Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Sensor de Velocidade do Renault Clio 1.0l 16V

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
85 respostas neste tópico

#21 Vildenei

Vildenei

Entendido

• 460 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: DF
Contribuidor

Postado 08 abril 2008 - 08:03

Estou com o mesmo problemas que muitos aqui: meu velocímetro as vezes pira...
Tentei localizar o tal sensor de velocidade, mas nada!!!
Alguém tem ideia???
Meu clio eh 1.0 16V.
(desculpe a falta de acentos, meu teclado deu tilt.)
Por favor, se possível uma foto de onde fica o dito, estah um saco esse funcionamento intermitente do velocímetro. As vezes fica um dia inteiro funfando normalmente... as vezes em uma única viagem o velocímetro fica doidao.

8)

###########################################
Logan Dynamique 2013/2014 1.6 8V Hi-Torque/HiFlex
Linux User #156897
Só Deus salva, o homem faz backup.

#22 Vildenei

Vildenei

Entendido

• 460 posts
  • Veículo: Renault Logan
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: DF
Contribuidor

Postado 12 abril 2008 - 03:29

Aí moçada, já fucei tudo... olhei por cima, por baixo (nas frestas do protetor de cárter) e depois de esfolar meu braço, descobri o maledito!!! :twisted:

Imagem Postada
No meu carro ele está protegido por uma blindagem que é encaixada nele.
A foto foi tirada de baixo do carro para cima.

Imagem Postada
A foto foi tirada de baixo do carro para cima.

De cima e impossível ver o dito, ele se encontra abaixo da tampa do comando de válvulas do lado do motorista.
Imagem Postada

O acesso é muito difícil, até mesmo por baixo.
Imagem Postada

O do meu carro não consegui retirar, como se faz?
Notei que ele dá um leve meio giro, mas não consegui tirar.
Gostaria de retirá-lo para limpeza.
8)

###########################################
Logan Dynamique 2013/2014 1.6 8V Hi-Torque/HiFlex
Linux User #156897
Só Deus salva, o homem faz backup.

#23 Guest_malex_*

Guest_malex_*

Postado 29 abril 2008 - 02:16

Caros, tenho um sensor para vender, ele é novo e cobro R$ 85,00 aínda pagando frete, preco original é de R$ 128,00
Ele tem os tres conectores reto (modelo novo, o antigo tem um triangulo)
Grato

Thumbnail(s) anexado(s)

• 2219.jpg

#24 julio_f1964

julio_f1964

Novato

• 16 posts

Postado 23 junho 2008 - 03:56

Pessoal neste tópico tá bem descrito como achar e reparar em casa o sensor de velocidade , vejam as dicas do ratoooo. funciona perfeito http://forum.clioclu...t&sd=a&start=60
Clio sedan 1.6-16v , dvd 10".

#25 turca

turca

Novato

• 22 posts

Postado 09 julho 2008 - 10:13

ARRUMADO MEU SENSOR economia, facil facil, o ruim é abrir ele
  • afonso pereira de almeida curtiu isso

#26 rogeming

rogeming

Entendido

• 416 posts

Postado 21 julho 2008 - 05:21

No meu acontece isto na estrada acima dos 100 km, na cidade em velocidade baixa, somente as vezes. Vou tentar fazer em casa, sou meio bisbilhoteiro e gosto de fuçar.
  • Fokkertam curtiu isso
RENAULT SANDERO 1.6 8V (K7M) AUTHENTIQUE 2008
EX-RENAULT CLIO SEDAN RT 1.6 16V 2001 PRETO (K4M)
EX-RENAULT 21 TXE 1993 2.2
É... Gostei da Renault!!!!

#27 metralhas

metralhas

Novato

• Topic Starter

• 21 posts

Postado 21 julho 2008 - 05:33

Cara, eu já tirei o meu tentei muito más quando conseguir vi que era facil, no dia em que retirei vi que estava cheio de oleo da caixa eu so limpe por fora, coloquei no lugar novamente más ele continuou parado, ceto dia eu peguei a BR e dei um cacete no carro ele deu um pico e depois apagou novamente, marcou apenas 1 km...hehehe!

Agora vou retorar novamente e abri-lo p/ verificar as soldas se estão frias, vi esse detalhe no topico aqui. vou fazer no fim de semana e na segunda posto aqui oque fiz.
RENAULT CLIO SEDAN 1.0l 16V / Classic / DVD / subão / selenium / power systems / ODBC/ WIDE

#28 metralhas

metralhas

Novato

• Topic Starter

• 21 posts

Postado 21 julho 2008 - 05:35

Estou em Fortaleza meu tel é (xx) xxxx-xxxx, se quiser pode ligar p/ trocarmos ideias...

Editado por edgar_rs
Cara... nunca coloque seu telefone num espaço aberto para outras pessoas... por motivos de segurança ok
;)

Valew edgar_rs!!
RENAULT CLIO SEDAN 1.0l 16V / Classic / DVD / subão / selenium / power systems / ODBC/ WIDE

#29 rogeming

rogeming

Entendido

• 416 posts

Postado 21 julho 2008 - 09:56

Cara, eu já tirei o meu tentei muito más quando conseguir vi que era facil, no dia em que retirei vi que estava cheio de oleo da caixa eu so limpe por fora, coloquei no lugar novamente más ele continuou parado, ceto dia eu peguei a BR e dei um cacete no carro ele deu um pico e depois apagou novamente, marcou apenas 1 km...hehehe!

Agora vou retorar novamente e abri-lo p/ verificar as soldas se estão frias, vi esse detalhe no topico aqui. vou fazer no fim de semana e na segunda posto aqui oque fiz.

Tentei tirar o sensor, mas nâo consegui. Como tirar?? Puxar ou desrosquear? Tentei puxar, mas tava duro e fiquei com medo de quebrar.
RENAULT SANDERO 1.6 8V (K7M) AUTHENTIQUE 2008
EX-RENAULT CLIO SEDAN RT 1.6 16V 2001 PRETO (K4M)
EX-RENAULT 21 TXE 1993 2.2
É... Gostei da Renault!!!!

#30 metralhas

metralhas

Novato

• Topic Starter

• 21 posts

Postado 05 agosto 2008 - 10:48

Valeu a pena, tirei o SENSOR DE VELOCIDADE do meu clio e conseguir consertar... Também conseguir economizar $$210,00 este é o preço que pagamos aqui em minha abençoada terrinha...

1ª ANTES DE QUALQUER COISA DESCONECTE O RABICHO DO SENSOR DE VELOCIDADE E FAÇA UM TESTE, É ELE QUEM LEVA AS INFORMAÇÕES PARA O PROCESSADOR DO VEICULO, E VOCE VISUALIZA NO PAINEL DO SEU CLIO. .

TESTANDO SINAL DO RABICHO...

Aª) Eu testei com um LED + um resistor de 1K e um pedaço de fio fino de + ou – 1m pode ser com uma lâmpada também, ou multímetro.

Bª) Ligando o negativo do LED a um pedaço (metade) do fio na polaridade negativo da bateria do carro. Depois liguei o resistor de 1k no pólo positivo do LED + à outra metade do fio, ia introduzindo nos contatos do rabicho, ele tem que dar sinal. Se não der sinal o problema poderá estar em outro local, não adianta intervir no sensor. Procure um eletricista de auto. No meu caso o LED acendeu daí dei continuidade.

CONSERTANDO O SENSOR DE VELOCIDADE DO CLIO...

1ª Em seguida comece: Para retirar a capa protetora de alumínio empurre para o lado caso seu clio tenha, quanto ao sensor é só puxar (com bastante cuidado para cima girando levemente pro lado e para o outro) o sistema é plug and play.

2ª Limpe toda porcaria que vc esta vendo (óleo com poeira), (eu limpei com thinner e somente a parte de fora) Fiz uma linha perpendicular entre as 2 partes a serem serradas isso para orientar quando for colar fechar no local certo.

3ª Com uma serra cortei bem numa emenda que esta entre uma porca plástica e o corpo do sensor. Ele é blindado serre com cuidado... Vá serrando por igual aos poucos e sem muita força, quando estiver saindo um óleo por toda parte onde serrou tente partir se estiver duro serre mais um pouco ate que abra totalmente.

4ª Veja que o óleo irriga o sistema na parte onde fica um rotor (uma peça plástica interna), retire-o e limpe tudo, verifique se tem uma crosta no rotor (eu usei um estilete e raspei a sujeira), limpe tb a parte onde fica o rotor (eu limpei com um cotonete e tinha um emaranhado de fio de óleo dificultando sua rotação).

5ª Na parte onde fica o circuito limpe com um pano limpo, verifique as 3 maiores soldas se estão quebradas ou rachadas, mesmo que não estejam refaçam a solda com muito cuidado para não passar para outro circuito (eu peguei um ferro desses de solda eletrônica e esquentei a solda antiga, também coloquei solda nova em cima da original).

6ª Na parte do rotor passei um pouco de óleo de caixa de marcha e verifique se ele esta rodando suavemente, caso não passe mais óleo, não use outro óleo p/ não contaminar o do sistema, encaixei o rotor na peça, pegue a outra parte do circuito e passe também um pouco de óleo depois junte as 2 partes na marcação perpendicular que tinha feito antes de serrar.

7ª Juntando as peças antes de colar verifique a sensibilidade do rotor, se estiver ruim retire e junte novamente ate que fique rodando livremente, usando cola SUPER BONDER passe no corte de ambas as partes, junte-as e pressione rodando sempre o rotor, passe mais um pouco para fechar e no final se puder isole o local do corte com uma fita alta fusão ela estica e isola ate 5.000kv é anti-chama, fita isolante tb serve.

8ª Agora é só colocar o sensor no local com cuidado empurrando-o para baixo girando levemente para um lado e para o outro, depois coloque o protetor de alumínio se tiver, logo em seguida conecte o rabicho. De uma voltinha com seu clio, vai ver que esta tudo com original. Agradeço a todos do Fórum em especial as dicas do ratoooo, valeu muito a pena!!
:newbie: :newbie: :newbie: :doidaço:

#31 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.056 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 05 agosto 2008 - 11:14

Que tal colocar este seu tópico na parte de Tutoriais e Dicas com fotos?

Abraços e valeu!
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#32 metralhas

metralhas

Novato

• Topic Starter

• 21 posts

Postado 05 agosto 2008 - 12:56

Blz...Se a galera precisar eu posto fotos do conserto do sensor e tb do polimento da lente do farol, como moro na beira mar oas lentes de policarbonato tem vida media de 2 anos!! Então temos que inventar um jeito p/a ñ ficar trocando...
  • Junior Carvalho curtiu isso

#33 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.056 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 05 agosto 2008 - 02:36

Blz...Se a galera precisar eu posto fotos do conserto do sensor e tb do polimento da lente do farol, como moro na beira mar oas lentes de policarbonato tem vida media de 2 anos!! Então temos que inventar um jeito p/a ñ ficar trocando...

Já temos um tópico sobre polimento de faróis, apenas crie sobre a solução para o sensor de velocidade. será de grande utilidade

Valeu.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#34 lucianomr

lucianomr

Novato

• 11 posts

Postado 10 abril 2009 - 11:40

Blz pessoal,

O meu tirei agora pra arrumar, é bem fácil.

Para quem quiser tentar: Olhando o motor de frente, na esquerda, tem um espaço, logo a frente da bobina. Colocando o braço por ali, e seguindo com ele para a direita e para baixo vai encontrar a blindagem metálica do sensor (tem que ter o braço meio comprido :lol:)
É só puxar ela que ela desencaixa do sensor. O sensor tira só puxando. Para tirar o cabo pode jogar o sensor pra baixo da caixa do filtro de ar, ali já consegue ver o sensor e mexer nele pela frente.

Vou desmontar ele agora.

Abs

#35 Livio

Livio

Novato

• 5 posts

Postado 17 maio 2009 - 11:07

Ufa.... após muita procura. Quase levei o pc para baixo do carro, mas encontrei o danado do sensor. E me ralei muito.
Limpei e vamos ver no que vai dar.
Detalhe importante. Não ésó puxar a pecinha plastica que sobra após puxar o conector, tem que puxar tudo. e cuidado pra não cair sujeira no buraco que fica.
Outra coisa. levei o carro numa oficina especializada em velocímetro antes de mexer e o cara fez um teste de bobina.
Ele ligou e desl. o carro, pressionou o botão que zera o odômetro e ...ZAZ. os ponteiros subiam e desciam sincronizados, todos eles (conta-giros , vel.temp. comb.) por aproximadamente 30 s. só após este teste que ele disse que o problema era no sensor e que a bobina estava em ordem.
Se alguém souber comose faz este teste seria muito importante.
Abraços a todos

Livio
Clio RT 1.0 16V - AustinPower
Cold Air Intake - myself
Com o Símbolo do Peixinho
O resto ainda é original
Deus seja Louvado

#36 Vanderley

Vanderley

Novato

• 3 posts

Postado 01 junho 2009 - 06:49

Existem dois modelos encontrei as duas na auto peças Pe. Ciçero

#37 Ricardo Luís

Ricardo Luís

Novato

• 2 posts

Postado 13 julho 2009 - 11:48

Olá tbm estou com problemas neste sensor, fiz todo o processo de desmontagem, mais infelizmente não surtiu efeito, tbm não estou encontrando o novo por aqui (em Salvador) alguém sabe como posso encontrar essa peça na net ou algum outro teste que posso fazer pra ter certeza de que é ele ?
Obrigado e um abraço !

#38 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 13 julho 2009 - 12:04

Nos links abaixo acharás lojas que podem te ajudar.

RS :arrow: viewtopic.php?f=18&t=804

SP :arrow: viewtopic.php?f=18&t=1418
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#39 rodrigal

rodrigal

Novato

• 6 posts

Postado 04 agosto 2009 - 02:52

Pessoal, to com o mesmo problema, não é sempre mas de vez em quando meu velocímetro para e quando isso acontece o odômetro para de marcar a quilometragem tb.
Gostaria de lempar o sensor de velocidade antes de mandar trocar mas não acho ele no meu carro. Alguém sabe se no megane ele fica no mesmo lugar do clio? Pois já procurei e não achei o bendito. Se alguém tiver como mostrar fotos de onde ele fica no megane....
Rodrigo Almeida - rodrigal@uol.com.br - RJ - Mégane RT 1.6 16V 00/01 Preto.

#40 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 04 agosto 2009 - 09:21

Mesmo local, não tem erro.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos