Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Motor scenic 2.0 16V estragou parado.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
43 respostas neste tópico

#1 erombles

erombles

Novato

• 9 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: PR

Postado 24 julho 2012 - 10:12

Pessoal. To com um problema meio grave.
Tenho uma scenic 2.0 16v motor F4R e ele tinha um vazamento de óleo de algum lugar, mas tava funcionando belezinha, não tava fumaceando. Tudo normal.
No principio achei que era os retentores do comando de válvulas, levei no mecanico pra ver isso. Aí ele falou que o que estava vazando era a bomba hidráulica da direção, tirou ela e mandou pra trocar os retentores da bomba.
Quando a bomba voltou, foi recolocada , remontado o que tinha sido desmontado pra tirar a bomba e fomos dar a partida. O carro não pegou mais. Foi de arriar a bateria de tanto bater e nada.
Foi passado scanner e não acousou nada.
Depois ele falou que tinha água na parte de cima do motor. Desmontou o cabeçote e pá.... 8 válvulas quebradas e dois pistões arregaçados..... os 2 do meio......Cara.. nem o mecânico tinha visto acontecer algo parecido.
o cara que passou o scanner disse que o motor podia ter calço hidráulico e não sei o que mais.

Pergunto, como é possível acontecer isso???? o que que os caras fizeram de errado pra dar essa mer......d toda.
Postei uma foto aí do cabeçote como ficou.
Sei lá quanto vai custar a brincadeira.

Thumbnail(s) anexado(s)

• Imag026a.jpg

#2 daviddiniz

daviddiniz

Chato

• 1.725 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SP

Postado 24 julho 2012 - 10:20

isso não é calço foi a correa dentada que arrebentou e a partida fez os pistões girar e atropelando as valvulas paradas... É vai morrer uma boa grana para consertar.
David Diniz

#3 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.955 posts
  • Veículo: Renault Clio

Postado 24 julho 2012 - 10:32

E a culpa, você já sabe de quem foi né?
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#4 erombles

erombles

Novato

• Topic Starter

• 9 posts

Postado 24 julho 2012 - 10:51

Mas a correia não arrebentou!!!! eu tinha trocado ela recentemente. não chegou a 5 000 Km ainda. A correia não pode ser.
E o mecânico afirma que não mexeu em mais.... só na bomba hidráulica da direção. Agora é a minha palavra contra a dele. Tô ferrado.

#5 apolo

apolo

Novato

• 2 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: SC

Postado 24 julho 2012 - 11:35

ola amigo o q acoteceu foi o seguinte , vazou agua pra cima do cabeçote fazendo o caucio hidraulico e arrebentando as valvula , poderia acontecer de intortar o braço do pistão e riscar o cilindro , mas não foi o caso do amigo, mas a culpa não e sua mas sim do mecanico ,q so vizou o dinheiro e iria ganhar de vc.

#6 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.224 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS

Postado 25 julho 2012 - 10:25

caso complicado. Primeiro item a verificar eh se nao havia sido mechido na correia qdo se retirou a bomba, se algum dente pulou. Se estiver tudo ok nessa parte ai pode ter ocorrido calço hidraulico. Mas seu carro estava baixando nivel do arrefecimento antes? E outra, pra dar calço hidraulico teria q ter entrado boa quantidade de agua e com certeza o inicio desse problema nao poderia ser com o carro parado. Como estava o oleo do carro? Normal ou leitoso?

ta me cheirando a cagada do mechanico hein

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#7 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.955 posts

Postado 25 julho 2012 - 10:38

To achando que pulou dente na correia. Problema de lubrificação quebraria biela e não atropelaria válvula. A não ser que moeu a biela com os pistões lá em cima e o motor girou, comandos giraram e as válvulas ficaram dando cabeçada nos pistões cagados já.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#8 Bruno

Bruno

Deranged

• 1.246 posts
  • Estado: Outro

Postado 25 julho 2012 - 12:18

Pior é que por ser Scénic você ainda vai penar pra conseguir um motor usado em ferro velho (que seria mais barato do que fazer toda a manutenção nesse seu motor atual).

