Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Problema - TPS Sensor de Rotação - Carro sem força (Luz amarela acessa)

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
7 respostas neste tópico

#1 Bruno A Carvalho

Bruno A Carvalho

Novato

• 5 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: SP

Postado 15 dezembro 2012 - 03:47

Bem amigos, sou um novato no fórum. A principio entrei no mesmo para ler o que os outros usuários postavam e usar como experiência para possíveis manutenções em meu carro. Enfim, agora preciso de ajuda....

Meu carro é um Clio 2003 1.0 16V, adquiri o carro a exatamente 2 meses e 3 semanas e já estou com problemas.

O que aconteceu foi o seguinte, meu carro estava funcionando perfeitamente até que certo dia completei o tanque em um posto da Shell aqui de São Bernardo do Campo, ao chegar no nível de metade do tanque, o carro começou a engasgar, como se entrasse ar nos bicos, enfim, esperei a gasolina entrar na reserva, coloquei R$30,00 de Podium e um aditivo STP. O carro deu uma melhorada mas sempre engasgando.

Resolvi então limpar os bicos e aproveitando a mão de obra pedi para mecânico limpar a borboleta de TBI. Tudo limpo, rodando zerado, fui para casa e deixei o carro parado durante o resto do dia. Quando fui ligar a noite, ascendeu uma luz amarela no painel (tipo uma bobina) e o carro começou a engasgar e não passava de 2000rpm, podia acelerar o que fosse mais não aumentava. Levei no mesmo mecânico e o mesmo disse que o problema era no TPS Sensor de Rotação, paguei R$300,00 em um original, ele trocou e funcionou, vim embora para casa desliguei o carro, depois de 30 min que fui ligar de novo, não pegou. Hoje levei no mecânico novamente, trocamos a peça com o fornecedor alegando que a mesma estava com problemas, pegamos a nova, colocamos no carro e o carro pegou perfeitamente, levei pra casa, depois de 2 horas, fui sair de novo com ele, e nada, O MESMO PROBLEMA!

Ele já tinha passado o scanner e o mesmo apontou:

Problema no Aprendizado da Borboleta
Problema no TPS

Assim que foi trocado o TPS ele passou o scanner e estava zerado sem nada de erro.

Alguém me da alguma luz por favor, preciso do carro para trabalho e estou desesperado.

Obs: Tópico a respeito do sensor de rotação eu sei que tem, porém cada caso é um caso.

Espero que possam me ajudar. Obrigado.

#2 Bruno A Carvalho

Bruno A Carvalho

Novato

• Topic Starter

• 5 posts

Postado 15 dezembro 2012 - 03:48

O modelo do TPS - Sensor de Rotação é: CTS4089

#3 gusmaoelton

gusmaoelton

Novato

• 50 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Motorização: 1.6 8v

Postado 16 dezembro 2012 - 12:11

O Clio da minha esposa está com o mesmo problema, é um Clio Elize 2003 1.0 16V, os mesmos sintomas, eu estou desconfiado do sensor de Map, Semana passada comprei o Scanner ELM327 e estou esperando chegar, primeiro vou ver se o Scanner funciona, para ver qual erro está dando na central

estou acompanhando o tópico

EDIT: estava dando uma pesquisada no forum, e encontrei um usuario dizendo que o problema estava na sonda lambda, não custa dar uma olhada na mesma, pois a dele estava quebrada, portando não acusava no scanner, tem tb o corpo da borboleta, que nos nossos carros é trabalhoso chegar no mesmo "D4D" já ouvi dizer que tem umas engrenagens que com o tempo se danificam, não tem jeito acho que vou ter que desmontar mesmo

Abraços

#4 Bruno A Carvalho

Bruno A Carvalho

Novato

• Topic Starter

• 5 posts

Postado 16 dezembro 2012 - 01:16

O Clio da minha esposa está com o mesmo problema, é um Clio Elize 2003 1.0 16V, os mesmos sintomas, eu estou desconfiado do sensor de Map, Semana passada comprei o Scanner ELM327 e estou esperando chegar, primeiro vou ver se o Scanner funciona, para ver qual erro está dando na central

estou acompanhando o tópico

EDIT: estava dando uma pesquisada no forum, e encontrei um usuario dizendo que o problema estava na sonda lambda, não custa dar uma olhada na mesma, pois a dele estava quebrada, portando não acusava no scanner, tem tb o corpo da borboleta, que nos nossos carros é trabalhoso chegar no mesmo "D4D" já ouvi dizer que tem umas engrenagens que com o tempo se danificam, não tem jeito acho que vou ter que desmontar mesmo

Abraços

Então cara, fiz alguns passos aqui e meio que "resolveu" meu problema, fiz o seguinte:

1) Desliguei a bateria por 30 min
2) Liguei a bateria
3) Pisei no acelerador até o fim
4) Com o acelerador pressionado liguei a chave para acionar a ignição
5) Deixei por 3 Minutos
6) Soltei o pé do acelerador e dei novamente ignição (sem ligar o motor, apenas virando a chave até a luz de bateria ascender)
7) Deixei por novamente mais 3 min
8) Liguei o carro (marcha lenta vai ficar embaralhando e alternando)
9) Esperei o carro esquentar e acionar a ventoinha (ISSO TUDO SEM ACELERAR)
10) Depois que acionou a ventoinha e a mesma desligou acelerei no máximo (no meu só chegava até os 3500 rpm)
11) Desliguei e liguei a ignição, esperei as luzes apagarem dei partida.

Funcionou perfeitamente!

Hoje sai com o carro e estava tudo maravilha.

Lembrando que antes de fazer esse procedimento, enquanto esperava os 30 Min da bateria, passei um limpa contato no chicote que chega ao Sensor TPS e nos próprios conectores do Sensor.

Não sei se o que eu fiz solucionou ou foi pura coincidencia.

De qualquer maneira segue o link de uma matéria que fala a respeito desses problemas que ocorrem nos clios 02>04.

http://quatrorodas.a...do_182907.shtml

Grande abraço.

#5 gusmaoelton

gusmaoelton

Novato

• 50 posts

Postado 16 dezembro 2012 - 04:22

Bruno vamos primeiro por partes

Acho que vc está confundindo TPS com sensor de rotação, que são coisas totalmente diferentes

Agora a tarde retirei o TBI do meu D4D, Que já Xinguei a Renault de tudo que é nome, segue uma fotoImagem Postada

tem que retirar o coletor pra chegar no TPS e no TBI, agora que chegou o primeiro problema, retirei o TPS e encontrei a cabeça do mesmo desgastada como segue a foto

Imagem Postada

Quanto a engrenagem, o problema já está quase resolvido, pois o conjunto é barato

http://www.crestana....br/kln1008.html

Agora vem acredito ser meu maior problema

Na câmara de admissão encontrei isso

Imagem Postada

Tenho quase certeza 99,9% que é retentor de valvula, agora vem minha duvida, se eu tirar a tampa de valvula, consigo substituir a mesma, pois eu a encontrei sem cortes ou rasgos, pois estou pensando que pode ser o antigo dono, que deve ter feito o cabeçote e o mexanico deve ter deixado isso lá, pois como disse não a encontrei rasgada, e outro detalhe, o carro não tem sinais de queima de oleo

outra duvida que fiquei, é se existe uma junta entre o coletor e o cabeçote, pois no meu não tinha nada!!!

EDIT: Esqueci de mencionar, tenho problemas tb nos cabos de vela, pois está com fuga de corrente como vcs vem na foto abaixo

Imagem Postada

E pelo que percebi, vou ter que trocar o conjunto completo, pois os cabos são conectados junto com a bobina :desculpe:

Desde já agradeço a atenção

abraços

#6 Bruno A Carvalho

Bruno A Carvalho

Novato

• Topic Starter

• 5 posts

Postado 16 dezembro 2012 - 06:11

Bruno vamos primeiro por partes

Acho que vc está confundindo TPS com sensor de rotação, que são coisas totalmente diferentes

Agora a tarde retirei o TBI do meu D4D, Que já Xinguei a Renault de tudo que é nome, segue uma fotohttp://img841.imageshack.us/img841/5659/...

tem que retirar o coletor pra chegar no TPS e no TBI, agora que chegou o primeiro problema, retirei o TPS e encontrei a cabeça do mesmo desgastada como segue a foto

http://img38.imageshack.us/img38/1921/12...

Quanto a engrenagem, o problema já está quase resolvido, pois o conjunto é barato

http://www.crestana....br/kln1008.html

Agora vem acredito ser meu maior problema

Na câmara de admissão encontrei isso

http://img831.imageshack.us/img831/4713/...

Tenho quase certeza 99,9% que é retentor de valvula, agora vem minha duvida, se eu tirar a tampa de valvula, consigo substituir a mesma, pois eu a encontrei sem cortes ou rasgos, pois estou pensando que pode ser o antigo dono, que deve ter feito o cabeçote e o mexanico deve ter deixado isso lá, pois como disse não a encontrei rasgada, e outro detalhe, o carro não tem sinais de queima de oleo

outra duvida que fiquei, é se existe uma junta entre o coletor e o cabeçote, pois no meu não tinha nada!!!

EDIT: Esqueci de mencionar, tenho problemas tb nos cabos de vela, pois está com fuga de corrente como vcs vem na foto abaixo

http://img854.imageshack.us/img854/2074/...

E pelo que percebi, vou ter que trocar o conjunto completo, pois os cabos são conectados junto com a bobina http://forum.renaultclube.com/public/sty...

Desde já agradeço a atenção

abraços

Então o sensor de rotação fica encaixado naquele local que esta desgastado, o "potenciometro" vai encaixado nele. Falei TPS pois é o nome que veio na caixa da peça que comprei TPS- SENSOR DE ROTAÇÃO.

A minha TBI fica a baixo do coletor também.

Com relação a junta do coletor creio que não exista mesmo, o mecânico que mexeu no meu carro passou um tipo de cola preta para vedar possíveis saídas de ar.

Agora pela tarde, deixei o carro parado e novamente ele ascendeu a luz amarela, retirei a bateria fiz o mesmo procedimento de antes e voltou a funcionar, só que é foda toda vez ter que ficar fazendo isso.

Amanhã mesmo vou levar em um mecânico especializado em renault, peugeot e citroen, fica em São Caetano do Sul. Você é de SP tambem?

#7 gusmaoelton

gusmaoelton

Novato

• 50 posts

Postado 16 dezembro 2012 - 06:40

sou de são paulo Itaquera, mas cansei de mandar meus carros em mexanicos, por isso eu mesmo faço as manutenções nos mesmos já há muito tempo, hoje em dia tenho bastante ferramentas

andei dando uma verificada agora no TPS e achei a conecção do mesmo na ponta da haste muito frouxa, com folga, o pior é que eu pesquisei e não encontrei o mesmo pra vender, somente o tbi completo, mas vamos ver, acho que o tps tb está com defeito

abraços
  • Marcos Vidal curtiu isso

#8 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.637 posts
  • Motorização: 2.0 16v

Postado 17 dezembro 2012 - 02:08

temos tópicos relacionados. Por favor, usem a ferramenta de buscas entes de abrir um novo tópico.

Abraços
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos