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VELAS DE IGNIÇÃO - Identificando Problemas


Tópico Muito Antigo!
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69 respostas neste tópico

#1 Fellype

Fellype

    Administrador


  • 18.804 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Cidade: São Paulo
  • Estado: SP

Postado 09 maio 2008 - 01:46


Demorou um pouco, mas consegui montar uma lista completa sobre velas e manutenção de velas.

Espero que gostem.


Normal:

Imagem Postada

O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro. Motor em boas condições - índice térmico da vela está correto.

Vela fuliginosa- carbonização seca:

Imagem Postada

O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).

Causas
- Carburador regulado com mistura rica
- Filtro de ar sujo
- Afogador automático com mau funcionamento
- Afogador manual puxado por longo tempo
- Uso de combustível fora da especificação
- Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
- Ponto de ignição atrasado
- Uso de vela incorreta
- Vela muito fria para o tipo de motor.

Efeitos
- Falhas de ignição
- Motor falha em marcha lenta
- Dificuldades de partida a frio.

Soluções
– Regulagem correta do carburador e do ponto de ignição
- Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
- Substituir o filtro de ar
- Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
- Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
- Utilizar vela correta para o tipo de motor.

Desgaste excessivo dos eletrodos central e massa:

Imagem Postada

Causas
- Presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando portanto de um problema
de índice térmico
- Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases.

Efeitos
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo); a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos,
é alta demais
- Partida difícil.

Soluções
- Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
- Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela
de aplicação ou recomendação do fabricante
- Aconselha-se averiguara qualidade do combustível que está sendo utilizado.

Oleosa- carbonização oleosa

Imagem Postada

O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.

Causas
- Em motores de 2 (dois) tempos
- Óleo em excesso na mistura
- Em motores de 4 (quatro) tempos
- Óleo em excesso na câmara de combustão
- Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.

Efeitos
- Dificuldade na partida
- Falhas de ignição
- Motor falha na marcha lenta.

Soluções
- Em motores de 2 tempos, usar a proporção correta de mistura
- Em motores de 4 tempos, retificar o motor
- Trocar as velas.

Resíduos e impurezas:

Imagem Postada

Camada de cinza grossa no pé do isolador, na câmara de aspiração e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e até cheia de escórias.

Causas
Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

Efeitos
Perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor.

Soluções
- Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
- Trocar as velas
- Regular o motor.

Superaquecimento:

Imagem Postada

Eletrodo central fundido parcialmente.

Causas
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de:
- Uso de vela muito quente;
- Resíduos na câmara de combustão;
- Válvulas defeituosas;
- Ponto de ignição muito adiantado;
- Mistura muito pobre;
- Sistema de avanço do distribuidor com defeito;
- Combustível de má qualidade;
- Vela mal apertada.

Efeitos
- Falhas de ignição
- Perda de potência
- Danos ao motor.

Soluções
- Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
- Trocar as velas

Eletrodos fundidos:

Imagem Postada

Eletrodos fundidos, possível trinca no pé do isolador e eletrodo-massa parcialmente fundido.

Causas
- Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente;
- Resíduos na câmara de combustão;
- Válvulas defeituosas;
- Ponto de ignição muito adiantado;
- Mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito;
- Combustível não especificado para o tipo de motor.

Efeitos
- Falhas de ignição
- Perda de potência
- Danos ao motor.

Soluções
- Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
- Utilizar velas corretas para o tipo de motor
- Substituir as velas.

Pé do isolador trincado:

Imagem Postada

Causas
- Dano causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda
- Corrosão do eletrodo central por aditivos agressivos no combustível
- Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eletrodo central.

Efeitos
- Falhas na ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça)
- Partida difícil.

Soluções
- Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
- Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela
de aplicação ou recomendação do fabricante
- Aconselha-se averiguara qualidade do combustível que está sendo utilizado.

Danos Mecânicos:

Imagem Postada

Causas
Isto é causado por objetos estranhos na câmara de combustão ou em um tamanho impróprio da vela onde ocorre o contato com o pistão. Mesmo uma pedaço de carbono pode fazer isto.

Efeitos
- Falhas de ignição
- Perda de potência
- Danos ao motor.

Soluções
- Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
- Utilizar velas corretas para o tipo de motor
- Substituir as velas.

- Limpeza na câmara de combustão

Resíduos grossos de chumbo:

Imagem Postada

O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom.

Causas
- Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo
- A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração
de veículo.

Efeitos
Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções
- Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
- Torna-se necessário trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

---**---

Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. A gama térmica ou índice térmico da vela é a medida da quantidade de calor dissipado.

Com isso, temos dois tipos de velas em relação a sua gama ou índice térmico: as velas frias e as velas quentes.

Velas frias: Tem capacidade de maior dissipação de calor, o que favorece o funcionamento de motores com alta potência específica.

Velas quentes: Tem menor capacidade de dissipação de calor, o que favorece o funcionamento de motores com baixa potência específica.

O que diferencia uma vela quente de uma fria é o tamanho da superfície do seu isolador. Quanto maior for a superfície, mais quente é a vela, ou seja, maior a sua capacidade de reter calor.

Imagem Postada

Para um melhor rendimento do motor e maior durabilidade dos componentes, sempre utilize a vela com gama ou índice térmico adequado para o seu carro.

Utilize velas frias se você utiliza o veículo constantemente com o motor trabalhando em condições severas.

Imagem Postada

Editado por LostSoul, 08 novembro 2012 - 07:35 .
Arrumei algumas das figuras

Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#2 ph_boy

ph_boy

    Entendido


  • 754 posts
  • Cidade: Curitiba

Postado 12 maio 2008 - 10:28

Excelente, Fellype! Vai ajudar uma galera!!! :D

Abraços!!!
PH

#3 Well77

Well77

    Entendido


  • 273 posts
  • Cidade: São Paulo

Postado 12 maio 2008 - 11:06

Cara parabéns

Show de bola esse topico..

Nota 1000000
Vectra 2.0

#4 MaurícioFloripa

MaurícioFloripa

    Entendido


  • 254 posts
  • Cidade: Florianopolis

Postado 15 maio 2008 - 09:30

Cara parabéns

Show de bola esse topico..

Nota 1000000




Parabéns...tópico muito importante. Até vou ver como estão as velas do meu.

MaurícioFloripa
Clio Si 1.6 16v 2001

#5 Marcão RJ

Marcão RJ

    Flooder


  • 1.286 posts
  • Veículo: Outro
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Rio Desespero
  • Estado: RJ

Postado 15 maio 2008 - 10:52

Muito bom o tópico cara..
Já me estimulou a trocar minhas velas e cabos, já q to sentindo uns trancos estranhos e o bicho tah falhando em baixa rotação.
Pretendo fazer o serviço até o feriadão..
Cabo Frio me espera!!!!
Imagem Postada

Ex: Clio Expression 04/04 - 1.nada 16V
Atual: Peugeot 206 SW Feline 07/07 - 1.6 16V

Conheça: http://www.projetohope.com.br

#6 SANDRO MESSA RAMOS

SANDRO MESSA RAMOS

    Novato


  • 57 posts
  • Cidade: CANOAS

Postado 27 maio 2008 - 11:18

Boa tarde!
alguém sabe me dizer qual vela vai no clio, ele é 1.6 16v 2002 gasolina me ajundem.

Editado por Fellype:

Evite utilizar o "Quote" para posts grandes.

Abraços
Clio 1.6 16v RT 02 mod 03

#7 RTodorov

RTodorov

    Entendido


  • 285 posts
  • Cidade: Sao Paulo

Postado 27 maio 2008 - 11:56

cara, dá uma pesquisada no fórum tem já alguns tópicos com a especificação certinha dela.
pra facilitar o seu trabalho, o pessoal aqui recomenda a NGK Green Plug BKR5E mas pode usar também a NGK BKR5EKC
C3 XTR 1.6 16v
Sandero Expression 1.6 8v
Clio RN 1.6 16v 01/01

#8 SANDRO MESSA RAMOS

SANDRO MESSA RAMOS

    Novato


  • 57 posts
  • Cidade: CANOAS

Postado 27 maio 2008 - 12:23

cara, dá uma pesquisada no fórum tem já alguns tópicos com a especificação certinha dela.
pra facilitar o seu trabalho, o pessoal aqui recomenda a NGK Green Plug BKR5E mas pode usar também a NGK BKR5EKC


valeu!
Clio 1.6 16v RT 02 mod 03

#9 bruno.silva

bruno.silva

    Novato


  • 33 posts
  • Cidade: São Bernardo

Postado 23 setembro 2008 - 03:18

gostaria só de registrar uma pergunta:

Fui recentemente em um conhecido q manja de mecânica, pedindo pra ele o q podia fazer pra aumentar a potencia do 1.6 16 v flex.. principalmente em baixas.. o cara comentou comigo q eu podia trocar as velas por velas para alcool, pois o alcool é mais frio q a gasolina, e como ando só no alcool.. o ideal era colocar as tais velas quentes, e com isso ganharia um pouco d torqe..

Tem algum fundamento?

Agradeço a todos..

abraço..

#10 bruno.silva

bruno.silva

    Novato


  • 33 posts
  • Cidade: São Bernardo

Postado 23 setembro 2008 - 03:24

Cara, e só pra deixar registrado..
caralho, q tópico fodido.. perfeito!

#11 Fellype

Fellype

    Administrador

  • Topic Starter

  • 18.804 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Cidade: São Paulo
  • Estado: SP

Postado 23 setembro 2008 - 05:26

gostaria só de registrar uma pergunta:

Fui recentemente em um conhecido q manja de mecânica, pedindo pra ele o q podia fazer pra aumentar a potencia do 1.6 16 v flex.. principalmente em baixas.. o cara comentou comigo q eu podia trocar as velas por velas para alcool, pois o alcool é mais frio q a gasolina, e como ando só no alcool.. o ideal era colocar as tais velas quentes, e com isso ganharia um pouco d torqe..

Tem algum fundamento?

Agradeço a todos..

abraço..


Desculpa, vela não muda, pois suas velas são para andar tanto no alcool tanto na gasolina. Esse cara pode manjar de mecanica, mas não de preparação hahahaha, troque de amigo ou não escute mais seus conselhos hehehe

Abraços
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#12 bruno.silva

bruno.silva

    Novato


  • 33 posts
  • Cidade: São Bernardo

Postado 25 setembro 2008 - 10:13

aoiheioaheoaheioaheoiaehoa..

valeu!

#13 Ricardo Furlan

Ricardo Furlan

    Entendido


  • 179 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
  • Cidade: Joinville
  • Estado: SC

Postado 04 dezembro 2008 - 01:34

Parabens Fellype, perfeito isso cara, tava com vaaaaaaaaaaaaarios problemas que você citou a cima, botei um olei semi-sintetico 10W-40 (conselho do Crack), e dai parti para tudo oque vc disse ai, troquei os filtros, velas, cabo de velas, limpeza de bico e dei uma regulada no motor, CARA, parece que tava uns 30HP antes hahaha

Valeu pelas dicas..
https://sphotos-b.xx...211336779_n.jpg
Renault Clio Authentique - 1.0 16V (Ricardo Furlan)

#14 Domingos 16v

Domingos 16v

    Flooder


  • 10.910 posts
  • Cidade: TO

Postado 04 dezembro 2008 - 11:01

Ricardo, essas coisas dão muita diferença mesmo. No TopGear uma Renault Avantime V6 com 6 anos de uso estava com apenas 150cv (original são 215). Trocaram velas, filtros, óleo, etc e deu 208cv!

#15 Ricardo Furlan

Ricardo Furlan

    Entendido


  • 179 posts
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  • Motorização: 1.0 16v
  • Cidade: Joinville
  • Estado: SC

Postado 05 dezembro 2008 - 12:22

Poxa, diferença em Domingos! O meu esta com 5 anos, e antes mesmo de trocar tudo achava que isso era palhaçada, pensava que mudaria pouca coisa, talvez o barulho do motor e tal, mais fiquei impresionado como ele ficou mais "leve", não vou dizer mais forte porque seria uma mentira falar isso de um 1.0 8V heuhauheua!
https://sphotos-b.xx...211336779_n.jpg
Renault Clio Authentique - 1.0 16V (Ricardo Furlan)

#16 Enderson

Enderson

    Novato


  • 23 posts
  • Cidade: S.Bernardo do Campo

Postado 04 fevereiro 2009 - 04:15

Demorou um pouco, mas consegui...
Normal:

http://trilha4x4.com.br/imagestec/vela1....

...



Olá Fellype

As imagens nao aparecem, você tem este post com as imagens em algum lugar para que eu possa vizualizar e fazer a comparacao por aqui no meu carro?

Eu tb estou com o mesmo problema no meu carro, já estava até querendo vender, pois gastei uma bala com varios detalhes...
Agora por ultimo, é a partida: Antes ele so dava o problema pela manha, ou qdo demorava muito para dar ignicao no carro, agora o problema é diario. parei o carro e ele esfriou, pronto, demora pra pegar.

Tirei os bicos, assoprei, tirei os plugs de contato da parte eletrica, quase todos e soprei, tirei todo o pó, ele parece que pega depois de um tempo ele volta a dar o problema..

E pra ajudar, acho que o estagio 4 do contato /Chave de Partida deve ter quebrado. Quando aciono ele ate o estagio 4, ele da a partida, porem a chave nao volta para o estagio 3, preciso voltar manual. Antes voltava automatico..
Nao sei o que é... acho que quebrou alguma coisa no miolo, ou foi algum sensor que eu mexi no motor...


Mas como o mercado anda ruim para comercio de carro usado, vou ter que segurar um pouco.
O meu é um Clio RL 1.0 8v ano 2000

Obrigado!
Abs! :D
Imagem Postada

#17 Enderson

Enderson

    Novato


  • 23 posts
  • Cidade: S.Bernardo do Campo

Postado 04 fevereiro 2009 - 04:17

Demorou um pouco, mas consegui...
Normal:

http://trilha4x4.com.br/imagestec/vela1....

...



Olá Fellype

As imagens nao aparecem, você tem este post com as imagens em algum lugar para que eu possa vizualizar e fazer a comparacao por aqui no meu carro?

Eu tb estou com o mesmo problema no meu carro, já estava até querendo vender, pois gastei uma bala com varios detalhes...
Agora por ultimo, é a partida: Antes ele so dava o problema pela manha, ou qdo demorava muito para dar ignicao no carro, agora o problema é diario. parei o carro e ele esfriou, pronto, demora pra pegar.

Tirei os bicos, assoprei, tirei os plugs de contato da parte eletrica, quase todos e soprei, tirei todo o pó, ele parece que pega depois de um tempo ele volta a dar o problema..

E pra ajudar, acho que o estagio 4 do contato /Chave de Partida deve ter quebrado. Quando aciono ele ate o estagio 4, ele da a partida, porem a chave nao volta para o estagio 3, preciso voltar manual. Antes voltava automatico..
Nao sei o que é... acho que quebrou alguma coisa no miolo, ou foi algum sensor que eu mexi no motor...


Mas como o mercado anda ruim para comercio de carro usado, vou ter que segurar um pouco.
O meu é um Clio RL 1.0 8v ano 2000

Obrigado!
Abs! :D
Imagem Postada

#18 REGINALDO GRANDE

REGINALDO GRANDE

    Entendido


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  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Saopaulo
  • Estado: SP

Postado 26 agosto 2009 - 10:53

parabens pela materia fellype.
voce sabe qual e a abertura correta do eletrodo da vela da scenic1.6 16v?me falaram que quanto mais aberta a regulagem, mais adiantado o motor trabalha, ganhando potencia e economia,sera que e verdade?

#19 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 26 agosto 2009 - 11:50

Ficção.

Mantenha a abertura em entre 0,70mm e 0,80mm. É o recomendado ;)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#20 flavio teodoro

flavio teodoro

    Novato


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  • Cidade: vitoria

Postado 06 setembro 2009 - 07:35

parabens



Tópico Muito Antigo!
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