A história inteira está muito mal contada. Porque teria entrado àgua na parte superior do motor? Eu pegaria já o que você tem de documentação dessa mecânica, pediria orçamento pra eles por escrito e mandaria pra outra mecânica pra checar o que realmente aconteceu e já entraria com processo no juizado de pequenas causas na primeira caso não queiram pagar.

E no motor do Scénic pra tirar a bomba só precisa destensionar a correia dos acessórios e desparafusar ela. É o item mais de cima do suporte dos acessórios. Nessa foto minha (Link: http://goo.gl/qbMjF) é o canto superior esquerdo onde tem dois plugues, pra esquerda do alternador. É tirar a correia, desparafusar a bomba e tirar as mangueiras. Não deveria nem chegar perto do resto do motor.

Não faria sentido calço hidráulico, pular dente de correia, etc.... e nem os danos (enormes).

Imagem Postada

#9 erombles

erombles

Novato

• Topic Starter

• 9 posts

Postado 25 julho 2012 - 07:02

caso complicado. Primeiro item a verificar eh se nao havia sido mechido na correia qdo se retirou a bomba, se algum dente pulou. Se estiver tudo ok nessa parte ai pode ter ocorrido calço hidraulico. Mas seu carro estava baixando nivel do arrefecimento antes? E outra, pra dar calço hidraulico teria q ter entrado boa quantidade de agua e com certeza o inicio desse problema nao poderia ser com o carro parado. Como estava o oleo do carro? Normal ou leitoso?

ta me cheirando a cagada do mechanico hein

Então.... o nivel de arrefecimento não estava baixando, pelo menos fora do normal, completava uma vez por mês em média e não era muita coisa. O óleo eu não vi depois que foi aberto o motor, mas um dia antes de levar no mecanico eu tinha verificado e estava tudo normal.
E estava tudo funcionando bem, não fumaceava, não fazia nenhum barulho, potência normal não reinava pra pegar nem nada....
To crendo que foi cagada do mecanico mesmo, mas agora to com medo de brigar lá com ele e ele me ferrar mais ainda agora com o carro. Acho que vou pegar ele primeiro e depois tentar resolver isso...................sei lá................to meio sem idéia do que fazer

#10 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.955 posts

Postado 25 julho 2012 - 07:24

Completar uma vez por mês é absurdo. Meu carro tem mais de 1 ano sem se quer precisar abrir o reservatório, pois está no nível. Se estava baixando, estava vazando por algum lugar

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#11 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.224 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour
  • Estado: RS

Postado 25 julho 2012 - 07:52

Fellype, concordo que eh bastante completar o nivel um vez por mes, mas nao o suficiente pra dar calço hidraulico, teria que ser mto mais, tipo completar toda semana ou todo dia. Muitíssimo estranho esse caso. Sugiro que volte no mecanico e pergunte tudo, va no motor e olhe tudo, correia, tensores, bomba (veja se nao ta travada) enfim, procure descobrir realmente oq aconteceu.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#12 victorhora

victorhora

Flooder

• 1.211 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Estado: PE

Postado 25 julho 2012 - 08:12

Completar uma vez por mês é absurdo. Meu carro tem mais de 1 ano sem se quer precisar abrir o reservatório, pois está no nível. Se estava baixando, estava vazando por algum lugar

Concordo. O Megane com o motor 2.0 16v bem parecido com o seu, 88.000km bomba d'agua na época original não baixava nada de água.

#13 ilis

ilis

Novato

• 64 posts
  • Estado: AC

Postado 26 julho 2012 - 02:01

Amigos,
Sem poder opinar sobre o que realmente causou esse problema, posso comentar sobre os custos aproximados.
Moro no Acre, e, por aqui, conseguir um cabeçote desses só através de encomenda a algum ferro velho.
O cabeçote completo, custou 1500 mangos;
aproveitei e coloquei tuchos novos (uns 600 reais, os dezesseis);
jogo de juntas, com retentores, mais uns 500 tombos;
jogo de pistao Takao (.50), com pinos e anéis, mais 500 tombaços;
'carga' de óleo para mil quilômetros: Total 15w40, uns 90 mangos;
'carga' de óleo para os próximos cinco mil quilômetros: Magnatec 10w40 (api SN), uns 150 mangos;
mão-de-obra da oficina: 1200 dilmas.

Aconselho a quem for procurar um profissional para 'montar' o motor, que encontre um mecânico com muita experiência em Renaults.
Infelizmente, saber tudo de Fiat, Ford, GM, VW, não significa que vai conseguir fazer um motor Renault.

Alguns motores Renaults são excelentes. O K4M, por exemplo, há quase 20 anos está no mercado. No entanto, é um motor que requer ajustes muito finos e para a manutenção requer um certo zelo por parte do profissional reparador. E quase sempre nunca encontramos um mecânico com esse perfil. São raríssimos. Outra coisa a considerar, é que a legislação brasileira não obriga à montadora disponibilizar os manuais técnicos de reparação.

E depois da garantia (do veículo, normalmente após três anos), o consumidor fica com uma 'bomba' na mão, porque, ou ele vai ser 'estorquido' na concessionária, ou tem que ir para a oficina que conserta muita coisa no 'escuro' (é... no escuro, porque é na base do erro e acerto).

E esse jogo é muito benéfico para as montadoras. Primeiro porque induz ao consumidor a se 'desfazer' de seu veículo semi-novo e adquirir um zero.
Segundo, porque não interesse a nenhuma montadora que seus veículos fiquem com seus donos por mais de três anos, porque isso evitaria que o consumidor comprasse um novo veículo e, também, que o reparador pudesse fazer um serviço perfeito, mantendo qualquer veículo funcionando por mais de dez anos. Enfim, é um ciclo que só beneficia às montadoras e nos rotula como trouxas do consumo, no mercado mundial de venda de carros.

Quanto ao problema do Erombles, espero que ele consiga resolver com brevidade, principalmente porque a Scenic é um excelente automóvel. Quem tem ou já teve, não pode reclamar do conforto que ela proporciona. Além de espaçosa, é bastante econômica no consumo, quando se trata de estradas.

Se tivéssemos reparadores com acesso pleno aos manuais integrais de manutenção dos nossos veículos, seria pouco provável que alguém comprasse um Ka por 30 mil, ao invés de uma Scenic bem conservada por 15.

Não estou falando mal do Ford Ka, pois até que ele melhorou muito. Eu queria apenas fazer um paralelo sobre como a indústria automotiva nos aliena em prol dos lucros das montadoras (e rede concessionária) e permanece nos chamando de trouxas.

Abraços

#14 Diego Louro

Diego Louro

Entendido

• 152 posts
  • Estado: RJ

Postado 26 julho 2012 - 02:32

Se a correia arrebentasse iria danificar todos os pistões,nesse caso foram apenas dois. Calço hidráulico geralmente empena a biela,às vezes fazendo ela quebrar o bloco,e sua junta do cabeçote estaria rompida. Nesse caso parece que os pistões ficaram batendo nas válvulas o tempo todo,mas o fato dos outros 2 estarem normais é que espanta,e meio improvável acontecer isso. Você acompanhou o trabalho desde o início,viu o que foi feito no motor? Além disso o barulho deve ter sido grande,o mecânico não notou nada na partida do motor?
Mégane hatch Egeus 2001

#15 erombles

erombles

Novato

• Topic Starter

• 9 posts

Postado 28 julho 2012 - 01:26

Se a correia arrebentasse iria danificar todos os pistões,nesse caso foram apenas dois. Calço hidráulico geralmente empena a biela,às vezes fazendo ela quebrar o bloco,e sua junta do cabeçote estaria rompida. Nesse caso parece que os pistões ficaram batendo nas válvulas o tempo todo,mas o fato dos outros 2 estarem normais é que espanta,e meio improvável acontecer isso. Você acompanhou o trabalho desde o início,viu o que foi feito no motor? Além disso o barulho deve ter sido grande,o mecânico não notou nada na partida do motor?

O pior é que não acompanhei o serviço, Deixei o carro lá de manhã e fui pro trabalho. Só sei o que o mecanico disse. Ele só me ligou perguntando se o carro tinha algum segredo, pois o carro dava a partida mas não pegava. As bielas eu não pude ver pois o mecanico havia desmontado só a parte de cima quando eu estava lá.
Pelo jeito não fez muito barulho, ou ele não quis falar, mas acho que não fez mesmo pois o cara mandou chamar um outro mecanico para passar o scanner e tal. E o próprio mecanico meio que se assustou quando viu o estrago.......... se estava representando, representou bem!!!

#16 Diego Louro

Diego Louro

Entendido

• 152 posts

Postado 28 julho 2012 - 08:12

O pior é que não acompanhei o serviço, Deixei o carro lá de manhã e fui pro trabalho. Só sei o que o mecanico disse. Ele só me ligou perguntando se o carro tinha algum segredo, pois o carro dava a partida mas não pegava. As bielas eu não pude ver pois o mecanico havia desmontado só a parte de cima quando eu estava lá. Pelo jeito não fez muito barulho, ou ele não quis falar, mas acho que não fez mesmo pois o cara mandou chamar um outro mecanico para passar o scanner e tal. E o próprio mecanico meio que se assustou quando viu o estrago.......... se estava representando, representou bem!!!

Na tira da minha cabeça que ele está te enrolando. Não tem como a correia romper e afetar apenas os 2 pistões centrais e deixar 2 intactos. Tente tirar uma foto melhor,mais próxima. Assim fica mais fácil de analisar o tipo de dano. E aconselho você a nunca mais nem passar perto dessa oficina.
  • Bruno curtiu isso
Mégane hatch Egeus 2001

#17 edu prudentino

edu prudentino

Entendido

• 628 posts
  • Veículo: Outro

Postado 28 julho 2012 - 10:47

Pela foto do cabeçote , parece que tem marca de ruptura de junta , principalmente aquela abertura que se formou entre os cilindros 2 e 3 , além daquela crosta formada nas câmaras destes cilindros . E todas estas "novidades" não aparentam ser recentes .
Tem mais fotos ?
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#18 Diego Louro

Diego Louro

Entendido

• 152 posts

Postado 29 julho 2012 - 01:39

Pela foto do cabeçote , parece que tem marca de ruptura de junta , principalmente aquela abertura que se formou entre os cilindros 2 e 3 , além daquela crosta formada nas câmaras destes cilindros . E todas estas "novidades" não aparentam ser recentes . Tem mais fotos ?

As marcas são de impacto,choque mecânico,eu também pedi uma foto melhor,pois de acordo com o que eu vi nessa foto não dá para pensar em nada além de má-fé do mecânico.
Mégane hatch Egeus 2001

#19 edu prudentino

edu prudentino

Entendido

• 628 posts
  • Veículo: Outro

Postado 29 julho 2012 - 05:56

As marcas são de impacto,choque mecânico,eu também pedi uma foto melhor,pois de acordo com o que eu vi nessa foto não dá para pensar em nada além de má-fé do mecânico.

Não estou me referindo às válvulas . Me refiro a uma marca do tipo corrosão que virou uma "ligação" entre os cilindros 2 e 3 , além de outras marquinhas pequenas que ficam fora da câmara de combustão ( locais onde é cientificamente impossível sofrer impacto ) .
Me refiro também à crosta formada nas duas cavidades do cabeçote ( onde o pistão não alcança para dar impacto ) .
A foto não ficou muito visível , mas parece que a junta já estava "meia boca" , associado ao uso de água pura no sistema de arrefecimento .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#20 Diego Louro

Diego Louro

Entendido

• 152 posts

Postado 29 julho 2012 - 08:29

Esse caso estranho andou ocupando a minha cabeça,e acho que tenho o diagnóstico: O mecânico tirou a correia dentada na desmontagem,e por algum motivo,esqueceu de montar de volta e virou o motor. Quando viu a m... que tinha feito ele recolocou a correia de volta e te contactou. É a única coisa que explica o estrago em apenas 2 cilindros. Alguém aí duvida disso? É a única explicação plausível,o mexânico errou,e errou feio.
Mégane hatch Egeus 2001

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos