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Renault Clio Morrendo com ar


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21 respostas neste tópico

#1 ronaldogcf

ronaldogcf

    Novato


  • 5 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 06 maro 2009 - 10:45


Galera, tenho um renault clio 1.0 RN ano 2000 e estou com problemas na aceleração do veículo quando eu ligo o ar condicionado. Quando o carro esta com o ar desligado, ta tudo certo, funciona normal. Porém, ao ligar o ar, a aceleração do carro cai até quase morrer e depois se estabiliza. Mas, o problema nao para por aí. Quando estou reduzindo a velocidade do veículo com a marcha ainda engatada, a velocidade do carro despenca até morrer. Para ele não morrer eu tenho de passar rapidamente o veículo para o ponto morto antes de freá-lo. Neste momento ( que o carro morre) as luzes do painel acendem indicando que o carro morreu. (é como só estivesse girado a chave do carro para ligar as funçoes de subir vidro, ligar limpador de para-brisas....) Bem, diante disso fiz hoje a limpeza dos bicos injetores, troquei o filtro do combustível e o problema ainda persiste. O ar esta funcionando normal. Arma e gela (dei uma carga de gás também) o problema esta na instabilidade da aceleraçao do veículo. Ah! o ar não é de fábrica.
Alguém sabe como eu me livro desse problemão!!!!
Obrigado,

Ronaldo

#2 Toninho_sv

Toninho_sv

    Zuão


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  • Estado: RS

Postado 07 maro 2009 - 03:47

Ihhh... ar não original ñ eh uma boa ñ...
Mas vamos lá... no motor, o que poderia ser, é ou o sensor de rotação, ou o atuador de marcha lenta...
Ou pode ser algo relacionado ao funcionamento do ar adaptado, mas aí... não saberia dizer.

#3 ronaldogcf

ronaldogcf

    Novato

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Postado 07 maro 2009 - 08:48

Valeu irmão. Obrigado pelo toque.

#4 pikanha

pikanha

    Flooder


  • 1.009 posts
  • Cidade: Goiania

Postado 07 maro 2009 - 09:40

o meu apaga as vezes, qndo eu esterço toda a direçao, com o carro parado e com o ar ligado. axo que até hje aconteceram duas vezes...

Clio Privilege 1.0 16v 07


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GOIÁS ESPORTE CLUBE


#5 ronaldogcf

ronaldogcf

    Novato

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Postado 07 maro 2009 - 09:58

Não tenho idéia do que esteja acontecendo. O mecânico disse que poder ser a correia dentada e está deixando o ponto do carro desregulado. Mas o estranho é que só acontece quando liga o ar e em movimento.

#6 cesarjuniormkt

cesarjuniormkt

    Entendido


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Postado 07 maro 2009 - 11:57

Ronaldo, este problema que vc citou se parece mesmo com mal funcionamento do atuador de marcha lenta( ou motor de passo). Qdo vc coloca o carro em ponto morto, na reduzida ele não morre? Confirma aí e posta.

#7 ronaldogcf

ronaldogcf

    Novato

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Postado 07 maro 2009 - 05:50

Nâo, só se o ar estiver ligado.
Abração

#8 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.304 posts
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Postado 07 maro 2009 - 06:16

Não há o que fazer, neste caso.

Carro de fábrica com AC manda uma informação ao motor de passo quando você liga o AC, para ele deixar passar mais ar pro motor (ou seja, elevar a marcha lenta) por causa do "peso" do comporessor do AC.

Como teu ar é instalado por fora, esta informação não é passada para o motor de passo pela central. Ela só identifica que o motor está para morrer e aí tenta corrigir a marcha lenta quando ela baixa demasiadamente.
  • Flavio novelino curtiu isso
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
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Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#9 ronaldogcf

ronaldogcf

    Novato

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Postado 07 maro 2009 - 09:03

Valeu mesmo... Muito obrigado.
Ronaldo

#10 Guest__*

Guest__*

Postado 07 maro 2009 - 10:37

Eu não manjo muito de ar, mas se o problema começou depois que você fez a recarga de gás, será que não pode ser ela? Tipo colocou gás d+ ou d- e o compressor está forçando o motor ou algo assim?

#11 Marcio

Marcio

    Entendido


  • 698 posts

Postado 08 maro 2009 - 01:14

De qualquer forma tens uma vantagem, o carro apaga mas o ar gela pelo que disseste, o ar original do clio é um lixo :lol:
O ar do meu 1.6 16v é uma bosta, se está muito quente leva uma eternidade para gelar o carro, o ar da quantum do meu pai é dez vezes melhor, cheguei a pensar que era defeito mas experimentei o ar de outros clio e a porcaría é a mesma.
ODEIO CARROS FLEX!!!
TAMBÉM ODEIO KITS XENON!!!

#12 Guest__*

Guest__*

Postado 08 maro 2009 - 07:20

De qualquer forma tens uma vantagem, o carro apaga mas o ar gela pelo que disseste, o ar original do clio é um lixo :lol:
O ar do meu 1.6 16v é uma bosta, se está muito quente leva uma eternidade para gelar o carro, o ar da quantum do meu pai é dez vezes melhor, cheguei a pensar que era defeito mas experimentei o ar de outros clio e a porcaría é a mesma.


:lol:

É bem verdade mesmo, ou o ar do meu carro e do seu está c/ defeito...

#13 Toninho_sv

Toninho_sv

    Zuão


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Postado 09 maro 2009 - 05:45

De qualquer forma tens uma vantagem, o carro apaga mas o ar gela pelo que disseste, o ar original do clio é um lixo :lol:
O ar do meu 1.6 16v é uma bosta, se está muito quente leva uma eternidade para gelar o carro, o ar da quantum do meu pai é dez vezes melhor, cheguei a pensar que era defeito mas experimentei o ar de outros clio e a porcaría é a mesma.


Olha, eu acho o do clio um dos que gela mais rápido... o vectra B 2.0 com ar manual que eu tinha antes demorava anos pra gelar comparado a ele... e o polo tmb, demora um tempo a mais pra gelar...

#14 Marcio

Marcio

    Entendido


  • 698 posts

Postado 10 maro 2009 - 04:16

Ando seguidamente (dirigindo ou de carona) em uma quantum, um kadett gsi, um ecosport e um fiesta, em todos os casos o ar do meu clio é pior, ah, um tio possui um escort XR3 1992, o ar também é melhor do que o meu.
Já levei em duas oficinas especializadas em ar e os dois disseram que está perfeito, o compressor está ok (o carro tem 7000km) e não falta gás, um deles me disse "é assim mesmo", não é a primeira pessoa que vem aqui achando que tem defeito.
Por exemplo, na quantum depois de o ambiente ficar gelado posso colocar na velocidade 2 (são 4 velocidades) e o ambiente continua gelado, em dias quentes preciso deixar o clio muito tempo na velocidade 4 na recirculação, depois disso é preciso deixar na velocidade 3 que ainda é ruídosa.
Comparando ainda os dois carros, o ar que sai pelas aletas da quantum é realmente gelado, do do clio é bem menos, detalhe, mesmo comparando o ar do clio na posição recirculação, que aproveita o ar já gelado na cabine, com a quantum que nõa possui recirculação, o ar vem quente direto da rua.
Comparar com o do ecospost nem vale a pena, é covardia, o ar do eco gela a cabine mesmo deixando na velocidade 2.
ODEIO CARROS FLEX!!!
TAMBÉM ODEIO KITS XENON!!!

#15 lfmodesto

lfmodesto

    Novato


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Postado 29 janeiro 2012 - 08:54

...

Carro de fábrica com AC manda uma informação ao motor de passo quando você liga o AC, para ele deixar passar mais ar pro motor (ou seja, elevar a marcha lenta) por causa do "peso" do comporessor do AC.
...


Edgar,

no meu clio, não sei se o ar vem de fabrica ou não. Tem como eu identificar isso ?
O clio 1.0 16v hi flex d4d com ar original de fabrica utiliza correia do alternador e correia correia do ar condicionado separados ou é a mesma para os dois ?
No meu caso, a correia do ar é uma e do alternador e outra.

e a segunda pergunta, meu clio em marcha lenta, com o ar desligado, fica em 750 rpm. Com o ar condicionado ligado, a marcha lenta fica nos mesmos 750 rpm, mas da pra perceber que fica nos 750 rpm pesado para o motor... A rotacao com o ar ligado teria que ficar mais alta dos que os 750 rpm ?

Nao sei porque o clio fica a apenas 750 rpm em marcha lenta, enquanto a maioria dos carros que vejo fica na faixa de 900 rpm ...

a tbi deve estar suja novamente, faz 2 anos que limpei. O problema de morrer com o ar ligado começou a acontecer novamente. Vou limpar novamente.
Reparei que se eu estou numa rotacao intermediaria ( 3000 rpm ) e piso na embreagem ele consegue estabilizar a marcha lenta nos 750 rpm sem morrer. Porém se estou numa rotação mais baixa, tipo na faixa de 1500 ou 2000 rpm, dificilmente ele consegue segurar a marcha lenta e morre...

desde ja obrigado pela ajuda.

#16 daviddiniz

daviddiniz

    Chato


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Postado 29 janeiro 2012 - 06:29

Ronaldo o Edgar já respondeu o que tá ocorrendo. A solução para o problema é você trocar ou reprogramar a injeção para que quando o Ar Condicionado for ligado ela acelere a marcha lenta.

Meu Logan tem rotação de Marcha lenta de 500rpm quando o Ar não está ligado e quando está ligado vai para cerca de 600rpm.
David Diniz

#17 lfmodesto

lfmodesto

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Postado 14 fevereiro 2012 - 01:35

Resolvido o problema no meu carro.

O mecanico informou que ao que tudo indica o ar condicionado é original ...

Eu tentei a limpeza com car80 novamente. Mas dessa vez não deu resultado positivo. Continuou na mesma. ( lembrando que só dava problema com o ar ligado. Com o ar desligado nunca tive problema).

Levei no mecanico que conheço e depois de testes, condenou a TBI. ( Antes de trocar, foi feita limpeza da tbi e sensor de rotação )

Por via das dúvidas, além da tbi, já troquei tbm o sensor de rotação.
Ficou em R$ 313,00 da TBI, R$ 110,00 do sensor de rotação+conector + R$ 100,00 mão de obra... ( as peças foram compradas na css renault valec de cps )

Agora tá beleza. Quando to com o ar ligado, e piso na embreagem, a rotação não despenca mais do jeito que fazia ... cai sussegada e estabiliza em 750 rpm.

#18 Marco R. S.

Marco R. S.

    Novato


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Postado 14 fevereiro 2012 - 06:25

Já vi esse problema acontecer...
Apenas com uma limpeza na TBI utilizando um descarbonizante já resolveu...

#19 Toninho_sv

Toninho_sv

    Zuão


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Postado 14 fevereiro 2012 - 11:11

Resolvido o problema no meu carro.

O mecanico informou que ao que tudo indica o ar condicionado é original ...

Eu tentei a limpeza com car80 novamente. Mas dessa vez não deu resultado positivo. Continuou na mesma. ( lembrando que só dava problema com o ar ligado. Com o ar desligado nunca tive problema).

Levei no mecanico que conheço e depois de testes, condenou a TBI. ( Antes de trocar, foi feita limpeza da tbi e sensor de rotação )

Por via das dúvidas, além da tbi, já troquei tbm o sensor de rotação.
Ficou em R$ 313,00 da TBI, R$ 110,00 do sensor de rotação+conector + R$ 100,00 mão de obra... ( as peças foram compradas na css renault valec de cps )

Agora tá beleza. Quando to com o ar ligado, e piso na embreagem, a rotação não despenca mais do jeito que fazia ... cai sussegada e estabiliza em 750 rpm.

Se a rotação vai a 750, o ar não é original, com o ar ela fica acima de 900 RPM, abaixo disso a central desacopla o compressor.

#20 lfmodesto

lfmodesto

    Novato


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Postado 25 fevereiro 2012 - 08:30

Se a rotação vai a 750, o ar não é original, com o ar ela fica acima de 900 RPM, abaixo disso a central desacopla o compressor.


Toninho, além da rotação que não sobe para 900 rpm, tem como identificar de alguma forma olhando para as peças se o ar é original ou não ?

saberia dizer se no clio 1.0 16v d4d flex com ar original a correia do alternador e a do ar condincionado é a mesma ou uma para o ar e outra para o alternador ?

pergunto isso, porque lembro de um idea 1.4 do meu sogro, que foi possivel identificar que o ar foi instalado na concessionaria porque o ar da original é uma correia só, a dele tinha uma para o ar e outra para o alternador + direção hidraulica...



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