Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Clio 1.0 16v fraco em baixa.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
6 respostas neste tópico

#1 Nagash

Nagash

Novato

• 83 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: DF

Postado 26 maio 2012 - 10:08

Ontem a noite tava voltando pra casa... na ida o carro tava normal.. na volta ele ficou meio "preguiçoso" pra pegar (parece o Celta 2010 da minha mãe)... e no meio do caminho ele começou a falhar a aceleração (principalmente em baixas e médias) e em um momento ele não tava mais desenvolvendo... tava muito fraco.. não conseguia nem passar de 60km/h... ai parei num posto pra abastecer (tava quase na reserva) e fui olhar o motor...

1a coisa q eu notei foi q a mangueira do filtro de ar tinha arrebentado (aquela que conecta uma parte ali na frente, do lado do motorista e a outra parte na caixa de ar)... a parte da frente tava conectada mas a parte da caixa tinha caido lah pra baixo do motor e tava toda arrebentada... arranquei ela pq nao tinha mto o q fazer e vim pra casa... nisso o carro melhorou um pouquinho mas continuou sem força e com a aceleração falhando (sem contar o ronco q parecia q o escape tava furado)... .hj de manhã saí pra comprar outra mangueira (e aproveitei pra comprar tb outro sensor de velocidade, já q o meu tava dando pau)... ai troquei os dois... o carro melhorou mas ainda não tava 100%... ainda to achando ele meio fraco em baixas/médias e com a aceleração falhando um pouco nessas rotações... bem menos do que antes, mas, ainda dá pra notar q tem algo diferente... pedi pra verem as velas mas numa oficina q eu fui tavam sem a chave e na outra o mecanico nao tava lá... ai acabei vindo pra casa e deixando pra ver isso dps...

alguém tem ideia do qq pode ser? .. será q pode ser velas ou cabos de velas?
Renault Clio RT 1.0 16v 2001
Ex - Kasinski Comet GT250R 2010
Ex - Yamaha Fazer 250 2008
Ex - Chevrolet Vectra GLS 2.0 1998

#2 Nagash

Nagash

Novato

• Topic Starter

• 83 posts

Postado 26 maio 2012 - 03:38

Saí com ele agora a pouco e continua a mesma porcaria... MUITO fraco em baixa... pra ligar foi um sufoco... morreu umas 4x e tinha q ficar o tempo todo acelerado... chegando aqui em casa mal conseguia colocar 40km/h pq ele não tá desenvolvendo... pqp mesmo..

#3 fcm

fcm

Entendido

• 389 posts
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SP

Postado 26 maio 2012 - 05:29

Amigo, fez certo em tentar ver as velas, pois já pode ter uma idéia das condições por elas.

Mas ainda assim é insuficiente, pois mesmo se aparentar ter excesso de combustível, precisaria ainda assim descobrir a causa. Na pior das hipóteses, se uma vela estiver com carbonização mais forte que a outra, pode indicar problemas na vela ou bobina, ou ainda da injeção estar funcionando rica por causa de algum sensor.

Poderia já passar um scanner e fazer uma revisão na linha de combustível(andar na reserva assim só ajuda a pegar sujeira, e não duvido que seja esta a causa) e limpeza da TBI, e ver as condições das velas e cabos(que me lembre no seu faz parte da bobina).

Não chegou a acender no painel a luz da injeção?

#4 Nagash

Nagash

Novato

• Topic Starter

• 83 posts

Postado 27 maio 2012 - 08:44

entao, nao acendeu nada no painel... e tb nao chegou a entrar na reserva... eu tb nao costumo andar na reserva... gosto de deixar pelo menos 1/4 de tanque ... qdo chega nessa faixa eu jah começo a me mexer pra ir num posto completar ou deixar acima da metade... peguei essa mania com minhas motos e acabei levando pro carro... qdo abaixa da metade jah fico de olho pra ir no posto assim q tiver um tempinho..

tava pensando em levar num mecanico q a gente jah conhece aki em casa, mas o cara eh tipo esses mecanicos de rua.. nao vai ter scanner e tals.. entao acho q amanhã de manhã cedinho vou levar numas duas concessionárias q tem aqui perto pra verem o q pode ser.. e dps levo numa outra oficina q um amigo meu me recomendou pra ver as opiniões... e pedir pra darem uma olhada nas velas e tals.. ontem qdo cheguei na oficina pra trocar o sensor o cara deixou o carro ligado um pouco.. puxou os cabos das velas um por um e tals e falou q tava funcionando redondinho.. q nao aparentada nada errado... e, de fato, tava um pouco melhorzinho mesmo... dps q ele trocou o sensor tb ficou um pouco melhor... mas dps q vim pra casa, deixei ele parado algumas horas e tive q sair de novo pra ir aqui do lado de casa a coisa piorou ao extremo... amigo meu q eu encontrei no local deu uma olhada nele e falou q tava bem parecido com um Civic q ele teve.. no caso dele ele trocou as velas e fez limpeza dos bicos injetores e o carro voltou ao normal... vamo ver né..

#5 fcm

fcm

Entendido

• 389 posts
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SP

Postado 27 maio 2012 - 10:16

Amigo, para te falar a verdade podem ser várias coisas. Não sou mecânico, o que sei é de eu mesmo fuçar nos meus carros, e também de ir atrás de informações, então o que posso te ajudar é no seguinte(até aparecer alguém mais capacitado como o Edgar ou Oscar):

O que você pode ver com esse mecânico das antigas, é verificar se há uma entrada de ar falso no coletor de admissão(ou de escape também, assim como algum furo nele), pode pedir para ele fazer um reset na central da injeção e verificar condições da bobina e velas. Esse teste que fizeram já indica que a ignição pelo menos funciona, não tem nenhum cilindro "morto", que se houvesse, ao tirar algum cabo de vela simplesmente não alteraria o funcionamento do motor.

Sujeira no sensor de rotação ou de velocidade do câmbio também pode prejudicar, pois eles alteram o funcionamento da injeção como qualquer outro sensor, inclusive também pode ser a sua sonda lambda, que precisaria passar por testes de leitura para ver se ela está ok.

Creio que com a idade dos nossos carros, o catalizador também já esteja no fim da vida útil, e já vi reclamações de falha em carros que o elemento interior dele havia já quebrado e causado obstrução, mas é só para te dizer uma coisa que é raro de verificarem, não quer dizer que seja seu problema.

Enfim, essas coisas todas você até pode verificar em casa se tiver prática e ciência de parâmetros para tomar por base, mas principalmente com a intermitência do problema, é bom você mandar para um check-up geral.
  • Bruno Drumond Gomes curtiu isso

#6 Toninho_sv

Toninho_sv

Zuão

• 3.738 posts
  • Estado: RS

Postado 27 maio 2012 - 06:25

Dá uma BOA olhada no filtro de ar... fazendo barulho "de escape furado" é filtro fora do lugar... pelo que falou, se ele estiver fora do lugar e a manguieira arrebentou, a TBI pode ate mesmo ter sugado algum pedaço da mangueira, que está obstruindo a entrada de ar.
Ou até mesmo o filtro sugou pedaços e está BEM obstruído.
Eu olharia IMEDIATAMENTE o compratimento do filtro de ar, até mesmo antes de dar mais alguma partida no carro...

#7 Nagash

Nagash

Novato

• Topic Starter

• 83 posts

Postado 28 maio 2012 - 09:14

problema resolvido... levei num mecânico aqui q um amigo meu indicou... o cara deu uma olhada no motor, testou os cilindros, deu uma olhada na bobina e condenou a bobina + velas ... dps q ele trocou a bobina+velas e eu saí pra testar o carro era outro... MUITO melhor, chega passou o desânimo que eu tava com ele... tá até um pouco melhor do q qdo eu o comprei... mas ai ele já achou outro problema... falou q o coxim do motor tava quebrado.. falou preu trocar qdo for trocar a correia dentada (daqui uns 10.000km)

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos