Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Correia do Alternador (Acessórios)

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
27 respostas neste tópico

#1 hugolcc

hugolcc

Novato

• 26 posts

Postado 09 outubro 2011 - 09:12

Bom dia pessoal, a maldita correia partiu e junto com ela minha paciência, estive em 6 oficinas aqui em Pernambuco e cada uma delas me deu uma sugestão diferente, tenho que recorrer a vocês aqui do fórum pra não enlouquecer. O motor do meu carro é um K4M 1.6 16V ano 2007, a correia que rompeu é de referência 5PK ou seja tem 5 dentes, mas pelo motor, ano, modelo e referências dadas é pra ser uma de 6 dentes pois o carro tem ar e dh. Me ajudem verifiquei no site da bosch e da goodyear e eles passam uma referência de 6PK ou seja 6 dentes. O que devo fazer apenas trocar pelo que já tinha e ter um desgaste precoce da peça novamente ou substituir pela recomendada pelo fabricante.
Renault Clio AIR 1.6 16V K4M

#2 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.955 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 09 outubro 2011 - 06:17

Consulte o site da renotech para confirmar qual a correia dentada exata para seu motor.

www.lojarenotech.com.br

Abraços
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#3 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 10 outubro 2011 - 11:55

5PK1750.

Preferência de marca Contitech.

A 6PK pode ser instalada, porém não aconselho. Procure no fórum que já temos a explicação do porque.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#4 hugolcc

hugolcc

Novato

• Topic Starter

• 26 posts

Postado 12 outubro 2011 - 08:05

Posso andar com meu carro sem esta correia? Trajetos curtos 10 km no máximo? Sei que a direção hidráulica não funciona e que não posso ligar farol e pisca alerta pra não acabar a bateria, mas minha preocupação é com a bomba dágua.

#5 andrefoc

andrefoc

Entendido

• 376 posts

Postado 12 outubro 2011 - 01:00

Eu nao faria isso, até pq não é só farol e pisca q consome bateria, o carro tem muitos componentes eletricos, como a injeçao eletronica a bomba de combustivel, a ventoinha q vai ficar ligada direto ja que a bomba dagua nao funciona entre outros. Voce pode ficar empenhado e ter q chamar um guincho.
Clio Authentique 1.6 16v - Motor K4M - Air Bag, VE, DH

Garagem: http://forum.renault...6v-2004-chumbo/

Imagem Postada

#6 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.955 posts

Postado 13 outubro 2011 - 08:15

Esquece andar sem essa correia, além dos danos elétricos, risco de desbalancear o conjunto existe.

Abraços

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#7 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 13 outubro 2011 - 10:29

Até dá... a bomba da água é "tocada" pela correia do comando de válvulas.

Agora, se der problema... nem vem reclamar.

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#8 hugolcc

hugolcc

Novato

• Topic Starter

• 26 posts

Postado 13 outubro 2011 - 10:27

Galera percebi que existem varias polias por onde a correia passa, duas são tensoras (menores), uma da direção, uma do virabrequim, uma do ar-condicionado e uma da bomba d'água (maiores) e a do alternador (essa está travada, não consigo mover nem pra frente nem para trás, isso é normal? Pode ter sido a causa da ruptura?)

#9 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.955 posts

Postado 13 outubro 2011 - 10:42

Normal, uma delas é fixa. Edgar pode confirmar.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#10 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 19 outubro 2011 - 10:30

Nos K4M, existe uma polia do virabrequim, uma do AC, uma da DH, uma do alternador e duas polias do mesmo tamanho (uma tensora da correia, outra guia).

Todas (com exceção do virabrequim, que é pesada de virar com a mão) devem se movimentar livremente. Se a do alternador tá travada, é a culpada pela quebra da correia.

Vai pro auto-elétrico ;)

- - - - - - -

#11 hugolcc

hugolcc

Novato

• Topic Starter

• 26 posts

Postado 21 outubro 2011 - 08:36

Respondendo e dando uma satisfação a galera do fórum, aqui na minha cidade tem a Lucena Auto Service oficina especializada em carros franceses, foram trocadas as polias tensoras e guia e o alternador estourou o rolamento causando a quebra da correia. a polia do alternador que originalmente tem componentes emborrachados não resistiu as altas temperaturas do motor e acabou esfarelando foi substituída por uma novinha em liga de alumínio. O próximo passo a fazer é colocar uma bateria nova (Heliar 65AH) e o suporte do silenciador traseiro do escapamento. (coloquei um similar fazem dois meses mas arrebentou)

#12 Palozo

Palozo

Novato

• 88 posts

Postado 23 outubro 2011 - 01:22

Normalmente o kit (tensores/esticador/rolamento + correia) dura por volta dos 50mil Km. E Voce teve problema em um deles que causou a quebra da correia. Eu seria bem radical. Trocaria tudo, ou seja a correia e todos os tensionadores agregados a ela. Pô já que ta na merda mesmo então arrebenta o Cartão de Crédito. Pelo menos o carro vai voltar a ficar bom. Põe desse modelo aí de alumínio que tu achou. E se voce mesmo for comprar, procura os tensionadores da marca SKF que são caros mas são de confiança. E Pede pro pessoal da oficina dar o troque correto nos tensionadores porque esse pappo de "não resistir a altas temperaturas" tá parecendo maquiagem de serviço mau feito.
Ontem fizemos o fácil
Hoje fazemos o difícil
Amanhã faremos o impossível

#13 dantesantarita

dantesantarita

Novato

• 72 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Estado: SE

Postado 25 outubro 2011 - 08:06

Há +/- 6 meses o alternador do meu clio K4M teve que fazer um serviço pq não estava gerando, teve que trocar um peça, não lembro o que era. Resultado: correia de acessórios cantando. Voltei umas 4 vezes durante uns 3 meses na oficina e na última trocaram a correia de acessórios, ocasionalmente cantando ainda. No inicio deste mês a primeira quebra, serviço na garantia trocaram por outra e realiaram a polia do alternador pois estava meio fora do lugar, correia ainda cantando, 15 dias depois, segunda quebra, serviço ainda na garantia trocaram pela 5pk, a primeira era a original e a segunda goodyear todas 6pk, mas o fato estranho é que o carro trepida um pouco quando arranco e já fazia isso antes do problema no alternador, achava que poderia ser coxim do motor ou embreagem, mas antes mesmo de achar este tópico já achava que poderia ser o tensionador da correia que faria esta trepidação na arrancada, sempre devagar que faz não em saídas rápidas, e o que me levou a suspeitar dele foi a declaração do dono da oficina que se tornasse a acontecer a quebra iria partir para ele (tensionador), mesmo estando bom ainda, pois me parece que ele tem uma mola, não sei ao certo.
PERGUNTA: A MINHA SUSPEITA PROCEDE? PODE SER O TENSIONADOR MESMO?????
Ele fica folgando e apertando tirando a correia do lugar e consequentemente ela rasga na verdade e não quebra. :toma:
Isto está me deixando com muita raiva da situação, não do carro, até minha mulher esta começando a ficar com raiva, pelo inconveniente.
Aguardo resposta.
Obrigado!
Proprietário de um Clio Sedan Exp 1.6 16V prata 2005 / 2006 muito satisfeito!

#14 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 27 outubro 2011 - 10:41

A Renault tem orientado a trocar a correia 6PK pela 5PK.

O problema foi sanado agora, com a nova 5PK?

- - - - - - -

#15 dantesantarita

dantesantarita

Novato

• 72 posts

Postado 28 outubro 2011 - 08:59

Até o momento, Edgar, está tudo em ordem, mas quando estou saindo devagar com o carro, percebo uma trepidação no lado da correia no motor como se fosse coxim do motor, além da trepidação existe um som como se fosse folga de alguma coisa. Pode ser o tensionador da correia???? Disseram na oficina que estava bom????????

#16 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 28 outubro 2011 - 05:42

Só vendo... pode ser o tensor sim.

O carro é 2006, facilita sua mola tensora já perdeu carga...

Ou pode ser o coxim hidráulico (suporte superior do motor, lado direito)..

- - - - - - -

#17 hugolcc

hugolcc

Novato

• Topic Starter

• 26 posts

Postado 28 outubro 2011 - 09:00

Galera as polias trocadas foram todas originais fornecidas (compradas) na própria autorizada, tendo como exceção a polia do alternador, que como mencionado foi substituída por uma de alumínio. O suporte do silenciador traseiro também achei melhor comprar original (caro pra cacete por um pedaço de borracha) pois tem garantia de 6 meses. A correia foi a original 5PK1747. Mas tive uma grata (infeliz) surpresa, quando levantaram o carro foi descoberto que a coifa da caixa de marcha estava estourada, o mecânico disse que estava com menos de 500ml de óleo e me perguntou se eu via pingar, nunca vi e não senti nada de diferente no carro, mas foi trocada também, o óleo reposto e tá tudo beleza. Falta apenas organizar agora a direção hidráulica que tá com a válvula lascada e daqui a 5000km trocar a correia dentada.

#18 dantesantarita

dantesantarita

Novato

• 72 posts

Postado 01 novembro 2011 - 07:51

Vou dar uma olhada nisso então. Valeu Ed.

#19 Samuel

Samuel

Novato

• 16 posts
  • Veículo: Renault Scenic

Postado 02 janeiro 2012 - 09:48

Olá pessoal.

Tenho uma scénic 09/10 privilege 1.6 e já troquei 4 vezes essa correia do alternador.
3 vezes na garantia e agora com quase 100 mil km o estrago parece que foi grande.
A css informou na 3 troca que era uma rebarba numa peça que ocasionava o rompimento da correia e que tinham solucionado.
Estou aguardando o mecânico para saber o tamanho do prejuizo, a correia não chegou a romper, só desfiou um pouco e um pedaço foi engolido pela correia dentada, travando o motor.
Qualquer novidade posto.
Atual Scénic 1.6 16V Priv. 09/10
Ex Clio Sedan 1.6 16V Priv. 06/07

#20 claiton_b

claiton_b

Entendido

• 128 posts
  • Veículo: Honda Civic
  • Motorização: 1.8

Postado 05 janeiro 2012 - 11:48

Pessoal, estou com problema parecido.. li os tópicos e tudo mais, começou quando troquei correia dentada e correia de acessórios, dentada ficou ok. A dor de cabeça começou na dos acessórios. Começou com barulho como se tivesse patinando, fui atrás, o mecânico, trocamos mais uma vez a correia, e o barulho continuou. Mecanico disse que era a na bomba d'água que rolamento roncava, blza, troquei bomba d'água, realmente parou o barulho, depois voltou a ocorrer o barulho, mais forte, hoje troquei o tensor móvel da correia do alternador, barulho era no rolamento deste tensor, comprei a peça original na renault, para motor 2.0 16v (F4R). O que percebi, no tensor antigo, não havia um pino de final de curso no tensor, estava quebrado, e neste modelo novo tem esse pino, o que aconteceu foi que a correia ficou muito esticada e não deixa mexer o tensor, pois o tensor ficou travado no final de curso e não tem possibilidade de mexer. Agora quando acelero um pouco mais, faz um barulho parece algo solto. O carro está parado no pátio, a noite vou ligar com motor frio para ver se o barulho ocorre. A correia está certa, 5PK, só não lembro o número restante, mas alguém pode dar uma dica do que mais pode ser? To com medo dessa correia rebentar por ter ficado tão esticada ou até mesmo quebrar o pino do tensor, por estar no final do curso... acredito que não deveria ser assim, podem me ajudar? Valeu

Ex-Megane RXE 2.0 16V

☆07/2010 †05/2013

New Civic LXS 1.8 16V

☆06/2013

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos