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Problema em tucho hidráulico (ou mecânico?)


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85 respostas neste tópico

#21 Ricardo Goulart

Ricardo Goulart

    Novato


  • 3 posts

Postado 12 dezembro 2007 - 05:41

Boa noite. Já venho acompanhando as discussões aqui do fórum a um bom tempo e já achei vários tópicos legais. Buscando algum tópico sobre "comando de válvulas" achei este aqui.

Minha dúvida, o barulho a que vocês se referem é este aqui (arquivo anexo)? Parece barulho de motor a diesel e só aparece quando o motor já está quente e em ponto morto.

Meu carro está com 61.000 km e ainda não troquei as correias (no manual fala para trocar com 80.000km) ou fiz qualquer tipo de regulagem no motor. O que posso fazer para reduzir esse barulho ?

Abraços.

Ricardo
Clio 1.0 16V Privelege 2004

Arquivo anexado  Motor Clio.zip   38,55K   133 Downloads

#22 edgar_rs

edgar_rs

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Postado 12 dezembro 2007 - 10:04

Qual programa para abrir este arquivo *.amr cara?
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
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#23 ph_boy

ph_boy

    Entendido


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Postado 13 dezembro 2007 - 06:29

É um formato dos celulares da Sony...

Converti em wav, tá no anexo :D

Arquivo(s) anexado(s)


PH

#24 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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Postado 13 dezembro 2007 - 06:35

Pior é que só em casa para "ouvir" este barulho, com fones de ouvido...

Na empresa, as caixas de som são uma tremenda duma "M"..
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
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#25 Ricardo Goulart

Ricardo Goulart

    Novato


  • 3 posts

Postado 13 dezembro 2007 - 06:37

Valeu ph_boy. Pensei que o Real Player tocava.

Ricardo
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#26 BloBH

BloBH

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Postado 13 dezembro 2007 - 08:39

Parece ser mesmo barulho dos tuchos desregulados.
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Clio Sedan Privilége 1.6 16v HiFlex 2005

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#27 edgar_rs

edgar_rs

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Postado 13 dezembro 2007 - 09:30

Parece ser mesmo barulho dos tuchos desregulados.

Ou é tucho, ou é o rolamento do alternador...

No meu carro, quando fu*** o rolamento do alternador, dava barulho parecido...
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#28 Guest_san_*

Guest_san_*

Postado 13 maio 2008 - 01:08

cara, não era pra ser assim, ja tive motor 1.0 16v renault.

Se for um barulho de metal batendo dentro do motor ("tec tec tec tec tec"), que vai aumentando a repetição conforme aumenta a rotação, existe uma grande probabilidade de ser tucho mesmo.

Só para vc ficar mais tranquilo, se for o tucho é bem baratinho e a troca deles é bem simples, basta remover a tampa de válvulas e trocalas...da pra fazer em casa.

abraços.


Perguntei pro colega mecânico e ele disse q existe uma folga entre o tucho e as válvulas (admissão e exaustão) q precisa ser respeitada (para evitar a quebra).

Pois é justamente essa medida q preciso para regular meus tuchos. (usa-se aquelas varetinhas milimetradas para medir a floga). Vou fazer em casa. Postarei fotos depois !

Tenho um peugeot 206 1.0 16V 02/02 com motor D4D. Quem puder postar essas medidas ficaria feliz quiném pinto no lixo !

#29 Gustavo Dagostin

Gustavo Dagostin

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Postado 15 maio 2008 - 11:15

É possível trocar os tuchos mecânicos do motor D4D para hidráulicos?
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#30 BloBH

BloBH

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Postado 18 maio 2008 - 09:28

É possível trocar os tuchos mecânicos do motor D4D para hidráulicos?

Não.
O motor já foif projetado para ter os tuchos mecânicos, é de sua própria construção.
Imagem Postada

Clio Sedan Privilége 1.6 16v HiFlex 2005

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#31 RCC

RCC

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Postado 19 maio 2008 - 05:33

ja que o tópico subiu de novo, tuchos batendo sao isso aqui:


#32 Domingos 16v

Domingos 16v

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Postado 19 maio 2008 - 09:50

Boa RCC, agora o pessoal nao confunde mais!

#33 edgar_rs

edgar_rs

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Postado 19 maio 2008 - 10:03

Isto aí era uma máquina de costura ligada...

Caraca... motorzinho deve ter ido pra conta do Papa...
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#34 RCC

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Postado 19 maio 2008 - 10:23

Essas fotos foram depois do flush, e depois de tirar muita coisa ja.

Thumbnail(s) anexado(s)

  • 13052008063.jpg
  • 13052008064.jpg
  • 13052008065.jpg
  • 13052008066.jpg


#35 Guest_san_*

Guest_san_*

Postado 19 maio 2008 - 11:30

calibragem das folgas da válvula (tucho) motor D4D

AD = 0,5 a 0,12

ES = 0,15 a 0,22

#36 Gustavo Dagostin

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Postado 20 maio 2008 - 12:10

San, estes valores são em milímetros?

Muda alguma coisa pro motor D4D Kaizen (do Clio 1.0 16V Hi-Power)?

Obrigado.
Toyota Corolla Xei 1.8 16V VVTi

#37 Guest_san_*

Guest_san_*

Postado 20 maio 2008 - 08:24

Não tenho certeza se é em mm ou se serve pro teu motor dagostin. Foi o chefe da mecânica da peugeot que me deu (referénce). Ele acessou o sistema com o nº do chassi e viu as medidas. O meu motor com certeza é D4D (peugeot motor base renault).

Acredito q seja pra todos D4D tuchos mecânicos !

#38 Gustavo Dagostin

Gustavo Dagostin

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Postado 23 junho 2008 - 04:29

Liguei pra Automega Renault e o atendente me passou um orçamento para a regulagem dos tuchos:

-> Mão-de-obra (4 horas): R$ 340,00
-> Jogo de Juntas: 234,00
TOTAL: 574,00

Achei um pouco caro, mas não tenho idéia do trabalho que é regular os tuchos (todos os 16).
Uma outra idéia que tive depois de desligar o telefone seria trocar os tuchos, ao invés de regular...já disseram que o tucho hidráulico é barato. Imagino que o mecânico seja ainda mais barato...

Falei com um colega depois, e ele me disse que "abrir" o motor seria uma coisa ruim, e que eu deveria protelar isto até vender o carro (que não tenho intenção de fazer tão cedo). Questionou o fato de as válvulas precisarem de regulagem, como as dos Chevettes e Opalas antigos...fiquei sem ter o que responder. Faz sentido fazer esta regulagem a cada 40 mil Km ?
Toyota Corolla Xei 1.8 16V VVTi

#39 edgar_rs

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Postado 23 junho 2008 - 08:54

Tucho não se regula. Válvulas sim.

Tucho se descarrega e vê se ele terá algum problema depois de montado. Se tiver, só trocando mesmo...

E outra: nunca pegamos, na mecânica, regulagem de válvulas pros Renault...
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
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#40 BloBH

BloBH

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Postado 23 junho 2008 - 09:08

É item preconizado no manual de garantia e manutenção do Renault: na revisão de 40.000 km tem regulagem de válvulas SIM (motor D4D).
Basta consultar o manual e conferir.
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