Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Volante trepidando

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
34 respostas neste tópico

#1 Fudo

Fudo

Novato

• 82 posts

Postado 06 fevereiro 2008 - 11:54

Esse o grande misterio da minha vida. Volante do meu carro esta trepidando! Algumas vezes até o carro inteiro trepida bem de leve. Geralmente nas saidas. O volante segue trepidando em toda faixa de velocidade.
Vai a lista do que ja chequei:
Rodas empenadas
Alinhamento
Balanceamento
Disco de freio empenado
Folgas na suspensao

E agora? Pneus empenados? Caixa de direcao?
Imagem Postada

#2 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.022 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 07 fevereiro 2008 - 12:22

Já deu uma olhada nos coxins de câmbio e hidráulico?

abraços
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#3 newibrahim

newibrahim

Entendido

• 819 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 06:07

Cara pode ser folga em um braço da direção vc ja viu se o coxim estão bons isso só acontece em saída rápida ou de vagar tb se der um retomada faz o mesmo se freia faz isso tb? Fazendo curva para?

#4 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: PR

Postado 07 fevereiro 2008 - 06:09

Se fosse disco de freio a trepidação iria aumentar quando pisa no freio.

#5 newibrahim

newibrahim

Entendido

• 819 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 06:17

Se fosse disco de freio a trepidação iria aumentar quando pisa no freio.

E bem pensado então fica os braço da direção coxim. Agora seu carro tem quantos km e ano dele? pneus não tem laranja não? ou bolha na parte de rodagem ou deformação?

#6 ph_boy

ph_boy

Entendido

• 754 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 06:29

A frequência da trepidação é proporcional à velocidade ou ao giro, ou é sempre constante?

Se for proporcional, à velocidade, eu apostaria em algum pneu, possivelmente dianteiro, com a malha de aço ferrada.
Se for proporcional ao giro (diminui nas trocas de marcha) pode ser os coxins do câmbio ou do motor.
Se for constante, daí não faço nem idéia!! :roll:
PH

#7 paulomazzotta

paulomazzotta

Moderador

• 1.374 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 06:48

Aproveitando o assunto...

Meu carro saiu da concessonária com o volante trepidando porporcionalmente à velocidade. Voltei lá e eles disseram que refizeram o balanceamento, alinhamento e essas coisas. Melhorou mas não ficou 100%.

Fui viajar no Natal (comprei o carro em outubro) e passei num autocentro pra verificar. Fizeram a mesma coisa (balanceamento, alinhamento e coisa e tal) mas ainda não tá legal.

Final do mês vou pra revisão de 10.000 Km e vou reclamar, só que dessa vez estou levando em outra concessonária.
Paulo Mazzotta
Clio 1.0 16V - 08
PUG 206 SW 1.4 8V - 07

#8 ph_boy

ph_boy

Entendido

• 754 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 06:54

Aproveitando o assunto...

Meu carro saiu da concessonária com o volante trepidando porporcionalmente à velocidade. Voltei lá e eles disseram que refizeram o balanceamento, alinhamento e essas coisas. Melhorou mas não ficou 100%.

Fui viajar no Natal (comprei o carro em outubro) e passei num autocentro pra verificar. Fizeram a mesma coisa (balanceamento, alinhamento e coisa e tal) mas ainda não tá legal.

Final do mês vou pra revisão de 10.000 Km e vou reclamar, só que dessa vez estou levando em outra concessonária.

Ele entrou normal e saiu trepidando?! Enche o saco deles de novo! Ele tá trepidando sempre, ou só acima de uma velocidade? Geralmente o balanceamento vc sente acima dos 80 km/h se for nas dianteiras, e acima de 110~120 km/h se for na traseira.
PH

#9 Fudo

Fudo

Novato

• Topic Starter

• 82 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 09:01

A trepidacao nao eh bem constante, mas nao esta relacionada nema giro nem velocidade. As vezes aparece, as vezes desaperece. Hoje reaparei algo que me fez suspeitar mais ainda de algum dos coxins do motor/cambio. Com o carro PARADO, acelereium pouco e senti chegar uma vibracao na volante. Porem, para quebrar mais ainda minha cabeca, apos atingir uns 160km/h, coloquei em ponto morto, e continuou vibrando. Vou ver se pinto na Renault assim que sair do trampo hoje. Agradeco a todos pela atencao e pelas sugestoes. Assim que tiver solucionado este problema, posto aki o ocorrido. =D
Imagem Postada

#10 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 07 fevereiro 2008 - 10:23

É costume dos preguiçosos de auto-centers usarem máquina pneumática para parafusar a roda. O que acontece? A roda fica fora de centro no cubo (mesmo que tenha o anel centralizador).

Experimente apertar com a chave de roda cada parafuso, sempre cruzando o aperto (encosta de leve um parafuso, depois encosta de leve o parafuso do outro lado, depois cruza os outros parafusos, e vai apertando meia volta cada um até o aperto final).

No caso dos Renaults lá de casa (meu Mégane e a Scenic do meu pai), é batata! É levar o carro para balanceamento, chegar em casa e conferir roda por roda para garantir.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#11 Georgelim

Georgelim

Moderador

• 3.760 posts
  • Motorização: 1.0 16v
  • Estado: SP

Postado 07 fevereiro 2008 - 10:41

O Megane de um amigo meu estava trepidando de 10km/h em diante, qdo ele levou para ver o que era descobriu que qdo trocou os pneus ele perdeu o anel centralizador de uma das rodas. Mas no caso dele não trepidava qdo tava parado.
Georgelim
Gladiator 15" + Taramp's 6K. Não sei porque, mas estou com uma dorzinha chata no ouvido.
Campeonato de Som em Sta Cruz da Conceição dia 26/Setembro/2010: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=15&t=15631">viewtopic.php?f=15&t=15631</a><!-- l -->

#12 Fudo

Fudo

Novato

• Topic Starter

• 82 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 10:42

Antes de realizar analsie de coxim, vou fazer balanceamento no local. Rezando para nao ter que deixar o carro para trocar o coxim. Pelo que vi, o da cixa de marchas fica numa posicao horrivel. A renault vai querer ficar pelo menos uns 3 dias com meu carro.. :S
Imagem Postada

#13 Fudo

Fudo

Novato

• Topic Starter

• 82 posts

Postado 07 fevereiro 2008 - 10:45

O Megane de um amigo meu estava trepidando de 10km/h em diante, qdo ele levou para ver o que era descobriu que qdo trocou os pneus ele perdeu o anel centralizador de uma das rodas. Mas no caso dele não trepidava qdo tava parado.

Anel centralizador? Que eu saiba so se usa anel centralizador quanto se altera as rodas. No caso de jogo de rodas originais, o encaixe ja eh praticamente perfeito. De qualquer forma, ve se arruma mais informacoes com esse teu amigo. =D
Imagem Postada

#14 Winchester

Winchester

Flooder

• 1.538 posts
  • Veículo: Renault Sandero
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: PR

Postado 08 fevereiro 2008 - 11:39

Anel centralizador? Que eu saiba so se usa anel centralizador quanto se altera as rodas. No caso de jogo de rodas originais, o encaixe ja eh praticamente perfeito. De qualquer forma, ve se arruma mais informacoes com esse teu amigo. =D

Cara.. eu acho até difícil determinar o que é roda original. Meu pai tinha um Citroen Xsara que as rodas dele entravam na porrada no cubo.. e era original. Acho que anel centralizador é bom sim.

#15 Fudo

Fudo

Novato

• Topic Starter

• 82 posts

Postado 08 fevereiro 2008 - 12:43

Ai eh q ta, o encaixe da roda original, pelo menos dos carros que tive, eram perfeitos com o cubo. Nao tem nem como colcoar um anel centralizador.
Imagem Postada

#16 andsu

andsu

Clio F4R Groupe

• 2.293 posts
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: Outro

Postado 08 fevereiro 2008 - 06:31

Ai eh q ta, o encaixe da roda original, pelo menos dos carros que tive, eram perfeitos com o cubo. Nao tem nem como colcoar um anel centralizador.

Eu coloquei a Roda do Mégane no Meu Clio e naum tive que fazer absolutamente nada...E tah perfect até o momento :twisted:

Fudo, uma vez eu tive um Fiesta que tava fazendo isto e por incrivel que pareça, ninguém vai acreditar, mas dentro do pneu ele tava zuado e quando eu andava o volante trepidava. Mas tb naum era para menos, a antiga dona tinha colocado aqueles pneus xing-ling....hehe...

Será que não pode ser?

Andsu | Clio Dynamique | 2.0 16v 04/04
Posted Image

#17 Fudo

Fudo

Novato

• Topic Starter

• 82 posts

Postado 08 fevereiro 2008 - 06:42

Pessoal, pleo que chequei, trata-se de pneus empenados. Por mais surpreendete que seja, com menos de um ano de uso, ja sou feliz proprietario de 3 pneus empenados! To enviando meu caso para toda imprensa especializada e seguindo a dica de alguem daki do forum, tambem to mandando no reclameaqui.com.br.
Segue o link da reclamacao:
http://www.reclameaq... ... 56209a6cf5

Segue a reclamacao na integra:

"Venho em tom de indignacao repassar minha experiencia com os pneus Bridgetone Turanza ER 30, e com o atendimento dos seus nominados "peritos" da Bridgestone. Inicialmente vou me apresentando e relatando os dados para melhor compreensão do caso. Me chamo Rafael, sou brasileiro, natural de Recife/PE, entusiasta declarado por carros e proprietario de um Renault Megane Dynamique 1.6/16v, Sedan, modelo 2007/2007, o qual vem equipado de série com os pneus Bridgestone Turanza ER 30 205/50 16.
Atualmente meu carro esta com aproximadamente 15.000 quilometros rodados e uns 10 meses de comprado.

Passo a relatar a questao.

Na casa dos 10.000km rodados, meu carro comecou apresentar uma estranha trepidacao, constante em todas faixas de velocidade e giro. Fui em uma tradicional casa de desempeno de rodas da minha cidade, checar se havia algum problema. Foi constatado pequenos empenos em 3 rodas. Fiz o servico, e logo em seguida levei o carro para fazer balanceamento e alinhamento. Apos balanceados, notei que continuava a trepidacao. Uns 4 dias depois, fiz o balanceamento da roda no local (sem retirar as rodas do carro, com aquela maquina que gira a roda na posicao tradicional dela, no cubo do veiculo). Como a velocidade dessa maquina é muito superior em relação as de balanceamento nas quais o proprio mecanico gira a roda, ficou claro que meus pneus estavam girando de maneira estranha. Ficou nitido que os pneus estavam tortos, empenados. Apos essa constatação, mandei um email e liguei para o SAC da Bridgestone, situação na qual fui muito bem atendido. Fui então avisado para ir ate uma revenda Bridgestone para que os pneus fossem analisados por um "perito". Seguindo o procedimento recomendado pelo SAC, me deparei com a figura do "perito". Sujeito que foi logo de cara arrumando qualquer desculpa para nao realizar a troca dos pneus. Conforme o "perito", meus pneus tinham se deformado devido eu ter rodado muito tempo com rodas empenadas. Vale ressaltar que meu carro tem menso que 15.000km, que desses, nao passou nem 20km com empenos no conjunto de rodas. O perito tambem afirmou que nao era defeito de fabrica, pois o problema nao tinha se apresentado nos primeiros quilometros rodados. Ora, se os problemas necessariamente aparecessem nos primeiros quilometros, qual razão de se oferecer uma garantia de 5 anos contra defeitos de fabrica?
Bem, o "perito" nao soube responder a esta pergunta..

Acredito que através dp ReclameAqui eu possa conseguir um atendimento melhor e mais digno da Bridgestone.

Parabens pelo trabalho.

Grato antecipadamente pela atenção,

Rafael Cavalcanti "
Imagem Postada

#18 Fudo

Fudo

Novato

• Topic Starter

• 82 posts

Postado 08 fevereiro 2008 - 06:45

Entrei em contato com a quatro rodas, com a autoesporte, com 2 jornais locais, com a reclameaqui e com a propria bridgestone.
Quem tiver mais sugestoes, por favor avise-me!
De antemao aviso que nao via ficar barato. Meu prazo eh de uma semana para um atendimento digno.
Segunda feira, dia 18/01/08, se eu nao estiver com laudo de falha dos pneus ou ate com pneus novos, terei que percorrer o ardiloso caminho do juizado especial!

Valeuz!
Imagem Postada

#19 newibrahim

newibrahim

Entendido

• 819 posts

Postado 09 fevereiro 2008 - 06:19

cara vc falou ali que as rodas estava empenada ai ele vão colocar a culpa em vc por mal uso. Tem pneus importado que não sou bom para andar em nosso pais as montadora coloca ele por ser mais barato e ter ganho a licitação eu já usei pneus da continental um linha que era importada o cara me falou para usar 32 libras de pressão por que o pneu era muito mole e se ficasse abaixo disso ele disse que se bater e em um buraco poderia estragar ele mais facil do que um outros modelos da propria marca.

#20 Fudo

Fudo

Novato

• Topic Starter

• 82 posts

Postado 09 fevereiro 2008 - 11:37

Cara, meu intuito nao pe passar a perna em ninguem, ou tentar ganhar um pneu novo. Relatei com precisao todos os fatos, e com toda minha experiencia de rodas e pneus, nunca vi um pneu empenar assim. Na verdade, so tenho conhecimento de pneus empenados, quando ultrapassam mais de 4 anos de vida, que acaba o ferrugem detonando a malha do pneu, ou qdo sofrem GRANDE impacto,. Nao aconteceu nenhuma dessas alternativas.
Imagem Postada

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos