Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Correia dentada - 1.0 16v

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
63 respostas neste tópico

#1 DANILO OLIVETTE

DANILO OLIVETTE

Flooder

• 3.099 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: SP
Contribuidor

Postado 24 setembro 2012 - 12:57

Pessoal,

Procurei um tópico a respeito, mas não encontrei, porém caso alguém conheça, por favor me informar.

Estou para trocar a correia dentada do meu Clio, comprei a correia e o tensionador, como não conheço nenhum mecânico de confiança, estou preocupado em fazer essa manutenção. O que devo saber ou prestar atenção no momento da troca? Existe alguma regulagem a ser feita? Quais sintomas posso notar caso essa troca não seja feita corretamente?

Pretendo trocar pelo fato do carro ser 2009, pois ainda não chegou nos 80K.

Obrigado!!!

* Sandero Vibe+
Garagem -> http://forum.renault...-fotos-na-pag1/
* Clio Campus 2009
Garagem -> http://forum.renault...-fjord-vendido/

#2 Cesar_GRU

Cesar_GRU

Flooder

• 1.035 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v

Postado 24 setembro 2012 - 02:19

Cara mesmas dúvidas que eu tô tendo, o meu já passou da hora de trocar, quero trocar essa semana...

por não ter mecânico de confiança pra fazer isso pensei em levar na concessionária, o preço da peça tava bom até R$217,00 pelo kit de correia dentada, mas querem R$780,00 de mão de obra, e só mechem se for pra trocar as correias de acessórios, e mais algumas coisas, achei caro.

Será que precisa trocar bomba d'água também? ou alguma outra peça?

mais aguardando o pessoal que entende do assunto...

#3 RICK_AIRUMA

RICK_AIRUMA

Novato

• 32 posts

Postado 24 setembro 2012 - 02:25

Nossa cara, ainda não troquei a minha, mas fiz um orçamento pra trocar com meu mecânico..
Peças (correia + rolamento + M.O.) 450,00 dilmas...

#4 Nagash

Nagash

Novato

• 83 posts
  • Estado: DF

Postado 24 setembro 2012 - 02:31

ouch... numa especializada Renault/Peugeot/Citroen aki acho q nao fica nem R$ 300 pra trocar com peças originais... levarei lá no começo do mês q vem pra trocar a minha... (tá com quase 111.000km rodados)
Renault Clio RT 1.0 16v 2001
Ex - Kasinski Comet GT250R 2010
Ex - Yamaha Fazer 250 2008
Ex - Chevrolet Vectra GLS 2.0 1998

#5 Diego Peres

Diego Peres

Flooder

• 2.793 posts
  • Motorização: 1.0 8v

Postado 24 setembro 2012 - 02:35

A princípio o mecânico precisa ter a ferramenta de sincronismo (trava) própria para esse motor, pois diferente dos 8v, os 16v ficam com as polias livres (conhecido tb como polia maluca) não adiantando trava-las... caso a montagem seja realizada fora de sincronia o veículo poderá ficar sem potência, consumo alto, mudança no "barulho" ds válvulas trabalhando...

Vamos aguardar um parecer do Edgar ou do OsCar.

11ikgw5.jpg

Clio 1.0 8v 2004 - Hulk - Garagem
Kadett 1.8 1992 - Azulado

#6 DANILO OLIVETTE

DANILO OLIVETTE

Flooder

• Topic Starter

• 3.099 posts
Contribuidor

Postado 24 setembro 2012 - 03:14

Cara mesmas dúvidas que eu tô tendo, o meu já passou da hora de trocar, quero trocar essa semana...

por não ter mecânico de confiança pra fazer isso pensei em levar na concessionária, o preço da peça tava bom até R$217,00 pelo kit de correia dentada, mas querem R$780,00 de mão de obra, e só mechem se for pra trocar as correias de acessórios, e mais algumas coisas, achei caro.

Será que precisa trocar bomba d'água também? ou alguma outra peça?

mais aguardando o pessoal que entende do assunto...

Sinceramente....espero que não tenha que trocar mais nada...rsrsrs...vai ser uma paulada grande!!!

Alias, eu tb liguei na CSS e o cara sugeriu fazer essa manutenção dos 80K que incluir a troca da correia dentada, correia do alternador e demais acessórios, porém é mais de 900,00....sem chance!!!

Nossa cara, ainda não troquei a minha, mas fiz um orçamento pra trocar com meu mecânico..
Peças (correia + rolamento + M.O.) 450,00 dilmas...

Pelo que falam, acho que não está caro hein, só precisa ver a marca dessas peças, paralelo nem pensar.

ouch... numa especializada Renault/Peugeot/Citroen aki acho q nao fica nem R$ 300 pra trocar com peças originais... levarei lá no começo do mês q vem pra trocar a minha... (tá com quase 111.000km rodados)

Caraca velho...pelo ano e KM está mais do que na hora....rsrsrs...cuidado, se quebrar o custo pode ser maior!!!

A princípio o mecânico precisa ter a ferramenta de sincronismo (trava) própria para esse motor, pois diferente dos 8v, os 16v ficam com as polias livres (conhecido tb como polia maluca) não adiantando trava-las... caso a montagem seja realizada fora de sincronia o veículo poderá ficar sem potência, consumo alto, mudança no "barulho" ds válvulas trabalhando...

Vamos aguardar um parecer do Edgar ou do OsCar.

Esse é meu medo, não deve ser qualquer mecânico que tenha essa ferramente de sincronismo.

Estou pensando em ir no centro automotivo da Porto Seguro para orçar, ao menos eles fornecem garantia pelo serviço, já fiz troca de pastilhas, fluído de freio e arrefecimento com eles, achei muito TOP os equipamentos.

Diego - por acaso vc não conhece um mecânico?????

* Sandero Vibe+
* Clio Campus 2009

#7 Marcosolive

Marcosolive

Entendido

• 584 posts
  • Estado: MG
Contribuidor

Postado 24 setembro 2012 - 03:44

tenho um clio 1.0 16v 2004/2004, peguei o carro com 78.000km, troquei a correia dentada com um colega meu que é mecânico, e ele me cobrou apenas R$50,00 de MO, pelo que vi, ela não é tão complicada de trocar não, já que esse motor tem polia do cabeçote simples e não dupla, como em outros motores 16V.

#8 Cesar_GRU

Cesar_GRU

Flooder

• 1.035 posts

Postado 24 setembro 2012 - 03:56

pois é se não trocar corremos o risco de quebrar e o prejuízo ser maior......
se trocamos corremos o risco de fazerem mal feito e o prejuízo ser grande também.....
se procuramos um serviço mais confiável cobram o olho da cara....

tomara que alguém dê uma luz....

hoje vou procurar um mecânico que já fez alguns serviços no carro e vou ver o que ele diz, se me preocupo pq acho q ele não entende muito desse nosso motor.... ai é osso...

#9 _SIDERADO_

_SIDERADO_

Entendido

• 136 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Estado: AC

Postado 24 setembro 2012 - 05:04

Amigos, de acordo com um manual de troca da correia dentada desse motor (da goodyear) diz: "As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são: A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia. Nesses veículos não há necessidade de utilização de ferramentas especiais para sincronizar o motor."

Segue o manual em anexo. Espero ter ajudado.

Segue o link do manual: http://www.goodyeare...6e8c8c955f8.pdf

#10 Diego Peres

Diego Peres

Flooder

• 2.793 posts
  • Motorização: 1.0 8v

Postado 24 setembro 2012 - 05:07

Danilo, verifica com o Fabito oq ele achou do mecanico que ele levou, pois ele teve que trocar a bomba d'agua, automaticamente teve que mexer na correia dentada.

Esse manual da goodyer que o _SIDERADO_ postou até que está bem claro, mas ainda assim é bom avaliar bem onde levar.

PS. ainda aguardaria alguém com mais experiencia no assunto.

11ikgw5.jpg

Clio 1.0 8v 2004 - Hulk - Garagem
Kadett 1.8 1992 - Azulado

#11 _SIDERADO_

_SIDERADO_

Entendido

• 136 posts

Postado 24 setembro 2012 - 05:30

Amigo, mande uma MP pro Edgar_rs, pois ele informou que esta estudando e ficaria meio ausente do forum, mas atento as MP's.

#12 Cesar_GRU

Cesar_GRU

Flooder

• 1.035 posts

Postado 26 setembro 2012 - 09:05

Correia e tensor comprados, R$215,00 na concessionária.
Agora é só levar no mecânico pra trocar isso logo....

#13 DANILO OLIVETTE

DANILO OLIVETTE

Flooder

• Topic Starter

• 3.099 posts
Contribuidor

Postado 26 setembro 2012 - 12:41

Correia e tensor comprados, R$215,00 na concessionária.
Agora é só levar no mecânico pra trocar isso logo....

Por ser em CSS, o preço está ótimo.

Já encontrou algum cara para trocar?

* Sandero Vibe+
* Clio Campus 2009

#14 Cesar_GRU

Cesar_GRU

Flooder

• 1.035 posts

Postado 26 setembro 2012 - 01:10

Por ser em CSS, o preço está ótimo.

Já encontrou algum cara para trocar?

Cara o preço foi o melhor que eu achei..... no mercadocar aqui de guarulhos tv acho q R$270,00 aproximadamente pelo Kit paralelo ai sem chance........

Perguntei p um mecânico, que já conheço o serviço dele a algum tempo, se ele trocava, ele ia ver se tinha a ferramenta necessária e ia me falar...
depois disso vi esse manual que o _SIDERADO_ postou, pelo p que eu li não precisa de ferramenta específica, certo?

vou passar lá depois nesse mecânico p ver direito mas acho que vai ser ele mesmo, já que não tem nenhum outro em que confie.

#15 _SIDERADO_

_SIDERADO_

Entendido

• 136 posts

Postado 26 setembro 2012 - 02:13

depois disso vi esse manual que o _SIDERADO_ postou, pelo p que eu li não precisa de ferramenta específica, certo?

Amigo, de qualquer forma, passe uma MP pro edgar_RS ou pro OS - CAR Oficina Renault, pra se certificar da não necessidade de ferramentas especiais.

E depois não esqueça de postar quando fizer a troca.

#16 Cesar_GRU

Cesar_GRU

Flooder

• 1.035 posts

Postado 26 setembro 2012 - 02:22

Amigo, de qualquer forma, passe uma MP pro edgar_RS ou pro OS - CAR Oficina Renault, pra se certificar da não necessidade de ferramentas especiais.

E depois não esqueça de postar quando fizer a troca.

blz amigo pode deixar vou fazer isso

Obrigado pela ajuda

#17 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 26 setembro 2012 - 07:00

Não precisa de ferramentas pros mil.

Só atentar às marcações.

Tensor tem instalação em local apropriado. NEcessário tensionar a correia até a marcação de tensão ficar no meio da marcação. Ou seja, antes de desmontar, confira a posição do tensor para não se perder; atente quanto a posição e montagem do velho antes de montar o novo.

Dependendo da km, aconselhamos a trocar a BA. Se não for trocar, monte a correia e deixe o tensor com marcação no minimo de tensão.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#18 Cesar_GRU

Cesar_GRU

Flooder

• 1.035 posts

Postado 26 setembro 2012 - 07:11

Não precisa de ferramentas pros mil.

Só atentar às marcações.

Tensor tem instalação em local apropriado. NEcessário tensionar a correia até a marcação de tensão ficar no meio da marcação. Ou seja, antes de desmontar, confira a posição do tensor para não se perder; atente quanto a posição e montagem do velho antes de montar o novo.

Dependendo da km, aconselhamos a trocar a BA. Se não for trocar, monte a correia e deixe o tensor com marcação no minimo de tensão.

Vlew Edgar grande ajuda p gente....

só mais uma dúvida.. com quantos km aconselha trocar a bomba d'água?

o meu já tá com 90k

#19 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 26 setembro 2012 - 07:29

REspondo com mais calma dps.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#20 Cesar_GRU

Cesar_GRU

Flooder

• 1.035 posts

Postado 26 setembro 2012 - 08:00

blz vlew

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos