Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Volante balança em baixas velocidades

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
33 respostas neste tópico

#1 Marcelo Binder

Marcelo Binder

Novato

• 57 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: RJ

Postado 28 dezembro 2012 - 02:14

Galera, estou precisando trocar os 2 pneus dianteiros do meu carro porém estou com um problema que o volante balança qdo se está, em asfalto liso, e até uns 30 km/h. Quando estou em velocidades superiores( tipo 80/90 km/h) isso não acontece. Ele tbm está desalinhado mas pretendo alinhá-lo e balanceá-lo qdo for trocar os pneus.
Gostaria de sabe se esse problema é fruto da suspensão e qual peça pode estar com defeito ou pode ser algo com o alinhamento mesmo.
Agradeço as respostas,
Marcelo.

#2 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 31 dezembro 2012 - 02:57

Volante balançando em baixa velocidade é pneu torto...
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#3 Marcelo Binder

Marcelo Binder

Novato

• Topic Starter

• 57 posts

Postado 02 janeiro 2013 - 01:51

Edgar, será que pode ser alguma bolha repentina que se formou no pneu (devido as altas temperaturas?) Pois dias depois, na mesma situação, não aconteceu mais.
Como tenho que substituí-los (os 2 dianteiros) provavelmente vai parar de balançar, certo?

#4 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 06 janeiro 2013 - 09:16

Leve a uma mecanica (ou a algum lugar onde voce possa erguer o carro) e gire os pneus com a mão mesmo, verificando se eles não oscilam lateralmente ou longitunalmente ;)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#5 Marcelo Binder

Marcelo Binder

Novato

• Topic Starter

• 57 posts

Postado 14 fevereiro 2013 - 11:10

Edgar, troquei os 2 pneus na Full Pneus de NI(Nova Iguaçu - RJ) e não constataram nada além do gasto normal do pneu. Agora ficou 100%.
Porém verificaram que a coifa dos amortecedores dianteiros estavam rasgadas. Me ofereceram um "kit" do amortecedor dianteiro composto de: 2 coifas,2 batentes,2 coxins por R$ 320,00. Achei um pouco caro. O que vc acha? É necessária essa troca? Os amortecedores parecem ainda estar bons. É necessário trocá-los também? Abs.

#6 mvaugusto

mvaugusto

Entendido

• 271 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 1.8
  • Estado: SP

Postado 14 fevereiro 2013 - 11:28

Galera, estou precisando trocar os 2 pneus dianteiros do meu carro porém estou com um problema que o volante balança qdo se está, em asfalto liso, e até uns 30 km/h. Quando estou em velocidades superiores( tipo 80/90 km/h) isso não acontece. Ele tbm está desalinhado mas pretendo alinhá-lo e balanceá-lo qdo for trocar os pneus.
Gostaria de sabe se esse problema é fruto da suspensão e qual peça pode estar com defeito ou pode ser algo com o alinhamento mesmo.
Agradeço as respostas,
Marcelo.

O meu está assim, levei na mecanica o cara falow que é pneu deformado.

Pensei que era roda empenada, foi um alivio

Atual - Nissan Sentra GXE 1.8 16v 2004

Anterior - Renault Clio Si 1.6 16v 2001

#7 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 15 fevereiro 2013 - 05:18

Marcelo, dependendo da marca, o preço está correto.

Acho que te ofereceram o kit da Cofap... que é salgadinho sim.

Dá para comprar tudo de outras marcas, "a granel", e o custo deve baixar um pouco sim.

Seria interessante trocar a coifa, visto que ela protege a haste do amortecedor de poeira. Aí não ferra com o retentor da haste, que não deixa vazar o fluido hidráulico do amortecedor (que pode ferrar com alguns componentes de suspensão, como buchas da balança) ;)

- - - - - - -

#8 Marcelo Binder

Marcelo Binder

Novato

• Topic Starter

• 57 posts

Postado 20 fevereiro 2013 - 02:56

Dá para comprar tudo de outras marcas, "a granel", e o custo deve baixar um pouco sim.

Seria interessante trocar a coifa, visto que ela protege a haste do amortecedor de poeira. Aí não ferra com o retentor da haste, que não deixa vazar o fluido hidráulico do amortecedor (que pode ferrar com alguns componentes de suspensão, como buchas da balança) http://forum.renaultclube.com/public/sty...

Seria interessante trocar a coifa, visto que ela protege a haste do amortecedor de poeira. Aí não ferra com o retentor da haste, que não deixa vazar o fluido hidráulico do amortecedor (que pode ferrar com alguns componentes de suspensão, como buchas da balança) http://forum.renaultclube.com/public/sty...

Edgar, obrigado mais uma vez pela dica. Vou ter que trocar logo isso pois costumo passar todo dia num trecho de estrada de terra.
Abs.

#9 Thundernet

Thundernet

Novato

• 32 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Motorização: 2.0 16v

Postado 20 maro 2013 - 07:30

Olá, pessoal,

eu estou com um problema similar em minha Scénic 2007 (2.0 16V Automatique). Não há balanceamento que dê jeito, mesmo tendo desempenado as rodas de liga em especializada. Levei num terceiro mecânico hoje, que ficou assustado com a vibração do volante (aos 35-50 km/h vibra bastante, e acima ou abaixo disso pára por completo). Retiramos e rebalanceamos as 4 rodas, fizemos rodízio e alinhamento, e... nada. O problema persistia. Levantamos o carro no elevador, aceleramos com a marcha engrenada até a velocidade indicada, e o problema reaparecia (mas, sem contato com o solo, a vibração ocorria "sacudindo" o carro, e não o volante). Tiramos as rodas dianteiras, repetimos o procedimento, e quase não dava para perceber a vibração, mas ela persistia lá (bem suave).
Verificamos os pneus, sem deformações. Checamos os discos de freio, trocados há pouco tempo, também sem empenos. Balanças sem problemas nas buchas, pivôs de direção intactos. O carro está com 42.000 rodados.
Aí ele se lembrou de um caso com um Corolla, só que em velocidades mais elevadas (80-90 km/h). Depois de quebrar a cabeça nesse caso, e conversar com outros colegas de profissão, ele acertou com o diagnóstico das trizetas, peça que fica dentro das tulipas, no semi-eixo dianteiro (é a ponta que se conecta à transmissão, na extremidade oposta à da homocinética). Amanhã vamos desmontar minha Scénic e ver o estado delas, pois em um dos lados, me pareceu existir uma pequena folga na mesma.

Pergunto: pode ser esse o problema, ou estamos "atirando no escuro" ainda ?

Obrigado !

#10 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 20 maro 2013 - 08:01

Pode. Comece conferindo o estado da tulipa do semi-eixo lado direito primeiro.

- - - - - - -

#11 Thundernet

Thundernet

Novato

• 32 posts

Postado 20 maro 2013 - 09:24

Beleza, Edgar, obrigado pela pronta resposta. É dela mesma que estamos desconfiando - a da esquerda parece estar sem nenhuma folga. Se for a tulipa, vc recomenda trocá-la somente, trocá-la junto com a cruzeta, ou trocar todo o semi-eixo ? Saberia dizer de quantas ranhuras é a trizeta do meu modelo (Scénic 2007 Privilège 2.0 16V, motor F4R com câmbio automático) ? Há necessidade de trocar ambos os lados, se apenas um estiver desgastado ? Obrigado novamente.

#12 mvaugusto

mvaugusto

Entendido

• 271 posts

Postado 20 maro 2013 - 09:26

Vish

#13 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 21 maro 2013 - 11:36

Recomendo trocar a trizeta e a tulipa.

Não há como saber a quantidade de estrias... nem a Renault vai saber.

Para trocar a tulipa do lado da caixa... só abrindo tudo.

- - - - - - -

#14 mvaugusto

mvaugusto

Entendido

• 271 posts

Postado 21 maro 2013 - 12:20

Iae
Thundernet

Como foi lá?

#15 Thundernet

Thundernet

Novato

• 32 posts

Postado 21 maro 2013 - 06:10

Não foi... ainda. O mecânico ia mexer hoje, e à tarde (depois do trabalho) passei por lá e vi meu carro no chão, montado. O funcionário da oficina me disse que eles desmontaram uma parte, mas que a peça crucial não pôde ser removida por falta de ferramentas adequadas - pelo menos eles não usaram ferramentas "adaptadas"... - e que seria melhor eu procurar uma oficina que mexesse especificamente com Renault.

Mas o mais estranho de tudo é que, depois de remontarem os trechos do lado direito, o problema (pelo menos até agora) simplesmente desapareceu. O que está me deixando ainda mais preocupado, pois virtualmente continuo sem saber o que houve. Amanhã tentarei obter mais detalhes do mecânico que efetivamente mexeu em meu carro (ele tinha ido buscar um carro de cliente em outro município hoje).

#16 mvaugusto

mvaugusto

Entendido

• 271 posts

Postado 21 maro 2013 - 06:30

Estrnanho né?

Espero que seu carro apenas tivesse com aquela peça meio solta e na tentativa de remoção e recolocação ajustou, menos mau.

O mecanico que eu levei também não gosta de mexer em carro francês, depois que comprei meu clio percebi que existe uma cultura sobre a mecanica francesa bastante negativa entre mecanicos e até pessoas que nunca tiveram um.

Se tivessem mais mecanicas especializadas em frances seria uma boa.

#17 Thundernet

Thundernet

Novato

• 32 posts

Postado 21 maro 2013 - 09:16

Pois é... Inclusive minha dúvida agora é: será que o problema, na verdade, é tão sério que o mecânico quis tirar o corpo fora ? De repente ele descobriu algo que seria de difícil solução e não quis falar... Tomara que, no final das contas, seja só isso mesmo: alguma coisa que estava frouxa ou pendente de ajuste e, na mexida e remontagem, sanou o problema. Tentarei obter mais informações e, assim que consegui-las, volto aqui para relatar o que de fato pode ter ocorrido.

#18 Thundernet

Thundernet

Novato

• 32 posts

Postado 22 maro 2013 - 05:10

Atualizações de hoje: o problema retornou logo de manhã - agora, na faixa de 25-35 km/h, embora com pouca intensidade. E realmente o mecânico não tinha a ferramenta para retirar a tulipa, então, recomendou que eu fosse em especializada ou na própria Renault. No entanto, troquei ideias com o mecânico com o qual estou habituado a fazer manutenção dos carros daqui de casa e ele confirmou que é praticamente certo que o problema seja ou com a tulipa, ou com a trizeta, ou com ambas, dado o histórico do que está acontecendo. Vai verificar ainda os coxins do motor e, também, orçar as peças e me passar um total na segunda-feira.

#19 mvaugusto

mvaugusto

Entendido

• 271 posts

Postado 22 maro 2013 - 05:20

Que bom, pelo que pesquisei estas peças não parecem mutio caras.

Vou conversar com meu mecanico, o meu apresenta o mesmo problema

#20 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 22 maro 2013 - 06:02

Não tem erro e retirar e remontar o semi-eixo. Tem gente tirando o corpo fora da jogada...

- - - - - - -

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos