Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Luz de SERVICE E STOP no MEGANE

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
5 respostas neste tópico

#1 Marcos Mallmann

Marcos Mallmann

Novato

• 2 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: Outro

Postado 16 junho 2012 - 02:20

Caros,

Levei meu Megane para trocar os discos de freios, pastilhas, e revisar o motor ( arrefecimento, filtros, velas e etc...)
Tudo muito bem, tudo muito bom mas na hora em que peguei o carro na oficina ( até bem conceituada na cidade), notei que a luz SERVICE estava acessa.
Como precisava do carro naquela noite fiquei de passar lá no dia seguinte para verificar.

Chego lá e após um tempinho eles encontram o problema, seria apenas o reset do sistema que não se encontrava.

Faceiro que nem mosca em tampa de xarope fui embora... Mas notei que o sistema apitava e apareceia o aviso de STOP, bem rapidamente, coisa de ficar acesso por 1 segundo.

Vou levar o carro novamente na oficina para verificar o que pode ser, mas gostaria de saber se alguém que possui um Megane ou um Grand Tour já enfrentou situação semelhante.

O carro tem 82.000Km rodados, todas manutenções e revisões em dia. Realmente não sei do que desconfiar.

Desde já agradeço à atenção.

#2 h1ghland3r

h1ghland3r

Flooder

• 3.501 posts
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: CE

Postado 16 junho 2012 - 03:05

Olá Marcos,

Eu não entendo bulhufas do sistema eletrônico complexo do Megane, mas uma coisa me chamou a atenção. Você disse que trocou as pastilhas, eu já li relato que a luz SERVICE ou STOP acende quando as pastilhas estão no limite do limite. Então tenho uma pequena suspeita de algum sensor dessa região dos freios que avaria.
Imagem Postada

Renault Megane Dynamique 1.6 16V Azul Crepúsculo 07/08 (Garagem)
Ex-Renault Sandero Expression 1.6 8V Cinza Acier 08

#3 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.111 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Estado: RS

Postado 16 junho 2012 - 09:03

checou se o fluido do freio esta no nivel? qdo ele esta no limite a luz stop fica piscando eventualmente.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#4 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.304 posts
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 17 junho 2012 - 03:30

Não dá para opiniar... luz do service pode ser por tanta coisa que fica difícil.

Ainda mais quando se meche em freio e motor... é aguardar novidades.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#5 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 701 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: PR
Contribuidor

Postado 18 junho 2012 - 12:04

A luz/mensagem SERVICE é amarela. Significa Atenção/Alerta. Significa a perda ou autonomia limitada de alguma função associada. Em quase todas as situações, no mégane, se acende com alguma outra lâmpada amarela junto e indica autonomia limitada daquela função, mas sem pane imobilizante. Serve para avisar o condutor à procurar Assistência Técnica para sanar o defeito o mais rápido possível.
Por exemplo:
Service + Luz ABS -> indica algum disfuncionamento/avaria do sistema ABS;
Service + Luz AIR BAG -> indica algum disfuncionamento/avaria do sistema Air Bag;
Service + Luz INJEÇÃO -> indica algum disfuncionamento/avaria do sistema de injeção (Gravidade 1 = luz amarela, resistência, osciloscópio);
E assim vai.

Já o acendimento da luz/mensagem STOP, em quase todas as situações, no mégane, vem juntamente com o acendimento de alguma outra lâmpada vermelha. Indica alguma disfunção grave, onde uma potencial pane imobilizante pode ocorrer com riscos destruidores e falhas de segurança grave. Neste caso, como o nome já diz, PARE o veículo e desligue ele. Não fique usando o carro sem saber a causa, mesmo que pareça que não há nada de errado.
Por exemplo:
STOP + Luz FREIO (exclamação) -> significa problemas no sistema de freios;
STOP + Luz TEMPERATURA -> anomalia/aquecimento do motor;
STOP + Luz BATERIA -> indica algum disfuncionamento/avaria do sistema de carga/arranque.
STOP + Luz INJEÇÃO -> indica algum disfuncionamento/avaria do sistema de injeção, onde há falhas de combustão destruidoras para o motor/catalisador (Gravidade 2 = luz vermelha, desenho de um motor);
E assim vai.

Os testemunho (luzes) e suas respectivas cores obedecem convenções de padronização internacionais.
  • victorhora, h1ghland3r e Fernando Enes curtiram isso
OS - CAR Serviços Automotivos

Oficina Especializada RENAULT

Curitiba-PR

oficinaos-car@hotmail.com

#6 h1ghland3r

h1ghland3r

Flooder

• 3.501 posts
  • Estado: CE

Postado 18 junho 2012 - 07:43

Bela resposta.
Imagem Postada

Renault Megane Dynamique 1.6 16V Azul Crepúsculo 07/08 (Garagem)
Ex-Renault Sandero Expression 1.6 8V Cinza Acier 08

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos