Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

VENTOINHA NÃO ARMA, CARRO ESQUENTANDO E NADA SE RESOLVE!

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
22 respostas neste tópico

#1 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• 17 posts

Postado 03 janeiro 2012 - 01:31

Amigos,
Vou relatar meu problema: Ao voltar para casa estava em Vargem Grande peguei uma chuva braba e muito lamaçal. Ao chegar próximo ao autódromo (RECREIO DOS BANDEIRANTES/ RJ), o carro esquentou e também "morreu"!!!!!!!! Meu irmão que estava comigo, saiu do carro e empurrou junto comigo para darmos um tranco. Logo em seguida, o carro virou e seguimos viagem!!!! Uns 10km depois, o carro morreu de novo eaí pedimos socorro ao reboque que empurrou o carro até um Posto de Gasolina. Esperei por volta de 1h30m para que o meu carro esfriasse. Coloquei água no reservatório, completei o nível e assim, fui embora para casa (MORO NO MÉIER). Levei o carro no mecânico e expliquei para ele o problema sobre o superaquecimento. Ele me mostrou que a mangueira dupla do ar quente estava rasgada e por isso que vazava água e no reservatório permanecia sem água. Comprei uma mangueira no paralelo e foi trocada. Aparentemente o carro fcunonava a ventoinha normalmente (GASTEI R$ 100,00). No dia seguinte ao sair com o carro, a luz de injeção permaneceu acesa e voltou a a esquentar. O Bonito do mecânico me indicou um eletricista que disse que era amigo dele e que iria passar o scanner para resetar o módulo de ignição para que pudesse apagar a luz no painel. Chegando lá (DETALHE: O CARRO CONTINUA FERVENDO), o eletricista disse que o aparelho dele não estava atualizado e por isso não poderia realizar o reset. Disse que o problema do carro em esquentar era por causa da VÁLVULA TERMOSTÁTICA. Lá fui eu comprar uma nova e ele foi e trocou. Isso foi ontem, Hoje pela manhã, adivinhem? O carro voltou a esquentar e a ventoinha não armava nem se JESUS voltasse!!!!!!!!!!! Passei no eletricista e me pediu que fosse lá amanhã pela manhã para ver novamente o carro. Ele arriscou sem olhar que poderia ser JUNTA DE CABEÇOTE (GASTEI R$ 150,00 PELO SERVIÇO REALIZADO).
Então, pergunto à voces: O QUE PODE SER? FUSÍVEIS? RELÊS? AR NO SSITEMA? TAMPA DO RESERVATÓRIO SEM VEDAÇÃO? CEBOLÃO QUEIMADO? Se fose JUNTA, o carro rodaria normalmente?
Já troquei bomba de combustível, sensor de temperatura, rotação, etc....
Ah, esqueci de dizer que o carro continua com a LUZ ACESSA DA IGNIÇÃO, ESTÁ ACELERADO (de 12 à 15RPM) e ESQUENTANDO MUITO!!!!!

Por favor, me ajudem!!!!!!!!!!! Estou desesperado e ao ponto de vender o carro à um preço de banana!!! Não confio e não acredito mais em pessoas que se dizem profissionais!!!!!!! É APENAS UM DESABAFO!!!!!!

Márcio Melo
MÉIER / RJ

#2 andrefoc

andrefoc

Entendido

• 376 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS

Postado 03 janeiro 2012 - 04:47

Amigo, primeiro, qual é o seu carro, qual é a motorização dele?
Clio Authentique 1.6 16v - Motor K4M - Air Bag, VE, DH

Garagem: http://forum.renault...6v-2004-chumbo/

Imagem Postada

#3 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: PR

Postado 03 janeiro 2012 - 05:54

Não adianta sair atirando pra todo lado.. tem que descobrir o problema primeiro com critério pra trocar a peça certa.

#4 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• Topic Starter

• 17 posts

Postado 03 janeiro 2012 - 07:02

Eu tenho um RENAULT SCENIC RT 2.0 8V ANO 1999 MODELO 2000. Amigo
Winchester gostaria muito que o mexânico e suposto eletricista fizessem isso. Porque inicialmente eles falam que o problema é X e depois dizem que é Y. Aí fica difícil!!!!!! Só queria que diagnosticassem o problema e resolvessem, eu só peço isso!!!!!!

Volto à perguntar: O QUE PODE SER? FUSÍVEIS? RELÊS? AR NO SSITEMA? TAMPA DO RESERVATÓRIO SEM VEDAÇÃO? CEBOLÃO QUEIMADO? Se fose JUNTA, o carro rodaria normalmente?
Já troquei bomba de combustível, sensor de temperatura, rotação, etc....
Ah, esqueci de dizer que o carro continua com a LUZ ACESSA DA IGNIÇÃO, ESTÁ ACELERADO (de 12 à 15RPM) e ESQUENTANDO MUITO!!!!!

#5 andrefoc

andrefoc

Entendido

• 376 posts

Postado 03 janeiro 2012 - 08:20

Vou deixar pros colegas opinarem melhor, pois não conheço bem seu motor. Poderia ser muita coisa, os mecanicos começaram tentando solucionar pelo mais comum.

Mas, de acordo com meu entendimento, se o seu motor continua esquentando, ainda existem problemas no sistema de arrefecimento. A água continua baixando? Se sim, existe vazamento. As vezes não da pra ver, pois dependendo do local por onde vaza, a agua evapora antes de aparecer. Um carro sem vazamentos não perde água. Um bom mecanico possui um dispositivo que coloca pressão dentro do sistema e detecta se há vazamentos.
A bomba dagua está funcionando corretamente? pode ser q ela esteja danificada, não conseguindo bombear a agua corretamente pelo sistema
Se houver ar no sistema, a agua vai baixar no reservatorio durante um período, entao voce vai completando até que uma hora a mesma deve parar de baixar, se nao para, há vazamento.

Quanto a junta de cabeçote ferrada, se o motor ferveu, pode ter ferrado a junta sim, e inclusive, a junta ferrada causa perda da água do radiador, visto que a mesma é expulsa pelo escapamento, por isso, olhe se nao há um excesso de fumaça branca (vapor dagua) saindo pela descarga do seu carro.

E procure outro mecanico, esse dai ja provou que nao manja nada. Temos um tópico com recomendação de serviços e peças para diversas regiões do Brasil, procure um proximo a voce.

Imagem Postada

#6 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.242 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour

Postado 03 janeiro 2012 - 08:56

pode ate ser o radiador entupido, troque de mecanico, va em alguem que entenda e deixe com tempo para um diagnostico correto

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#7 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• Topic Starter

• 17 posts

Postado 04 janeiro 2012 - 03:35

Amigo andrefoc
"...Um bom mecanico possui um dispositivo que coloca pressão dentro do sistema e detecta se há vazamentos." - QUE DISPOSITIVO SERIA ESTE?
"... A bomba dagua está funcionando corretamente?" - QUE TIPO DE TESTE EU CONSIGO VER SE ESTÁ BOA?

"...Se houver ar no sistema, a agua vai baixar no reservatorio durante um período, entao voce vai completando até que uma hora a mesma deve parar de baixar, se nao para, há vazamento." - QUE TIPO DE TESTE EU CONSIGO VER ISSO?

"...Quanto a junta de cabeçote ferrada, se o motor ferveu, pode ter ferrado a junta sim, e inclusive, a junta ferrada causa perda da água do radiador, visto que a mesma é expulsa pelo escapamento, por isso, olhe se nao há um excesso de fumaça branca (vapor dagua) saindo pela descarga do seu carro." - ISSO NÃO OCORREU!!!

Andre Willani

"...pode ate ser o radiador entupido..." - COMO CONSIGO VER ISTO?

#8 andrefoc

andrefoc

Entendido

• 376 posts

Postado 04 janeiro 2012 - 05:36

Amigo andrefoc
"...Um bom mecanico possui um dispositivo que coloca pressão dentro do sistema e detecta se há vazamentos." - QUE DISPOSITIVO SERIA ESTE?
Não sou mecânico de veículos, por tanto não sei detalhar muito, mas existe (eu ja vi) um equipamento que o mecânico conecta no sistema do seu carro, e o mesmo coloca pressão para dentro, com isso, os pontos por onde há vazamento ficam evidentes. Uma boa oficina especializada deve possui-lo.

"... A bomba dagua está funcionando corretamente?" - QUE TIPO DE TESTE EU CONSIGO VER SE ESTÁ BOA? Essa não recomendo fazer em casa, é necessário desconectar alguma mangueira de retorno da água para checar se há vazão nela, isso vai gerar perda de agua e pode ferrar mais ainda se nao for feito por um profissional. Talvez tenha outra maneira mais simples de fazer o teste, mas desconheço.

"...Se houver ar no sistema, a agua vai baixar no reservatorio durante um período, entao voce vai completando até que uma hora a mesma deve parar de baixar, se nao para, há vazamento." - QUE TIPO DE TESTE EU CONSIGO VER ISSO? Quando tem ar no sistema, a agua do radiador tende a ficar baixando. É só voce abrir a tampa e completar com a agua. Se voltar a baixar, complete de novo. Uma hora tem q parar de baixar, se continuar baixando por muito tempo, então não é apenas ar, existe vazamento.

"...Quanto a junta de cabeçote ferrada, se o motor ferveu, pode ter ferrado a junta sim, e inclusive, a junta ferrada causa perda da água do radiador, visto que a mesma é expulsa pelo escapamento, por isso, olhe se nao há um excesso de fumaça branca (vapor dagua) saindo pela descarga do seu carro." - ISSO NÃO OCORREU!!! Se o mecânico já trocou a junta, nao deve mais ocorrer isso.

Imagem Postada

#9 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts

Postado 04 janeiro 2012 - 06:36

No clio eu levei num eletrecista e era problema do relê (eu tinha batido o carro e ele tinha soltado).

Você falou que o eletrecista arriscou sem olhar.. como assim? ele tem que olhar pelo menos pra dizer.

Se você ligar a ventoinha direto na bateria ela gira?

#10 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.242 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour

Postado 04 janeiro 2012 - 11:24

cara, recomendo um bom mecanico pra vc.

Primeiro tem q testar se a ventoinha nao esta queimada, fazendo ligação direta na bateria, pode ser o rele como winchester disse. O radiador vc solta a mangueira de entrada e a de saida e joga agua nele, nao recomendo fazer se nao tiver conhecimento. A junta sera a ultima opção, pois eh a mais complicada de resolver

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#11 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• Topic Starter

• 17 posts

Postado 04 janeiro 2012 - 08:26

Amigos,
Amanhã cedo vou levar no eletricista e pedir para ele realizar os devidos testes. Posteriormente posto pra voces!!!!!!!

#12 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• Topic Starter

• 17 posts

Postado 05 janeiro 2012 - 03:48

Amigos,
Primeiramente, tentei resetar o módulo de ignição (LUZ ACESSA DA INJEÇÃO NO PAINEL) deixando-o cabo negativo da bateria por mais de 12 horas conforme oirentação dos colegas da comundade. Hoje pela manhã antes de sair, ligeui o cabo no lugar e virei o carro. Coloquei água no reservatório e fui no eletricista. Chegando lá, a temperatura pra variar estava lá em cima. Desliguei o carro por 10 minutos aproximadamente e logo em seguida, virei a chave. Completei o nivel de água do carro e deixei ligado. Assim que a temperatura chegou no meio, a ventoinha armou (É MOLE OU QUER MAIS??? INACREDITÁVEL!!!!!). O eletricista disse que poderia haver mais algum vazamento de água no carro e pediu que eu retornasse no "mexânico". Saindo de lá, lá fui eu no "mexânico" e eu acompanhando a temperatura do carro. Assim que cheguei no "mexânico" expliquei a situação para ele e levantei o capô para ele ver e por ironia do destino ou milagre de DEUS, a temperatura estava controlada, ventoinha armada e o nível de água do radiador normal. Estava com uma pressão forte onde saia pouco ar pela tampa. Ele me orientou que eu trocasse a TAMPA DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA. Fui em casa almoçar e deopis de três horas sai novamente. O carro armou a ventoinha e a luz da injeção no painel apagou. Eu começei a vibrar!!!!!! Só que alegria de pobre dura pouco e logo em seguida, a luz voltou a acender!!!!!! Chegando na loja, fui pedir ao vendedor a peça informada e o cara inseguro pediu que eu desligasse o carro, tirasse a tampa que estava no carro para comparar o tamanho. Resumindo, assim que fiz isso o carro super quente, voltou a subir a temperatura. Cheguei em casa com a temperatura lá em cima, desliguei o carro e esperei esfriar o carro. Assim que deu uma esfriada, coloquei água (COMPLETANDO O NÍVEL) e a ventoinha não armou. Peguei um pano molhado e fui abrindo devagarzinho a tampa do reservatório. Começou a sair um vapor (QUENTE PACAS!!!) e logo em seguida, a ventoinha armou na velocidade máxima (VOANDO!!!!!!). A temperatura baixou na hora.
Pergunto à voces: O que poder ser? O tal do AR NO SISTEMA? Se for,como posso fazer isso em casa? Assim que colocar a TAMPA NOVA como o motor frioe completar o nível, vai resolver o problema? O que achei curioso foi que assim que abri um pouco a TAMPA e que começou a sair o vapor, a ventoinha armou de imediato. Pode me ajudar e me orientar nesta penúria?????? Porque estou de cabelos brancos com este carro!!!!!!!!

#13 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• Topic Starter

• 17 posts

Postado 05 janeiro 2012 - 03:48

Outra coisa, o que deu de errado no reset? A LUZ permanece acesa no painel!!!!

#14 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.789 posts
  • Motorização: 1.0 16v

Postado 06 janeiro 2012 - 07:17

Ar no sistema e tampa ferrada.

#15 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• Topic Starter

• 17 posts

Postado 07 janeiro 2012 - 05:20

Adquiri uma nova tampa. Como faço para "retirar" o ar do sistema? O procedimento do reset faço depois de "retirar" o ar do sistema?

#16 MARCIOMELORJ2010

MARCIOMELORJ2010

Novato

• Topic Starter

• 17 posts

Postado 11 janeiro 2012 - 04:36

Amigos,
A luz da injeção que estava acesa no painel, apagou! Como havia dito, troquei a tampa do reservatório de água do radiador (COMPREI UMA NOVA). O carro não esquenta mais! A ventoninha arma quando chega na temperatura pela metade. Às vezes ultrapassa mas logo em seguida, a ventoniha arma e reduz para metade a temperatura e água estou sempre repondo. Será que tenho que susbtituir mais alguma peça?

#17 MeganeRT

MeganeRT

Batidas de Pinto

• 323 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Estado: RJ

Postado 11 janeiro 2012 - 06:03

"Adquiri uma nova tampa. Como faço para "retirar" o ar do sistema? O procedimento do reset faço depois de "retirar" o ar do sistema?"

Existe um tutorial, com fotos, elaborado pelo EDGAR, acerca da troca do fluído de refrigeração.
Nesse tutorial esta perfeitamente mostrada a retirada de ar do sistema.

#18 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.789 posts
  • Motorização: 1.0 16v

Postado 13 janeiro 2012 - 10:27

Amigos,
A luz da injeção que estava acesa no painel, apagou! Como havia dito, troquei a tampa do reservatório de água do radiador (COMPREI UMA NOVA). O carro não esquenta mais! A ventoninha arma quando chega na temperatura pela metade. Às vezes ultrapassa mas logo em seguida, a ventoniha arma e reduz para metade a temperatura e água estou sempre repondo. Será que tenho que susbtituir mais alguma peça?

Nâo.
Comportamento descrito é o padrão.

#19 looidi

looidi

Entendido

• 139 posts

Postado 15 dezembro 2012 - 08:58

Amigos

Meu Clio 1.6 16v com motor K4M não vem disparando a ventoinha

- Faz um dias venho notando isso, porém o carro não superaquece e após uns 8-10 km de locomoção atinge a temperatura ideal e dela não sai

Será que o não disparo da ventoinha me deixa na iminência de um problema?

- O que característicamente acontece quando a ventoinha não dispara?

Alguém pode dar a informação?

Abraço
Pensando globalmente; agindo localmente

Imagem Postada

Cogitando o BlackOut
http://forum.renault....php?f=16&t=881

1º upgrade [já feito] : filtro-de-polem (AC)
http://forum.renault...php?f=16&t=2032

Um pouco sobre motores e correias:
http://luiz-antonio....0/04/motor.html

#20 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts

Postado 15 dezembro 2012 - 09:51

- O que característicamente acontece quando a ventoinha não dispara?

A ventoinha fica parada e o carro esquenta com trânsito.

Desculpe, mas eu não sei o que você esperava ouvir.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos