Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Problema na aceleração da - Scenic

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
19 respostas neste tópico

#1 Alberto Miguel

Alberto Miguel

Novato

• 1 posts

Postado 09 fevereiro 2009 - 02:47

Boa Tarde,
Estou com um problema em uma Scenic 1.6 / 16V - 2003.

Parece que o acelerador esta sem o cabo, por mais que se acelera o carro praticamente vai se arrastando, é necessario colocar uma marcha mais leve para ele não parar e ai reduz para a segunda embalando um pouco e liberando rapido para a 4 marcha, isso tudo acontecendo na alça de acesso a rodovia Ayrton Senna. Tentei de tudo desliguei o ar apago lanterna e derrepente ele parece firmar e volta ao normal.
Tive esse mesmo problema a um ano matraz levei em varias oficinas verificaram de tudo trocaram varias peças e o problema praticamente sumiu,aparecendo raramente (mais com o motor frio) e por pouco tempo, voltando só agora no sabado passado e me assustou muito devido a chuva e estar na estrada com toda a familia.

Alguem tem ideia o que pode estar acontecendo?

#2 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 09 fevereiro 2009 - 07:42

Provável que o sensor de temperatura da água do arrefecimento esteja ferrado, o com mal contato.

No meu carro, o problema era de mal contato e, quando isto acontecia, a RPM não passava de 2mil giros. A ventoinha ficava 100% acionada nesta ocasião mesmo a temperatura do motor estando baixa.

Faça estas observações quanto ao giro do motor e a ventoinha nesta ocasião e retorne.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#3 Fabio Lacerda

Fabio Lacerda

Novato

• 3 posts

Postado 12 fevereiro 2009 - 10:31

Oi pessoal!
Primeiramente gostaria de me apresentar, já que sou novo por aqui. Meu nome é é Fabio e resido em Joao Pessoa. Sempre tive Fiat e agora estou com um Scenic RT 2003 desde agosto do ano passado. Estou contente demais com ele, mas ultimamente tenho tido algumas dores de cabeca. Ha algum tempo atrás eu estava andando normalmente na BR quando o conta-giro ficou em 2500rpm sem mais nem menos. Isto aconteceu mais algumas vezes, mas sempre eu desligava e quando ligava novamente ele voltava ao normal, como se nada tivesse acontecido. Este erro aparentemente parou de acontecer, mas agora está acontecendo que ele está engasgando com uns 5 a 10 minutos após ligá-lo pela manha, quando o motor ficar quente. Andei lendo aqui que pode ser a bobina, ou o sensor de temperatura ou conta-giros. Nao entendi corretamente o que tem o conta-giros com o engasgado do motor. Quando eu acelero ele engasga mais fortemente como se fosse um chevette com o carburador ou velas no ultimo estágio de vida. Velas foram trocadas ao comprar e os bicos também foram limpos, pois a concessionária fez revisao geral. Combustivel nao acredito que seja. Alguém teve algum problema parecido? Alguém sabe os precos de pecas e onde comprar pela internet? Acho os precos aqui em Jampa muito caros.
Obrigado a todos antecipadamente pela ajuda.

#4 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 12 fevereiro 2009 - 10:59

Este sintoma dela ficar acelerada do nada é clássico do sensor de temperatura da água ferrado.

A central interpreta que o sensor tá com problema e fixa a mistura ar/gasolina. No caso, ela fixa a mistura como rica, pois a temperatura informada pelo sensor à central é de -40graus (sim, 40 graus negativos).

Motor trabalhando com mistura rica acaba prejudicando a leitura da sonda lambda, ocorem falhas, etc...

Então, Fabio, faça o seguinte: proceda com a troca do sensor de temperatua da água. Após isto, rode com o carro por um tempo (uma semana) e volte ao mecânico para verificar se ficou algum problema gravado na memória da central de injeção.

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#5 Fabio Lacerda

Fabio Lacerda

Novato

• 3 posts

Postado 12 fevereiro 2009 - 12:29

Edgar,

obrigado pela resposta e pelo esclarecimento. Eu vou trocar o sensor de temperatura da água, conforme voce me falou, ainda hoje. Espero sinceramente que funcione, pois estou com pouquissima grana e nao pretendo errar na solucao, eheheheh. Amanha eu colocarei a resposta aqui.

Este sintoma dela ficar acelerada do nada é clássico do sensor de temperatura da água ferrado.

A central interpreta que o sensor tá com problema e fixa a mistura ar/gasolina. No caso, ela fixa a mistura como rica, pois a temperatura informada pelo sensor à central é de -40graus (sim, 40 graus negativos).

Motor trabalhando com mistura rica acaba prejudicando a leitura da sonda lambda, ocorem falhas, etc...

Então, Fabio, faça o seguinte: proceda com a troca do sensor de temperatua da água. Após isto, rode com o carro por um tempo (uma semana) e volte ao mecânico para verificar se ficou algum problema gravado na memória da central de injeção.

#6 Fabio Lacerda

Fabio Lacerda

Novato

• 3 posts

Postado 16 fevereiro 2009 - 04:40

Edgar,

nao era o sensor de temperatura da água, e sim uma das bobinas. Troquei, dei umas voltas, e pronto... o carro está como novo novamente.
Obrigado pela atencao de todos.

Fabio.

Edgar,

obrigado pela resposta e pelo esclarecimento. Eu vou trocar o sensor de temperatura da água, conforme voce me falou, ainda hoje. Espero sinceramente que funcione, pois estou com pouquissima grana e nao pretendo errar na solucao, eheheheh. Amanha eu colocarei a resposta aqui.

#7 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.022 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 16 fevereiro 2009 - 04:43

Fique atento, nunca uma bobina vai embora sozinha. Sempre leva outra com ela.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#8 ajr

ajr

Novato

• 29 posts

Postado 11 maro 2009 - 04:39

Edgar,

nao era o sensor de temperatura da água, e sim uma das bobinas. Troquei, dei umas voltas, e pronto... o carro está como novo novamente.
Obrigado pela atencao de todos.

Fabio.

Olá Fábio.

a minha scenic ( 2.0 16 - 02) também faz a mesma coisa...no que liga pela manha ou depois horas parada, ao acelerar, ela engasga entre 1800 e 2000 rpm..por mais que afunde o acelerador, a rotação só retrocede...se muda de marcha e começa a acelerar de novo a partir dos 1100 rpm, vai bem até os 1800 2000 e engasga de novo...

porém se eu fico "bombando o acelerador - solto piso solto piso " ele passa desta faixa e consegue subir...mas é so voltar antes desta faixa e começa a engasgar de novo...

depois de uns minutos (andando e aquecendo), parece que limpa a "garganta", e o engasgo vai embora.

recentemente fiz um scan e deu no histórico, erro no sensor de temperatura, então tudo sugere que seja isto.

Perguntas:
- a troca da bobina resolveu no seu caso ? Quanto custou a bobina e a m.o. ?
- você chegou a fazer um scan da central para ver se tem alguma mensagem de algum sensor ?

Abraços.

#9 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.022 posts

Postado 12 maro 2009 - 10:44

AMigo ajr,

Geralmente antes de trocar a bobina é interessante testa-las, como as velas também.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#10 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 12 maro 2009 - 11:46

(...)recentemente fiz um scan e deu no histórico, erro no sensor de temperatura, então tudo sugere que seja isto.

Perguntas:
- a troca da bobina resolveu no seu caso ? Quanto custou a bobina e a m.o. ?
- você chegou a fazer um scan da central para ver se tem alguma mensagem de algum sensor ?

Abraços.

Troque o referido sensor de temperatura da água. Duvido que não resolva.

No meu carro, aconteceu exatamente o sintoma que aconteceu na sua Scenic.

- - - - - - -

#11 LGuilen

LGuilen

Novato

• 8 posts

Postado 13 maro 2009 - 07:18

O Edgar tem razão, geralmente o problema é o danado do sensor de temperatura... no mês passado troquei o da da minha Scenic já que eu tinha os mesmos problemas citados nesse tópico. O mecânico me cobrou R$ 130,00 pela peça original (sensor).
É isso aí...
Scenic - RXE 2.0 - 8v

#12 fabriciocapua

fabriciocapua

Novato

• 2 posts

Postado 31 maro 2009 - 05:59

Boa noite amigos,
Sou novo no forum, cheguei até ele procurando informações sobre o problema que vocês ja debatem.
No mei caso eu tenho um Scenic 2000/2000, com motor 2.0 8v, e a algum tempo apareceu no painel dois leds (STOP e o da Injeção), passei o scanner e não apresentou erro algum.
Pesquisei no manual e na internet e descobri que o problema era no sensor de temperatura, testei o mesmo retirando o cabo, e realmente os leds apagaram.
Os problemas que apareceram com o problema do sensor, foram os mesmos mensionados assima.
O problema é que na valvula termostativa existem dois sensores, um verde e um branco, o que testei foi o verde. Agora, qual deles informa o erro para cpu do carro, o verde quando desligado mostra o termometro do motor no painel desligado, mas parece que os problem mas somem.
Desde já agradeço o auxilio.
Obrigado.

#13 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.022 posts

Postado 31 maro 2009 - 06:48

Ja tentou trocar a peça? Esse sensor é de extrema importância para o motor.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#14 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 01 abril 2009 - 11:45

Se não me engano, um deles informa a temperatura para a central de injeção e outro deve informar o painel.
Estranho o erro não aparecer no scanner... qual o scanner que você passou? Napro, Alfatest ou algum outro? às vezes, um scanner não detecta certo erro e outro detecta.

- - - - - - -

#15 Ale4X4

Ale4X4

Novato

• 1 posts

Postado 24 setembro 2011 - 04:10

O sensor de temperatura é o que fica na lateral do motor?

#16 edu prudentino

edu prudentino

Entendido

• 628 posts
  • Veículo: Outro

Postado 24 setembro 2011 - 09:28

O sensor de temperatura é o que fica na lateral do motor?

Ele fica proximo da uniao entre o motor e o cambio , logo abaixo do cabeçote , rosqueado na carcaça da valvula termostatica .
Fica mais facil de ver se remover a mangueira e a caixa de ressonancia da entrada do filtro de ar ;) .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#17 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 26 setembro 2011 - 12:13

Sim, preso a uma carcaça, na mesma altura do cabeçote.

- - - - - - -

#18 Joel Lima

Joel Lima

Novato

• 43 posts
  • Veículo: Renault Scenic

Postado 03 outubro 2011 - 02:53

Estou com uma dificuldade semelhante, só que no meu caso a scenic está morrendo tanto com o carro frio ou com ele quente (quando não apaga de início).
Inicialmente achei que tinha posto gasolina adulterada, pois na primeira semana com o carro não apresentou qualquer problema, então coloquei gasolina pódium e nada, ficou na mesma.
Gostaria de saber se alguém pode postar uma foto do local onde se encontra este sensor, para que eu possa verificar o mesmo, pois não quero correr o risco de estar no meio do trânsito e o carro apagar do nada.
Imagem Postada

#19 edu prudentino

edu prudentino

Entendido

• 628 posts
  • Veículo: Outro

Postado 03 outubro 2011 - 06:07

Estou com uma dificuldade semelhante, só que no meu caso a scenic está morrendo tanto com o carro frio ou com ele quente (quando não apaga de início).
Inicialmente achei que tinha posto gasolina adulterada, pois na primeira semana com o carro não apresentou qualquer problema, então coloquei gasolina pódium e nada, ficou na mesma.
Gostaria de saber se alguém pode postar uma foto do local onde se encontra este sensor, para que eu possa verificar o mesmo, pois não quero correr o risco de estar no meio do trânsito e o carro apagar do nada.

Pode ser tambem corpo de borboleta necessitando limpeza ( se for acelerador eletronico ) ou sensor da marcha lenta com defeito ( se for acelerador com cabo ) .
- VW POLO HATCH 2.0 8V 2003 azul
- RENAULT SCENIC RT 1.6 16V 2003 cinza

O Mundo pertence aos JUSTOS.

#20 Joel Lima

Joel Lima

Novato

• 43 posts
  • Veículo: Renault Scenic

Postado 08 outubro 2011 - 10:56

É, terei que trocar a atuador da marcha lenta.
Estava muito sujo, foi feito uma limpeza e melhorou muito, mas para evitar problemas futuros farei a troca dele, limpeza dos filtros e limpeza dos bicos.
Vlw pelas dicas.
Imagem Postada

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos