Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Motor do Clio 1.6 16V

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
90 respostas neste tópico

#1 Roberto Verona

Roberto Verona

Novato

• 25 posts

Postado 02 janeiro 2008 - 08:48

Estou numa dúvida,meu Clio rompeu a correia dentada com o carro parado.Não insistí por que vi que era correia dentada.Levei para a concessionária Valence em Bhte. e me deram um orçamento de mais de R$10.000,00 para reparar o motor e quase 50% do valor do carro.Será que p preço é este mesmo??Pedí a lista completa de peças que será necessário para tal serviço.Até me enviaram, mas não me conformei.Se gastar este valor, serei obrigado a me casar com este carro pelo resto da vida.Alguém sabe o peço de um motor 0Km 1.6.16V para o Clio??

#2 silvinho30

silvinho30

Entendido

• 109 posts

Postado 02 janeiro 2008 - 09:00

Meu Deus do céu... cara 10.000 é muita grana, acho que não e pra tanto também, se empenou as válvulas no máximo uns 4.000 seria o correto, a não ser que tenha feito uma outra avaria também.
O meu é 16v so q 1.0, e estou sériamente pensando em desistir de motores 16v, ja tive um gol bola 98 16v que me ferrou em 2.200 por causa dos tuxos hidráulicos.

Tente ver em outra oficina q não seja a autorizada, peça opniões de outros profissioanais!

abraço
Clio Sedan RT 2001

#3 Domingos 16v

Domingos 16v

Flooder

• 10.910 posts

Postado 02 janeiro 2008 - 09:16

:shock:

10mil dá pra comprar uns 2 motores 0km e uns 4 em desmanche

Uma retífica de coisa de 2mil reais custuma dar nos casos de correia dentada ;)

PS: Por favor não abra 2 tópicos iguais em 2 áreas diferentes. Seu outro tópico tava na área errada e era cópia desse, por isso deletei e deixei apenas esse, ok?

#4 Leonardo.

Leonardo.

Flooder

• 4.239 posts

Postado 02 janeiro 2008 - 09:21

Oloco. facada absurda.

Já vi motor 2.0 16v senic por 3700 completo.
Ex: Clio 1.0 16v (06/06)(Vendido)
Imagem Postada

#5 Mont

Mont

Moderador

• 4.485 posts

Postado 02 janeiro 2008 - 09:33

:shock:
10mil dá pra comprar uns 2 motores 0km e uns 4 em desmanche
Uma retífica de coisa de 2mil reais custuma dar nos casos de correia dentada ;)

Exato!
Esse preço da autorizada está totalmente fora da realidade.
10 mil reais não custa nem mesmo um motor importado com mais de 250 cv.

Metade desse preço deve ser só mão de obra...
Procura uma oficina de confiança que esse preço não tem sentido algum.

O meu é 16v so q 1.0, e estou sériamente pensando em desistir de motores 16v, ja tive um gol bola 98 16v que me ferrou em 2.200 por causa dos tuxos hidráulicos.

Na hora que arrebenta correia, seja 8v ou 16v, o prejuízo é quase o mesmo, e sempre grande. O certo é efetuar a troca de correia na época programada, com 80.000 km ou 4 anos de uso (o que rolar antes), e sempre o conjunto completo de correias e polias, de marca confiável e numa mecânica especializada.

Pode ser caro (é aproximadamente R$800 fora da concessionária ou R$1200 na revisão completa de 80 mil km), mas é essencial para evitar prejuízos maiores posteriormente.

A do meu Clio, como vou para Track Day e afins, troquei com 60.000 km para evitar qualquer dor de cabeça.

#6 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: PR

Postado 03 janeiro 2008 - 06:03

Eu achava que essa coisa de estourar correia e foder com válvula era coisa de Fiat podre. O Clio também tem dessa tosqueira projetural? My god

#7 Mont

Mont

Moderador

• 4.485 posts

Postado 03 janeiro 2008 - 07:30

Eu achava que essa coisa de estourar correia e foder com válvula era coisa de Fiat podre. O Clio também tem dessa tosqueira projetural? My god

A correia de qualquer carro, caso passe do período de vida últil indicada para ela, pode se romper, assim como qualquer peça pode falhar. Normalmente o que eles fazem é o seguinte. Projeta a peça para ela ter uns, sei lá, 90.000 - 100.000 km de vida em média, seja por razões econômicas ou limitações técnicas. Depois fazem uns testes estatísticos e vêem que 80.000km é uma kilometragem segura para a troca de correia (estatisticamente, o número de correias que arrebentam antes do tempo é despezível).

Assim algumas correias quebram com 80.000 km, outras com 120.000 km, ou mesmo com 30.000 km. Estourar antes do prazo é algo comparável a "ganhar na loteria", só que passando de 80.000km suas chances aumentam consideravelmente.

Já andei lendo que uma peça no Clio que tem que se ter cuidado é a polia da correia dentada.
Os Clios fabricados antes de 2004 podem apresentar fragilidade nessa peça assim que passar sua vida útil(tem um aro de borracha entre o suporte e o rolamento em si que pode ressecar e soltar a peça), e costuma ser a sua falha que solta a correia, e não o rompimento da mesma. Por isso é que eu falei, se for trocar a dentada, troca logo o sistema todo de correias, tensionadores e polias, é mais seguro.

Engraçado que todas as peças trocadas (correias, polias e tensionadores) no meu Clio, com 65.000 km, pareciam novas, nenhuma apresentava sinais de desgaste ou estar no final da vida..

#8 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts

Postado 03 janeiro 2008 - 11:40

Sim claro nisso eu concordo. Mas eu sabia que existia carros que o comando das válvulas era prendido na correia dentada, se estorasse ela estourava as válvula. Por outro lado tem outros carros (VW Ap) que estoura a correia dentada e não acontece nada. O Clio está no primeiro ou no segundo grupo?

#9 Mont

Mont

Moderador

• 4.485 posts

Postado 03 janeiro 2008 - 12:19

Sim claro nisso eu concordo. Mas eu sabia que existia carros que o comando das válvulas era prendido na correia dentada, se estorasse ela estourava as válvula. Por outro lado tem outros carros (VW Ap) que estoura a correia dentada e não acontece nada. O Clio está no primeiro ou no segundo grupo?

Primeiro grupo. O Clio é DOHC (Dual Overhead Camshaft, se não me engano), em que cada grupo de válvulas é comandado por uma "árvore de comando", que fica logo acima do cabeçote. Existem 2 grupos: o das válvulas de saída e o de entrada.

Tais 2 árvores são sincronizadas com o virabrequim através da correia dentada.

Se a correia arrebentar ou então soltar de alguma polia ou espaçador, tais árvores de comando perdem a sincronia e os pistões literalmente atropelam as válvulas, amassando tudo.

Roubando 2 fotos do tópico que o Fellype colocou as fotos do motor dele desmontado, dá para ver claramente como isso funciona..
Primeira foto, repara na correia dentrada passando por 2 engrenagens na ponta dos comandos de válvula.
Imagem Postada

Agora, as árvores de comando:
Imagem Postada

Winchester, alguns carros utilizam corrente - igual a usada em bicicletas - ao invés de correia (como o Rocam das Ford) e nesses a quebra é muito mais rara. Agora, estourar a correia/corrente de comando e não acontecer nada é muito difícil. A não ser que o cabeçote seja tão alto (e a taxa de compressão tão baixa) de forma que mesmo estando tudo descompassado e as válvulas totalmente abertas, os pistões não as alcancem...

#10 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.804 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 03 janeiro 2008 - 12:20

eu compraria as peças, mandaria o motor pra uma retífica e gastaria no máximo uns 3k com o motor e deixava ele zeradinho....
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#11 CrackBoy

CrackBoy

Tuneiro

• 2.908 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 4.3 V6
  • Estado: RJ
Contribuidor

Postado 03 janeiro 2008 - 12:23

Verdade do Gol número 17171 :

A correia dentada do Gol arrebenta, mas nada acontece com as válvulas!

uhahuahahuauuhauauhauha!
---------------------------------
CrackBoy - Editor/Administrador do www.MeuPicanto.com
Nissan Maxima 1998 V6 3.0 24V - 226CV
Nissan Skyline Coupe 370GT V6 3.7 24v - 330CV

#12 Domingos 16v

Domingos 16v

Flooder

• 10.910 posts

Postado 03 janeiro 2008 - 05:07

Os Fiat Fiasa tinham a correia que arrebentava muito fácil, com coisa de 40mil tinha que trocar a correia, se não estourava. Mas em TODO carro com correia isso acontece

Ta aí mais uma das mentiras sobre o motor AP! Quando estora a correia dele, as valvulas podem entortar como em qualquer carro. Algumas pessoas, com qualquer motor, tem uma sorte absurda e não entortam as valvulas nessa situação pois por pura sorte elas não batem nos pistões

Existem motores que as valvulas ficam muito longe dos pistoes por ter taxa de compressão muito baixa e um desenho menos eficiente da camera de combustão e aí pode arrebentar a correia que nunca dá nada. Esse é o caso dos motores Subaru mais antigos

#13 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts

Postado 03 janeiro 2008 - 06:59

Esse tópico é incrível obrigado pelas explicações! muito bom!!!

O estranho é que meu pai tinha uma Parati com motor AP ele ando um monte com a correia faltando 2 dente, e não fundiu a parada.. :) sei lá.. de qualqer forma fica a lição. troquem a correia quando acharem que deve.

#14 Domingos 16v

Domingos 16v

Flooder

• 10.910 posts

Postado 03 janeiro 2008 - 07:04

Andar com a correia faltando 2 dentes em com ela arrebentada é MUITO diferente ;)

Faltar dentes na correia não prejudica em nada o funcionamento. Claro que isso indica que ela está muito desgastada e a qualquer momento pode estourar ou escorregar e perder o sincronismo - que tb ferra tudo -, mas funciona normalmente

#15 BloBH

BloBH

Entendido

• 141 posts

Postado 06 janeiro 2008 - 06:29

Uma exceção para a troca da correia dentada dos motores Renault é em MG: aqui a troca é feita a cada 40.000 km.
Ficou comprovado que o pó de minério da região faz com que a correia se deteriore muito rápido, provocando rompimento da mesma.
Inclusive já houve casos que a correia se partiu antes mesmos dos 40.000 km que a Renault recomenda a troca para a região de MG.
Imagem Postada

Clio Sedan Privilége 1.6 16v HiFlex 2005

Clio Hatch Expression 1.0 16v HiFlex 2006
Imagem Postada
Imagem Postada

#16 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 08 janeiro 2008 - 08:28

Manda numa retificadora de cabeçotes para verificar o que houve (alguma valvula entortou ou empenamento).

Se nada aconteceu... mande verificar os assentamentos/vedação de válvulas, troque os vedadores de válvulas, recoloque com um kit de correia/rolamentos novos e seja feliz. Se nenhuma válvula entortou o orçamento não chegará nos R$1700.

Se pensas em converter pro álcool... esta é a hora certa para fazê-lo :twisted:
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#17 MaurícioFloripa

MaurícioFloripa

Entendido

• 254 posts

Postado 08 janeiro 2008 - 08:32

Manda numa retificadora de cabeçotes para verificar o que houve (alguma valvula entortou ou empenamento).

Se nada aconteceu... mande verificar os assentamentos/vedação de válvulas, troque os vedadores de válvulas, recoloque com um kit de correia/rolamentos novos e seja feliz. Se nenhuma válvula entortou o orçamento não chegará nos R$1700.

Se pensas em converter pro álcool... esta é a hora certa para fazê-lo :twisted:

...se nada aconteceu.....aposte na Mega Sena......vc tem muuuuuiiiitttaaaa....sorte

#18 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 08 janeiro 2008 - 12:12

...se nada aconteceu.....aposte na Mega Sena......vc tem muuuuuiiiitttaaaa....sorte

Verdade... Nos 88mil km, meu pai ferrou com 8 válvulas por causa da correia do comando.

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#19 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.804 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 08 janeiro 2008 - 12:14

com 40k eu consegui ferrar 2 bielas, 2 válvulas, 1 bloco, 1 bomba de óleo e 1 pistão

hauehauehauheuaheuaheuhaeuhaeh
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#20 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 08 janeiro 2008 - 12:30

com 40k eu consegui ferrar 2 bielas, 2 válvulas, 1 bloco, 1 bomba de óleo e 1 pistão

Mas não foi por causa da correia do comando!!! hehehe!!!

- - - - - - -

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos