Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

[FIXO] Óleo - Duvidas e Dicas

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
2050 respostas neste tópico

#621 paulomazzotta

paulomazzotta

Moderador

• 1.374 posts

Postado 11 novembro 2009 - 11:16

É porque na revisão preço fechado têm um bonus referente à mão de obra e por isso sai mais barato.
Nas demais revisões, mesmo com preço fechado, sai isso aí mesmo. Vão os 4 litros de óleo, a arruela do bujão e o filtro de óleo.

Fiz todas na concessionária até os 60.000, sempre preço fechado. Agora na de 70 é que acho que vou parar de levar lá porque estou pensando em vender... mas isso é outro assunto.
Paulo Mazzotta
Clio 1.0 16V - 08
PUG 206 SW 1.4 8V - 07

#622 sergiok

sergiok

Novato

• 3 posts

Postado 11 novembro 2009 - 09:34

Excelente tópico, li todos os posts. Diversas dúvidas se esclareceram, e outras novas surgiram!
Algumas coisas ficaram mais claras, por exemplo havia gostado mais do Selènia (motor mais "leve") do que o Shell Helix 10W40 da concessionária, mas agora percebo que não posso comparar o Selènia usado no meio da marcação, e o Shell carregado no nível máximo que é o procedimento padrão de concessionária. Provavelmente ambos terão o mesmo desempenho se usados no mesmo nível da vareta.

Um dúvida, o Shell Helix HX7 10W40 diz ser "lubrificante de tecnologia sintética", na composição diz apenas "tecnologia sintética e aditivos", entendo que para não ser propaganda enganosa ele tem que ser 100% sintético pois se tivesse algum tipo de óleo mineral a frase teria que ser diferente.

O meu é aquele Clio antigo, 120 mil Km, motor C3L, e aparentemente este motor não é tão rígido quanto ao óleo (comentários, por favor!). O manual é bem confuso sobre isso, indicando desde 10W30 até 20W50 em uma tabela com temperaturas, e ainda por cima na contracapa recomenda outro fora da tabela, 10W50. Ele não consome o óleo do carter, embora a parte de baixo tenha sempre um pouco que pinga, mas não é suficiente para descer o nível.

Seria off-topic falar sobre trocas de óleo da caixa de marchas? Pode ser que eu ganhe algum desempenho do carro ao fazer isso, será que o cãmbio ficaria mais macio? Pois ninguém indica a troca regular, apesar de ser feito para não trocar, por exemplo me disseram que existe um ímã que recolhe as limalhas de metal geradas pelo desgaste, um dos grandes motivos para fazer a troca regular de qualquer óleo pois elas funcionam como abrasivo acelerando o desgaste. Alguém já pensou em adicionar militec nesse óleo...
Clio RT 1.6 8v / 99 - Rio de Janeiro

#623 sergiok

sergiok

Novato

• 3 posts

Postado 11 novembro 2009 - 10:39

Melhor método: escoamento.

Motor sempre quente.

Na última troca que fiz, já havia terminado de escoar e o frentista fez o contrário, ao invés de aspirar, aplicou um jato de ar sob pressão pela tampa aberta do carter, em várias direções, e voltou a sair óleo por mais um tempo, mesmo depois de parar de aplicar o ar. Pergunto se seria um procedimento recomendável, pois penso em pedir para fazer o mesmo em todas as trocas.
Clio RT 1.6 8v / 99 - Rio de Janeiro

#624 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.234 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RS

Postado 12 novembro 2009 - 06:46

sergiok, o manual é bem confuso mesmo.

Eu to indo de 5w40, o meu castelhano já tá com quase 150.000 e está uma beleza! Sobre a troca eu não sei como fizeram a última, mas o Edgar sabe! :lol:

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#625 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
Contribuidor

Postado 12 novembro 2009 - 10:22

Seria off-topic falar sobre trocas de óleo da caixa de marchas? Pode ser que eu ganhe algum desempenho do carro ao fazer isso, será que o cãmbio ficaria mais macio? Pois ninguém indica a troca regular, apesar de ser feito para não trocar, por exemplo me disseram que existe um ímã que recolhe as limalhas de metal geradas pelo desgaste, um dos grandes motivos para fazer a troca regular de qualquer óleo pois elas funcionam como abrasivo acelerando o desgaste. Alguém já pensou em adicionar militec nesse óleo...

Talvez melhore a maciez do câmbio. Não haverá ganho de desempenho.

Já coloquei Militec... não notei diferença significativa.

Sobre a troca eu não sei como fizeram a última, mas o Edgar sabe! :lol:

Clássico escoamento rapaz ;)

Na última troca que fiz, já havia terminado de escoar e o frentista fez o contrário, ao invés de aspirar, aplicou um jato de ar sob pressão pela tampa aberta do carter, em várias direções, e voltou a sair óleo por mais um tempo, mesmo depois de parar de aplicar o ar. Pergunto se seria um procedimento recomendável, pois penso em pedir para fazer o mesmo em todas as trocas.

Olha... mesmo existindo filtro secante na linha de ar, filtro decantador e o que tiver de filtro na linha de pressão de ar, alguma limalha pode passar e parar no cabeçote, sem descer pro cárter. Eu nunca fiz, nunca vi fazerem-no na minha frente e não recomendo este procedimento.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#626 Mattos

Mattos

Novato

• 7 posts

Postado 15 novembro 2009 - 09:44

E ae rapaziada! tenho um clio RN 1.0 16 V 2002, com 89.000. to doidinho pesquisando td quanto posso sobre o carro, pois mês que vem vou fazer uma viagem longa nele, de Belém-PA até o RJ, pelo nordeste. na última troca de óleo, coloquei o Ipiranga 20W50, obedecendo o manual, que tem aquele lance de temperatura de -10 a +30...mas lendo td isso sobre óleo, já estou disposto a voltar na oficina e colocar o 10W40 semi sintetico. tem algum problema em trocar de repente óleo mais grosso por óleo mais fino, mesmo sendo o correto indicado(fato que só sei depois que li os posts...)? sou novo no forum, mas ja to me amarrando. Valew!!

#627 cassio100_BH

cassio100_BH

Entendido

• 254 posts

Postado 15 novembro 2009 - 10:21

Mattos,

não tem problema. Só peça p/ o mecânico que for fazer a troca deixar escoar bem o óleo velho e mande o 10W40 e vá p/ o rio tranquilo.

Abs
Cássio Pereira - BH - |Mégane Hatch 1.6 16v Egeus|

[x] Lâmpadas Super Brancas Farol de Milha e Farolete
[ ] Cabo auxiliar p/ ipod no som original
[ ] Tapetes em carpete

#628 Mattos

Mattos

Novato

• 7 posts

Postado 16 novembro 2009 - 03:43

Valew Cassio, pela informação e a consideração de responder!
Té +

#629 cassio100_BH

cassio100_BH

Entendido

• 254 posts

Postado 19 novembro 2009 - 08:24

Mattos, estamos ae. Teh.

[ ] Tapetes em carpete

#630 junim

junim

Entendido

• 276 posts

Postado 20 novembro 2009 - 05:05

E ae rapaziada! tenho um clio RN 1.0 16 V 2002, com 89.000. to doidinho pesquisando td quanto posso sobre o carro, pois mês que vem vou fazer uma viagem longa nele, de Belém-PA até o RJ, pelo nordeste. na última troca de óleo, coloquei o Ipiranga 20W50, obedecendo o manual, que tem aquele lance de temperatura de -10 a +30...mas lendo td isso sobre óleo, já estou disposto a voltar na oficina e colocar o 10W40 semi sintetico. tem algum problema em trocar de repente óleo mais grosso por óleo mais fino, mesmo sendo o correto indicado(fato que só sei depois que li os posts...)? sou novo no forum, mas ja to me amarrando. Valew!!

Troque Oleo e Filtro e pe na estrada.... :arrow:

abs.
"Mais vale a lagrima de nao ter conseguido, do que nao ter tentado"
"Não tenho tudo o que quero, mas AMO tudo que tenho!"
Clio Authentique 1.0 16V Hi-Flex 07/08 - Esse e VALENTE!
Agora, dono de um Citroen C3 Exclusive 1.4 8v 10/11. Show de carro

#631 WiLL_7

WiLL_7

Novato

• 23 posts

Postado 22 novembro 2009 - 07:02

Boa noite amigos.

Tenho um Renault Clio 2005/2006 1.0 8v com 54200km rodados.
Após os 7500km da última troca, vou trocar o óleo dele essa semana, e como é a primeira vez que o faço e sou meio leigo no assunto gostaria de dicas de qual óleo devo utilizar.

Quero aproveitar para também trocar o filtro.
Me orientaram também a trocar o óleo de 5mil em 5mil Km, realmente é necessário?

Abraços!

Imagem Postada

#632 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 23 novembro 2009 - 10:34

Will, óleo 10w40 semi-sintético com trocas a cada 10mil km ou um ano (o que ocorrer primeiro).

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#633 cassio100_BH

cassio100_BH

Entendido

• 254 posts

Postado 23 novembro 2009 - 03:15

Will,

aproveita e troca o filtro de óleo também.

Abs.

[ ] Tapetes em carpete

#634 RenatoLeite _kbeça

RenatoLeite _kbeça

Entendido

• 863 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 1.4
  • Estado: PB

Postado 28 novembro 2009 - 10:02

Bom pessoal, logo logo irei trocar o óleo do meu clio 96, logo depois de retirar um pequeno vazamento que o mecânico identificou como sendo na junta do cabeçote (nenhum detalhe a mais), bem, enfim, qual o óleo que é mais recomendado, vale a mesma coisa pra o meu motor? 10w40 semi ou full-sintético? Pelo painel e pelo estado do carango era carro de garagem (130000km) passou pela mão de 3 tiazonas e de um marmanjo (esse eu acho que deu coro no carro), o que acontece que em regimes muito altos de rotação e motor frio um pouco de fumaça azulada sai pelo escapamento (bem clara quase branca, mas n acho que seja vapor), antes que faça algum serviço mais sério... qual o óleo que devo colocar? O elf 10w40 mesmo? Tem um com preço ótimo no ML (http://produto.merca...lf-tx-10w40-_JM) vlw a todos.
Imagem Postada
Renato Leite - http://carrospb.wordpress.com/
Peugeot 206 1.4 07/07
ex.: Ford Fiesta GL 01/01
ex.: Clio RL 96/97

#635 ptrg17

ptrg17

Novato

• 80 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 8v
  • Estado: SP

Postado 29 novembro 2009 - 11:22

Olá a todos,

Achei ótimo este Tópico, e como cada caso é um caso, ai vai...

Tenho um 1.0 8V com aproximadamente 90.000km, na ultima troca, mais ou menos 3.500km atrás o mecânico recomendou e aplicou mineral 20/50 "para evitar borras apresentadas na tampa de óleo" pois tal terror que isso era devido ao semi-sintético, notei o carro mais "duro /resistente /gastão" mais como não sou mecânico e até então sem orientação aceitei de pronto a sugestão do sujeito.

Agora com este Tópico de orientação, vejo que o "MECHANICO" estáva errado. Segue algumas dúvidas para evitar novas bobagens:

1-Posso trocar este mineral direto para sintético ou semi-sintético só trocando oléo e filtro?
2-Qual a melhor opção (10/40 ou 5/30) dado a quilometragem 90.000?
3-O que faço com as possíveis borras?
4-Preciso fazer algum tipo de limpeza "lavagem" quando tirar o óleo mineral?
5-No meu caso como no inicio do tópico é indicado colocar somente 3.1lts?

Agradeço desde já a paciência e orientação de todos.
Abraço. Paulo de Tarso

#636 RenatoLeite _kbeça

RenatoLeite _kbeça

Entendido

• 863 posts

Postado 29 novembro 2009 - 09:25

Bom pessoal, ainda esperando a resposta quanto a coloca 10w40 com o motor fumando quando frio oO....

Estive pesquisando e encontrei o manual do clio europeu, em francês, segue uma imagem da recomendação de lubrifucante que existe lá:
Imagem Postada

15w50 é mais difícil de fumar, brincadeira, tem que resolver isso logo, mas de ante mão se for recomendado mesmo o 15w50 é mais em conta e se adequa melhor ao motor surrado que passaram pra mim. Opiniões...
Imagem Postada
Peugeot 206 1.4 07/07

#637 Matheus1.6-16v

Matheus1.6-16v

Entendido

• 876 posts

Postado 30 novembro 2009 - 10:54

Qual é o óleo recomendado para o motor F4R (2.0 16v)?
Ex-Clio RN 1.0 16v
Ex-Clio Sedan Priv. 1.6 16v
Ex-Scenic 2.0 16v auto.
Pug 307 Feline mec. 2.0 16v

#638 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 30 novembro 2009 - 11:03

Qual é o óleo recomendado para o motor F4R (2.0 16v)?

10w40 ;)

1-Posso trocar este mineral direto para sintético ou semi-sintético só trocando oléo e filtro?
2-Qual a melhor opção (10/40 ou 5/30) dado a quilometragem 90.000?
3-O que faço com as possíveis borras?
4-Preciso fazer algum tipo de limpeza "lavagem" quando tirar o óleo mineral?
5-No meu caso como no inicio do tópico é indicado colocar somente 3.1lts?

Agradeço desde já a paciência e orientação de todos.
Abraço. Paulo de Tarso

1. sem problemas. Troque o filtro e boa.
2. tente um 5w30 e veja como o carro se comporta. Se não baixar óleo ou fumar... deixa quieto.
3. deixa elas lá... o óleo vai limpar e mandar a sujeira pro filtro. Atente quanto a luz do óleo apenas, se ela ascender, a sujeira trancou o pescador e será necessário uma limpeza interna no cárter.
4. nopes.
5. Coloque o suficiente para a marcação ficar no meio da vareta. Acho que 3L ela fica pela metade... fique atento ao nível do óleo mais seguidamente, tipo uma vez por semana ;)

- - - - - - -

#639 cassio100_BH

cassio100_BH

Entendido

• 254 posts

Postado 30 novembro 2009 - 11:21

milktank,

é isso que eu sempre venho dizendo sobre óleos aqui no fórum. Essa imagem diz tudo.

[ ] Tapetes em carpete

#640 RenatoLeite _kbeça

RenatoLeite _kbeça

Entendido

• 863 posts

Postado 30 novembro 2009 - 01:54

Essa é a minha dúvida, se meu carro fuma com 10w30 e no manual recomenda também o 15w50, estou errado em usar um óleo que o manual TAMBÉM recomenda. Vamo lá pessoal, li esse tópico inteiro no fds, dá um alô sobre o que eu perguntei e sobre esse manual... vlwsss

Bom, em se tratando de manual do clio mark I não fiquei satisfeito com o francês e fui procurar o do clio argentino mesmo, já que o do brasileiro ainda n saiu, mas jaja estará aqui no fórum com a ajuda do soul. No manual do clio argentino 96 (o mesmo do brasileiro só que em espanhol) existe a seguinte recomendação:

Imagem Postada
Imagem Postada
Peugeot 206 1.4 07/07

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos