Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Nível de Óleo de Caixa de Câmbio - JB1, JB3 e JC5

info

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
84 respostas neste tópico

#41 marcelo neto

marcelo neto

Novato

• 94 posts
Contribuidor

Postado 27 maio 2013 - 09:32

Alguem sabe quanto vai de oleo no cambio do sandero motor K7m?

Estou querendo trocar o oleo do cambio  pois o carro está indo para os 90mkm.

O problema é que a adição de oleo tem que ser feita atravez de uma magueira pois o acesso ao bujão meio é dificil, gostaria de saber mais ou menos a quantidade de oleo que vai no cambio, para evitar desperdicios e sujeira devido vazamentos.

Renault Sandero 1.6 8v.

#42 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: GO

Postado 28 maio 2013 - 10:57

Cara, nao tem jeito de "evitar desperdicios e sujeira devido vazamentos"

Não vai ser menos q 3 litros, nem mais q 4 litros.

Então compra 4 litros e vai colocando até derramar, que vai ficar no nível correto kkkk

Se tiver mais de 3 anos, antes de colocar o óleo novo, aproveita e troca a famosa coifa do cambio lado do motorista, custa 150 pila original, com rolamento e demais ítens.

#43 match

match

Entendido

• 383 posts
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: PE

Postado 28 maio 2013 - 12:51

Se tiver mais de 3 anos, antes de colocar o óleo novo, aproveita e troca a famosa coifa do cambio lado do motorista, custa 150 pila original, com rolamento e demais ítens.

Fiquei curioso em relação a esta informação. Meu Clio está com 122.000 km e Irei realizar, entre outros,  a troca do óleo da caixa de câmbio. Seria uma boa então realizar esta troca da coifa do cambio do motorista?

#44 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 28 maio 2013 - 02:06

Então, isso é relativo.

eu mesmo sempre estou olhando essas coisas no carro, então se começar a apresentar ressecamento eu ja fico esperto kkk.

Mas nao custa olhar antes de trocar. Normalmente ela apresenta ressecamento, nao tem como não ver.

Então vc da umas cutucada nela, se tiver com o aspecto ressecado, nao espere, troque antes.

#45 marcelo neto

marcelo neto

Novato

• 94 posts
Contribuidor

Postado 28 maio 2013 - 10:43

Ok, vou comprar 4l, na hora que for esvaziar o cambio eu uso um recipiente graduado, que uso para trocar o oleo do motor e vejo a quantidade que sai. Minha preocupação é que já li muita gente falando que a hora que se adiciona o oleo novo, você não vai conseguir colocar a quantia de oleo que tinha antes, mas que o ideal é até começar a minar oleo do bujão lateral, ai fechasse o mesmo.

Será que não consigo adicionar o oleo que falta pelo respiro do cambio? Assim coloco a mesma quantia que veio de fabrica.

Renault Sandero 1.6 8v.

#46 marcelo neto

marcelo neto

Novato

• 94 posts
Contribuidor

Postado 28 maio 2013 - 10:44

Aonde fica essa coifa do cambio lado do motorista? nunca reparei nela.

Renault Sandero 1.6 8v.

#47 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 28 maio 2013 - 11:06

Ok, vou comprar 4l, na hora que for esvaziar o cambio eu uso um recipiente graduado, que uso para trocar o oleo do motor e vejo a quantidade que sai. Minha preocupação é que já li muita gente falando que a hora que se adiciona o oleo novo, você não vai conseguir colocar a quantia de oleo que tinha antes, mas que o ideal é até começar a minar oleo do bujão lateral, ai fechasse o mesmo.

Será que não consigo adicionar o oleo que falta pelo respiro do cambio? Assim coloco a mesma quantia que veio de fabrica.

Cara, nao fica preocupado assim com isso kkkkk

Faça o tradicional, coloca o óleo pelo mesmo orificio que é verificado o nível.

Eu to usando óleo 80 da texaco (sei que o original é 75w80), ajudei a colocar e enchemos até derramar. 

Aonde fica essa coifa do cambio lado do motorista? nunca reparei nela.

é a primeira coisa q vc vai ver se acompanhar o semi-eixo assim que ele sai do câmbio. Como meu protetor de cárter tampa tudo lá em baixo, tem q removê-lo pra enchergar, ou então virar a direção toda para a esquerda, ou então retirar a roda do lado do motorista. rsrs

Mas agora q ví q o seu é um sandero, dependendo de quantos anos tem ainda nao será necessário trocar. Mas NÃO deixe de olhar isso atentamente.

uma foto pra ajudar

PQAAACEllr5LsE1dcD6bRVnIsh4p6YRmxTa5jY0n

à esquerda da imagem, onde vc verá 2 parafusos (são 3 parafusos, o outro ficou escondido rs) segurando um "aro" de alumíneo em vonta dela.

#48 MACHADOHFLS

MACHADOHFLS

Entendido

• 663 posts
  • Estado: SC

Postado 29 maio 2013 - 10:07

Não sei se já perguntaram, se já não encontrei, mas não tem como colocar ou adaptar um sensor de nível do óleo do câmbio? Seria uma boa, principalmente por ser demorado a necessidade de manutenção, vai que da algum tipo de vazamento e vc n vê. Meu clio por exemplo ta com aquele vazamentozinho típico dos retentores, coisa de 1 gota por semana, mas seria bom ter o sensor pra avisar tb.

#49 marcelo neto

marcelo neto

Novato

• 94 posts
Contribuidor

Postado 29 maio 2013 - 11:43

Cara, nao fica preocupado assim com isso kkkkk

Faça o tradicional, coloca o óleo pelo mesmo orificio que é verificado o nível.

Eu to usando óleo 80 da texaco (sei que o original é 75w80), ajudei a colocar e enchemos até derramar. 

é a primeira coisa q vc vai ver se acompanhar o semi-eixo assim que ele sai do câmbio. Como meu protetor de cárter tampa tudo lá em baixo, tem q removê-lo pra enchergar, ou então virar a direção toda para a esquerda, ou então retirar a roda do lado do motorista. rsrs

Mas agora q ví q o seu é um sandero, dependendo de quantos anos tem ainda nao será necessário trocar. Mas NÃO deixe de olhar isso atentamente.

uma foto pra ajudar

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQA...

à esquerda da imagem, onde vc verá 2 parafusos (são 3 parafusos, o outro ficou escondido rs) segurando um "aro" de alumíneo em vonta dela.

Entendi, acho que não vou mexer na coifa não o acesso é meio dificil e teria que tirar o eixo, que vai na roda, para troca-la, muito trabalho e não tenho tanta experiencia para isso, vou tentar dar uma olhada para ver se está em boas condições, mas o carro está com 80 e poucos mkm, não acho que seja o caso.

Vou seguir o procedimento que me falou da troca de oleo e posto os resultados. As trocas de marcha estão macias e tal, mas a uns 4 meses eu peguei um pequeno alagamento, nada que tenha passado da altura do meio da roda, mas é bom prevenir e já que estou no gas de mexer nisso, aproveito para prolongar a vida util da caixa de marchas.

Renault Sandero 1.6 8v.

#50 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 29 maio 2013 - 01:50

Não sei se já perguntaram, se já não encontrei, mas não tem como colocar ou adaptar um sensor de nível do óleo do câmbio? Seria uma boa, principalmente por ser demorado a necessidade de manutenção, vai que da algum tipo de vazamento e vc n vê. Meu clio por exemplo ta com aquele vazamentozinho típico dos retentores, coisa de 1 gota por semana, mas seria bom ter o sensor pra avisar tb.

Mais barato, prático e confiável o medidor digital "dedo"

Mas com um certo conhecimento e gastos é possível fazer um sensor sim. Sò nao vai ser viável.

Seria preferível adaptar uma vareta de um carro AT, ou até mesmo uma varetinha de motor mesmo.

Entendi, acho que não vou mexer na coifa não o acesso é meio dificil e teria que tirar o eixo, que vai na roda, para troca-la, muito trabalho e não tenho tanta experiencia para isso, vou tentar dar uma olhada para ver se está em boas condições, mas o carro está com 80 e poucos mkm, não acho que seja o caso.

Vou seguir o procedimento que me falou da troca de oleo e posto os resultados. As trocas de marcha estão macias e tal, mas a uns 4 meses eu peguei um pequeno alagamento, nada que tenha passado da altura do meio da roda, mas é bom prevenir e já que estou no gas de mexer nisso, aproveito para prolongar a vida util da caixa de marchas.

Axo q a vida útil dessa coifa tá mais ligada ao tempo que à km.

A do criozinho aqui durou muuito, e é bem visível quando ela vai dar problema. Principalmente na parte de baixo dela, onde ela fica mais "dobrada"

As da homocinética já furaram, e eu arrumei com silicone :semumdente:

Estava desde outubro com o silicone tampando o furo, aí começou a soltar o silicone e eu fiz um reparo level extreme com silicone de novo, axo q agora vai durar mais uns meses kkkkkkkkkk

#51 MACHADOHFLS

MACHADOHFLS

Entendido

• 663 posts

Postado 29 maio 2013 - 02:09

Mais barato, prático e confiável o medidor digital "dedo"

Mas com um certo conhecimento e gastos é possível fazer um sensor sim. Sò nao vai ser viável.

Seria preferível adaptar uma vareta de um carro AT, ou até mesmo uma varetinha de motor mesmo.

Vareta de AT (Automático creio eu), eles tem vareta? Sacanagem o manual não ter então...

#52 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 29 maio 2013 - 02:39

Vareta de AT (Automático creio eu), eles tem vareta? Sacanagem o manual não ter então...

Renault AT com caixa AL4 nao tem vareta.

Mas vários outros carros tem.

Tava pensando aqui, e ia ser interessante adaptar uma lá! teria q pegar uma vareta e uma "guia", onde a vareta entra e "trava".
adaptava na entrada do parafuso por onde coloca óleo e mede o nível, fazia o serviço em um bom torneiro mecanico e ia ficar 10!

• MACHADOHFLS curtiu isso

#53 marcelo neto

marcelo neto

Novato

• 94 posts
Contribuidor

Postado 30 maio 2013 - 08:49

Como não tenho elevador aqui coloquei o carro nos cavaletes e já achei o bujão de escorrimento do oleo do cambio e também a borboleta plastica para conferencia do nivel e adição de oleo.

Amanha vou trocar o oleo do motor e cambio, essa semana troquei fluido da DH e senti uma boa diferença.

Vou comprar 4 litros de oleo de cambio (Elf 75w80) e uma arroela de cobre, pois observei que o bujão do cambio tem uma arroela igual a do bujão do carter.

Na hora de escorrer o oleo vou ter que retirar o protetor de carter, pois ele esconde o bujão do cambio e para adicionar o oleo novo vou ter que colocar uma mangueira com um funil na ponta pois o local aonde vemos a borboleta plastica, fica bem inacescivel, lá em baixo no cofre do motor.

Se conseguir, posto algumas fotos e as impressões após a troca.

Obrigado pelas dicas, Abraços.

Renault Sandero 1.6 8v.

#54 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 30 maio 2013 - 09:33

por quanto achou o 75w80?

Aqui estava custando o olho da cara + o olho do c*****

Então fui de óleo 80 mesmo kkkk

#55 marcelo neto

marcelo neto

Novato

• 94 posts
Contribuidor

Postado 30 maio 2013 - 11:32

Então achei ele na RenaultTech:http://www.lojarenot...direcao-cm2-208.

Tem uma loja deles aqui do lado de casa em Campinas, achei meio caro, mas esse Elf trx 75W80 parece ser um oleo 100% sintético e não é um oleo que vai ser trocado sempre. Como eu préso por trocas de marcha suaves e precisas vou nesse mesmo, mas vou dar uma passada na CCS (perto de casa também) para ver se está mais em conta, duvido muito o preço da renault tech costuma ser bastante justo, bem abaixo da CCS. Para ter uma idéia vou pagar R$20,00 no litro do oleo Elf 10W40 semi-sintético e R$25,00 no filtro de oleo original renault.

Abraço.

Renault Sandero 1.6 8v.

#56 Sarpa

Sarpa

Administrator

• 10.807 posts
  • Veículo: Ford Focus
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: RJ
Contribuidor

Postado 31 maio 2013 - 05:38

Este é o tópico de dúvidas e suporte para o tutorial Nível de Óleo de Caixa de Câmbio - JB1, JB3 e JC5.

Por favor, somente comente aqui se tiver alguma dúvida ou informação pertinente ao tutorial em questão.

Não tiro dúvidas por Mensagem.

Cupons de Desconto, Promoções e Ofertas imperdíveis:

http://www.maisdescontos.info

#57 marcelo neto

marcelo neto

Novato

• 94 posts
Contribuidor

Postado 31 maio 2013 - 06:38

Consegui trocar o oleo do cambio hoje, segui as recomendações do forum e fiz algumas adaptações para a troca.

Primeiro eu tirei o protetor de carter e depois retirei o bujão do oleo, que usa uma chave de ponta quadrada 8mm (foi dificil mas achei para comprar), depois deixei escorrer o oleo da caixa até parar de gotejar, saiu um oleo fluído, mas bem escuro, coloquei uma arroela de cobre nova no bujão e fechei o reservatório novamente. após isso introduzi um pedaço de mangueira de jardim com um funil na ponta no furo para checagem do nivel do oleo (que é tampado com a famosa borboleta de plastico) e consegui introduzir 3,5l de oleo por cima do cofre do motor, até o mesmo começar a transbordar lá em baixo, ai fechei o reservatório rapidamente.

Minhas impressão foi de uma ligeira melhora na troca de marchas, mais macias e sem arranhões, pode ser meio psicológico, mas acho que essa troca de oleo será sentida com o passar do tempo.

Desculpem se estou postando alguns pontos que não tem muito a ver com o titulo do tópico, mas como o assunto aqui é nivel de oleo do cambio acho que ainda estou um pouco dentro do assunto hehehe.

Tive dificuldades para achar algumas informações sobre alguns detalhes da tróca e acho que vai ser legal se os usuarios encontrarem aqui algo um pouco mais detalhado sobre a troca de oleo do sandero ou qualquer carro que use o motor k4m como o mesmo cambio.

Se tiver mais alguma observação, crio um tópico separado.

Abraço

Renault Sandero 1.6 8v.

#58 Victor A

Victor A

Novato

• 94 posts

Postado 01 junho 2013 - 12:49

Consegui trocar o oleo do cambio hoje, segui as recomendações do forum e fiz algumas adaptações para a troca.

Primeiro eu tirei o protetor de carter e depois retirei o bujão do oleo, que usa uma chave de ponta quadrada 8mm (foi dificil mas achei para comprar), depois deixei escorrer o oleo da caixa até parar de gotejar, saiu um oleo fluído, mas bem escuro, coloquei uma arroela de cobre nova no bujão e fechei o reservatório novamente. após isso introduzi um pedaço de mangueira de jardim com um funil na ponta no furo para checagem do nivel do oleo (que é tampado com a famosa borboleta de plastico) e consegui introduzir 3,5l de oleo por cima do cofre do motor, até o mesmo começar a transbordar lá em baixo, ai fechei o reservatório rapidamente.

Minhas impressão foi de uma ligeira melhora na troca de marchas, mais macias e sem arranhões, pode ser meio psicológico, mas acho que essa troca de oleo será sentida com o passar do tempo.

Desculpem se estou postando alguns pontos que não tem muito a ver com o titulo do tópico, mas como o assunto aqui é nivel de oleo do cambio acho que ainda estou um pouco dentro do assunto hehehe.

Tive dificuldades para achar algumas informações sobre alguns detalhes da tróca e acho que vai ser legal se os usuarios encontrarem aqui algo um pouco mais detalhado sobre a troca de oleo do sandero ou qualquer carro que use o motor k4m como o mesmo cambio.

Se tiver mais alguma observação, crio um tópico separado.

Abraço

Não poderia ter feito de maneira melhor!

Serviço certamente ficou mais caprichado que se tivesse levado em uma oficina, e de troca economizou uns trocados.

No mais, peço desculpas ao administrador, por estar postando coisas fora do assunto... rsrs

acabo empolgando as vezes.

#59 MACHADOHFLS

MACHADOHFLS

Entendido

• 663 posts

Postado 05 junho 2013 - 10:43

Cara, vi esse sensor de nível na net e me lembrei desse post chp-sensor-de-nivel-para-liquidos-sensor

Acho que vou acabar bolando alguma coisa pois o sensor sai 6,00

#60 jorgemmss

jorgemmss

Novato

• 9 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: SP

Postado 18 setembro 2013 - 01:58

Boa tarde, galera tenho uma mega 2008 1.6 16v, quantos litros de oleo vão e qual oleo é o correto? valeu desde já

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

Tópicos que também usam as tags info:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos