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Correia Alternador/ Direção/ A/C Scenic 2.0 16V


Tópico Muito Antigo!
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8 respostas neste tópico

#1 Gasparelo

Gasparelo

    Novato


  • 22 posts
  • Cidade: Irati

Postado 20 novembro 2008 - 07:02


Olá pessoal, comprei um Scenic Privilege 2.0 16V a pouco tempo e preciso saber qual é a passagem correta da correia nas polias do Motor/ Alternador/ Direção/ A/C, o Motor é o F4R, a que veio com ele estava querendo escapar por causa do tensor da correia estar torto, mas agora depois q troquei ele, a correia parece não alcançar do jeito q era e ainda encaixa funcionalmente de 3 jeitos diferentes... agora comprei a correia nova e com o tensor novo, quero colocar da forma correta, mas ñ achei isso em nenhum lugar na internet

No aguardo de ajuda

Gasparelo
Renault Scénic Privilege 2.0 16v 2005 Preto... Completasso! 138Cv de pura disposição!!!
Ex-Astra 99 GLS 2.0 Prata / A/C / Freio a Disco (ABS) nas 4, todinho original, agora com aerofólio... e lanternas do Sport!!!Minha princesinha... Ana Clara...

#2 Fellype

Fellype

    Administrador


  • 19.056 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Cidade: São Paulo
  • Estado: SP

Postado 20 novembro 2008 - 05:21

Já tentou levar em algum especialista? Não da pra brincar com correia, se alguma coisa der errada, seu motor vai pro espaço.

Só existe um jeito de passar a correia e um sentido, leve num especialista para não sofrer as consequencias de um motor com correia estourada ou "escapada".

flw
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
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#3 Domingos 16v

Domingos 16v

    Flooder


  • 10.910 posts
  • Cidade: TO

Postado 20 novembro 2008 - 05:43

Cara, algum mecânico especializado em Renault ou mesmo uma autorizada pode te dar essa informação e provávelmente não vão te cobrar nada. É melhor não chutar, consulte um deles antes de instalar a correia nova

#4 Gasparelo

Gasparelo

    Novato

  • Topic Starter

  • 22 posts
  • Cidade: Irati

Postado 21 novembro 2008 - 06:05

O complicado que aqui onde moro não tem autorizada e os mecanicos só entendem mesmo de motor AP, GM e fusca, pessoal tem um preconceito lascado de mexer num Renault... comprei o carro há 15 dias e percebi o tensor torto, conversei com a concessionária toyota da cidade vizinha (onde comprei o carro) e me autorizou a comprar aqui e trocar, como meu tio tem auto elétrica ele mexe bem com isso, mas como não conhece o carro, já viu... agora comprei também a correia nova e quero trocar, mas queria um diagrama pra ter certeza q está certo...

continuo no aguardo..

Abraço
Renault Scénic Privilege 2.0 16v 2005 Preto... Completasso! 138Cv de pura disposição!!!
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#5 Gasparelo

Gasparelo

    Novato

  • Topic Starter

  • 22 posts
  • Cidade: Irati

Postado 21 novembro 2008 - 09:32

alguém pode tirar uma foto de como está a correia no seu scenic 2.0 16V pra eu poder ver?
  • Anderson Carlos de Almeida curtiu isso
Renault Scénic Privilege 2.0 16v 2005 Preto... Completasso! 138Cv de pura disposição!!!
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#6 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 21 novembro 2008 - 10:18

Alguém que tenha o Dialogys pode copiar a foto aí por favor?

(não instalei ainda o programa na minha máquina, senão já o tinha feito)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#7 Gasparelo

Gasparelo

    Novato

  • Topic Starter

  • 22 posts
  • Cidade: Irati

Postado 21 novembro 2008 - 10:59

e eu ainda estou baixando ele, vai levar mais meio dia, hehe
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#8 Fellype

Fellype

    Administrador


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  • Motorização: 2.0 16v
  • Cidade: São Paulo
  • Estado: SP

Postado 21 novembro 2008 - 12:09

cara...ja tentou levar em alguma cidade proxima?
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#9 Luiz Peixoto

Luiz Peixoto

    Novato


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  • Cidade: Fortaleza

Postado 02 dezembro 2009 - 08:48

Possuo uma Scenic 2002 RXE com motor 2.0 16V F4R. Há pelo menos dois anos tive um prejuízo enorme devido à troca do tensor da correia denominada POLI "V", feita por um "mecânico" que se dizia treinado pela Renault e que trabalhava numa ex-concessionária da marca em Fortaleza. Como ele não sabia instalar a peça, a correia foi colocada "na marra", ou seja, forçada. Isso fez com que a correia fosse danificada (sem que percebéssemos), e a mesma começou a desfiar, soltou um "cordão" que se emaranhou na correia dentada. Resultado: empeno de quase todas as 16 válvulas que tiveram que ser substituídas, quebra de quase todos os balancins e por aí vai. Recentemente a polia estava novamente fora do prumo, jogando a correia para fora da polia da bomba da direção hidráulica. Tive que substituí-la, juntamente com a correia PK6 (6 trilhas). Como sou curioso, fiquei acompanhando o serviço do mecânico. Vi que a correia passa por 7 (sete) polias, dessa forma: na parte inferior do motor (olhando de frente) ficam as polias do motor (à esquerda) e do AC (ar condicionado) - à direita. Logo acima ficam as polias da bomba d'água, o rolamento guia abaixo do alternador, depois vem o alternador, em seguida, descendo na diagonal vem o tensor e subindo temos a polia da bomba da direção hidráulica. A rotação da correia é no sentido horário. A parte INTERNA da correia passa por baixo das polias do AC e do MOTOR, depois a parte EXTERNA passa por baixo da bomba d"água, em seguida a parte INTERNA passa por trás do rolamento guia , sobe para a polia do alternador, passando depois a parte EXTERNA pelo TENSOR e em seguida a parte INTERNA pela polia da bomba da direção hidráulica e descendo para o compressor do ar condicionado. Vi que na montagem a polia nova vem com uma trava, após colocada no local (dois parafusos) o mecânico colocou a correia passando pelas polias como informado, sem o menor esforço. Depois ele usando uma chave de anel 13, forçou o tensor na direção da frente do veiculo retirando a trava e o tensor apoiou-se na correia. É bom que se guarde a trava, pois numa outra troca ou para fazer a manutenção de qualquer elemento do conjunto, para retirar a correia, basta fazer o inverso, utilizando-se a trava para tirar a correia SEM PROBLEMAS. Vivendo e aprendendo!!!



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