Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Seguro de cooperativa

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
74 respostas neste tópico

#1 leoramos.net

leoramos.net

Novato

• 19 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: RJ

Postado 07 novembro 2012 - 04:58

Olá senhores!

Gostaria muito da opinião de vcs sobre seguro de cooperativas (clube de associados). Estou num tremendo dilema! Fiz uma cotação de seguros e a mais barata saiu por R$ 2.700,00. Tive a ideia de refazer colocando o endereço da minha irmã e saiu por R$ 1.200,00. Enfim, não sei se pago 2700,00 no endereço correto e fico tranquilo ou pago bem menos e com medo se acontecer algo de errado. Procurei as cooperativas no qual se paga um valor fixo por mês 150 reais mensais e tem todos os benefícios de seguradora. Me disseram que elas não são reconhecidas pela SUSEP e não há garantias de pagamento justo, se houver algum sinistro.

Enfim galera.... o que vcs fariam no meu lugar????

Preciso resolver essa questão!

Abraços,
  • enduribunlill curtiu isso

#2 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts
  • Veículo: Renault Clio

Postado 07 novembro 2012 - 08:10

Fala meu camarada!
Eu tive um seguro desse no astra que eu tinha. Nunca tive problema, mas tb nunca precisei usar!! rs Existem alguns porens...
Primeiro, o prazo para pagamento do sinistro. Vamos supor que vc bata com o carro, as vezes o pagamento nao é imediato, precisa verificar o contrato. Segundo, o valor não é fixo. Vc possui um valor fixo e mais um valor variavel que varia de acordo com a quantidade de sinistros dos associados.
Essa modalidade de seguro também é chamado de seguro de rateio, pois o que ele faz é te cobrar uma taxa básica de manutencao da associação + valor da sua cota no rateio do prejuizo de todos os associados, porem com um teto maximo para pagamento.
Na época eu optei por ele pois o seguro mais barato para o astra era mais de 4000... surreal. Outro problema, como vc disse, não é reconhecido como seguro, logo vc não terá o respaudo do órgao legal caso necessário...
Eu usei MUITO o guincho e nunca tive problema, porem nunca tive um sinistro pra poder avaliar.

Entao vamos ao que interessa... Se eu fose voce, cotaria em outros lugares pra tentar abaixar esse valor e faria a modalidade normal e com tudo certinho pra nao dar problema. Tenho um amigo que trabalha pra uma seguradora e de vez em quando eles investigam o assegurado antes de pagar algo. Ou seja, pode dar merda.

Na pior das hipotes, pagaria os 2700 (to achando caro, cota em outros lugares.)

A propósito, Esse sábado teremos encontro do RCB no Wall Mart da Linha Amarela. Se tiver interesse, passa lá pra conhecer a galera! Tem informações na seção dos encontros.

Abraço!

#3 leoramos.net

leoramos.net

Novato

• Topic Starter

• 19 posts
  • Veículo: Renault Sandero

Postado 07 novembro 2012 - 10:03

Vlw mesmo Rafael!
Até vencer o meu seguro eu vou caçar muitas corretoras por ai. O meu maior medo é roubo/furto, sabe como é que é né? Em qualquer lugar do Rio isso é muito frequente... então o que mais importa pra mim também é, se esse tipo de seguro cooperativa é garantia de segurança mesmo, ou seja, se eles te pagam certo.

De qualquer forma agredeço suas dicas e até lá (abril) estarei decidido e "seguro"..rs

Abraço!

#4 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.232 posts
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RS

Postado 08 novembro 2012 - 07:09

Andei pesquisando há alguns meses e vi uma quantidade enorme de reclamações sobre esses seguros em cooperativa.

Uma seguradora de verdade tem que se enquadrar em vários procedimentos e ter uma enorme reserva de capital, como garantia de conseguir honrar com os pagamentos, já as cooperativas não tem nenhuma reserva financeira, sendo os custos dos sinistros rateado entre os cooperados (o que faz o valor fixo não ser tão fixo assim).

Eu acho fria...

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#5 Everton Lima

Everton Lima

Entendido

• 733 posts
  • Estado: SP

Postado 08 novembro 2012 - 07:42

Fiz meu primeiro seguro a cerca de um mês.

Achei muito salgado, ficou em R$2400,00. Mas como o carro é financiado achei um risco muito grander alguem roubar ele e eu ter que ficar ai pagando um financiamento sem ter o produto.

Meu outro carro rodei por 2 anos sem anda acontecer, mas nunca se sabe.

Tentei faer estes 'macetes' ai de colocar no nome do meu pai, e me colocar como motorista, mudar endereço, etc, mas o valor que diminuia era pouco e preferi não arriscar, pois se um dia eu precisar usar não quero ter complicações.

Segundo o segurador o valor ficou alto devido a minha idade(22 anos), e que ano que vem ja pode baixar um pouco mais :)

#6 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts

Postado 08 novembro 2012 - 07:51

...

Realmente, vc está na faixa considerada "Risco" pelo seguro. Por isso é mais caro.
No meu Astra eu não tinha feito seguro por causa do valor (quase 5 mil). Em menos de um mes, fui fazer uma viagem Rio X SP e acertei uma capivara a 120 Km/l de noite. Destruiu a frente do carro e gastei quase o valo de um ano de seguro... entao resolvi fazer o de cooperativa.
Não aconselho fazer esse tipo de seguro, vc não terá nenhuma garantia...

Quanto aos "macetes" pra diminuir o valor, não tente. Vou dar dois exemplos que a pessoa se fufu... (Tenho um amigo que trabalha na Porto Seguro)

1º Uma menina tinha o seguro em nome do pai. Deu PT no carro em uma batida. A Porto pegou a imagem de todas as cameras do pedágio entre a casa dela e a faculdade e viu que ela passava de carro por la todos os dias. Logo, era a motorista principal... Não recebeu um puto...

2º Um maluco ligou pra porto falando que um segurado deles tinha batido acabado com o carro dele e queria saber qd iria pagar... No meio da conversa ele soltou que era um absurdo o cara dirigir bêbado... o Atendente perguntou novamente se o motorista estava bebado (o segurado) e após a confirmação da vítima, lhe agradeceu por isentar a seguradora de pagar qualquer custo... Resumindo, o cara perdeu o carro. A seguradora nao paga se o acedente for causado sobre efeito de alcool...
Aproveito e deixo a dica... Se baterem de carro, evitem qualquer coisa que comprove efeito de alcool e nao postem nada parecido no Facebook (inclusive remova algum comentário que possa levar a essa idéia).

e o mais importante... NÃO DIRIJA EM HIPÓTESE ALGUMA SOBRE QUALQUER EFEITO DE ALCOOL, MESMO QUE MINIMO!

Abraço galera!

#7 Chileno

Chileno

Restart

• 9.680 posts

Postado 08 novembro 2012 - 08:07

Eu tenho seguro em cooperativa por vários motivos, vou listar alguns:
-CEP
-Renovação
-Rebaixado

Bom, eu tinha 2 opções:

Seguradora comum: Mais cara e não cobre de forma alguma carro baixo, mudado, etc..
Cooperativa: Mais barata, cobre qualquer tipo de carro.

Considerações: Vale a pena trocar o certo pelo duvidoso? Não vale. Mas ai que mora o perigo.. ambos seriam duvidosos. Porque? Porque numa seguradora comum, se eu bato meu carro baixo eu tenho CERTEZA que não vou receber. Apesar de ser uma seguradora comum, correto? Já numa cooperativa, a briga seria outra.. eu receberia sim, mesmo baixo. Mas como, quanto tempo. etc..

Nessas, optei pela cooperativa. Sem terror. Inclusive, indiquei ao meu irmão, que com 2 meses de carro deu uma porrada num 206 Moonlight, conserto ficou em 11 mil reais. Ele sinceramente não queria PT, e o valor nem chegou à ser PT. Ou seja, fizeram vistoria, passaram as oficinas, aprovaram e estão fazendo a manutenção, sem problemas. (Agora, apareceu mais coisas no carro, o valor vai subir e provavelmente será PT..mas isso é outra história e para ajudar, posso postar aqui pra vocês os resultados, pois também me interessa)

A seguradora cooperativa no caso, é a Trust. Que tem parceria com a Confiança Seguros. Essa inclusive foi indicação do Diegosanli aqui do fórum mesmo.

Eu não pretendo tirar meu carro de lá (sem falar na franquia que é 3% do valor do veículo não podendo ser menor que R$600)

Eu espero ter ajudado e se esqueci de algum detalhe, pode perguntar que respondo na boa!

PS: Seguradora nenhuma paga sinistro decorrente de algum crime.
PS2: Minha mãe perdeu um carro segurado na Mapfre por causa da ultima parcela em atraso e não recebeu aviso, notificação, nada. O processo está correndo na justiça a 2 ou 3 anos.
  • Diegosanli e Rafael_Facanha curtiram isso

#8 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts

Postado 08 novembro 2012 - 08:14

Eu tenho seguro em cooperativa por vários motivos, vou listar alguns:
-CEP
-Renovação
-Rebaixado

Bom, eu tinha 2 opções:

Seguradora comum: Mais cara e não cobre de forma alguma carro baixo, mudado, etc..
Cooperativa: Mais barata, cobre qualquer tipo de carro.

Considerações: Vale a pena trocar o certo pelo duvidoso? Não vale. Mas ai que mora o perigo.. ambos seriam duvidosos. Porque? Porque numa seguradora comum, se eu bato meu carro baixo eu tenho CERTEZA que não vou receber. Apesar de ser uma seguradora comum, correto? Já numa cooperativa, a briga seria outra.. eu receberia sim, mesmo baixo. Mas como, quanto tempo. etc..

Nessas, optei pela cooperativa. Sem terror. Inclusive, indiquei ao meu irmão, que com 2 meses de carro deu uma porrada num 206 Moonlight, conserto ficou em 11 mil reais. Ele sinceramente não queria PT, e o valor nem chegou à ser PT. Ou seja, fizeram vistoria, passaram as oficinas, aprovaram e estão fazendo a manutenção, sem problemas. (Agora, apareceu mais coisas no carro, o valor vai subir e provavelmente será PT..mas isso é outra história e para ajudar, posso postar aqui pra vocês os resultados, pois também me interessa)

A seguradora cooperativa no caso, é a Trust. Que tem parceria com a Confiança Seguros. Essa inclusive foi indicação do Diegosanli aqui do fórum mesmo.

Eu não pretendo tirar meu carro de lá (sem falar na franquia que é 3% do valor do veículo não podendo ser menor que R$600)

Eu espero ter ajudado e se esqueci de algum detalhe, pode perguntar que respondo na boa!

PS: Seguradora nenhuma paga sinistro decorrente de algum crime.
PS2: Minha mãe perdeu um carro segurado na Mapfre por causa da ultima parcela em atraso e não recebeu aviso, notificação, nada. O processo está correndo na justiça a 2 ou 3 anos.

Muito bem lembrado... Nesse tipo de seguro eles estão cagando pro que está sendo segurado. Vc que define o valor que vai segurar... Lembro que eles me perguntaram qual o valor que eu queria por no carro... (nao sei se o seu foi assim chile)... e não tem burocracia pra qualquer tipo de alteração no carro..
A franquia era ridícula, 3% do preju com teto em 600 reais tb...
Como falei, eu nunca tive problema e sempre fui muito bem atendido, mas nunca precisei utilizar...
Acho que pra quem estiver no caso do chile, com carros alterados e tal, vale muito a pena. Caso contrario, eu não arriscaria(como nao arrisquei...)

Chile, me diz uma coisa, nenhum tipo de rebaixamento pode? Tipo, molas esportivas jj, o seguro deixa de dar cobertura????

Vai atualizando a gente com relação ao sinistro do teu irmao!

Abraço!

#9 Diegosanli

Diegosanli

RCB Premium

• 1.739 posts
  • Motorização: 2.0 16v

Postado 08 novembro 2012 - 08:17

Bom, uso seguro de cooperativa a 1 ano.. até o momento só precisei utilizar guincho e sempre fui atendido normalmente. O irmão do Chileno aqui do fórum teve que acionar o seguro e pelo que soube eles pagaram normalmente.

Clio_F4R_Groupe_IMG2.png

#10 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts

Postado 08 novembro 2012 - 08:19

Ahhh outra coisa que lembrei... rs.
Se não me engano o meu contrato era do tipo ressarcimento... Acho que eu tinha que fazer 3 cotações e mandar consertar na mais barata e eles devolviam o dinheiro...
acho que era assim.. nao lembro direito...

#11 Chileno

Chileno

Restart

• 9.680 posts

Postado 08 novembro 2012 - 12:32

Meu irmão não foi ressarcimento não. Eles que pagam direto pra oficina.

No meu caso não teve escolha de valor, o seguro é referente à tabela do dia.

E não tem como seguradora comum segurar carro baixo. Sejam molas Eibach, H&R ou suspensão importada, Koni. Bilstein, KW o que for. Nao passa.

#12 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.896 posts

Postado 08 novembro 2012 - 12:34

E não tem como seguradora comum segurar carro baixo. Sejam molas Eibach, H&R ou suspensão importada, Koni. Bilstein, KW o que for. Nao passa.

Aí vc me desanimou... rs
Até pensava em baixar ele levemente com as JJ... mas depois disso... vou pensar MUITO no assunto antes de baixar ele...

Valeu ai pela dica...

#13 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.232 posts

Postado 08 novembro 2012 - 12:42

Pois é. cada um sabe onde aperta o calo... Eu não hoje não arriscaria seguro de cooperativa depois do que pesquisei a respeito, mas pra carro baixo é a única opção.

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#14 Chileno

Chileno

Restart

• 9.680 posts

Postado 08 novembro 2012 - 01:29

Cara,

Já não aceitam essas que te falei, nada contra, mas muito menos JJ. heheheh..
  • Eduardo R. curtiu isso

#15 Eduardo R.

Eduardo R.

Entendido

• 356 posts
  • Veículo: Outro

Postado 08 novembro 2012 - 02:07

seguro de cooperativa é pra quem tem carro importado antigo, e de ruim aceitação mesmo, ou rebaixado/ modificado etc.

até pouco tempo tinha um cliente que tinha segurado conosco um Stratus 99...

como já citado acima o risco é grande pois não é cadastrado pela SUSEP, se algo der errado vai cobrar de quem?
neste ano vi muitas cooperativas serem fechadas, inclusive vi uma reportagem na tv onde mostrava cooperativas que liberavam para consertar em oficinas baratas onde eram usadas peças sucateadas.. claro que não podemos generalizar, mas confiar é difícil.

mas respondendo ao amigo Leoramos, se vai fazer seguro, é pra ficar tranquilo, mentir no perfil é furada.
faça uma pesquisa entre dois ou três corretores, e acredito que consiga algo melhor.
se você puder, não pense duas vezes, feche com um corretor de seguros, que a tranquilidade é maior.
Eduardo Renck

ex-Clio 1.6 16v Privilége - http://forum.renault...showtopic=18494
Polo 1.6 8v Sportline - http://forum.renault...o-16-edu-renck/

#16 Diegosanli

Diegosanli

RCB Premium

• 1.739 posts

Postado 08 novembro 2012 - 02:09

Meu carro é baixo desde a segunda semana comigo e tenho a intenção de modificar ainda mais, por isso optei pela Cooperativa. Dizer que o seguro normal é um mar de rosas, não é... meu pai já teve diversos problemas com seguro (ele utiliza bradesco) até mesmo com acionamento de guincho, coisa que nunca tive com a Trust... aí vai de cada um.

Clio_F4R_Groupe_IMG2.png

#17 FabioM

FabioM

RCB Premium

• 761 posts
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: SC

Postado 08 novembro 2012 - 07:03

Chileno, mas o seu não era a Protvel?

#18 Diegosanli

Diegosanli

RCB Premium

• 1.739 posts

Postado 08 novembro 2012 - 07:23

Chileno, mas o seu não era a Protvel?

A carteira de clientes da protvel passou para a trust.

Clio_F4R_Groupe_IMG2.png

#19 Arthur 'King'

Arthur 'King'

Entendido

• 236 posts

Postado 09 novembro 2012 - 12:17

A diferença entre uma e outra é bem simples... as seguradoras "normais" são registradas e precisam se adequar as normas do órgão regulador (SUSEP), isso inclui diversas prestações de contas e fiscalização do fundo e etc etc... As seguradoras são constantemente fiscalizadas quanto a saúde financeira etc etc.

Ou seja, num seguro normal você não ficaria a ver navios simplesmente pq a empresa "quebrou" por exemplo, já que a SUSEP iria interferir e entregar a carteira para outra seguradora com saúde financeira suficiente. É tudo regulamentado e se você fez seguro de um bem e ocorreu um sinistro é garantido que você vai receber (desde que atenda as exigencias da apolice, obvio). O foda de uma seguradora comum é que os caras vão caçar qualquer brecha que você der pra te deixarem na mão.

A cooperativa é algo mais "informal". Não está afiliada à SUSEP e age da forma que bem entender e caso você tenha algum problema, provavelmente nem adianta "procurar seus direitos" pq vai ficar na mão. Vantagens? Preço muito abaixo do "normal" e praticamente nenhuma restrição (sexo, idade, local, modificacoes, etc)

Aí vai da consciência (e do bolso) de cada um qual vale mais a pena.
  • LostSoul curtiu isso
Renault Clio 1.0 16v 2010/2011 Cinza Acier aka 'Gandalf' [ Garagem ]

#20 Eduardo R.

Eduardo R.

Entendido

• 356 posts
  • Veículo: Outro

Postado 09 novembro 2012 - 12:04

A diferença entre uma e outra é bem simples... as seguradoras "normais" são registradas e precisam se adequar as normas do órgão regulador (SUSEP), isso inclui diversas prestações de contas e fiscalização do fundo e etc etc... As seguradoras são constantemente fiscalizadas quanto a saúde financeira etc etc.

Ou seja, num seguro normal você não ficaria a ver navios simplesmente pq a empresa "quebrou" por exemplo, já que a SUSEP iria interferir e entregar a carteira para outra seguradora com saúde financeira suficiente. É tudo regulamentado e se você fez seguro de um bem e ocorreu um sinistro é garantido que você vai receber (desde que atenda as exigencias da apolice, obvio). O foda de uma seguradora comum é que os caras vão caçar qualquer brecha que você der pra te deixarem na mão.

A cooperativa é algo mais "informal". Não está afiliada à SUSEP e age da forma que bem entender e caso você tenha algum problema, provavelmente nem adianta "procurar seus direitos" pq vai ficar na mão. Vantagens? Preço muito abaixo do "normal" e praticamente nenhuma restrição (sexo, idade, local, modificacoes, etc)

Aí vai da consciência (e do bolso) de cada um qual vale mais a pena.

concordo com a sua opinião, apenas esclarecendo, que as seguradoras apenas vão sindicar ( ''caçar brecha'' ) caso haja alguma divergência entre a apólice e o sinistro.
exemplo, um condutor com idade menor de 24 anos bateu o carro, onde na apólice ele estava como dependente, a seguradora vai investigar se realmente ele era dependente ( dirige até 2x na semana ) ou se era principal condutor. neste caso, se estivesse o menor como principal condutor não teria por que investigar. então as seguradoras não ''caçam brechas''. algumas são sim mais rigorosas neste sentido mas se estiver tudo certo com a apólice não há com o que se preocupar.
Eduardo Renck

ex-Clio 1.6 16v Privilége - http://forum.renault...showtopic=18494
Polo 1.6 8v Sportline - http://forum.renault...o-16-edu-renck/

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos