Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Nível de óleo da caixa de cambio

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
23 respostas neste tópico

#1 edson.adp

edson.adp

Novato

• 6 posts

Postado 27 fevereiro 2012 - 01:09

Olá a todos,
Eu tenho um Clio 2001/2002 rl e gostaria de saber se nós usuários podemos ver o nível do óleo da caixa de cambio, ou se é somente levando em uma oficina?
se houver uma maneira de verificar, alguém poderia me ajudar informando como?

#2 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: SP

Postado 27 fevereiro 2012 - 01:16

Essa informação tb me interessa ...

Abraço

#3 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 03 maro 2012 - 05:25

Na caixa de marcha, parte frontal (ou seja, virada para o radiador do veículo), há uma borboleta plástica. Retire-a e cloque o dedo lá dentro. Se voltar melado de óleo, o nível tá normal.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#4 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 739 posts
  • Estado: PR
Contribuidor

Postado 06 maro 2012 - 10:20

Exatamente como o moderador disse. Há uma borboleta plástica (bujão) na parte frontal da caixa de câmbio. O nível de óleo deve estar ao transbordo deste bujão. A capacidade de óleo da caixa é de 3,4lts. A especificação correta original é o Tranself 75W80. Evite misturar outras marcas. Há outras marcas de óleo com esta especificação, por exemplo o Lubrax 75W80, mais barato, mas as trocas de marcha com este óleo fica mais dura com o carro frio, principalmente em cidades frias durante o inverno. Digo isso por experiência própria.

Atenciosamente
OS - CAR Serviços Automotivos
Oficina Especializada RENAULT
R. Desemb. Westphalen, 2650
Curitiba-PR
Tel: (41)3042-4194
E-Mail: oficinaos-car@hotmail.com
  • Winchester curtiu isso

Curitiba-PR

oficinaos-car@hotmail.com

#5 edson.adp

edson.adp

Novato

• Topic Starter

• 6 posts

Postado 10 maro 2012 - 11:39

Obrigado a todos pela ajuda, vou tentar encontrar a caixa de marchas, qualquer coisa eu vou levar na oficina, pois senti que na hora de mudar de marcha tá travando um pouco, vou verificar se tem vazamento tambem...
Att.
Edson

#6 buffon01

buffon01

Entendido

• 159 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Estado: MG

Postado 10 maro 2012 - 01:08

aproveitando o assunto, um mecanico uma vez me falou que o óleo de caixa do clio é vitalicio só precisa trocar se a caixa for aberta, é verdade???

#7 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 739 posts
  • Estado: PR
Contribuidor

Postado 10 maro 2012 - 01:20

aproveitando o assunto, um mecanico uma vez me falou que o óleo de caixa do clio é vitalicio só precisa trocar se a caixa for aberta, é verdade???

Sim, este óleo é concebido como lifetime. Entretanto, ele é extremamente sensível à umidade, água e impurezas. Portanto, já que estamos num "país tropical", com taxas de umidade relativa dor ar alta e "muitas enchentes por aí (além das lavagens de motor em lava-rápidos sem noção) , é sempre bom tomar precaução e providenciar alguma troca periódica. Repare que o respiro da caixa de câmbio foi levantado para um ponto mais alto no compartimento do motor através de uma mangueira aqui para o Mercosul devido aos alagamentos aqui da zona tropical. Já na Europa, o respiro está no nível da carcaça da caixa mesmo.
OBS: quando falo vitalício, estou falando do ELF Tranself 75W80. mas não entenda como regra para os 75W80 de outras marcas, bem entendido.
  • buffon01 curtiu isso

Curitiba-PR

oficinaos-car@hotmail.com

#8 buffon01

buffon01

Entendido

• 159 posts

Postado 10 maro 2012 - 06:55

Sim, este óleo é concebido como lifetime. Entretanto, ele é extremamente sensível à umidade, água e impurezas. Portanto, já que estamos num "país tropical", com taxas de umidade relativa dor ar alta e "muitas enchentes por aí (além das lavagens de motor em lava-rápidos sem noção) , é sempre bom tomar precaução e providenciar alguma troca periódica. Repare que o respiro da caixa de câmbio foi levantado para um ponto mais alto no compartimento do motor através de uma mangueira aqui para o Mercosul devido aos alagamentos aqui da zona tropical. Já na Europa, o respiro está no nível da carcaça da caixa mesmo.
OBS: quando falo vitalício, estou falando do ELF Tranself 75W80. mas não entenda como regra para os 75W80 de outras marcas, bem entendido.

muito obrigado

#9 Stéfano Souza

Stéfano Souza

Flooder

• 1.917 posts

Postado 10 maro 2012 - 08:50

Bom saber ... vou verificar amanhã ... porque o meu ta osso de entrar algumas marchas de vez em quando ! hahaha

Abraços
Clio 1.0 16v - Garagem

Imagem Postada

#10 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 11 maro 2012 - 02:09

É vitalício até a embreagem ir pro pau... aí troca-se o oleo.

Caixa com trocas duras pode ser devido a óleo oxidado, uma troca costuma ajudar bastante.

Nota: coloquei militec na caixa do meu mégane ontem , na troca da coifa do semi-eixo lado esquerdo. Não sei se é efeito placebo, mas parece ter ficado um pouco mais macio de manejar o cambio... veremos quando começar a esfriar.
  • mdfabio e OS - CAR Oficina Renault curtiram isso

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#11 Stéfano Souza

Stéfano Souza

Flooder

• 1.917 posts

Postado 11 maro 2012 - 05:30

Vou deixar o meu amanhã na oficina pra ver o que pode ser ... ultima semana de garantia =(
Clio 1.0 16v - Garagem

Imagem Postada

#12 buffon01

buffon01

Entendido

• 159 posts

Postado 11 maro 2012 - 05:44

então quando eu for trocar a embreagem eu tenho que trocar o óleo? o óleo original é o ELF Tranself 75W80? qualquer mecânico ou posto troca?

#13 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 12 maro 2012 - 11:41

Sim, para trocar a embreagem retira-se o cambio inteiro, saem os semi-eixos.... aí tira-se o óleo do cambio.

O correto é 75w80 da Elf. Já usei o Tutela ZC 75w80 semi-sintético (na época, tava 25/l) e não notei diferença.
  • buffon01 curtiu isso

- - - - - - -

#14 buffon01

buffon01

Entendido

• 159 posts

Postado 12 maro 2012 - 06:35

muito obrigado

#15 zehfofinhu

zehfofinhu

Flooder

• 1.007 posts

Postado 13 maro 2012 - 06:50

Valew galera .. muito bem explicado ...

Abraço

#16 fcm

fcm

Entendido

• 408 posts
  • Motorização: 1.6 8v

Postado 14 maro 2012 - 08:22

O OS-CAR disse algo que é deixado de lado muitas vezes, que são as recomendações(até nos manuais) de não realizar a troca de óleo de câmbio/diferencial. Em um carro meu havia tal indicação mas mesmo assim fui ver como estavam, e estavam completamente impróprios, já oxidados e sem qualquer propriedade dos fluídos novos. De todos carros meus acabei trocando e notei que realmente estavam em más condições, então não tinha motivo para não fazer essa troca.

Outra coisa é que no meu Clio o bujão estava emperrado, o rapaz pastou um pouco para conseguir retirá-lo.

#17 Silverclio

Silverclio

Novato

• 45 posts
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SC

Postado 06 abril 2012 - 01:55

O óleo do câmbio não é eterno, ele tem uma vida útil.
Muitas pessoas e até mesmo mecânicos acreditam que o óleo do câmbio dura eternamente, mas isso não é verdade. Todo óleo como qualquer outra coisa nesse planeta está sujeto ao desgaste natural com o tempo. A função do óleo do cambio é lubrificar as engrenagens e ao mesmo tempo evitar o aquecimento extremo dos componentes. De tanto esquenta, esfria e com o passar do tempo, as propriedades lubrificantes do óleo perdem suas especificações, sem contar a contaminação por umidade por particulas metálicas das engrenagens oriundas de seu desgaste natural.
Um jogo de embreagem tem uma vida útil estimada em 85 90 mil km, ao chegar a essa quilometragem o certo é trocar o óleo do cambio também, esse óleo é barato, muito simples de ser trocado. Transmissões automáticas requerem mais atenção ainda, pois elas duram bem mais do que as mecânicas conquanto que o óleo seja trocado a cada 70mil ou 2 anos, do contrário, o dia em que ela começar a patinar, prepare o bolso .

#18 andretadeu

andretadeu

Novato

• 24 posts
  • Veículo: Renault 19
  • Motorização: 1.8

Postado 27 abril 2012 - 09:58

Em muitos Renault, principalmente os mais antigos que a caixa já está bem usada... usar o óleo 75W80 (R$25/32,00) é até prejudicial...pode gerar um ruído... usar um 80W (R$10,90/14,00) já vai suprir toda a necessidade. Jamais deve-se completar, misturar diferentes tipos de óleo ou marca e principalmente usar óleo 75w90 ou 90w.
André Tadeu
Quality Supreme - Peças para Veículos Renault
www.qualitysupreme.com.br
contato@qualitysupreme.com.br

#19 Leonardo Barbosa

Leonardo Barbosa

Novato

• 33 posts

Postado 19 dezembro 2012 - 12:14

Que massa!!!!

Será mesmo que o ideal é colocar um óleo 80W na caixa de cambio, meu clio é 2003 1.0 16v.

Irei fazer a troca do óleo por conta da quilometragem alta.

Fortaleza-CE

#20 Marcosolive

Marcosolive

Entendido

• 566 posts
Contribuidor

Postado 19 dezembro 2012 - 01:01

eu troquei o óleo da caixa do meu clio, coloquei um LUBRAX w80, e não notei diferenças nas trocas de marchas.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos