Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

motor fica falhando quando esta frio

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
14 respostas neste tópico

#1 mauriciocsf

mauriciocsf

Novato

• 9 posts

Postado 04 novembro 2011 - 01:14

bom pessoal, apesar de ja ser antigo esse problema entre diversos usuarios e ate alguns do forum, mas o meu problema é um pouco diferente, pois aqui o problema de alguns as vezes fica com dificuldade de dar partida, motor morre, essas coisas. resumindo, resolvi abrir o topico pois acho que meu problema é um pouco diferente.

aqui em casa tem um logan 1.0 16v,2008-2009. o problema é o seguinte. sempre acontece na primeira partida do carro pela manha ou quando ligo ele proximo as 14h sendo a primeira partida, ou entao de madrugada, depois de ele passar um bom tempo desligado. ligo o carro normalmente, ele liga sem nenhum problema, sem nenhuma dificuldade, a rotaçao se eleva um pouco devido a esta frio, as vezes fica 1000 ou 800 rpm, no ponto morto o motor funciona normalmente. eu deixo ele +- 1 minuto ligado sem acelerar pra ele lubrificar(nao ocorre falha acelerando ou deixando de acelerar no ponto morto). coloco a primeira e quando vou sair com o carro, se eu sair normalmente igual arranco de um semaforo, sinto o carro dar umas falhadas(nao sei se é falhar ou enguiar, é como se interrompessem o combustivel seguidamente) , ficando ate mais facil de estancar, ja ate estanquei devido a isso. tenho que tirar o pe um pouco mais lento da embreagem pra nao acontecer isso ou acelerar mais. depois que o carro atinge a temperatura ideal, o problema para. a tarde quando passa um tempo mesmo ficando desligado por um bom tempo, nao ocorre. moro numa cidade bem quente, teresina, proximo aos 40 ºC.
abasteço ele somente com gasolina comum, ta com 1 mes que enchi o tanque de gasolina aditivada pra limpar o sistema mas nao mudou nada.

ps: acontece quando vou arrancar com o carro, eu acelero pouco pra sair. so acontece em baixa rotaçao, é como se isso acontecesse quando precisa de força pra andar. tenho que tirar o pe mais lento da embreagem ou acelerar mais.
o que pode ser????
  • mauriciocorreios curtiu isso

#2 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 10 novembro 2011 - 05:50

Bomba de combustível, bobinas, velas ou sensor de rotação.
  • mauriciocorreios curtiu isso
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#3 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts
  • Veículo: Outro
  • Estado: GO

Postado 10 novembro 2011 - 06:47

Cara, tenho exatamente a mesma encrenca com meu Clio 1.0 16V...
Já testei sensor de rotação e velas, não são..
Pelo visto deve ser bobina ou bomba...

O estranho é que acontece só em baixa rotação (arrancadas ou retomadas).

Acho difícil ser bobina senão ele iria fazer isso o tempo inteiro não?! Até em alta...

Estranho, até hoje não achei no meu... Devem ter umas 3 a 4 semanas.

Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Ex: Renault Symbol 1.6 8V Expression

Nissan March 1.6S - Prata

#4 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 11 novembro 2011 - 08:19

Falha de ignição normalmente dá com giro baixo e plena carga (pé no fundo e 1k RPMs). Costuma estar ligado a cabos de vela, velas ou bobina.

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#5 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 11 novembro 2011 - 09:46

Faz sentido, meus cabos de vela (bobina) são originais de fábrica. Pode ser que já estejam capengas...

Já a acelaração não é plena carga não, pisando pouco em baixa rotação ele dá isso. Interessante que ele dá somente quando o carro esta engatado saindo da inércia, ou seja, arrancada, retomada e etc.
Quando esta em ponto morto posso acelerar o quanto for e do jeito que for que não dá nada...

Vou dar uma olhada nos cabos de velas... Na verdade acredito que não estejam muito bons, visto que já estão com algumas manchas brancas...

#6 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 15 novembro 2011 - 03:22

Cabo de vela com MUITA fuga você nota ao acelerar sem carga (ponto morto). A maioria dos casos, só andando e fazendo o teste de plena carga, com RPM baixo, para ter perceber ;)

- - - - - - -

#7 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 15 novembro 2011 - 03:38

Troquei os cabos de velas e as falhas acabaram...

#8 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 17 novembro 2011 - 10:52

;)

Eu falei!

- - - - - - -

#9 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 17 novembro 2011 - 05:01

Falou e disse... Hehehehe
Muito obrigado!

#10 mauriciocsf

mauriciocsf

Novato

• Topic Starter

• 9 posts

Postado 23 novembro 2011 - 04:19

quantos cabos que deve trocar? sao 4? e outra coisa, tava lendo e parece que alem de trocar os cabos tem que trocar a bobina, é verdade? se for so os cabos, qual a media de preço??? o carro é um logan 1.0 16v.
vlws.

#11 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 23 novembro 2011 - 04:23

quantos cabos que deve trocar? sao 4? e outra coisa, tava lendo e parece que alem de trocar os cabos tem que trocar a bobina, é verdade? se for so os cabos, qual a media de preço??? o carro é um logan 1.0 16v.
vlws.

Isso não procede... Na verdade os modelos mais antigos de motor D4D (Clios não Flex) tinham que trocar sim os cabos e a bobina porque os mesmos eram "pregados"... Mas os modelos mais novos (Flex) já vem separado...
Sim, se for trocar os cabos tem que trocar os 4... Não compensa trocar só 1 ou 2, mesmo porque você não acha ele para comprar avulso.
Eu paguei R$ 115,00 no kit com os 4 originais na concessionária Renault aqui de Goiânia.

#12 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts

Postado 23 novembro 2011 - 04:27

Agora, essa falha com o motor frio praticamente todos os D4Ds fazem... Meu Clio mesmo quando vou sair de manhã com ele frio (tanto faz com alcool ou gasolina) ele parece um jumento com dor de barriga... Geralmente falha mais no alcool, mas ocorre também com gasolina.
Mas depois que esquenta ele roda normal... A falha, acredito eu, ocorre porque o motor não atingiu a temperatura ideal de funcionamento e não esta tendo uma boa combustão...
Tanto que se pegar se carro quente e acelerar com alcool ele praticamente não tem cheiro, mas tenta dar uma pisada com ele parado... Vc praticamente fica bebado com o cheiro...

#13 Leonardo Barbosa

Leonardo Barbosa

Novato

• 33 posts

Postado 17 fevereiro 2012 - 01:37

Tenho um clio 1.0 16v 2002. Ele está falhando quando está frio e fica com um cheiro forte de gasolina, depois que esquenta a aceleração fica normal estabilizada só as vezes cai um pouco. Notei que os Cabos de vela e bobina são velhos e as velas também, olhando o sensor de rotação tirei para limpar e vi q também já tá meio velhinho mas limpei assim mesmo.
Resumindo: Quando ligo o carro com o motor frio a aceleração fica oscilando e forte cheiro de gasolina.
Aguardo uma dica.

#14 San Ferreiira

San Ferreiira

Entendido

• 202 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: PE

Postado 24 abril 2014 - 07:59

cara, a dica esta ai a cima. estou com mesmo problema com o megane, tentarei resolver.

Garagem: sandero 09 cinza acier. http://forum.renault...10/#entry394330

#15 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.113 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 24 abril 2014 - 05:29

Mensagem Automática

Este tópico foi fechado por um Administrador / Moderador.

Razão: Existem tópicos relacionados. Usem a ferramenta de buscas.

Agradecemos a compreensão,
Equipe Renault Clube Brasil
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos