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Scenic 2.0 8v (F3R) fumando


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8 respostas neste tópico

#1 sr.doliveira

sr.doliveira

    Novato


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Postado 24 setembro 2011 - 11:58


Pessoal,

Tenho uma Scenic 2.0 8V com 114K e tive que levá-la em uma oficina porque estava com os seguintes problemas:
- falha de um cilindro
- subindo óleo pelo anti-chama
- baixando água

Chegando lá o mecânico constatou que o problema da falha do cilindro estava no bico injetor estragado. Mediu a taxa de compressão dos cilindros e disse que estava normal. Disse também que o anti-chama era só uma questão de limpeza. Com relação à baixa do nível da água, constatou que era somente a tampa do reservatório.

Bom, depois de muito procurar, achei um bico injetor usado para substituir o bico ruim. O anti-chama foi desentupido, a tampa do reservatório da água trocada, assim como óleo, filtro de óleo, velas e uma bobina. Acho que o óleo colocado foi o 20W50.

Depois que tudo isso foi feito, o carro começou a fumar muito. Nem tive coragem de tirar da oficina. A fumaça não é preta nem branca, tá mais pro azulado.
Tenho esse carro a pouquíssimo tempo.
Por favor, ajudem. O motor tá ferrado mesmo, ou tem alguma outra opção?
O que fazer?
-> Sandero GT Line 1.6 16V
-> Scenic RT 2.0 8V

#2 edu prudentino

edu prudentino

    Entendido


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  • Cidade: Presidente Prudente
  • Estado: SP

Postado 24 setembro 2011 - 09:13

Pessoal,

Tenho uma Scenic 2.0 8V com 114K e tive que levá-la em uma oficina porque estava com os seguintes problemas:
- falha de um cilindro
- subindo óleo pelo anti-chama
- baixando água

Chegando lá o mecânico constatou que o problema da falha do cilindro estava no bico injetor estragado. Mediu a taxa de compressão dos cilindros e disse que estava normal. Disse também que o anti-chama era só uma questão de limpeza. Com relação à baixa do nível da água, constatou que era somente a tampa do reservatório.

Bom, depois de muito procurar, achei um bico injetor usado para substituir o bico ruim. O anti-chama foi desentupido, a tampa do reservatório da água trocada, assim como óleo, filtro de óleo, velas e uma bobina. Acho que o óleo colocado foi o 20W50.

Depois que tudo isso foi feito, o carro começou a fumar muito. Nem tive coragem de tirar da oficina. A fumaça não é preta nem branca, tá mais pro azulado.
Tenho esse carro a pouquíssimo tempo.
Por favor, ajudem. O motor tá ferrado mesmo, ou tem alguma outra opção?
O que fazer?

Ola , amigo :P ! O oleo correto nao e o 20W50 , seria o 10W40 sintetico ou semi sintetico ( trocado a cada 10.000 km ) .
O problema de fumaça pode ser por desgaste nos retentores de valvulas ( cabeçote ) , ou desgaste nos aneis dos pistoes
( parte de baixo do motor ) .
Se faz menos de 3 meses que voce adquiriu o carro , exija o pagamento do conserto por parte de quem vendeu o carro para voce . Boa sorte .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#3 _SIDERADO_

_SIDERADO_

    Entendido


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Postado 25 setembro 2011 - 01:06

Amigo, espero que não tenha sido o seu caso, mas tem muita gente que, pra vender um carro com o motor queimando óleo, coloca aqueles óleos de alta quilometragem, tipo 25W60, pois esse óleo, por ser bastante espesso, não chega a escorrer pra camara de combustão, não gerando fumaça, mas ferra com o motor, pq também não lubrifica a contento.

Eu, sempre que algum amigo pede pra ver carro que pretende comprar, eu vejo qual é o carro, vejo o manual do carro e digo a ele que proponha ao vendedor fazer uma troca de óleo pelo óleo mais 'fino' dos que o manual indica. Normalmente é o 5w30, ou pra carros mais antigos o 10w40. Dai se após trocado o óleo e a gente dar uma volta o carro não fumaçar, é pq o motor tah inteirinho.

PS: Quanto ao tipo de óleo certo do teu motor, provavelmente seja o 10w40, mas olhe no seu manual, haja vista que esse motor F3R já é bem datado.

#4 sr.doliveira

sr.doliveira

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Postado 25 setembro 2011 - 07:03

Ola , amigo :P ! O oleo correto nao e o 20W50 , seria o 10W40 sintetico ou semi sintetico ( trocado a cada 10.000 km ) .
O problema de fumaça pode ser por desgaste nos retentores de valvulas ( cabeçote ) , ou desgaste nos aneis dos pistoes
( parte de baixo do motor ) .
Se faz menos de 3 meses que voce adquiriu o carro , exija o pagamento do conserto por parte de quem vendeu o carro para voce . Boa sorte .


Amigo, o fato de ter colocado um óleo bem mais grosso do que o especificado pode estar causando esta fumaceira? Será que, em função de sua espessura/densidade há possibilidade dele não estar lubrificando alguma parte do motor e causando a fumaça?
Outra dúvida minha é: se a taxa de compressão dos cilindros está OK, ainda assim poderia ser os anéis dos pistões?
E ainda: se for os retentores de válvulas, deveria-se ouvir o barulho das válvulas batendo? Se sim, não deve ser, porque não dá pra ouvir nada.

Obrigado pela ajuda.

Abs
-> Sandero GT Line 1.6 16V
-> Scenic RT 2.0 8V

#5 sr.doliveira

sr.doliveira

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Postado 25 setembro 2011 - 07:07

Amigo, espero que não tenha sido o seu caso, mas tem muita gente que, pra vender um carro com o motor queimando óleo, coloca aqueles óleos de alta quilometragem, tipo 25W60, pois esse óleo, por ser bastante espesso, não chega a escorrer pra camara de combustão, não gerando fumaça, mas ferra com o motor, pq também não lubrifica a contento.

Eu, sempre que algum amigo pede pra ver carro que pretende comprar, eu vejo qual é o carro, vejo o manual do carro e digo a ele que proponha ao vendedor fazer uma troca de óleo pelo óleo mais 'fino' dos que o manual indica. Normalmente é o 5w30, ou pra carros mais antigos o 10w40. Dai se após trocado o óleo e a gente dar uma volta o carro não fumaçar, é pq o motor tah inteirinho.

PS: Quanto ao tipo de óleo certo do teu motor, provavelmente seja o 10w40, mas olhe no seu manual, haja vista que esse motor F3R já é bem datado.


Amigo, o pior é que eu não descarto essa possibilidade.
Se for isso, lá vamos nós cobrar do indivíduo, nem que seja judicialmente (Juizado de pequenas causas).

Obrigado pela ajuda.

Abs.
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#6 edu prudentino

edu prudentino

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Postado 25 setembro 2011 - 07:40


Ola , amigo :P ! O oleo correto nao e o 20W50 , seria o 10W40 sintetico ou semi sintetico ( trocado a cada 10.000 km ) .
O problema de fumaça pode ser por desgaste nos retentores de valvulas ( cabeçote ) , ou desgaste nos aneis dos pistoes
( parte de baixo do motor ) .
Se faz menos de 3 meses que voce adquiriu o carro , exija o pagamento do conserto por parte de quem vendeu o carro para voce . Boa sorte .


Amigo, o fato de ter colocado um óleo bem mais grosso do que o especificado pode estar causando esta fumaceira? Será que, em função de sua espessura/densidade há possibilidade dele não estar lubrificando alguma parte do motor e causando a fumaça?
Outra dúvida minha é: se a taxa de compressão dos cilindros está OK, ainda assim poderia ser os anéis dos pistões?
E ainda: se for os retentores de válvulas, deveria-se ouvir o barulho das válvulas batendo? Se sim, não deve ser, porque não dá pra ouvir nada.

Obrigado pela ajuda.

Abs

Se ja esta fumaceando com 20W50 , com o 10W40 vai ficar ainda mais evidente por ser mais fino .
Desgaste nos retentores de valvulas nao provoca barulho , somente fumaça , principalmente na primeira partida do dia
( apos varias horas desligado ).
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
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#7 sr.doliveira

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Postado 25 setembro 2011 - 09:10

edu, desculpe minha ignorancia, mas neste caso eu teria que retificar a parte de cima do motor, ou da pra simplesmente trocar os retentores de válvulas?
-> Sandero GT Line 1.6 16V
-> Scenic RT 2.0 8V

#8 edu prudentino

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Postado 26 setembro 2011 - 06:15

edu, desculpe minha ignorancia, mas neste caso eu teria que retificar a parte de cima do motor, ou da pra simplesmente trocar os retentores de válvulas?

Infelizmente precisa retirar o cabeçote e mandar para retifica :( . Se eu fosse voce , cobraria o conserto por parte de quem lhe vendeu o carro . Se o motor começou fumacear logo depois da troca de oleo , com certeza ele tentou lhe enganar , adicionando algum produto ao oleo .
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#9 sr.doliveira

sr.doliveira

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Postado 26 setembro 2011 - 09:41

OK edu. Valeu pela ajuda!
-> Sandero GT Line 1.6 16V
-> Scenic RT 2.0 8V



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