Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Correia dentada - 1.0 16v

• Por favor, faça o login para responder
63 respostas neste tópico

#41 Diego Peres

Diego Peres

Flooder

• 2.783 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 8v
  • Estado: SP

Postado 18 janeiro 2013 - 02:30

Amigo, são 80mil km ou 4 anos. mas se você puder adiantar, faça!

o mais indicado é comprar as peças na CSS e instalar num mecânico de sua confiança , lembre de trocar o kit completo de correias.

11ikgw5.jpg

Clio 1.0 8v 2004 - Hulk - Garagem
Kadett 1.8 1992 - Azulado

#42 jeff_ramos

jeff_ramos

Novato

• 5 posts
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: PR

Postado 19 janeiro 2013 - 02:02

Galera,
tenho a mesma dúvida em relação a troca da correia dentada. Comprei um Clio 1.0 16v(2009) e o carro tem 57 mil Km. Devo deixar a troca da correia para os 80 mil, como manda o manual? E que marca seria a melhor para a troca? Pretendo fazer num mecânico e não na css.
Gostaria de uma ajuda do pessoal mais experiente, pois é meu primeiro carro e não sei como proceder.

Obrigado

Luís Felipe, concordo com a dica do Diego... Se puder adiantar, é melhor. Mesmo o carro não tendo atingido a quilometragem recomendada para troca, ele já está indo para 4 anos então a troca é recomendada. No caso do meu, ele está com 1000 km a mais que o seu, mas é ano 2005, então já havia passado da hora de trocar a correia, ela já estava apresentando algum ressecamento.
Também tive que trocar a bomba d'água, que estava com vazamento. Então quando for trocar a correia, é bom preparar o bolso para uma possível troca da BA, pois aí você aproveita a mesma mão de obra e não corre depois o risco de perder uma correia dentada recém-trocada.
Mas como o seu carro tem a metade da idade do meu, acho bem possível que ainda não seja necessária a troca da bomba d'água, só da correia mesmo.

#43 Luís Felipe Lacerda

Luís Felipe Lacerda

Novato

• 4 posts
  • Estado: SC

Postado 19 janeiro 2013 - 09:04

Valeu Jeff, vou providenciar a troca o quanto antes para que o prejuízo não seja maior.

#44 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts
  • Estado: RJ

Postado 28 janeiro 2013 - 02:35

Quanto a bomba... cara, é sua decisão de trocar ou não.

A recomendação que demos, é de trocar.

Lembro que se não trocar e a bomba resolver abrir o bico depois, vocÊ "morre" numa correia dentada na troca da bomba da água, visto que não é recomendado re-tensionar correia sincronizadora (de comando), e em outra mão-de-obra para desmontar tudo e trocar http://forum.renaultclube.com/public/sty...

Edgar, me tira uma dúvida. Eu tinha trocado a correa dentada ha poucos meses atras. Entretanto tive um problema com o motor e o mecanico ao desmontá-lo, verificou que o tensionador da correa, apesar de novo, estava com folga no eixo dele (ele me mostrou, dava pra balancar o eixo com a mao, vagabundo que só). Então ele trocou apenas o tensionador e remontou a correa que estava semi nova. Pelo que vc explicou, isso daria problema, certo? Porque dá problema e o quão problema pode dar? Pergunto porque o carro já está comigo e já estou utilizando-o normalmente...

Valeu!

#45 vanderlei.silva02

vanderlei.silva02

Novato

• 47 posts

Postado 04 fevereiro 2013 - 10:29

bom dia pessoal ....

acabei de voltar do mecânico e tive uma "surpresa" meu carro é um clio 2006 1.0 16v hi-flex, troquei a correia e o tensor dela.

so que o mecânico me falou que geralmente carro 16v possui dois comandos consequentemente 2polias para passar a correia porem este meu carro so possui 1 desta forma ele me deu o parecer dele que este carro nao seria 16v e sim 8v. e que sempre que fez manutenção neste tipo de carro ele pediu peças para carro 8v.

alguem pode me tirar esta duvida quanto a quantidade de polias.....

inclusive para saber o valor da peça na css o vendedor me pediu algumas letras do chassis e eu passei bb8b mais ele falou que o certo seria bb3b, fiquei com mais duvida ainda ????????

pois se for 8v como ele disse vou ter dor de cabeça com o documento.

me ajudem pois estou preocupado.

#46 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts

Postado 04 fevereiro 2013 - 10:36

Seguinte, vc já fez o serviço?
Se não fez, o carro está montado e etc, troque de mecânico.
Acabei de fazer o motor inteiro do meu carro e posso garantir que o motor D4D, 1.0 16 v tem apenas um comando de válvulas. O motor 1.6 16v possui 2, um pra admissão e um para escape.
Quanto à quantidade de polias, não faço idéia, não mexi nisso...

as letras do seu chassis vc pode pegar no documento do carro ou no assoalho dele se nao estou enganado...
Sugestão, ligue pra consessionária e tire suas dúvidas com eles. Eles podem te dizer a quantidade de polias, precos e etc... e inclusive, os locais onde estão gravados o numero do chassis....

Agora, se seu mecânico mandou uma dessa pra cima de vc, eu nao pensaria duas vezes, trocaria correndo pra um que entenda de renault....
Pega uma indicação com o povo de SP...

Abraço!

#47 vanderlei.silva02

vanderlei.silva02

Novato

• 47 posts

Postado 04 fevereiro 2013 - 10:36

bom dia pessoal ....

acabei de voltar do mecânico e tive uma "surpresa" meu carro é um clio 2006 1.0 16v hi-flex, troquei a correia e o tensor dela.

so que o mecânico me falou que geralmente carro 16v possui dois comandos consequentemente 2polias para passar a correia porem este meu carro so possui 1 desta forma ele me deu o parecer dele que este carro nao seria 16v e sim 8v. e que sempre que fez manutenção neste tipo de carro ele pediu peças para carro 8v.

inclusive para saber o valor da peça na css o vendedor me pediu algumas letras do chassis e eu passei bb8b mais ele falou que o certo seria bb3b, fiquei com mais duvida ainda ????????

#48 vanderlei.silva02

vanderlei.silva02

Novato

• 47 posts

Postado 04 fevereiro 2013 - 10:44

Acabei de fazer o motor inteiro do meu carro e posso garantir que o motor D4D, 1.0 16 v tem apenas um comando de válvulas. O motor 1.6 16v possui 2, um pra admissão e um para escape.

as letras do seu chassis vc pode pegar no documento do carro ou no assoalho dele se nao estou enganado...
Sugestão, ligue pra consessionária e tire suas dúvidas com eles. Eles podem te dizer a quantidade de polias, precos e etc... e inclusive, os locais onde estão gravados o numero do chassis....

Agora, se seu mecânico mandou uma dessa pra cima de vc, eu nao pensaria duas vezes, trocaria correndo pra um que entenda de renault....

Abraço!

eu já fiz o trabalho sim ele me cobrou 100reais para fazer a troca, sei que nao tem muito segredo mais mesmo assim agora fiquei com o pé atrás.

valeu cara ja me deu uma aliviada

vou fazer isso mesmo , mais uma coisa te digo aqui na regiao onde moro tá dificil arrumar um bom mecanico

#49 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 720 posts
Contribuidor

Postado 07 fevereiro 2013 - 05:12

bom dia pessoal ....

BB8B no chassis é BB3B no tipo pós-vendas (1.0 16V norma de homologação de 2004 a 2008). Só olhar sua placa oval ali na coluna da porta dianteira direita que você vai achar este código. Fisicamente falando, esta placa na verdade é uma etiqueta branca. Nela consta todos os dados técnicos do seu carro, como nível de equipamento, código de cor, harmonia interior, etc... olhe no manual para saber mais e identificar as correspondências.

Abraço!

Idem....
OS - CAR Serviços Automotivos

Oficina Especializada RENAULT

Curitiba-PR

oficinaos-car@hotmail.com

#50 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 10 fevereiro 2013 - 04:12

Mil 16v tem uma polia apenas no cabeçote.

Mil 8v também.

Por regra, nunca se re-tensiona uma correia usada, não há como garantir que dure. Você pode quebra-la ao retirar a velha, pode haver tensionamento incorreto da velha... então coloca-se tudo novo numa vez só.

Se foi pouco usada, "até vai"...
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#51 vanderlei.silva02

vanderlei.silva02

Novato

• 47 posts

Postado 13 fevereiro 2013 - 09:03

vlw galera. aos poucos vou aprendendo com vcs!

um abraço

#52 André_Quirino

André_Quirino

Novato

• 22 posts

Postado 10 maro 2013 - 12:14

Poxa, ótimo tópico!
Ajuda muito a novos donos de Clio, como eu.

Comprei um Clio 1.0 16v Hi-Power 2005 no final do ano, com 50mil/km. Esse é meu segundo carro, por alguns anos tive um Corsa e já deu maior trabalho para achar um mecânico de confiança. Só ele deu jeito no meu Corsinha. Porém assim que comprei o Clio, levei até ele e ele disse que não tem ferramentas especificas para o Clio. Gostaria de trocar a correia dentada e aproveitar para trocar a poly-v.

Alguém tem um mecânico de confiança no Rj??

#53 André_Quirino

André_Quirino

Novato

• 22 posts

Postado 10 maro 2013 - 12:15

Ah! Aproveitando, estou de olho nessa correia original: http://produto.merca...87#questionText
R$ 275,00+Frete.
Será que vale a pena?
Ou posso comprar outra marca mais em conta?

#54 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 720 posts
Contribuidor

Postado 12 maro 2013 - 05:31

Ah! Aproveitando, estou de olho nessa correia original: http://produto.merca...87#questionText
R$ 275,00+Frete.
Será que vale a pena?
Ou posso comprar outra marca mais em conta?

Vá direto em uma concessionária Renault que é mais barato!! Aqui eu pago R$222,50 por esse kit. Aí no RJ não deve dar grande diferença, além do ICMS. Acho que custa praticamente o mesmo valor daqui de Curitiba.
OS - CAR Serviços Automotivos

Oficina Especializada RENAULT

Curitiba-PR

oficinaos-car@hotmail.com

#55 André_Quirino

André_Quirino

Novato

• 22 posts

Postado 13 maro 2013 - 10:12

Vá direto em uma concessionária Renault que é mais barato!! Aqui eu pago R$222,50 por esse kit. Aí no RJ não deve dar grande diferença, além do ICMS. Acho que custa praticamente o mesmo valor daqui de Curitiba.

He he he.
Parece até praga, hoje fui a feira com minha esposa, na volta para o carro, vim falando com ela:
"Vou encomendar a correia dentada, aproveitar para comprar a Poly-v essa semana e levar no mecânico do meu cunhado..."
Cheguei no carro, virei achave e um barulho. Desliguei, abri o capô e a correia Poly-v arrebentou.

Fui para casa dirigindo, sem DH, ligue para a Renault e passaram os seguintes preços:
Correia Dentada+Esticado = 245,00
Correia Poly-v= 410,00
Mão de obra= 1192,00
TOTAL= 1847,00
Pelo visto terei que comprar no Mercado Livre e levar em um mecânico fora da Renault mesmo.

#56 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts

Postado 13 maro 2013 - 10:20

Vc é MALUKO!
Primeira coisa, seu alternador não girou e vc foi com o carro só na bateria. Podia ter enguiçado no meio da rua.
segundo, não tenho certeza, mas tenho a impressão que essa correia gira a bomba dágua. Se for isso, podia ter superaquecido o carro.

Seguinte, tem um membro aqui que tem um mecanico de muita confianca em Nova Iguaçu. Se quiser levar o carro lá, avisa que vejo o contato pra vc.

Abraço

#57 vanderlei.silva02

vanderlei.silva02

Novato

• 47 posts

Postado 14 maro 2013 - 01:42

cara na css a mao-de-obra é muito cara!
compre as peças lah e vah a um mecanico de confiança se o seu mecanico nao faz peça para lhe indicar um !

eu passei pela mesma situação, inclusive este clio é meu segundo carro e tbm tive um corsinha kkkkk.

boa sorte cara!

#58 André_Quirino

André_Quirino

Novato

• 22 posts

Postado 14 maro 2013 - 10:38

Vc é MALUKO!
Primeira coisa, seu alternador não girou e vc foi com o carro só na bateria. Podia ter enguiçado no meio da rua.
segundo, não tenho certeza, mas tenho a impressão que essa correia gira a bomba dágua. Se for isso, podia ter superaquecido o carro.

Seguinte, tem um membro aqui que tem um mecanico de muita confianca em Nova Iguaçu. Se quiser levar o carro lá, avisa que vejo o contato pra vc.

Abraço

Nem tanto, a bateria estando bem carregada, só é usada mesmo para dar a partida. He he, já andei com carro sem bateria....
Não é essa correia que gira a bomba d'água, ela gira ARC+DH+ALTER. Hoje comprei a correia + tensor original e a poly-v alternativo, fui até o mecanico de confiança, que cuida dos carros de meu irmão e meu cunhado.
Resumo:
Correia Dentada+Esticado = 150,00
Correia Poly-v= 38,50
Mão de obra= 120,00
TOTAL= 308,50
Porém tinha muitos carros na fila, ele só poderia me atender semana que vem, ai chorei um poquinho e consegui para sábado pela manhã.

#59 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts

Postado 15 maro 2013 - 01:19

Andar com carro sem bateria vc consegue. Andar com carro sem alternador não, só roda enquanto tiver carga.
Teu carro pra funcionar precisa de eletricidade, que é gerada pelo alternador enquanto está ligado.
Ou seja, se sua bateria acabasse no meio do caminho, iria morrer...rs

Quanto à bomba de água, eu não fazia idéia mesmo. Não sei como é seu funcionamento. Se é por correia ou apenas tensão.

Mas tá bom o preço, ficou bem em conta. POrque comprou a Poly-v alternativa? É tão mais caro assim a original???

Abraço

#60 André_Quirino

André_Quirino

Novato

• 22 posts

Postado 15 maro 2013 - 10:45

Andar com carro sem bateria vc consegue. Andar com carro sem alternador não, só roda enquanto tiver carga.
Teu carro pra funcionar precisa de eletricidade, que é gerada pelo alternador enquanto está ligado.
Ou seja, se sua bateria acabasse no meio do caminho, iria morrer...rs

Quanto à bomba de água, eu não fazia idéia mesmo. Não sei como é seu funcionamento. Se é por correia ou apenas tensão.

Mas tá bom o preço, ficou bem em conta. POrque comprou a Poly-v alternativa? É tão mais caro assim a original???

Abraço

A poly-v não encontrei original fora da Renault. A Renault está pedindo R$ 410 numa correia que custa 40 reais em todas as lojas do Rio. Fora que com a Poly-v não terei problemas se caso aconteça algo como arrebentar.
Amanhã vou deixar o carro no mecânico e vou para o trabalho, de tarde pego de volta e verei como ficou.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos