colocado com tudo original do Clio, eu fui ao ferro velho e tinha um Clio capotado com a frente intacta, dai fui fazendo a feira das pecas... Hehehehe
Outra coisa importantíssima, o Clio sem ar original de fabrica não tem como ligar na ECU, a nojenta é bloqueada. No meu caso eu troquei a minha central com a desse Clio capotado, resetei ela e funfou, mas sua central original provavelmente vai rejeitar o A/C e sem ligar na central vira merda, o carro começa a morrer, fica uma inhaca para andar...
Dai lhe restam duas alternativas, trocar a central por uma com ar de fabrica ou ligar o botão do ar junto com o retorno da direção hidráulica. Poucos sabem mas o Clio tem um retorno na DH que quando esterçada por completo ela aumenta o giro do motor para 1100 rpm (se nao me engano). Isso é o suficiente para compensar o peso do compressor ligado e não morrer o carro. Fiz isso no carro do meu irmão e ele esta rodando há um ano assim. Só que se precisar de mais potência numa arrancada vai ter que desligar o compressor na mão, seu carro nao fará por vc, nem irar compensar torque, nada. Ele nao ira morrer e vai funcionar, mas nao é mto agradável na hora de acelerar nao... A nao ser que troque a ECU.
Trocando a ECU, ligando ele na central e colocando tudo original do mesmo modelo/ano do seu Clio, te garanto que ira gostar. Fiz e nao arrependo em nada. Mas com R$ 4000,00 você troca o seu por um com ar original de fabrica com o mesmo ano do seu nao? Vale mais a pena.
Eu só coloquei no meu pq paguei R$ 2000,00 em tudo e nao achei nenhum carro bom para trocar pelo meu na época.
Entendeu?

Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Ex: Renault Symbol 1.6 8V Expression

Nissan March 1.6S - Prata

#58 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 09 janeiro 2012 - 03:04

Agradecendo a dica da manta e voltando aqui pra falar dos resultados.

Bom, levei lá e o cara muito gente boa falou q normal não estava e marcou pra eu levar lá no outro dia de manhã q ele ia olhar na garantia. Beleza, fui lá e ele recolheu o gás, tirou a válvula de expansão e tacou ar comprimido dentro da evaporadora, saiu um pouco de excesso de óleo e tal, depois colocou novamente outro gás na quantia correta, e agora ta saindo 4,5 ºC

Ele falou que dá pra melhorar, mas ae tenho q desembolsar uns 280 reais pra trocar o filtro secador e fazer uma limpeza interna em todo o sistema (condensador, tubulações e tal)
Mas nem vou mecher por enquanto, quando der outro problema, já faço tudo de uma vez só.

#59 eelectrical

eelectrical

Entendido

• 247 posts
  • Veículo: Renault Sandero

Postado 21 fevereiro 2012 - 11:34

Caro Felipe,
Poderia me dar uma ajuda, se puder me informa uma lista de peças que deve ter no kit, estou negociando com uma loja de peças de sucata e eles me pediram a lista, outra coisa que gostaria de saber é como fazer pra ligar o botão do AC na entrada da direção hidráulica. Obrigado desde já.

#60 mplove

mplove

Novato

• 8 posts
  • Estado: DF

Postado 25 fevereiro 2012 - 11:10

cara, acho que não, ele ja teve época com rodas de ferro 14" http://forum.renaultclube.com/public/sty... hehe e a desaceleração é absurda, o carro perde o torque, fica literalmente uma bosta http://forum.renaultclube.com/public/sty...

eu pelo menos, sinto bem essa desvantagem

seu carro deve ter sido mal amaciado. eu tinha um clio 2004 e só andava com o ar ligado. nunca senti falta de torque; era só jogar a 3a ou 4a e acelerar.

agora com a chegada do meu novo clio campus 2010, vamos ver se continua assim.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos