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Vazamento de óleo na tampa de válvulas - Clio RN 2002 1.0 16V D4D

clio vazamento oleo tampa valvulas d4d

Melhor Resposta Mugo_RJ , 12 setembro 2012 - 10:49

Pessoal, bom dia,

Só pra atualizar que o problema foi resolvido!

Nada mais de vazamento de óleo depois de fazer o que o Oscar e o Edgar sugeriram, cola semi secativa nos mancais do comando de válvulas, e ao redor dos estojos por onde passam os 4 parafusos traseiros da tampa.

O problema da variação de rotação em primeira e segunda marchas também resolvi.

Desmontei outra vez o coletor de admissão, e olhando melhor as juntas (as 4 triangulares com cantos arredondados que vão nos tubos de admissão) percebi que elas são de má qualidade. Elas têm até rebarba!

Como não encontrei outras melhores, e também não posso mais gastar grana esse mês, apliquei a mesma cola semi secativa ao redor dessas juntas, por dentro, com muito cuidado e sem exageros pra não cair nada pras válvulas.

Eu tinha tentado o método do Oscar de borrifar desengripante no locais onde poderia ter entrada de ar falsa: bicos injetores e tubos do coletor, mas não mudou nada.

Verifiquei novamente os o'rings dos bicos quando desmontei o coletor e estava tudo certo. Mas aproveitei e "besuntei" eles um pouco com vaselina, pra melhorar a vedação.

A princípio parecia que nada tinha mudado. Mas depois de andar uns 5km o carro parou completamente de apresentar os sintomas. Agora tá show de bola!

Eu ainda percebo um comportamento que me causa estranheza, e não sei se é normal:

Quando bato o arranque com o carro frio, pela primeira vez de manhã, escuto um barulho que parece vir do centro do carro, na parte de baixo (isso estando dentro dele), como se fosse um motor elétrico "acelerando", que logo em seguida pára. Quando esse barulho é audível, o motor dá um pequeno "soluço", mas só se percebe por uma vibração bem amena e pelo barulho do próprio motor, mas o conta giros nem se mexe. Depois não acontece mais.

Lógico que eu ligo a chave, e espero as luzes da injeção e a "service" apagarem antes de bater o arranque!

Alguém sabe se isso é normal? Poderia ser a bomba de combustível falhando? Esse barulho pode ser dela?

Obrigado novamente a todos que ajudaram! Visualizar todo o conteúdo do post


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26 respostas neste tópico

#1 Mugo_RJ

Mugo_RJ

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Postado 03 setembro 2012 - 08:09


Pessoal, boa noite.

Essa é a minha primeira postagem no fórum, e me sinto constrangido de já estar pedindo ajuda, mas acho que não encontrarei melhor aconselhamento.

Eu tenho lido muitos tópicos aqui no fórum, e já aprendi muito sobre meu Clio. Estou com ele há uns 3 meses, e venho fazendo manutenção preventiva e algumas corretivas desde que o comprei. Já de cara troquei todas as correias, fluidos, silencioso furado, e acho que foi só porque o carro está em muito bom estado.

Mas de umas semanas pra cá, ele variava a marcha lenta, e se ao sair com o carro, principalmente ainda frio, o giro descesse muito, a rotação ficava variando de 500 - 900 RPM (mais ou menos) e a luz da injeção acendia.

Hoje desmontei a admissão pra limpar o TBI. Estava mesmo bem sujo! Aproveitei e desfiz uma lambança danada feita anteriormente. Alguém também abriu ali em cima e não quis trocar as juntas, e meteu silicone vermelho junto com as juntas antigas! Fez a maior sujeira, e sabe-se lá o quanto disso não foi pra dentro do motor. Limpei tudo, instalei todas as juntas novas (juntas do coletor de admissão, junta da tampa de válvulas, junta da tampa superior à essa (quadrada), anel de vedação do corpo de borboleta, e o'rings dos bicos injetores), menos o anel de vedação do respiro da admissão, porque não encontrei ainda pra comprar.

Eu tinha desligado a bateria quando comecei a desmontar, e terminei umas 6 horas depois, quando religuei a bateria. Quando liguei o carro, deixei funcionar em marcha lenta com faróis acesos até que a ventoinha funcionasse pela segunda vez.

Aí senti um cheiro de óleo queimado e reparei uma fumacinha vindo de trás do motor. Colocando uma luz, percebi que tinha óleo sendo queimado no coletor de descarga.

Anexei duas fotos nessa mensagem, pra facilitar a descrição do lugar onde parece vazar óleo. É entre a tampa do comando de válvula e o cabeçote. Na parte que fica logo atrás da bobina de ignição. Tem um parafuso bem debaixo dela, e outro mais para a direita (olhando o carro de frente). Esse parafuso mais pra direita está marcado em vermelho.

A02.jpg

A outra foto é uma visão menos aproximada pra localizar os parafusos com mais facilidade.

A01.jpg

Onde está marcado em azul na foto com mais zoom, parece ser onde vaza um pouquinho de óleo. Em um dado momento deu até pra ver uma bolinha de ar bem pequena se formando ali. E só vaza quando o carro já está bem quente.

Ao passar o dedo debaixo do parafuso que marquei em vermelho, o dedo ficou molhado de óleo. Parece ser onde pinga no coletor.

Engraçado que antes parecia ter uma marca de vazamento no mesmo lugar, mas eu nunca vi fumaça. Mas também não tinha ainda ficado com o motor funcionando tanto tempo com o capô aberto pra olhar. Mas o peito de aço estava sempre sujo de óleo. Então está vazando há tempos e eu não tinha ainda encontrado o motivo. Achei que fosse outra coisa, porque o antigo dono tinha mania de ir num posto de gasolina lavar o carro e pedia pra besuntar o motor com diesel :-/

Enfim, será que a tampa tem empeno? A junta é nova!

Me lembro de ter lido em algum post por aqui que um parafuso de trás do motor precisa ser aplicado com selante, senão vaza óleo por ele. Mas não lembro os detalhes, e não consigo mais achar o post. Será que é esse caso?

Desculpem o post longo! Muito obrigado por qualquer ajuda!

Abraços!



#2 edgar_rs

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Postado 04 setembro 2012 - 11:43

É desmontar, trocar a junta da tampa de válvulas e vedar os parafusos de fixação traseiro da tampa de válvulas (preferencialmente com cola teflonada ou semi-secativa).
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
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#3 Mugo_RJ

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Postado 04 setembro 2012 - 12:10

Edgar, muito obrigado pela resposta.

A junta da tampa de válvulas foi trocada ontem, quando fiz a limpeza do TBI. Você acha necessário trocá-la novamente?

Outra coisa, eu tenho um Loctite 518. Essa cola serviria pra selar os parafusos? Se não, você saberia indicar uma marca/modelo bom pra isso? Eu tentei encontrar aquelas colas "trava rosca", mas não encontrei por aqui ainda.

Eu estive lendo ontem uns posts antigos, e encontrei um que já tinha lido onde o Oscar fala que no motor D4D monta-se a tampa de válvulas sem cola, mas que seria indicado fazer um filete de cola, fino, na parte traseira e dianteira da tampa na direção do último mancal (lado da polia) do comando, e também um "anel" nos parafusos "internos" da tampa, parte traseira, tudo com cola de silicone de alta temperatura. Poderia usar também a Loctite 518 ao invés da cola de silicone nessas partes? Esses filetes seriam aplicados "por fora" da junta, na beirada da tampa, certo?

Obrigado!

#4 edgar_rs

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Postado 05 setembro 2012 - 06:03

Este silicone não se aplica a este serviço.

Procure uma cola teflonada (pasta PTFE) ou cola semi-secativa. São menos expessas e são propicias para este fim (vedação).

O unico local onde EU aplico silicone, quando monto juntas de tampa de válvulas, é na quina dos mancais (se você já montou juntas em motores AP, saberá o que digo) . Os parafusos vão sempre com cola semi-secativa ou teflonada.
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#5 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 05 setembro 2012 - 07:22

Este silicone não se aplica a este serviço.

Procure uma cola teflonada (pasta PTFE) ou cola semi-secativa. São menos expessas e são propicias para este fim (vedação).

O unico local onde EU aplico silicone, quando monto juntas de tampa de válvulas, é na quina dos mancais (se você já montou juntas em motores AP, saberá o que digo) . Os parafusos vão sempre com cola semi-secativa ou teflonada.


Isso mesmo Edgar, na quina dos mancais. 1 filete em cada quina. E no D4D, faça um anel de cola de 2mm também na tampa, por baixo, onde vai os 4 parafusos traseiros que ficam internamente à junta. Observe a tampa de vávulvas e você verá que quase todos os parafusos estão pós junta, mas tem 4 deles, atrás, que estão pré-junta, então se comunicam com o óleo e deve se fazer um anel de cola neles antes de montar a tampa no cabeçote. Esse anel de cola ficará como um sanduíche entre a borda do cabeçote e a tampa de válvulas.

Locitite 518 é para fechar tampas de K4M, F4R, caixas de câmbio, etc.... alumínio com alumínio. É na verdade uma resina e não uma cola.
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#6 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 05 setembro 2012 - 07:40

Eu não consigo colar aqui uma figura da montagem da tampa, conforme o manual. Senão seria fácil vocês verem como faz.
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#7 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 05 setembro 2012 - 07:47

Edgar, te mandei um e-mail com parte do manual para montagem dessa tampa aí. Depois dá um jeito de postar pro pessoal.
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#8 edgar_rs

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Postado 05 setembro 2012 - 08:16

A última tampa de válvulas que montei, num mil-16v, fechei os quatro parafusos traseiros apenas com uma boa camada de cola semi-secativa nos parafusos.

Como conheço o dono e sei que qualquer resquício de óleo seria notado (obviamente reclamado), fiz o teste. Até agora nada de retorno... então suponho que está perfeitamente vedado ;)

Já montei, também, com uma pasta vedante com PTFE da Anaerobics/Permatex. Não tive problemas com vazamentos pós montagem com o emprego desta.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
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#9 Mugo_RJ

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Postado 05 setembro 2012 - 11:18

Prezados Edgar e Oscar,

Nem tenho palavras pra expressar minha gratidão pela ajuda de vocês. Muitíssimo obrigado, mesmo!

As suas explicações já iluminaram bastante as minhas dúvidas. Mas apenas pra ter 100% de certeza, confirmem por favor, se eu entendi direito e o local onde deve-se aplicar o silicone de alta temperatura é o mesmo destacado na foto a seguir, em azul:

A03.jpg

Essa é uma foto do motor como estava quando abri pra fazer a limpeza do TBI e a troca das juntas.

Só o que não ficou claro é se devo aplicar a cola sobre a junta ou na própria tampa, após a junta, ou seja "por fora" dela. Acredito que seja a última opção, certo?

Olhando agora pra essa foto, depois das explicações de vocês, ficou claro que realmente os 4 parafusos traseiros ficam "por dentro" da junta, em contato com o óleo!

Amanhã vou desmontar de novo pra vedar o vazamento.

Aproveitando, depois de limpar o TBI o carro está mais responsivo, e parou de oscilar a rotação em marcha lenta. Mas acontecem agora alguns sintomas que eu não sei se são normais.

Quando troco de marchas, ao debrear o giro sobe um pouco se mantendo mais alto por alguns momentos. Isso eu considero positivo, pois melhora as retomadas. Só estou comentando porque não acontecia antes.

Por outro lado, quando entro na garagem do meu prédio, onde tenho que andar uns 50m até minha vaga, entro de primeira e logo depois tiro o pé do acelerador. A rotação do motor se mantém e uns 5 segundos depois de tirar o pé do acelerador, o giro cai fazendo o carro dar um solavanco, e em seguida, mais uns 4 - 5s e ele sobe de novo, às vezes acelerando até uns 1800 - 2000 rpm.

Isso normalmente não acontece quando andando em giro mais alto de 3ª, 4ª ou 5ª marchas.

Quando estou de segunda marcha, pra passar num quebra molas, ele também tenta compensar a rotação elevando-a por conta própria. Antes eu tirava o pé do acelerador e ele vinha caindo o giro até 1000 rpm mais ou menos, se mantendo aí até que eu acelerasse novamente.

Esse comportamento pode estar sendo causado por erros de programação da central? Coisa que se resolve com um scanner? Ou seria um problema mecânico mesmo? Pensei também se poderia ser o acelerador eletrônico com problemas? Não sei como funciona esse sistema...

Obrigado novamente pessoal!
Marcelo.

#10 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 06 setembro 2012 - 08:01

Não, não é nessa região aí. Eu te mandei o manual por e-mail.

Sobre a aceleração do seu motor, ficou alguma entrada de ar falsa pós borboleta.
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#11 Mugo_RJ

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Postado 06 setembro 2012 - 08:21

Bom dia, pessoal!

Oscar, ok! Entendi! Com o manual ficou moleza!

Como te disse por e-mail, meu Pai está me ajudando com as manutenções, e ele já tinha me falado que devia estar vazando nesse local, que era o lugar onde devíamos colocar a cola. Mas eu sou teimoso e não levei fé!

Inclusive ele tinha citado o caso do motor AP do Gol e do Santana. Quando o Edgar falou eu logo me lembrei :-)

Mais uma vez muito obrigado a vocês pela ajuda. Eu vou desmontar tudo daqui a pouco e aplicar a cola. Se possível tiro mais fotos, pra tentar fazer um tutorial. Assim tira a dúvida de mais alguém no futuro.

E sobre a questão do comportamento estranho na aceleração depois da limpeza do TBI? Alguma dica de vocês?

Abração!

#12 LostSoul

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Postado 06 setembro 2012 - 12:22

O Oscar já respondeu, entrada de ar falsa após a borboleta...

Capricha no isolamento e era isso! ;)

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com


#13 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 06 setembro 2012 - 04:03

O Oscar já respondeu, entrada de ar falsa após a borboleta...

Capricha no isolamento e era isso! http://forum.renaultclube.com/public/sty...


Você desmontou p coletor para mexer na tampa de válvulas.... e suspeito que você não trocou as 4 juntas. A entrada de ar falsa pode ser por ali, ou pelos o'rings do pé dos bicos injetores, ou pelo pé do corpo de borboleta.... se você ainda não desmontou o carro, faça o teste, funcione o motor, espere estabilizar a marcha lenta e jogue spray desengripante mesmo nessas regiões que eu disse. Se a marcha-lenta cair/oscilar/morrer, a entrada de ar está ali.
Independente de onde esteja, troque as juntas do coletor sempre que desmontar, principalmente se já funcionaram no motor por muito tempo e já estiverem um pouco endurecidas. E troque também as vedações do corpo de borboleta, pois limpeza com descarbonizante danifica elas.
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#14 Mugo_RJ

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Postado 06 setembro 2012 - 04:51

@Lost Soul

Ah! Agora eu vi. Mas acho que o Oscar editou a resposta dele. Ou então eu estou mesmo muito cansado :-/

@Oscar

Eu pensei mesmo em entrada de ar falsa. Mas não consegui pensar onde pode ter ficado.

Eu troquei todas as juntas. Troquei as 4 juntas do coletor de admissão, troquei a junta quadrada que fica no coletor também, nas parte que tampa a "caixa de ar" acima da tampa de válvulas, troquei a junta com cantos arredondados da tampa de válvula, troquei o anel de vedação do corpo de borboleta, e troquei os 8 o'rings dos bicos injetores. A única coisa que eu não troquei foi o anel de vedação do respiro que fica na tampa de válvulas, porque não achei pra comprar.

Hoje desmontei tudo de novo, e selei a tampa de válvulas nos lugares que vocês me indicaram com Loctite 1114, adesivo semi secativo. Não coloquei o Frenetanch nos parafusos frontais do coletor, porque não tinha a cola. Pensei em colocar o mesmo Loctite 1114, mas achei que não vali a pena. E desde segunda feira, não surgiu uma gota de óleo sequer nessa região. Só vazava mesmo na parte traseira esquerda bem acima do coletor de descarga.

Fiz também o "anel" em torno do estojo dos parafusos traseiros da tampa de válvulas com a cola, e também no anel de vedação do respiro, já que não consegui ainda a peça pra trocar.

Andei uns 10km, inclusive dei uma boa esticada quase perto de casa, na volta, já com o carro bem aquecido, e parei pra checar o motor. Tudo sequinho! Aparentemente tá resolvido esse problema! Só cheira ainda um pouquinho a óleo dentro do cofre do motor, mas creio ser resíduo do vazamento anterior. E agora não tem mais aquela fumaça que tinha antes.

Quanto à entrada de ar falsa, a dica do desengripante é muito boa! Vou fazer o teste.

Oscar, você acha que o fato de não ter vedado os parafusos dos coletores pode contribuir pra esse problema?

E quando você fala em vedações do corpo de borbolete, fala do único anel de borracha? Ou tem mais coisa interna ao próprio corpo de borboleta? O meu motor é o D4D Magneti Marelli. Esse anel é o pé do corpo de borboleta, né? É por ali que pode ter entrada de ar falsa?

O mais curioso pra mim, é que quando eu desmontei pra limpar o TBI, as juntas dos coletores estavam tão gastas e endurecidas, que eu demorei pra encontrá-las! Elas estavam vidradas, e a ponta da chave demorou pra perfurá-la, que foi a única forma de removê-la. Mas fiz tudo com muito cuidado, limpei tudo, e não danifiquei nenhuma parte do coletor. E dessa forma precária que estava, o carro não tinha esses sintomas. Apesar de que estava tudo emplastrado de cola de silicone, como pode ser visto na foto do comando de válvulas.

Eu vou tentar fazer os testes no sábado. Não vou ter tempo antes. Vou ver também se consigo fazer um vídeo com o comportamento do carro, quem sabe fica mais fácil de diagnosticar.

Pessoal, novamente, muitíssimo obrigado pelas dicas e por toda a simpatia de vocês! Esse fórum é nota 10!

Grande abraço,
Marcelo.

#15 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 06 setembro 2012 - 06:29

Vedar os parafusos do coletor não é por causa de entrada de ar, mas sim de vazamento de óleo. A vedação dos parafusos do coletor na entrada do cabeçote é porque os furos são vazados para dentro do cabeçote e pode vir a vazar óleo por estes parafusos (os oito). Quando se tira o original, ainda fica um pouco de Frenetanch ali nas roscas e ainda dá p/ remontar. Mas se ficar tirado e colocando os parafusos, aí sai toda a estanqueidade e começa a vazar óleo por lá.
Veja naquele manual que eu te mandei que tem essa observação de passar vedante neles. Se você tirasse 1 deles e enfiasse algo no furo do cabeçote, veria que o furo passa lá pra dentro das galerias de óleo do cabeçote, ou seja, esses furos não são cegos.
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#16 Mugo_RJ

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Postado 06 setembro 2012 - 08:43

Sim, eu li no manual a recomendação pra usar o frenetanch nesses parafusos. Eu não usei mesmo porque não tinha nenhuma similar, e não quis fazer lambança.

Mas como ainda tenho que resolver esse problema de entrada de ar falso, vou ter que desmontar o coletor de novo. E aí eu resolvo esse problema da vedação desses parafusos também.

Oscar, eu poderia usar aquelas colas "trava rosca" no lugar do frenetanch? Fica muito difícil de remover os parafusos depois? Eu já procurei cola teflonada por aqui e não achei.

Outra coisa, quando limpei a borboleta, eu apoiei a base dela num pano limpo e joguei descarbonizante na borboleta e dentro da câmara onde ela fica, apenas nesses locais. Usei pouco spray e um pincel pra limpar a sujeira. Depois fui secando essa câmara e os lados da borboleta com outro pano, e algum resíduo que ainda tinha ficado eu limpei com esse mesmo pano embebido no descarbonizante, e sequei novamente.

A minha dúvida é se há ali dentro dessa câmara, seja no eixo da borboleta ou em algum outro lugar, algum item que possa ter se deteriorado com o descarbonizante? Eu não joguei o spray no restante do corpo da borboleta.

Obrigado!!
Marcelo.

#17 OS - CAR Oficina Renault

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Postado 07 setembro 2012 - 09:58

Sim, eu li no manual a recomendação pra usar o frenetanch nesses parafusos. Eu não usei mesmo porque não tinha nenhuma similar, e não quis fazer lambança.

Mas como ainda tenho que resolver esse problema de entrada de ar falso, vou ter que desmontar o coletor de novo. E aí eu resolvo esse problema da vedação desses parafusos também.

Oscar, eu poderia usar aquelas colas "trava rosca" no lugar do frenetanch? Fica muito difícil de remover os parafusos depois? Eu já procurei cola teflonada por aqui e não achei.

Outra coisa, quando limpei a borboleta, eu apoiei a base dela num pano limpo e joguei descarbonizante na borboleta e dentro da câmara onde ela fica, apenas nesses locais. Usei pouco spray e um pincel pra limpar a sujeira. Depois fui secando essa câmara e os lados da borboleta com outro pano, e algum resíduo que ainda tinha ficado eu limpei com esse mesmo pano embebido no descarbonizante, e sequei novamente.

A minha dúvida é se há ali dentro dessa câmara, seja no eixo da borboleta ou em algum outro lugar, algum item que possa ter se deteriorado com o descarbonizante? Eu não joguei o spray no restante do corpo da borboleta.

Obrigado!!
Marcelo.


Como eu disse, o Frenetanch é Loctite 570. Esse é para vedar mesmo e o torque de quebra para desapertar o parafuso (5Nm) fica menor que o torque dado (9Nm). Então caso precise se desmontar o coletor, o parafuso não fica duro, desmonta fácil.
Já com trava rosca... bem, então não use o alto torque, senão você não conseguirá desmontar depois. Melhor usar um de médio torque, porque mesmo assim já vai ficar mais duro para afrouxar os parafusos depois.
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#18 Mugo_RJ

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Postado 07 setembro 2012 - 11:23

Beleza, Oscar!

Eu vou numa loja aqui perto de casa onde eu lembro de ter visto o trava roscas. Nem me lembro se era mesmo Loctite. Vou pedir pra dar uma olhada pra ver as especificações.

Dependendo do que eles tiverem lá, se for o caso eu compro pela internet o correto, e espero chegar pra desmontar novamente.

O carro está soluçando mas está andando, e eu não tenho usado muito. Acho que dá pra segurar uns dias até chegar a cola certa.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e por todas as dicas de ouro! Volto em breve com notícias dos testes de entrada de ar falsa!

Abraços e bom fim de semana a todos!

#19 Mugo_RJ

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Postado 12 setembro 2012 - 10:49   Melhor Resposta

Pessoal, bom dia,

Só pra atualizar que o problema foi resolvido!

Nada mais de vazamento de óleo depois de fazer o que o Oscar e o Edgar sugeriram, cola semi secativa nos mancais do comando de válvulas, e ao redor dos estojos por onde passam os 4 parafusos traseiros da tampa.

O problema da variação de rotação em primeira e segunda marchas também resolvi.

Desmontei outra vez o coletor de admissão, e olhando melhor as juntas (as 4 triangulares com cantos arredondados que vão nos tubos de admissão) percebi que elas são de má qualidade. Elas têm até rebarba!

Como não encontrei outras melhores, e também não posso mais gastar grana esse mês, apliquei a mesma cola semi secativa ao redor dessas juntas, por dentro, com muito cuidado e sem exageros pra não cair nada pras válvulas.

Eu tinha tentado o método do Oscar de borrifar desengripante no locais onde poderia ter entrada de ar falsa: bicos injetores e tubos do coletor, mas não mudou nada.

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A princípio parecia que nada tinha mudado. Mas depois de andar uns 5km o carro parou completamente de apresentar os sintomas. Agora tá show de bola!

Eu ainda percebo um comportamento que me causa estranheza, e não sei se é normal:

Quando bato o arranque com o carro frio, pela primeira vez de manhã, escuto um barulho que parece vir do centro do carro, na parte de baixo (isso estando dentro dele), como se fosse um motor elétrico "acelerando", que logo em seguida pára. Quando esse barulho é audível, o motor dá um pequeno "soluço", mas só se percebe por uma vibração bem amena e pelo barulho do próprio motor, mas o conta giros nem se mexe. Depois não acontece mais.

Lógico que eu ligo a chave, e espero as luzes da injeção e a "service" apagarem antes de bater o arranque!

Alguém sabe se isso é normal? Poderia ser a bomba de combustível falhando? Esse barulho pode ser dela?

Obrigado novamente a todos que ajudaram!

#20 oclaudios

oclaudios

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Postado 28 janeiro 2013 - 04:01

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