Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Como Limpar o Sensor de Rotação - Motor Renault 1.0 8v D7D

tutorial

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
153 respostas neste tópico

#141 Rey Junior

Rey Junior

Novato

• 17 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: SP

Postado 11 janeiro 2012 - 03:24

Olá,
Meu primeiro post aqui, e apenas para tentar entender, pois vi algumas respostas mas como elas não estavam mencionando para quem era, não sei se são a minha solução.

Tenho um Clio Sedan 2001 RN 1.6 16V e tenho os mesmos problemas de 2 outros colegas.

Ao ligar o carro, mesmo sem colocar o pé no acelerador a aceleração pula imediatamente para 2000 giros... pareço um noob ligando o carro.
Geralmente após isso estabiliza em 1000 ou 750 (ideal).
Após alguns minutos rodando, ao parar (em semáforo por exemplo ou trânsito pesado) é uma loteria: por vezes fica em 2000, 1500, 1000 ou 750 giros ... não segue um padrão. Algumas vezes chega a cair alguns giros e baixar um pouco.
Uma única vez que ele ficou oscilando rapidamente entre 2000 e 3000 giros, fazendo um barulho absurdo de motor acelerado e não parava de forma alguma. Com vergonha de todos me olharem, parei e desliguei o carro por 10 minutos para poder seguir.

Afinal... o que pode ser esse problema? E qual a melhor maneira de solucionar?
-
Rey Junior

Clio Sedan RN 1.6 16V
2001/2001

#142 Bbastos

Bbastos

Novato

• 44 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: PR

Postado 28 fevereiro 2012 - 05:57

Video que mostra onde fica o sensor de rotação do motor 1.6 16V. Espero que eu possa posta isso aqui, segue o link.

#143 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 721 posts
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: PR
Contribuidor

Postado 11 maro 2012 - 01:57

Olá,
Meu primeiro post aqui, e apenas para tentar entender, pois vi algumas respostas mas como elas não estavam mencionando para quem era, não sei se são a minha solução.

Tenho um Clio Sedan 2001 RN 1.6 16V e tenho os mesmos problemas de 2 outros colegas.

Ao ligar o carro, mesmo sem colocar o pé no acelerador a aceleração pula imediatamente para 2000 giros... pareço um noob ligando o carro.
Geralmente após isso estabiliza em 1000 ou 750 (ideal).
Após alguns minutos rodando, ao parar (em semáforo por exemplo ou trânsito pesado) é uma loteria: por vezes fica em 2000, 1500, 1000 ou 750 giros ... não segue um padrão. Algumas vezes chega a cair alguns giros e baixar um pouco.
Uma única vez que ele ficou oscilando rapidamente entre 2000 e 3000 giros, fazendo um barulho absurdo de motor acelerado e não parava de forma alguma. Com vergonha de todos me olharem, parei e desliguei o carro por 10 minutos para poder seguir.

Afinal... o que pode ser esse problema? E qual a melhor maneira de solucionar?

Só para constar: sem o sinal deste sensor o carro morre. Se para que ele pudesse fazer variar a rotação do motor, ele teria que estar mandando sinal, depois cortar, depois mandar sinal bom de novo antes que o motor parasse por completo, numa harmonia improvável de acontecer. Mas mesmo se acontecesse assim, aí você perceberia também que o conta-giros do painel viria a "zero" enquanto o motor estivesse acelerando. Portanto, se não se observa este comportamento, não é o sensor de rotação que está em causa. É outra coisa.
O problema antigo (mas muito antigo, conhecido e já tratado pela Renault) era a pouca fiabilidade dos contatos elétricos no chicote na entrada do sensor, causado por uma folga excessiva que existia entre o conector plástico e o corpo de conexão do sensor. A vibração do motor depois de muitos poucos meses de uso do carro fazia com que os terminais elétricos se abrissem e gerassem mal contato, e com mal contato não passa sinal. Como solução provisória, os clientes que reclamavam do problema tinham o conector cortado, se crimpava novos terminais e se aplicava cola de silicone preto (alta temperatura) pra garantir estanqueidade e imobilização (teve um cara que postou uma foto e disse que estava derretido, mas não era isso, era que o carro dele, no início desta falha, já tinha sido aplicado a solução provisória. Tanto que ele relatou que carro dele não tinha problemas).
Depois foi desenvolvido novos sensores com conexão diferente, mais robusta. Há tempos que os carros são produzidos com este novo sensor/conector. Então este defeito foi solucionado. Certamente não acontece mais com carros com baixa quilometragem. Que pode dar mal contato de novo? Sim pode, mas com quilometragem bem, mas bem mais elevada do que antes. SE acontecer, nada que uma troca do sensor e do conector não resolva rapidamente.
OS - CAR Serviços Automotivos

Oficina Especializada RENAULT

Curitiba-PR

oficinaos-car@hotmail.com

#144 fuhr

fuhr

Novato

• 63 posts
  • Veículo: Renault Clio Sedan
  • Estado: RS

Postado 03 agosto 2012 - 11:12

gente clio 2001 1.0 16v
Ao ligar o carro depois dele ficar parado por horas(esfriar o motor) ele engasga e tripida a rotação, joga a rotação la para os 2mil rpm como se eu tivese acelerado, dai cai para 1mil rpm e normaliza após uns 3 segundos, as vezes tripida e apaga e tenho de bater arranque novamente, parece carro carburado para ligar, será o sensor tmbém? só acontece ao ligar, depois ele normaliza..

#145 Judson Ferreira

Judson Ferreira

Flooder

• 1.011 posts
  • Motorização: 1.0 8v
  • Estado: GO

Postado 04 agosto 2012 - 09:39

a uns meses atras fiz limpeza dos bicos, e na hora de montar nao sei o que o cara fez que o carro ficou acelerado, andava acelerado e quando parava ficava do msm jeito, voltei lah e tava mal encaixado, segundo ele tava entrando mto ar junto com a gasosa, dai trocaram as borraxinhas e o carro normalizou a rotação.

poderia ser algum fazamento de ar que ta fazendo essas alteraçoes???

signature.jpg" />

Garagem

#146 Decano

Decano

Novato

• 4 posts
  • Estado: CE

Postado 20 agosto 2012 - 09:46

Olá amigos. Meu clio começou a apresentar o seguinte problema. Vez ou outra o velocimetro parava e o carro ficava engasgando, trepídando, dando pequenos trancos.
Entrei nesse maravilhoso fórum e graças a leitura, descobri o tal do sensor de velocidade. No caso do meu carro D4D, 1.0 16v 2006. O sensor fica tras do motor ( entre o motor e o "carro"). Tirei o filtro de ar, e ele é coberto por uma peça metalica, que sai fácil ao ser puxada para o lado. Peguei o meis embaixo possivel no sensor, fui rodando e dando trancos para cima, saiu com facilidade.
Fiz o procedimento de limpeza postado no forum. Primeiro abri com uma serrinha de mesa, rodado e cerrando bem abaixo do conector. Primeiro passei limpa contato. Depois encostei o ferro de solda em cada solta, amolecendo a solta já existente e colocando um pouco mais de estanho. Lixei as duas extremidades abertas ( pra facilitar a colagem) colei com superbonder, Limper um pouco por fora para retirar o encesso de material acumulado. E coloquei o sensor de volta, masi facilmente que retirei.
O carro tá novo. Até o funcionamento do motor, achei diferente ( pode ser psicologico ehehhe). Mas o velocimetro não parou mais e tá redondinho.
Achei o sensor na EUROVIA - Fortaleza por R$ 160,00.
Gastei R$ 18,00 no limpa contato e uma hora do meu precioso sábado.
Mas digo, valeu muito a pena. Fica o conselho: quem tiver o mesmo problema, é facil consertar, mas tem que ter no minimo alguma noção de solda e muita paciencia. Mas... certo dá.

Um forte abraço a todos e ponho-me a disposição no que puder ajudar !!!

Djalma
  • LostSoul curtiu isso

#147 DanielLorDs

DanielLorDs

Novato

• 45 posts
  • Estado: MG

Postado 21 agosto 2012 - 02:10

Bom galera, estava lendo esse tópico e resolvi postar o que se passa comigo. Não sei se tem a ver, mas meio que parece com o do tópico. Achei no youtube, um camarada com o mesmo problema que o meu:

O meu Clio 2001 8v 1.0 está com o mesmo problema do vídeo, a única diferença é que o meu painel não tem o conta giros. É muito raro esse problema acontecer, tanto que já vai pra um ano que estou com o carro e isso aconteceu somente umas 3 vezes. Quando o painel apaga e os ponteiros caem, o carro continua rodando normal, não dá nenhum tranco ou sinal de fraqueza.
Alguma sugestão do que possa ser? Ouvi falar que pode ser o corpo da borboleta que está sujo ou com entradas de ar, mas como não intendo de mecânica de autos fica difícil.

#148 wcojr

wcojr

Novato

• 6 posts

Postado 20 maio 2013 - 03:50

Olá,

Sou de Curitiba e tenho um Sandero 1.0 16V Authentic 2009/2010. De uns tempos para cá, para dar partida com o veículo frio tenho que pisar no acelerador, senão o motor gira e não pega. Além disso a rotação da lenta com o veículo quente está em torno de 400rpm e quando piso no freio baixa para uns 250rpm, quase morre. Para piorar, agora deu de falhar em baixa rotação e dá uns estouros, parecendo que tá fora do ponto. A situação fica bem pior quando o carro está carregado. Alguém sabe o que pode ser? Será que o sensor de rotação tem alguma coisa relacionada com isso? Ou será a TBI ou bicos sujos? Estou rodando com gasolina a mais de um ano (o preço do álcool não dá para encarar).

Obrigado.

P.S.: Peço desculpas pelos posts posteriores (repetidos), pois meu PC travou e acabei enviando mais vezes. (Ah esses novatos, hehehehe).

#149 wcojr

wcojr

Novato

• 6 posts

Olá,

Sou de Curitiba e tenho um Sandero 1.0 16V Authentic 2009/2010. De uns tempos para cá, para dar partida com o veículo frio tenho que pisar no acelerador, senão o motor gira e não pega. Além disso a rotação da lenta com o veículo quente está em torno de 400rpm e quando piso no freio baixa para uns 250rpm, quase morre. Para piorar, agora deu de falhar em baixa rotação e dá uns estouros, parecendo que tá fora do ponto. A situação fica bem pior quando o carro está carregado. Alguém sabe o que pode ser? Será que o sensor de rotação tem alguma coisa relacionada com isso? Ou será a TBI ou bicos sujos? Estou rodando com gasolina a mais de um ano (o preço do álcool não dá para encarar).

Obrigado.

#150 wcojr

wcojr

Novato

• 6 posts

Olá,

Obrigado.

#151 wcojr

wcojr

Novato

• 6 posts

Olá,

Obrigado.

#152 Judson Ferreira

Judson Ferreira

Flooder

• 1.011 posts
  • Estado: GO

Postado 23 maio 2013 - 02:28

olá amigo,

seria bom rodar no etanol pelo menos uma semana e ver como o motor se comporta,

se os problemas sao continuos ou se no etanol eles desaparecem,

rodar tbm com a mistura, pq fica dificil ter uma noção quando o carro é flex.

vê aí e escreve de novo contando como foi!

abraço

signature.jpg" />

Garagem

#153 MACHADOHFLS

MACHADOHFLS

Entendido

• 662 posts
  • Estado: SC

Postado 24 maio 2013 - 12:45

Olá,

Obrigado.

O posto que vc abastece é de confiança, so vi esses estouros em carro injetado uma vez, e era por causa de gasolina adulterada... :desculpe2:

#154 phenriquer

phenriquer

Novato

• 4 posts
  • Estado: SP

Postado 19 junho 2013 - 09:48

Ótimo post felipemala, já fui ajudado no passado com essa sua publicação.

Parabéns

Henrique

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

Tópicos que também usam as tags tutorial:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos