Ir para conteúdo

  • facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Baixando água...

água baixando radiador

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!


  • Por favor, faça o login para responder
28 respostas neste tópico

#1 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato


  • 27 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio do Sul
  • Estado: SC

Postado 10 novembro 2011 - 06:31


Baixando Água

Olá pessoal! Estou com um "problema" um tanto quanto misterioso...

Meu Clio está baixando água do radiador. Completando ela, em cerda de 2 a 3 semanas o reservatório fica no mínimo novamente...

Pois bem. Vazamentos como algo pingando ou molhando não têm. Chequei a pressão no sistema e está tudo correto. Ou seja, não existe vazamento. Algo no cabeçote ou junta não pode ser também, pois o carro pega bem de manhã cedo. Pensei que pode ver a tampa, mas acredito que não, pois não se vê nenhum vazamento ou algo lambuzado por cima do reservatório mesmo com o motor quente.

Alguém já teve um problema parecido?

Abraços

#2 duduschwambach

duduschwambach

    Entendido


  • 395 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Curitiba
  • Estado: PR

Postado 10 novembro 2011 - 07:06

...e aí Marcos.. eu tive um problema parecido com o seu sim eu enchia o reservatório de água e ele baixava dentro de poucos dias, levei ele num mecânico especializado em Renault e o mesmo me mostrou que a bomba d'água estava com manchas brancas em torno dele devido a um vazamento de liquido de arrefecimento.. ele me passou que onde fica a bomba d'agua não da mesmo pra perceber q vaza pq cai no motor e evapora o que o mecânico passou pra fazer foi trocar a bomba d'água....
Lembro que na época ele quis me cobrar R$700,00 e eu fiquei de procurar outra oficina para comparar o preço e desde aquele dia nunca mais me deu problema na bomba, não sei o q foi que ele fez, resumindo hj o meu Clio está normal não voltou mais a dar o problema, mas mesmo assim fica a dica pra vc que pode ser essa peça.
Abaixo vou deixar um link do youtube pra vc ver o vídeo de um mecânico mostrando onde fica a bomba d'água.
Espero ter ajudado, abc..



#3 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato

  • Topic Starter

  • 27 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio do Sul
  • Estado: SC

Postado 10 novembro 2011 - 08:04

Valeu pena dica!
Vou observar a bomba, mas acredito não ser pois a bomba d'água foi trocada junto com as correias deve fazer uns 6 meses...
Abraços

#4 cassiowcc

cassiowcc

    Novato


  • 56 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Manaus
  • Estado: Outro

Postado 10 novembro 2011 - 11:59

e após a troca a água começou a desaparecer ? :hein:

#5 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato

  • Topic Starter

  • 27 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio do Sul
  • Estado: SC

Postado 10 novembro 2011 - 12:09

Poisé Cassio ai não sei te dizer. Comprei o carro a uns 5 meses, o antigo dono que me vendeu havia trocado a bomba d'água antes de me vender. Ele fez uma revisão completa e lembro que um dos itens foi a bomba d'água...
Mas um vazamento na bomba não iria aparecer quando eu fiz o teste de pressão no sistema?

#6 Andre.W

Andre.W

    Eterno Trainee


  • 4.241 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Porto Alegre
  • Estado: RS

Postado 10 novembro 2011 - 07:04

pelo o que eu sei a bomba soh altera o teste de pressao com o motor em funcionamento,

pode ser a bomba sim, de repente o antigo dono nao colocou original. Meu clio baixava agua tbm e foi um parto descobrir, era o radiador do ar quente q vazava, da uma olhada por baixo da caixa de ar pra ver se nao tem umidade ali, passa o mao por baixo.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/


#7 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato

  • Topic Starter

  • 27 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio do Sul
  • Estado: SC

Postado 11 novembro 2011 - 09:04

Andre vou dar uma olhada mas acredito que não. Pois nem estou usando o ar quente e não tem aquele vazamento comum no carpete do carona, nem nada parecido.

#8 Andre.W

Andre.W

    Eterno Trainee


  • 4.241 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Porto Alegre
  • Estado: RS

Postado 11 novembro 2011 - 10:48

cara, no meu tbm nao vazava no carpete, descia direto pra baixo, e soh molha o carpete se for mto grande o vazamento, se for soh uns pinguinhos nao aparece. O radiador do aq ta sempre funcionando, independente do uso do ar, a agua passa ali sempre que o motor esta em funcionamento.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/


#9 tdaugusto

tdaugusto

    Novato


  • 83 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 8v
  • Cidade: rj
  • Estado: RJ

Postado 11 novembro 2011 - 11:50

O meu também está assim. Mas ele perde água quando esquenta, mas geralmente quando está muito calor ando de ar ligado, o que faz a temperatura baixar e a água não baixa....Teve uma vez, que ao chegar em casa eu percebi o capo embaçado por fora, bem na direção do reservatório, na ocasião estava o carro estava quente e a temperatura (clima) estava bem baixa . Já encomendei a minha tampa na Renault...pois é não tinha em estoque, já deve estar para chegar...Acho que você deveria dar uma olhadinha na tampa do reservatório.
Mégane RN 1.6 8v (k7m) 1999 - Vermelho
Pioneer DEH-7980UB
Stetsom th-4120
Dianteira - Kit original Bomber nas portas + tweeters no painel
Traseira - Par de 6x9 Bomber + Subwoofer Arlen Aluminium de 10"

#10 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato

  • Topic Starter

  • 27 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio do Sul
  • Estado: SC

Postado 11 novembro 2011 - 02:46

Andre observei tudo e não encontrei nada. Deixei o carro parado e o motor esquentar bem. Depois subi o giro a cerca de 3000 rpm de maneira constante por um certo tempo e percebi que a água baixou rapidamente. Vou encomendar uma tampa como o amigo ai falou e ver no que dá. Só pode ser isso...
Abraços

#11 Ricardo kakadu

Ricardo kakadu

    Novato


  • 77 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Cidade: Itajai
  • Estado: SC

Postado 11 novembro 2011 - 03:17

Brother to com o mesmo problema, agendei na renault pra deixar na quarta feira pra ver oque é... quando ele voltar eu posto qual era o problem...

#12 Andre.W

Andre.W

    Eterno Trainee


  • 4.241 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Porto Alegre
  • Estado: RS

Postado 11 novembro 2011 - 07:53

Pode ser a tampa mesmo entao, tomara pq dae eh moleza de resolver. E a tampa nao altera o teste de pressao tbm.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/


#13 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato

  • Topic Starter

  • 27 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio do Sul
  • Estado: SC

Postado 14 novembro 2011 - 05:58

Posta ai Ricardo!
Eu vou encomendar a tampa essa semana, depois falo o que aconteceu também...

#14 dantesantarita

dantesantarita

    Novato


  • 72 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Aracaju
  • Estado: SE

Postado 17 novembro 2011 - 12:40

Galera tenho esse mesmo problema, e sobre o reservatório de ar quente, é dele que quando aceleramos o carro escutamos um barulho de água correndo. Meu Clio com motor K4M está assim, acelera e faz esse barulho???
Proprietário de um Clio Sedan Exp 1.6 16V prata 2005 / 2006 muito satisfeito!

#15 fravo

fravo

    Novato


  • 18 posts
  • Cidade: Sao Paulo

Postado 21 novembro 2011 - 03:21

Cara, toma cuidado com isso... ferrei com o cabeçote do meu por causa disso.

Em uma oficina especializada em Renault aqui em SP, a troca da Bomba D'agua + Correia Dentada ficou por 400 reais.

#16 Ricardo kakadu

Ricardo kakadu

    Novato


  • 77 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Cidade: Itajai
  • Estado: SC

Postado 24 novembro 2011 - 11:41

ae Marco... peguei o meu e realmente taava vazando... foi trocada uma braçadeira apenas, segundo o cara da garantia da renault, a braçadeira da mangueira, que vem de fábrica é de plástico e muito frágil e pode acontecer isso, ae eles trocaram por uma de aço e tls... problema resolvido... abrass

#17 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato

  • Topic Starter

  • 27 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio do Sul
  • Estado: SC

Postado 25 novembro 2011 - 06:16

Fala Ricardo...
Legal que vc conseguiu resolver seu problema. O meu vazamento em mangueiras não tem, isso já verifiquei. Na verdade acho que é a tampa mesmo. Já encomendei faz séculos, mas está complicado para chegar... Quando chegar posto se funcionou.

#18 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 26 novembro 2011 - 08:49

Lembrei de uma coisa agora...

Há, ainda, um cano da água na frente do bloco que costuma ter o anel de vedação rompido. A água baixa e o vazzmento não aparece pois o bloco do motor tá sempre quente.

Troque o maldito cano e seu o'ring de vedação.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#19 Rey Junior

Rey Junior

    Novato


  • 17 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: São Paulo
  • Estado: SP

Postado 27 janeiro 2012 - 06:08

Uma dúvida... tampa do reservatório e o próprio reservatório pra esses carros só originais né? Já comprei meia dúzia de tampas de marcas diferentes, reservatório novo e nada. Todo santo dia me escapa pressão pela tampa. Vou ver se hoje consigo comprar na Renault.
-
Rey Junior

Clio Sedan RN 1.6 16V
2001/2001

#20 Winchester

Winchester

    Flooder


  • 1.538 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Cidade: Curitiba
  • Estado: PR

Postado 27 janeiro 2012 - 06:14

Marco: Veja a tampa, pois ela não vaza só na forma líquida.. uma tampa mal encaixada pode vazar sem você perceber.

Rey: Tem autopeças de usados também.. como vc sabe que é pela tampa?



Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!




Tópicos que também usam as tags água, baixando, radiador:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos