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Scenic 1.6 16V - Olha o prejuizo SEGUNDA PARTE AFFF!


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89 respostas neste tópico

#41 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

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Postado 17 outubro 2012 - 08:31

OS CAR eu dei aquelas economizadas burras e comprei o kit de correia sem o parafuso, reutilizando o existente.Aí pedi né ?

Na tua experiência ai, não pegou nenhum K4M que não baixa óleo, que não raja, não bate nada, RPM normal e estável e pisca luz do óleo em lenta ? Além de tudo que citei, ainda troquei a sonda lambda.


Você não falou que foi o parafuso do tensor da correia que quebrou??
O que foi que quebrou então?
O Tensor/esticador é preso por uma porca sextavada de 13mm. Fixado em um prisioneiro de 8mm de diâmetro.
A polia guia é fixada com um parafuso Torx 50 de 10mm de diâmetro.
A polia do virabrequim é fixada por um parafuso sextavado de 18mm com diâmetro na rosca de 14mm.

Qual desses quebrou??
Mas independente qual deles quebrou, o fato é que o que quebrou sofreu torque de aperto muito elevado, chegando ao ponto de deformação plástica do componente. Deste ponto, é um passinho só para o ponto de ruptura.
Todo material tem como propriedade física pontos de deformação, que são: 1) deformação elástica; 2) deformação plástica; 3) ruptura.
Nos parafusos não é diferente. Então, em resumo, atenção especial ao aplicar o torque de aperto nos parafusos.

Outra coisa: sobre a luz piscar, antes de tudo você deve medir com um manômetro qual a pressão do óleo. Aí, em função dos resultados, começar a apontar as causas prováveis.
OS - CAR Serviços Automotivos

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#42 edu prudentino

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Postado 17 outubro 2012 - 09:28

Eu estava de olho no tópico do CARRION . No caso dele , acho que quebrou o parafuso da polia do virabrequim .
Ou o mecânico apertou demais , ou este parafuso já estava meio "esticado" e acabou quebrando com o motor em funcionamento . O comprimento máximo para reutilização deste parafuso é de 49,1mm ; medido da ponta até o encosto da cabeça .
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#43 Juliao

Juliao

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Postado 17 outubro 2012 - 09:55

Deixa eu me meter um pouco neste tópico:
No motor K4M, os parafusos de cabeçote podem ser reutilizados se o comprimento deles não ultrapassar 117,7mm da ponta até sob a cabeça dele. São parafusos elásticos para torque angular 20Nm + 240º + ou - 6º. Se eles estiver acima desta medida, troque-os pois eles podem quebrar ao aplicar o torque. por isso a necessidade de trocá-los e não por não dar aperto.



Edgar, na verdade os tuchos devem ser montados carregados/ferrados. Veja a preconização da Renault abaixo:

"É imperativo aplicar os batentes hidráulicos na vertical, para evitar que se desferrem."
Não consigo postar aqui a parte do manual que diz isso.

Ou seja, melhor nem lavar eles. Mas.... se isso acontecer, antes de montá-los, pegue um a um e faça um controle de carga neles, apertando eles entre o dedo indicador e o polegar. Se ele recuar, está descarregado. Então mergulhe ele no óleo diesel e vá apertando até sair todas as bolhas de ar dentro dele. Se ficar ok, então reutilize-o. Senão, troque-o.



Apesar de que tenho minhas dúvidas se nessa segunda vez que montaram o cabeçote os tuchos estão batendo mesmo. Como eu também acho que o problema de válvulas tortas da primeira vez tenham sidos mais porque erraram na montagem da 1ª troca de correia dentada, pois se já tivesse válvula torta, o dono já notaria antes da troca da correia e o carro viveria falhando cilindro por problemas de compressão. Fica aí meu palpite.



Apesar de que tenho minhas dúvidas se nessa segunda vez que montaram o cabeçote os tuchos estão batendo mesmo. Como eu também acho que o problema de válvulas tortas da primeira vez tenham sidos mais porque erraram na montagem da 1ª troca de correia dentada, pois se já tivesse válvula torta, o dono já notaria antes da troca da correia e o carro viveria falhando cilindro por problemas de compressão. Fica aí meu palpite.



Quebrou o parafuso?? É bem provável que já na sua primeira troca de correia, seu mecânico "exagerou" literalmente no torque de aperto do parafuso e deformou ele plasticamente. Aí era só esperar a quebra mesmo!!!


Os car primeiramente agradeço pela atenção dada ao topico vou relatar mais detalhadamente o q esta acontecendo.
  • comprei o kit de correia e rolamentos
  • mandei trocar depois que colocaram as ferramentas de ponto(polia e de alinar os chanfros no comando) o carro funcionou normal umas 3x em marcha lenta
  • mandei alinhar quando o cara saiu pra testar o carro no alinhamento voltou batendo tucho e alto;
  • o mecanico indicou abrir e vê o que era, ao abrir um balancim tinha pulado e estava roçando no eixo e outro balancim preste a escapar tb;
  • os retentores de valvulas estavam muito ressecados muito duros q nem pedra
  • tinham o valvulas empenadas
  • trocamos tudo, valvulas,retentores e jogo de juntas superiores;
  • montamos tudo e a principio o barulho dos tuchos persistia, ate ai tudo bem eles estavam secos;
  • mas o intrigante é q batia na chave ate a bateria descarregar e ele funcionava um pouco e desligava;
  • foi tirada as velas e batendo a chave pra carregar os tuchos;
  • no outro dia de manha com as velas secas ligou o carro e funcionou mais o bariulho dos tuchos ainda estava lá e alto;
  • hoje foi desmontado todo cabeçote de novo, verificado tudo, tudo certo eu mesmo peguei tucho por tucho e esta duro não abaixa nem 1mm(sinal que esta carregado) e o mecanico amanhã vai terminar de montar e torcer pra q dê tudo certo.
fica ai meu relado e conto com a sua experiencia pois os tuchos agora to muito apertado pra me jogar de cabeça neles.

abraço
Tárcito Julião
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#44 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 17 outubro 2012 - 10:03

Os car primeiramente agradeço pela atenção dada ao topico vou relatar mais detalhadamente o q esta acontecendo.

  • comprei o kit de correia e rolamentos
  • mandei trocar depois que colocaram as ferramentas de ponto(polia e de alinar os chanfros no comando) o carro funcionou normal umas 3x em marcha lenta
  • mandei alinhar quando o cara saiu pra testar o carro no alinhamento voltou batendo tucho e alto;
  • o mecanico indicou abrir e vê o que era, ao abrir um balancim tinha pulado e estava roçando no eixo e outro balancim preste a escapar tb;
  • os retentores de valvulas estavam muito ressecados muito duros q nem pedra
  • tinham o valvulas empenadas
  • trocamos tudo, valvulas,retentores e jogo de juntas superiores;
  • montamos tudo e a principio o barulho dos tuchos persistia, ate ai tudo bem eles estavam secos;
  • mas o intrigante é q batia na chave ate a bateria descarregar e ele funcionava um pouco e desligava;
  • foi tirada as velas e batendo a chave pra carregar os tuchos;
  • no outro dia de manha com as velas secas ligou o carro e funcionou mais o bariulho dos tuchos ainda estava lá e alto;
  • hoje foi desmontado todo cabeçote de novo, verificado tudo, tudo certo eu mesmo peguei tucho por tucho e esta duro não abaixa nem 1mm(sinal que esta carregado) e o mecanico amanhã vai terminar de montar e torcer pra q dê tudo certo.
fica ai meu relado e conto com a sua esperiencia pois os tuchos agora to muito apertado pra me jogar de cabeça neles.

abraço

Tudo bem que seu carro estava queimando óleo antes. E era devido aos retentores de válvulas mesmo, sobretudo os de escape, que ressecam bastante porque essas válvulas esquentam bem mais.

Mas, fora isso, fazia alguma coisa de barulho antes da troca da correia?? Acredito que não!! É só o que eu estou intrigado pra saber!!
Chanfraram os comandos, mas e o virabrequim??? Se errou no sincronismo/travamento do virabrequim ou parte de qualquer coisa, o pistão bateu em alguma(s) válvula(s) e entortou elas a ponto de nem encostarem mais nas sedes. Aí sim os balancins/calços de válvulas podem saltar do seu alojamento/assentamento. Fora isso, não tem como eles saírem de onde estão, impossível!!

Ahh... e deixa eu adivinhar: as 8 válvulas tortas foram as de escape... né?

Agora, depois de montado, e de longe, não tenho como sugerir possibilidades de causa deste seu problema, mas fica aí meu relato sobre a origem do seu problema: imperícia na troca da correia dentada. Muitos acham que é simples e fácil, mas de fato é um serviço de alta tecnicidade e depende de bastante informação técnica. Eu mesmo, toda vez que troco em um carro, tenho que olhar os manuais para relembrar de etapas, torques de aperto, posição do índice motel do tensor, etc....
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#45 Andre.W

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Postado 18 outubro 2012 - 12:15

oscar, se a causa do empenamento das valvulas fosse falha no sincronismo do vira nao teria que ter marcado o pistao?

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#46 Juliao

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Postado 18 outubro 2012 - 12:44

oscar, se a causa do empenamento das valvulas fosse falha no sincronismo do vira nao teria que ter marcado o pistao?


O Amigos estou enlouqueçendo....ja vim de uma serie de problemas com meu antigo omega concernente ao cambio automatico e agora isso!!!

eu num aguento não....

hj tudo no lugar o carro funcionou perfeito com 3 e os 4 cilindros numa boa sem ruido algum, depois o mecanico desligou, foi ligar de novo a merda voltou...affff.... o carro não liga e o pouco que liga faz aquele barulho de ferro batendo de novo...meu Deus...

o mecanico acha q tem algum problema na parte de força ou uns tuchos estão travados e estão deixando a valvula aberta e esta empenando por isso.

alguem poderia me dizer se isso procede?

abraço
Tárcito Julião
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#47 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 18 outubro 2012 - 02:00

oscar, se a causa do empenamento das valvulas fosse falha no sincronismo do vira nao teria que ter marcado o pistao?

E marcou... dá p/ ver pela foto que ele postou. pra mim tá bem errado esse sincronismo... desde o começo...
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#48 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 18 outubro 2012 - 02:05

O Amigos estou enlouqueçendo....ja vim de uma serie de problemas com meu antigo omega concernente ao cambio automatico e agora isso!!!

eu num aguento não....

hj tudo no lugar o carro funcionou perfeito com 3 e os 4 cilindros numa boa sem ruido algum, depois o mecanico desligou, foi ligar de novo a merda voltou...affff.... o carro não liga e o pouco que liga faz aquele barulho de ferro batendo de novo...meu Deus...

o mecanico acha q tem algum problema na parte de força ou uns tuchos estão travados e estão deixando a valvula aberta e esta empenando por isso.

alguem poderia me dizer se isso procede?

abraço


Não procede.... só se tivesse mola de válvula quebrada... ou algum guia de válvula (das que empenaram) tivesse sido feito pela retífica e ficado com diâmetro menor, ma isto é improvável pois já se saberia isso na difícil ou quase impossível possibilidade de se montar a válvula.

Sinto muito por você, mas aí está complicado achar a solução pro seu problema!!
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#49 Rafael_Facanha

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Postado 18 outubro 2012 - 02:24

Julião, cara, lamento muito pelo que vc está passando.
Tive um problema com o carro há alguns meses atras que tb ferrou com minha vida. e de quebra, o mecânico desapareceu com meu carro por 2 meses...
Sei bem o que está sentindo e imagino o quanto esteja frustrado.

Quer um conselho?
troque de mecânica.

Se ainda não pagou, não pague e leve o carro pra outro lugar de mais confiança.

Como arrumou esse mecanico? Por acaso ele é o mesmo que mexia no seu antigo carro que nao parava de dar problema? Se for, sai fora, mesmo que seja algum amigo ou conhecido.. Carro não foi feito pra voltar ao mecanico regularmente, se volta, é por algum vicio deixado no último serviço...

Se já tiver pago e tiver como ($), retire o carro, leve pra um outro lugar de confiança, peça um laudo completo e nota fiscal de tudo que fizer. Depois apresenta nesta mecanica pra ver se eles arcam com o preju. Se nao, o único jeito é entrar na justiça.

O mais importante em qualquer um dos casos é achar um mecanico de real confiança, que alguem tenha a bastante tempo e confie no trabalho da pessoa. De preferencia, referencia de uma pessoa "chata" com o carro.

É uma pena que a OS-CAR seja de curitiba, ia ser uma mão na roda se tivesse perto... rs


Boa sorte ai na jornada meu amigo!


Às pessoas que trabalham com isso (ex OS-CAR), me desculpe pela falta de confiança em pessoas do mesmo ramo que vcs, por favor não levem para o lado pessoal. Tive experiências horrorosas com certos mecânicos e a minha postura que um dia foi "Confiar sempre até que prove o contrário" passou a ser "Duvidar sempre até que provem o contrário.". Se pudesse levar o carro ate vcs, levaria pela confianca que adiquiri lendo o que já postaram no forum.

#50 CARRION

CARRION

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Postado 18 outubro 2012 - 08:16

OS CAR, o que quebrou acredito que foi o parafuso Torx 50 de 10mm de diâmetro da polia guia, pois lembro que ao abrir o mecânico me mostrou uma polia pequena. Essa é a guia, certo ?

Mas a maldita luz pisca com o carro em lenta e com motor BEM quente. Tudo isso começou após eu mandar limpar quimicamente todo o motor, pois estava tomado de borra (na verdade era um piche !). Teria isso alguma influência (folgas ?) Uso óleo Elf 10w40.

Após isso foi verificado a pressão do óleo, estava baixa. Troquei a bomba e sensor de óleo e a pressão ficou normal. Aí a rotação estava baixa, instável. Trocado a sonda lambda e limpeza e ajuste da borboleta. A rotação foi corrigida e estabilizou.

Li muito sobre isso no fórum, mas eu não acredito em desgaste da parte de baixo do motor, pois não queima e não baixa nada de óleo e tem potência normal. Não credito em falhas me linha de injeção, pois o carro está muito econômico média de 12-13 por litro e não falha.

#51 Juliao

Juliao

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Postado 18 outubro 2012 - 09:54

ô Rafael nem fala...

Hoje o carro funcionou blz, depois q desligou ligou de novo empenou 4 valvulas, estava batendo na cabeça do pistão, ai vimos que a junta nova é muito fininha em relação a velha, vamos trocar amanhã pq achamos que o cabeçote ja foi rebaixado e essa diferença esta dando problema.
Tárcito Julião
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#52 Andre.W

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Postado 19 outubro 2012 - 12:16

E marcou... dá p/ ver pela foto que ele postou. pra mim tá bem errado esse sincronismo... desde o começo...


nao tinha percebido isso!

cara, empenou valvula de novo? ai nao tem mais desculpa, o mecanico fez caca, nao tem como.

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#53 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 19 outubro 2012 - 02:52

nao tinha percebido isso!

cara, empenou valvula de novo? ai nao tem mais desculpa, o mecanico fez caca, nao tem como.


Disse isso desde o começo... aliás nesse Fórum o que mais tem é tópico relacionado a cacas mesmo, ou seja, muitos dos problemas e ajudas solicitadas aqui são em função de falhas nos métodos de montagem e problemas de fiabilidade de peças paralelas. Problemas específicos dos produtos Renault na verdade são poucos!!
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#54 edgar_rs

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Postado 19 outubro 2012 - 05:41

Mas a maldita luz pisca com o carro em lenta e com motor BEM quente. Tudo isso começou após eu mandar limpar quimicamente todo o motor, pois estava tomado de borra (na verdade era um piche !). Teria isso alguma influência (folgas ?) Uso óleo Elf 10w40.

Após isso foi verificado a pressão do óleo, estava baixa. Troquei a bomba e sensor de óleo e a pressão ficou normal. Aí a rotação estava baixa, instável. Trocado a sonda lambda e limpeza e ajuste da borboleta. A rotação foi corrigida e estabilizou.

Li muito sobre isso no fórum, mas eu não acredito em desgaste da parte de baixo do motor, pois não queima e não baixa nada de óleo e tem potência normal. Não credito em falhas me linha de injeção, pois o carro está muito econômico média de 12-13 por litro e não falha.

A luz pisca quando quente pois o óleo fica menos viscoso (mais "fino"). A pressão de óleo para fazer a luz no painel acender é na faixa de 0,40BAR (sensor dum K7M, de mégane, que troquei hoje). Se tiver menos, acende.

Se foi trocada a bomba de óleo e conferida a pressão com manometro, convenhamos... sobrou para folgas em demasia no motor (principalmente em bronzinas, "na parte de baixo"), apesar de não haver problema de anéis (faria queimar oleo) e retentores/guias de válvulas (que também iriam fazer o nível de óleo baixar) ;)

Faça um teste prático: troque o óleo e coloque um 20w50. Se a luz não acender mais... já sabemos onde está o problema!!
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
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#55 CARRION

CARRION

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Postado 19 outubro 2012 - 07:43

:nossa:

Me explica melhor ...

Esse óleo tão grosso e mineral (20w50) não prejudica o motor ? Tipo, este teste consiste em por esse óleo, por o carro nas condições onde acendia a luz do óleo (aquecer bem e deixar em lenta), ver se vai acender e tal. Depois trocar para o óleo padrão 10w40 ?

ou seja, não usar/rodar com esse 20w50 por sei lá, 4 mil km ? É isso ?

#56 edgar_rs

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Postado 19 outubro 2012 - 08:00

Me explica melhor ...

Esse óleo tão grosso e mineral (20w50) não prejudica o motor ? Tipo, este teste consiste em por esse óleo, por o carro nas condições onde acendia a luz do óleo (aquecer bem e deixar em lenta), ver se vai acender e tal. Depois trocar para o óleo padrão 10w40 ?

ou seja, não usar/rodar com esse 20w50 por sei lá, 4 mil km ? É isso ?

Sim, você vai rodar o que... uma semana, duas vá lá, com o carro e ver se a coisa melhora ou não.

Se a luz não acender neste período, beleza... problema de motor.

Se a luz tornar a acender (o que acho difícil)... bom, aí podemos pensar em toda e qualquer possibilidade que não seja mecanica.

Tanta gente que compra carro com 50mil km, usando qualquer coisa para lubrificar, e passa a usar 10w40 recomendado e não ocorre nada de problema... uma semana "não vai matar ninguém" ;)

Pergunto mais uma vez: após a troca da bomba de óleo, você aferiu a pressão de óleo? Em quanto ela ficava (em BAR), no manometro, quando acendia???
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#57 LostSoul

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Postado 22 outubro 2012 - 07:28

Exato, não precisa usar esse 20w50 por mais do que umas 2 semanas... só pra fazer o teste que o Edgar sugeriu.

Este óleo é barato, vale o teste. ;)

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

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#58 leogonsil

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Postado 22 outubro 2012 - 09:00

O Amigos estou enlouqueçendo....ja vim de uma serie de problemas com meu antigo omega concernente ao cambio automatico e agora isso!!!

eu num aguento não....

hj tudo no lugar o carro funcionou perfeito com 3 e os 4 cilindros numa boa sem ruido algum, depois o mecanico desligou, foi ligar de novo a merda voltou...affff.... o carro não liga e o pouco que liga faz aquele barulho de ferro batendo de novo...meu Deus...

o mecanico acha q tem algum problema na parte de força ou uns tuchos estão travados e estão deixando a valvula aberta e esta empenando por isso.

alguem poderia me dizer se isso procede?

abraço


Ja tive palio 1.6 16v aspirado com muita taxa e marea turbo sendo este ultimo fiz o cabeçote em casa.
Desmontei o cabeçote da marea, levei na retifica, gastei 300 pila pra trocar guias e retentores de valvulas e limpeza geral, pois o cabeçote apenas estava empenado.

Te digo uma coisa, colocar 5 cilindros e 20v no ponto é complicado, tem que ter as manhas, pois nem um fio de cabelo que voce mexe no virabrequim, o 4 e 5 cilindros mexem mais de 1 cm...
E ai, como faz pra tirar esse fio de cabelo, não é nem o balanço da biela.

Por sorte e atençao deu tudo certo e o carro com 300cv na gasolina faz 12,5 km/l perfeito..em estrada..

20 valvulas descarregados deveria demorar um tempo pra carregar e fazer o motor pegar..
Pois bem, 2 semanas com motor desmontado, tuchos com 96milkm rodados, nada de borra no motor e cabeçote.
Montei e o motor pegou de primeira, bateu os tuchos em 3 segundos e parou na hora..

Detalhe, não sou mecanico, eu fuço mesmo, mas me dedico e muito foco no que estou fazendo. Segui a risca torque de todos os parafusos.

Tenho fotos pra comprovar e tenho as ferramentas que tambem estão a venda.

Quer um conselho que todos aqui, estão loucos pra te dizer? Mude de oficina e seja feliz...

#59 leogonsil

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Postado 22 outubro 2012 - 09:18

Outro detalhe que esqueci de mencionar.

Tucho que não carrega, faz com que as valvulas não sejam abertas por completo, dificultando teoricamente o pistão bater na valvula.

O mecanico antes de montar o cabeçote, pelo menos, limpou as cabeças dos pistões para tirar as crostas de sujeira ou deu uma limpada básica, enfiou a junta e está tudo certo?

Certamente os pistões desse motor deve ter cavas para dar tolerancia de folga entre valvulas e pistões acredito eu que algo em torno de 2,8 a 3mm.

Se esta carbonizado, correia mal sincronizada, tchau, vai dar problema certamente.

Se o seu cabeçote não estiver muito taxado, coisa que acredito não estar, a junta original não te traria problemas.

Contando que o sincronismo esteja perfeitoe mesmo os tuchos carregados normalmente, o máximo que pode acontecer é voce ter um motor com taxa de 11:1 no máximo e com tolerancia ainda pra nao correr risco de empenar valvulas em altas rotaçoes.

No meu caso (palio 1.6 16v) aspirado, eu tirei tudo que tinha no cabeçote, deixando rebarba de valvula pra fora pra se ter ideia, porem neste caso, cavei um pouco os pistoes nas ranhuras onde as valvulas ficam próximas (estou tentando explicar pra quem não conhece)..rsrs
O cabeçote tirei tanto que só dava mais um passe de leve caso o motor esquente e precise aplainar, depende do tanto que empenar tambem....

#60 Juliao

Juliao

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Postado 23 outubro 2012 - 06:00

Ola pessoal que ta acompanhando minha novela rsrsrsr

parece que finalmente hoje o carro sai da oficina cheguei lá ontem e o cara estava terminando de montar pra tocar fogo, bateu na chave e pegou blzinha 1...2...3...4x, so não deixou esquentar q o infeliz quebrou o cano de agua, hj chega o novo vai colocar no lugar e rodar com o carro pra checar, ai vc vai me perguntar como resolvou o problema? ele pediu uma junta mais grossa do cabeçote, afirmando que era isso pois o cabeçote ja foi aplainado, tenho minhas duvidas eu acho q agora ele acertou o ponto do carro.

É isso ai mais tarde dou uma resposta mais concreta.

abraço galera e vlw mesmo pelas dicas, palavras de otimismo e atenção.
Tárcito Julião
Scenic 1.6 16V 2003 Expression
"Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim"



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