Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Clio RN 1.6 16V X vareta de óleo

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
14 respostas neste tópico

#1 olms

olms

Novato

• 7 posts

Postado 07 fevereiro 2009 - 04:33

Olá amigos,
Por favor, quem souber me informe se existe alguma forma de acessar a vareta de óleo do motor no Renault Clio RN 1.6 16V (ano 2002) sem desmontar algo? E, ainda, se a vareta de óleo do Renault Hatch 1.0 16V (tem o cabo mais longo) dá para ser usada no RN 1.6 16V???
Venho de 02 Hondas Civics e agora adquiri um Clio RN 1.6 16V e já me decepcionei pois, no segundo dia, lavei o motor (como sempre fiz com todos os meus outros carros e com o mesmo profissional) e queimaram 03 bobinas, somado a já comentada impossibilidade de acesso a vareta de óleo e ao consumo excessivo de gasolina no perímetro urbano (O carro é pequeno em tamanho mas é grande em consumo!)
Agradeço a quem puder me ajudar.
Octavio

#2 niemietz

niemietz

Entendido

• 272 posts

Postado 07 fevereiro 2009 - 05:11

cara bem vindo!
nao é impossivel tirar a vareta nao? vc acho ela é so da um jeitinho na mangueira e preferencialmente tire frio...
pq tem grande risco de vc se queimar... realmente nos clios mais velho é ruim msm no mais novos ja é em cima...
cara a parada de lavar o motor tem q por uma protecao nas bobinas msm... senao o risco de ir pro saco é grande...
se vc tivesse perguntado a galera teria te ajudado amigo...
abraço!

#3 cesarjuniormkt

cesarjuniormkt

Entendido

• 307 posts

Postado 07 fevereiro 2009 - 08:05

Fala Olms.
Bom, a vareta deste carro realmente é de difícil acesso, mas dá pra tirar sim, com bastante cuidado e motor frio.A localização é de mais fácil acesso nos motores 1.0 8v (meu caso). Qto ao consumo, acho que seu carro deve tá com algum problema ou falta de manutenção. Já vi relatos aqui no fórum de clios 1.6 16v fazendo 12 km/l na cidade (o que não é ruim pra motor 1.6). Tem um tutorial aí no forum dando dicas de como economizar e com relatos dos participantes. Dá uma olhada lá.
Forte abraço e seja bem vindo.

#4 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 09 fevereiro 2009 - 08:02

Questão do profissional pouco importa... bobina dos K4M queima se não secar a parte interna e pronto.

Consumo alto tem vários fatores envolvidos. Se teu carro é flex... não há muito o que fazer. Temos tópico a respeito, verifique.

Quanto a vareta de óleo, há um marcador no painel que acende indicando o nível. Se não confias nele, siga a dica do niemietz para verificação na vareta. Cofre pequeno com motor grande é assim mesmo.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#5 olms

olms

Novato

• Topic Starter

• 7 posts

Postado 11 fevereiro 2009 - 09:50

Fico muito feliz com a receptividade e atenção de todos e, ainda, agradeceria muito se alguém, que soubesse, me informasse se a vareta de óleo do Renault Clio Hatch 1.0 16V (Que tem o cabo mais longo.) dá para ser usada no RN 1.6 16V. Aproveito ainda e comento alguns itens direcionados ao meu questionamento:
- Sobre o consumo, não sou um ‘expert’ no assunto, mas sem dúvida afirmo que é incomum um carro com motor 1.6 CC de 16V fazer 12 km/l em trânsito urbano, mesmo rodando com o ar desligado (Eu adoraria que isto fosse a regra e não a exceção!);
- Acredito também que no ano de 2002 não haviam Renauts ‘flex’; e
- Finalmente, aconselho não confiarmos unicamente no marcador do nível de óleo do painel de instrumentos, pois se houver uma falha na marcação, há o risco de se ter um problemão no motor.
Abs (a todos),
Octavio

#6 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
Contribuidor

Postado 12 fevereiro 2009 - 07:31

Fico devendo quanto a informação da vareta. Mas se serve de consolo, a informação que aparece no painel normalmente é verdadeira.

Quanto ao consumo, acho que o teu está na média. Como já falei, há tópico exclusivo de consumo no fórum (link: viewtopic.php?f=42&t=606)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#7 LostSoul

LostSoul

Caçador de Tuneiro

• 7.241 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.6 8v

Postado 12 fevereiro 2009 - 08:26

Não vejo nada fora do comum 1.6 CC de 16V fazer 12 km/l em trânsito urbano. Qual a média que você esperava obter?

Sobre a vareta acredito que é somente questão de colocá-las lado a lado e ver se o comprimento/espessura de ambas (abaixo da área de vedação) é a mesma, se for não há problema algum em fazer a troca.

PS: Lavar o motor é uma péssima idéia, não fique chateado por ter tido problemas dessa vez, fique feliz por não ter tido problema nas outras vezes! :mrgreen:

Gaudério e gremista de Porto Alegre/RS

lostsoul@renaultclube.com

#8 olms

olms

Novato

• Topic Starter

• 7 posts

Postado 12 fevereiro 2009 - 06:42

Valeu Edgar (RS)!
Obrigado pela cortesia e educação.
Concordo plenamente em relação ao consumo.
Abs,
Octavio
'AD SUMUS' (Aqui estamos!!!)

#9 danilo peluso

danilo peluso

Novato

• 5 posts

Postado 15 fevereiro 2009 - 08:46

Pra que lavar o motor se ele fica escondido dentro do cofre? E as centenas de conexões eletricas/eletronicas? Danilo.

#10 olms

olms

Novato

• Topic Starter

• 7 posts

Postado 16 fevereiro 2009 - 07:59

Acho que vc ñ entendeu Danilo, o problema com a lavagem do motor foi apenas um comentário.
O cerne da questão é o alto consumo do Clio RN 1.6 16V na gasolina (apesar de ter a sua manutenção e regulagem em dia) e a dificuldade de se acessar a vareta de óleo do motor.
Mas de qualquer forma comento seu questionamento: "Existem várias pessoas que gostam de ter seu carro 100% limpo e também lavam o motor dos seus carros sem nada acontecer, facilitando o acesso à mecânica nos mesmos (comentei sobre lavagens de motor de outras marcas de automóveis no meu e-mail inicial)."
Abs,
Octavio

#11 olms

olms

Novato

• Topic Starter

• 7 posts

Postado 26 julho 2009 - 12:58

Amigos, estou de volta com uma nova dúvida sobre a marcação de óleo feita no painel do Clio 1.6 16 válvulas: - O painel marca o nível de óleo com 'bolinhas', onde 06 bolinhas corresponde ao nível máximo do óleo e, devido a dificuldade de acesso a vareta do óleo no meu carro, verifico o nível do óleo através das 'bolinhas' do painel. Ocorre que, por vezes acendem as 06, por outras acendem 05, às vezes 04 e por outras vezes ainda 03, mas quando o carro fica parado o tempo suficiente para o motor esfriar acendem todas as 06.
Por favor, solicito que alguém informe se este tipo de marcador é confiável; a quanto de óleo +/- corresponde cada 'bolinha'; e se o fato de todas as 'bolinhas' nem sempre acenderem é algum defeito na marcação.
Mais uma vez antecipo meu agradecimento e a atenção de todos os participantes do fórum pela relevantes informações aqui postadas.
omls

#12 Bakana

Bakana

Entendido

• 385 posts

Postado 26 julho 2009 - 01:09

Cara eu tenho um RT sedan 03.

sempre qndo ligo aparecem as 5 bolinhas ( uso o nivel um pouco a cima da metade metade, tem um topico explicando o pq disso, e no meu casso deu MUITO certo ) porém qndo vou ao mercado rapidinho comprar algo ou desligo e ligo o carro quente para qlquer outra coisa semrpe no visor aparece a informção de ter menos óleo, tipo 3 bolinhas e talz. mais isso é pq o óleo está todo espalhado pelo motor do carro.

O q importa é a marcação feita com o carro parado e frio em um piso nivelado.

Agora se o seu carro diminui o nível de óleo com o tempo ( diminui muito) ou se no visor do seu painel mostrar não tem óleo , ai sim creio q haja um problema. Caso contrario tudo certo.

Daqui a pouco aparece mais alguém para dar opiniões.

abraço!!
Prox up's

[ ]Sus. rosca
[ ]Rodas
[ ]Taco de Beisebol aluminio 90 xD
[ ]Beretta xD

Clio sedan RT 1.6 16v 02/03 - Cara de simpático, mais o motor é bruto!Fazendo 16km/l quer melhor???????

#13 olms

olms

Novato

• Topic Starter

• 7 posts

Postado 28 julho 2009 - 12:01

Valeu Bakana, é isso mesmo que acontece!
Realmente devem ser falsas informações pelo óleo estar quente devido a paradas rápidas.
Também uso o óleo com o nível pouco acima da metade e com o carro frio sempre acendem todas as bolinhas.
Você me tirou a dúvida sobre a existência de algum problema no marcador (agora sei que está ok).
Obrigado e um abração!
olms

#14 Fabio Ferreira

Fabio Ferreira

Novato

• 22 posts

Postado 23 setembro 2010 - 12:57

Prezados,

comprei um clio 1.6 16v 2000/2001 e até agora não consegui ver o nivel do óleo.

no painel aparece a mensagem "oil ok" e não aparece nem bolinha nem tracinho, a vareta estou procurando até hj e não achei, mas vou tentar novamente.

É normal aparecer só "oil ok"?
Renault Clio 1.6 16v 2000/2001

#15 Fellype

Fellype

Administrador

• 18.954 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 23 setembro 2010 - 02:18

Geralmente aparece as bolinhas mostrando o nível de óleo.

A vareta é um pouco difícil de acessar, mas pela frente do carro, olhando, vc encontra ela bem curtinha saindo do carter do carro.

ps. Este tópico me entristeceu um pouco, lembrei do nosso amigo niemietz. Condolências a família e amigos, novamente.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos