Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Problema com Clio RT 1.6 16V

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
55 respostas neste tópico

#21 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: DF

Postado 15 setembro 2010 - 07:56

2º vídeo.
Notem que quando giro o volante até o fim(provocando a queda da rotação) dá para notar o barulho do motor. Quando solto a direção o motor estabiliza.
Com o motor "estabilizado", filmei o barulho feito no escapamento: o ar que sai está falhado, no compasso do barulho do motor.

Clio Sedan RT 1.6 16V 2000/2001 [+] Filtro InFLOW
Cor: Hologram Grey
Imagem Postada
Imagem Postada

Fotos e projetos:http://forum.renault...pg02-e-up-pg03/

#22 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.870 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 15 setembro 2010 - 03:17

Pode ser escapamento sim. Cheque toda sua extensão com o motor ligado e carro no elevador.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#23 denner

denner

RCB Premium

• 1.225 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Estado: SC

Postado 15 setembro 2010 - 05:41

Esse barulho acho que nao é escapamento. A lenta baixa tanto que o motor comeca a fazer o barulho.(nao sei o que bate internamente).

"Esse barulho jah aconteceu com o meu qdo eu estava testando os comandos. Como o carro nao tinha lenta ele fazia esse barulho e tremia todo"

Parece que até esquentar ha um cilindro falhando.

Vc jah trocou de posto. Coloque gasolina Vpower. ou Podium.
Clio 1.6 16v - Air - 06/07
- Enkei EV5 17" 205/45 Hankook V12 - CHIP - Comandos Carlini 260 - Freios Disco 4 Rodas Scenic - InFlow - Escape original
- Lanternas LED - Farol Projetor + Angel eyes- Xenon 3000k H11 e 6000k H1 = Legalizado
- Suspencao Eibach 550mm - Legalizado
Informações - Videos

Imagem Postada

#24 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 16 setembro 2010 - 11:13

Esse barulho acho que nao é escapamento. A lenta baixa tanto que o motor comeca a fazer o barulho.(nao sei o que bate internamente).
(...)
Parece que até esquentar ha um cilindro falhando.

x2

Estranho o barulho. Pode ser o pressostato da DH com problema, pode ser o atuador da marcha lenta, pode ser alguma bobina detonada...

De longe... tá difícil dar um chute.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#25 marcus paulo

marcus paulo

Novato

• 10 posts

Postado 16 setembro 2010 - 01:38

Edgar,

o pressostato da dh pode ocasionar um pequeno falhamento no carro?

o meu ta com um pequeno vazamento e uma vez ou outra quando o carro ta em ponto morto ele ddar um suculavanco.

alguem já percebeu isso nos seus carros?

abraços

#26 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts

Postado 17 setembro 2010 - 08:35

Tá com cara de escapamento detonado...

O comportamento do ponteiro do tacometro tá normal, para carro frio.

x2

Estranho o barulho. Pode ser o pressostato da DH com problema, pode ser o atuador da marcha lenta, pode ser alguma bobina detonada...

De longe... tá difícil dar um chute.

Pois é, o escapamento, mesmo depois do carro ter rodado um pouco e estabilizado o funcionamento do motor, está fazendo um barulho suave como se estivesse com um pequeno furo(pruuuuuuuuuu) que parece ser na parte intermediária.
Quanto a DH não tenho problemas com ela, somente fez barulho no motor quando a manipulei por conta que tinha acabado de ligar o carro; e toda manhã o motor fica meio afogado e com rotação baixa.

Hum...
Há, sempre após as partidas, um cheiro muito forte que penso ser do catalizador/escapamento...

Mas o sistema de escape do veículo estando detonado, agiria no desempenho/força do motor mesmo que momentaneamente, já que após rodar um pouco ele engasga e retoma o fôlego?

Pode ser escapamento sim. Cheque toda sua extensão com o motor ligado e carro no elevador.

Como o Fellype informou, problemas no escapamento podem interferir no desempenho do motor.

O meu Clio Sedan RT 00/01 1.6 16V (183.000Kms) talvez tenha alguma relação com o sensor de temperatura(tomara...!).
Vou listar 5 observações em 2 momentos: motor Frio e motor Quente.
O problema acontece de manhã ou após o carro ficar umas 4 horas estacionado; dou partida tranquilo e:

Motor frio
1º a rotação sobe pouco(vai até 1500rpm, menos do que antes do problema) e cai rápido(antes do problema caía suavemente, estabilizava em 1750rpm e ia baixando gradualmente), ficando baixa(750rpm e oscilando bem suavimente, em ponto morto);
2º a carroceria do carro fica sacudindo com o trabalho do motor(pára quando acelero);
3º o motor produz um barulho na parte de cima, penso ser de tucho, que é crescente com a subida da rotação;
4º ao sair de casa, toda ondulação suave e esquinas tem que chamar a 1ª marcha, porque de 2ª fica querendo morrer o motor;
5º ao cair no trânsito, todos os 4 problemas estão prontos para atuarem e o motor desempenha o papel de um 1.0 8V :cry:, lastimável!;

Daí, entre 10min à 20min de viagem, o motor dá uma leve engasgada e os outros 52HPs dos 112HPs do motor resolvem aparecer no pedal :D . E uma próxima partida do motor(antes que ele esfrie), depois disto, fica assim:

Motor quente
1º a rotação sobe pouco(é o necessário em consideração à temperatura do motor, já está aquecido), cai normalmente e estabiliza(porém oscila muito suave, em ponto morto);
2º a carroceria do carro não sacode com o trabalho do motor;
3º não há mais barulho semelhante ao de tucho batendo, pois ele some quando o carro recupera os 112HPs;
4º posso virar qualquer esquina de 3ª marcha e volto a manter 2ª marcha em ondualações, que o carro desenvolve sem pedir redução;
5º ao cair no trânsito tenho a sensação de que acabei de comprar o carro 0Km.

O carro fica ZERO!!

Como iniciei, toda a questão se resume a alguma peça que está deixando o motor com desempenho de motor afogado ou queimando menos cilindros quando frio e que derrepente, ao aquecer bem o motor, seu desempenho restaura-se.

Seria o escapamento? Que o motor ignora seu defeito depois de aquecido?
Seria o atuador de marcha lenta? Que o motor ignora seu defeito depois de aquecido?
Seria bobina detonada? Que o motor ignora seu defeito depois de aquecido?
Seria o sensor de temperatura? Que o motor ignora seu defeito depois de aquecido?
Seria a sonda lambda? Que o motor ignora seu defeito depois de aquecido?
Imagem Postada
Imagem Postada

#27 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 19 setembro 2010 - 12:07

Bomb de combustível... chegou a conferir? Quando frio, é necessário mais combustível para o motor ficar redondo...

Então... check na parte da TBI (limpeza do corpo de borboleta, verificação do atuador de marcha lenta) e pressão/vazão da bomba de combustível. Creio que teu problema será resolvido verificando estas partes ;)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#28 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts

Postado 08 outubro 2010 - 05:17

Bomb de combustível... chegou a conferir? Quando frio, é necessário mais combustível para o motor ficar redondo...

Então... check na parte da TBI (limpeza do corpo de borboleta, verificação do atuador de marcha lenta) e pressão/vazão da bomba de combustível. Creio que teu problema será resolvido verificando estas partes ;)

Após a data deste último post do Edgar o escapamento final quebrou e caiu(estava furado), levei para trocar(06/10/10) e troquei o imtermediário também pois tinha pequenos furos; paguei R$260,00 com os coxins: silencioso intermediário Vanzin e final Mastra.

E a instabilidade e a pouca força, já mencionada, quando o motor está frio continuou...

Levei hoje de manhã à uma oficina para averiguar os itens colocados pelo Edgar. Após 12Kms percorridos até lá o motor já havia aquecido e trabalha normal. E, ao primeiramente passar o scanner, não indicou-se qualquer alteração no funcionamento atual mas havia um registro gravado de mau funcionamento do injetor número 3 ou 3º injetor.
O técnico apagou o registro do scanner desconectou o cabo e reconectou, reinicializou o sistema e a acusação não foi detectada. Acabou ali o meu atendimento com o diagnóstico da oficina de ser falha no injetor.

Presumo que este registro possa estar sendo listado pela central no momento em que, o motor estando frio, o referido bico injetor esteja falhando.

Pergunto:
É provavel ser este o meu problema?
E, se for, por que só aparece com o motor frio?
Imagem Postada
Imagem Postada

#29 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 11 outubro 2010 - 12:57

Olha... problema de bico é difícil de acontecer, mas não impossível... Já peguei um Uno que teve problema com bico, porém dava falha toda a hora (frio, quente; era o carro dar uma trepidada e a falha ocorria).

Seguinte: o bico tem um enrolamento com fio (bobina) interno. Estando o enrolamento com uma quebra, pode dar problema quando frio, visto que qualquer material dilata quando aquecido e contrai quando frio. Portanto, quando frio e estando o enrolamento contraido, acontece mal contato.

Pode ser que a falha reja resolvida com a simples troca do bico, pode ser que não. Eu começaria revisando os itens que eu postei para, por último, trocá-lo.

- - - - - - -

#30 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts

Postado 12 outubro 2010 - 12:35

Ok.

Hoje ocorreu um sintoma correlato ao sensor de rotação: não está dando partida de jeito nenhum.
Ontem a noite quando estacionei na garagem, chegando de uma viagem de 35Km, subiu um cheiro forte de queimado.

Será que esta falha à frio tinha a ver com o sensor de rotação o tempo todo, e agora ele foi pro "espaço"?
Imagem Postada
Imagem Postada

#31 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 12 outubro 2010 - 04:56

Bah, pode ser o sensor de rotação... chegou a mecher no conector do mesmo e bater arranque? Algumas vezes... resolve o problema ;)

Estranho o cheiro de queimado...

- - - - - - -

#32 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.212 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour

Postado 12 outubro 2010 - 09:07

Pelo video me parece nítido que o carro ta falhando, deve estar relacionado a algo da injeção/sensores mesmo, acredito eu que se fosse interno do motor o barulho não sumiria com motor quente.
O meu de manha sempre da uma falhadinha depois que pega e depois fica normal, e também tem que sempre da um giro maior no arranque senão não pega de primeira.

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#33 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts

Postado 12 outubro 2010 - 11:02

Bah, pode ser o sensor de rotação... chegou a mecher no conector do mesmo e bater arranque? Algumas vezes... resolve o problema ;)

Estranho o cheiro de queimado...

Pois é...
Depois de postar aqui, fui até o sensor de rotação: despluguei, pluguei sem fazer nenhuma limpeza, bati arranque e... pegou!

O sintoma de pouca força e instabilidade do motor, quando está frio, continua.

Irei providenciar a troca do sensor de rotação.

E vou incrementar um PC Car no meu carro como este viewtopic.php?f=9&t=9143&start=15 pra reduzir esta situação de ficar "palpitando" qual peça do carro está com falha/defeito; e as idas à oficinas para scanear o sistema.
Imagem Postada
Imagem Postada

#34 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 13 outubro 2010 - 09:46

Não troque o sensor de roação. Teu problema parece que é mal contato apenas...

- - - - - - -

#35 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts

Postado 18 outubro 2010 - 07:43

Pessoal,

Seria este o sensor de rotação do K4M?
Encontra-se abaixo da peça plástica que abriga o filtro de ar.
Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada

#36 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.323 posts
Contribuidor

Postado 18 outubro 2010 - 08:27

Este parece ser o conector da sonda lambda..

Olhe a primeira página. Há um desenho do sensor. Sabendo como é o desenho, é só procurar o sensor perto da caixa, preso com dois parafusos.

- - - - - - -

#37 Andre.W

Andre.W

Eterno Trainee

• 4.212 posts
  • Veículo: Renault Megane Grand Tour

Postado 18 outubro 2010 - 10:15

Cara, o do clio 1.6 16 eh muito ruim de achar, além de apertado ele fica embaixo da mangueira do ar quente. Tira a magueira do filtro com aquela caixa q tem ali e da uma olhada

Atual Megane Grand Tour 1.6 16v 2011/2012 Prata
Ex-Clio Campus 1.0 16v 2010/2011 Preto (Falecido em 22/06/13 :desculpe: )
Ex-Clio sedan RT 2002 1.6 16V bege

Garagem: http://forum.renault...__fromsearch__1
Garagem 2: http://forum.renault...o-pelos-pampas/

#38 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts

Postado 18 outubro 2010 - 11:59

Este parece ser o conector da sonda lambda..

Que onda bicho... O meu carro, além de todo problema, tem uns 6 dias que tem, ora ou outra, tido dificuldade pra pegar, chegando as vezes a não pega de jeito nenhum.
Daí achei este sensor aí, jurando ser o de rotação(até mencionei ser aqui). Desconectei e pluguei, o carro pegou. Porém a tremedeira na lenta até esquentar continua.
Só que nesses 6 últimos dias pra cá, mesmo esquentando ele persiste em continuar tremendo e sem força. Não é sempre eata teima mesmo aquecido, mas poucos dias pra cá tem ocorrido.

Ao final desta minha novela eu prometo abrir um tópico com fotos, localização e nome de todos os sensores do K4M!! E vou abrir uma oficina só para revisão e checagem de sensores e chicotes. :|

:alb: E não vou desistir não, vou fazer desse meu Clio uma super-máquina!! :toma:
Imagem Postada
Imagem Postada

#39 WilliamRT

WilliamRT

Entendido

• 147 posts

Postado 28 novembro 2010 - 12:53

O meu Clio Sedan RT 00/01 1.6 16V (183.000Kms) talvez tenha alguma relação com o sensor de temperatura(tomara...!).
Vou listar 5 observações em 2 momentos: motor Frio e motor Quente.
O problema acontece de manhã ou após o carro ficar umas 4 horas estacionado; dou partida tranquilo e:

Motor frio
1º a rotação sobe pouco(vai até 1500rpm, menos do que antes do problema) e cai rápido(antes do problema caía suavemente, estabilizava em 1750rpm e ia baixando gradualmente), ficando baixa(750rpm e oscilando bem suavimente, em ponto morto);
2º a carroceria do carro fica sacudindo com o trabalho do motor(pára quando acelero);
3º o motor produz um barulho na parte de cima, penso ser de tucho, que é crescente com a subida da rotação;
4º ao sair de casa, toda ondulação suave e esquinas tem que chamar a 1ª marcha, porque de 2ª fica querendo morrer o motor;
5º ao cair no trânsito, todos os 4 problemas estão prontos para atuarem e o motor desempenha o papel de um 1.0 8V :cry:, lastimável!;

Daí, entre 10min à 20min de viagem, o motor dá uma leve engasgada e os outros 52HPs dos 112HPs do motor resolvem aparecer no pedal :D . E uma próxima partida do motor(antes que ele esfrie), depois disto, fica assim:

Motor quente
1º a rotação sobe pouco(é o necessário em consideração à temperatura do motor, já está aquecido), cai normalmente e estabiliza(porém oscila muito suave, em ponto morto);
2º a carroceria do carro não sacode com o trabalho do motor;
3º não há mais barulho semelhante ao de tucho batendo, pois ele some quando o carro recupera os 112HPs;
4º posso virar qualquer esquina de 3ª marcha e volto a manter 2ª marcha em ondualações, que o carro desenvolve sem pedir redução;
5º ao cair no trânsito tenho a sensação de que acabei de comprar o carro 0Km.

O carro fica ZERO!!

O único detalhe é que o ponteiro da rotação que oscila bem suave em ponto morto, desde quando comprei o carro há 5 meses atrás.

Vou postar um vídeo aqui amanhã mostrando estes dois momentos.

Desde que estou com o carro fiz:

Antes do problema:
Troca de óleo(coloquei 10w40 elf), o óleo que estava rodando tinha baixado e estava bastante rodado: grosso e escuro.
Troca filtro de óleo.
Troca filtro combustível.
Troca filtro de ar(coloquei InFlow inbox).
Depois do problema:
Troquei as velas(coloquei NGK bkr6esz-10), as que estavam eram originais Renault e estavam bastante carbonizadas.
Chequei(em oficina especializada) as bobinas e estavam boas.

Com os conhecimentos que tenho adiquirido aqui, diagnostiquei que o líquido do arrefecimento está com um tom amarelado, quase incolor porém limpo. Vou trocá-lo agora a tarde.

Será que meu problema está relacionado ao sensor de temperatura?

Problema resolvido.
Um bico injetor queimado.
Imagem Postada
Imagem Postada

#40 Cadengue

Cadengue

Novato

• 96 posts

Postado 21 maro 2011 - 06:55

Pessoal meu clio esta com um problema bem parecido... porem bem menor

notei que de domingo pra hj ele sobe a rotação as vezes do motor...

tipo chega a uns 2000rpm fica la por um tempo e desce... as vezes desce e fica normal, as vezes desce e sobe novamente, notei tbm apenas uma vez que ele fez um barulinho um toq toq... vindo mais ou menos ali da area do alternador
tipo abasteço sempre no mesmo posto, porem abastecir o carro no sabado denoite e andei pouco guardei e so vim andar novamente com ele no domingo denoite... foi qndo percebe o fato... porem foi momentando dei uma aceleradinha e ele parou... porem na segunda (hj) de noite isso aconteceu algumas vezes... alguem tem ideia do q possa ser?

abraçO!
Clio Privilege 1.6 16v 2003

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos