Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Limpeza de "tbi" caseira?

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
46 respostas neste tópico

#1 jonasgoldoni

jonasgoldoni

Novato

• 8 posts

Postado 10 fevereiro 2012 - 10:08

Blz povo,
Meu clio (1.0 16v 2006) está com a lenta oscilando quando o ar é ligado. Para entender a possível causa do problema, vi alguns vídeos (youtube) sobre a limpeza do tbi, utilizando a aplicação de um spray descabonizante (existem várias marcas pelo q pesquisei) com o motor acelerado.
A dúvida é se alguém já realizou este procedimento em algum renault, e se é necessário o diagnóstico posterior com scanner para calibrar o correto funcionamento do tbi, ou a central se encarrega desta correção automaticamente?

#2 andrefoc

andrefoc

Entendido

• 376 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS

Postado 11 fevereiro 2012 - 08:43

Até onde eu sei, o correto é tirar a TBI e limpá-la na bancada, pois aplicar um spray vai soltar a sujeira e leva-la para dentro do motor, fazendo com que ela passe por diversos pontos sensiveis a ela como bicos e etc, isto pode ocasionar outros problemas futuros.
Clio Authentique 1.6 16v - Motor K4M - Air Bag, VE, DH

Garagem: http://forum.renault...6v-2004-chumbo/

Imagem Postada

#3 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: SP

Postado 12 fevereiro 2012 - 01:23

Eu acompanho o blog de mecanica da HIGH TORQUE ... e varias vezes ja explicou-se que a maneira correta de limpeza e com o spray como o autor do topico citou.

Nesse mesmo blog ele cita que a remoção do corpo de borboletas não deve ser feita a toa ....

E mesmo com o spray alguns cuidados devem ser tomados ... e apos isso tem o reset da posição do corpo de borboletas que eu ainda nao sei como e feito nos motores renault ...

Abraço

#4 sufah

sufah

Flooder

• 1.102 posts
  • Estado: CE

Postado 12 fevereiro 2012 - 02:18

Fiz essa limpeza e apenas resetei os parâmetros de injeção. Segundo o ADG, nem todos os carros precisam desse procedimento, não sei dizer se o clio precisa..

Garagem: http://forum.renault...-up-finalmente/

VTR loading...

#5 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts

Postado 12 fevereiro 2012 - 08:12

Fiz essa limpeza e apenas resetei os parâmetros de injeção. Segundo o ADG, nem todos os carros precisam desse procedimento, não sei dizer se o clio precisa..

ADG ... tem muita gente acompanhando esse cara ...

A do palio que eu tive acompanhando esses dias ... ele disse que com o tempo a central acha a nova posição do corpo de borboletas ... e que o reset pelo scaner e apenas mais rapido ...

Deu para notar alguma diferença apos a limpeza ?

Abraço ...

#6 sufah

sufah

Flooder

• 1.102 posts

Postado 12 fevereiro 2012 - 10:01

Fiz uma limpeza preventiva, mas notei uma melhora na lenta, estabiliza mais rápido.

É melhor fazer manutenção preventiva do que esperar a tbi ficar impregnada.

VTR loading...

#7 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts

Postado 13 fevereiro 2012 - 11:32

Fiz uma limpeza preventiva, mas notei uma melhora na lenta, estabiliza mais rápido.

É melhor fazer manutenção preventiva do que esperar a tbi ficar impregnada.

Sufah ... qual a marca que usou ... vi no youtube o pessoal usando WURTH ... uso essa marca em alguns itens aqui na empresa ... me parece boa ... na parte automotiva nao sei se presta ....

Abraço

#8 sufah

sufah

Flooder

• 1.102 posts

Postado 13 fevereiro 2012 - 11:42

Cara, não lembro a marca. Só lembro que vi na lata Tbi cleaner. Parecia importada, não tinha nada em português heauheau

Como paguei barato, nem exigi muita coisa. Mas, se puder, vai de Wurth, é uma marca bem conhecida. Se não me engano é a marca que o ADG usa, não?

Abraços

VTR loading...

#9 carvalhaesp

carvalhaesp

Entendido

• 187 posts

Postado 18 fevereiro 2012 - 08:07

Sou de BH, onde fica a oficina do ADG da high torque. Levei meu Clio lá a um tempo e foi feita a limpeza dos bicos, acerto do ponto da correia dentada, troca das velas e a limpeza da TBI sem desmontar com esse spray descarbonizante. O carro melhorou na marcha lenta e ficou mais esperto.

Abraço
Clio Hatch 1.6 16v Hi-Flex

#10 MEGADRIVE

MEGADRIVE

Novato

• 5 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan

Postado 20 fevereiro 2012 - 04:20

TROCA DE "UMA"???? VELA?

#11 carvalhaesp

carvalhaesp

Entendido

• 187 posts

Postado 20 fevereiro 2012 - 07:16

TROCA DE "UMA"???? VELA?

Não, me expressei mal. Foi trocado o jogo de velas.
Já arrumei lá, para não gerar mais dúvidas...

Abraço.
Clio Hatch 1.6 16v Hi-Flex

#12 fredgouvea

fredgouvea

Novato

• 86 posts

Postado 22 fevereiro 2012 - 03:04

Alguém poderia me indicar por fotos, ou explicar por gentileza onde fica a TBI? Acho que meu carro precisa de uma limpeza, 149.000km e eu nunca fiz!

#13 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts

Postado 23 fevereiro 2012 - 06:18

Alguém poderia me indicar por fotos, ou explicar por gentileza onde fica a TBI? Acho que meu carro precisa de uma limpeza, 149.000km e eu nunca fiz!

A TBI é o corpo de borboletas ... fica logo apos o filtro de AR ... removendo aquela tampa onde tem o filtro vc ja ve ela ...
Tem a maneira correta de fazer a limpeza ... fique atento para nao ter problemas futuros ...

Abraço

#14 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts

Postado 23 fevereiro 2012 - 06:20

Sou de BH, onde fica a oficina do ADG da high torque. Levei meu Clio lá a um tempo e foi feita a limpeza dos bicos, acerto do ponto da correia dentada, troca das velas e a limpeza da TBI sem desmontar com esse spray descarbonizante. O carro melhorou na marcha lenta e ficou mais esperto.

Abraço

Fala ai...

Esse é o endereço dele la ...

da uma olhada no site da oficina ... qq duvida e so ligar ...
www.hightorque.com.br

Abraço

Rua Arceburgo, 359, Bairro Bonfim - CEP: 31210-370 - Belo Horizonte - MG

#15 garciaazevedo

garciaazevedo

Novato

• 9 posts
  • Motorização: 1.0 8v
  • Estado: RJ

Postado 27 fevereiro 2012 - 08:47

Olha ja fiz a limpeza do meu tbi com CAR 80.. fikou mto bom.... limpa mesmo... nao precis desmontar nada... ainda colokei na parte dos bicos... o carro fikou show

#16 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
Contribuidor

Postado 03 maro 2012 - 05:28

Somente dando meu pitaco: meter car80 para limpar a TBI sem desmontar é como tomar banho e não trocar as cuecas.

O solvente não limpa por completo, sempre ficará alguma sujeira. REsolve o problema... por um tempo.

Sem falar que não irá durar o tanto que deveria durar.

Então: de preferÊncia, limpe a TBI exteramente, com pincel e solvente (preferÊncia thinner), tendo cuidado para o solvente não penetrar na parte eletronica da tbi (não deixe o eixo da borboleta na posição vertical, SEMPRE horizontal) e faça procedimento de reset via scanner ou retirada da bateria.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#17 Silverclio

Silverclio

Novato

• 45 posts
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SC

Postado 06 abril 2012 - 10:37

Eu tive um Tipo em que, vez ou outra " jogava" car 80 no TBI dele e nunca precisei desmontar nada.
Limpa TBI na química é um " detergente" que irá dissolver a borra do TBI e, ademais, para causar danos ao motor à sonda ou qualquer outro componente, a quantidade de borra precisaria ser muito grande, a ponto de sobreviver à pressão e a alta temperatura da câmara de combustão

#18 andrefoc

andrefoc

Entendido

• 376 posts

Postado 11 abril 2012 - 11:58

Aproveitando pra nao ter que abrir um tópico novo: esse car-80 aí não agride ou resseca as borrachas, mangueiras, aneis, etc?
Clio Authentique 1.6 16v - Motor K4M - Air Bag, VE, DH

Garagem: http://forum.renault...6v-2004-chumbo/

Imagem Postada

#19 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.241 posts

Postado 11 abril 2012 - 12:02

Aproveitando pra nao ter que abrir um tópico novo: esse car-80 aí não agride ou resseca as borrachas, mangueiras, aneis, etc?

Teoricamente não, conheço muita gente que usa com frequencia e nunca soube de problemas nesse sentido.

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#20 Silverclio

Silverclio

Novato

• 45 posts
  • Estado: SC

Postado 11 abril 2012 - 07:46

Não. Car 80 ou qualquer outro produto similar não causa esse tipo de dano.
Mas já que mencionou, vou dizer o que ferra com o TBI, flauta de bicos e carburador.
Tem pessoas que, por ter GNV no carro, se " esquecem" do combustível original dele. Usa o gás em 90% das vezes e além disso, o tanque de gasolina só fica na reserva e então o que acontece? - Aquela sujeira de dentro do tanque vai para os bicos injetores, ou carburador, e por usar poucas vezes, a sujeira entra e vai ficando por ali e o dono do carro só irá perceber no dia em que o carro começar a falhar na gasolina, tossir, engasgar e nesses casos, não há car 80 que dê jeito e só o mecânico poderá resolver o problema

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos