Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Como testar a ventoinha???

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
46 respostas neste tópico

#21 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 09 setembro 2010 - 11:31

Espetado no cabeçote ;)

Pode procurar pelo motor todo... só tem um sensor a água.

É loucura sim, o painel marcar e a ventoinha não armar... mas no meu caso, quando troquei o sensor não tive mais problemas.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#22 spot

spot

Entendido

• Topic Starter

• 775 posts

Postado 17 setembro 2010 - 04:09

Espetado no cabeçote ;)

Pode procurar pelo motor todo... só tem um sensor a água.

É loucura sim, o painel marcar e a ventoinha não armar... mas no meu caso, quando troquei o sensor não tive mais problemas.

Complicado trocar tal sensor? Algum procedimento?

abçs

EDIT*

Pelo que eu vi ele é rosqueado, confere?
Imagem Postada
[x] Molas
[x] Xenon
[x] G5
[x] Som, sub, etc
[x] Rodas 17
Garagem: viewtopic.php?f=14&t=10357

#23 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 19 setembro 2010 - 12:28

Confere, tirar um e botar o outro. Preferência com motor frio. Não retire a tampa do reservatório de expansão...

"Quebre" o torque do antigo com a chave de boca, e vá desrosqueando com uma mão... o sensor novo na outra. Quando tirar um, já mete o outro no local para não perder aditivo de radiador ;)

No aperto, cuidar o torque. Tipo, rosqueou o sensor, dê um aperto suficiente para não haver vazamento. Acho que entre 1/8 de volta e 1/4 de volta de aperto tá ótimo e não dá vazamento.

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

#24 Rogérioscenic

Rogérioscenic

Novato

• 6 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Estado: SP

Postado 31 dezembro 2011 - 01:13

estou passando por um problema parecido minha scenic 1.6 16v 2004 automatica, sempre trabalhou com um ponto acima do meio, mas começou a subir dai troquei valvula termostatica, fiz a limpeza do sistema e o problema continua, bomba da agua acho que não é, acredito que seja sensor de temperatura, mas não sei onde fica este sensor, alguem pode me ajudar????? queria viajar na segunda mas agora estou com medo, se ligar o ac a temperatura normaliza.

#25 Rogérioscenic

Rogérioscenic

Novato

• 6 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Estado: SP

Postado 01 janeiro 2012 - 10:02

Beleza pessoal encontrei onde fica o tal sensor, puts na minha frente e eu não sabia fica bem proximo a valvula termostatica, agora vou ver se acho pra comprar aqui em guarulhos, sp valeu, só uma duvida esse parafuso que tira bolhas de ar do sistema como funciona tem que tirar ele todo??? com motor quente ou frio????

#26 Felipe Braz

Felipe Braz

Entendido

• 342 posts
  • Veículo: Outro
  • Estado: GO

Postado 01 janeiro 2012 - 06:04

Na minha opinião, sempre mecher com o sistema de arrefecimento com o motor frio.

Ex: Renault Clio 1.0 16V Flex
Ex: Renault Symbol 1.6 8V Expression

Nissan March 1.6S - Prata

#27 nava

nava

Novato

• 15 posts
  • Veículo: Renault Symbol
  • Motorização: 1.6 8v
  • Estado: PR

Postado 29 outubro 2012 - 10:57

No symbol tem perto do farol lado motirsta no radiador um sensor que é uma mola. Ele capta o calor do radiador e liga a ventoinha.
Tem mais um sensor no cabeçote que manda pra ie e provavelmente tb para o painel. procure por um parafuso com um fio só...
Symbol 2010 1.6 8V
Ex: clio sedan 1.0 16 V

#28 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 739 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 1.0 16v
Contribuidor

Postado 29 outubro 2012 - 11:17

No symbol tem perto do farol lado motirsta no radiador um sensor que é uma mola. Ele capta o calor do radiador e liga a ventoinha.
Tem mais um sensor no cabeçote que manda pra ie e provavelmente tb para o painel. procure por um parafuso com um fio só...

Isso aí não é um sensor e não capta calor nada disso....
OS - CAR Serviços Automotivos

Oficina Especializada RENAULT

Curitiba-PR

oficinaos-car@hotmail.com

#29 vagnerjsmello

vagnerjsmello

Novato

• 40 posts
  • Estado: RJ

Postado 29 outubro 2012 - 11:29

Olá amigos,

Meu Clio Sedan 2001 1.6 RT está assim:

O filho da mãe está esquentando que só!!! O "ventilador" só arma de vez em quando, muito raramente... Então quando o ponteiro passa do meio, já quase chegando na marcação seguinte (pra cima) eu ligo o AR CONDICIONADO e o tal "ventilador" arma normalmente... Por que ele não está armando normalmente??? Seria esse tal sensor??? É difícil fazer a troca???

*Se for só isso R$50,00 resolve.

#30 vagnerjsmello

vagnerjsmello

Novato

• 40 posts

Postado 29 outubro 2012 - 11:56

Há um sensor que fica no cabeçote, abaixo do filtro de ar (no caso dos 1.0) ou caixa de ressonância (1.6-16v).
Só tirar ele...

Se o sensor estiver zuado, ela funcionaria igual.
Ligando o AC, a ventoinha é acionada pelo módulo. Não fica relacionado ao sensor, teu pensamento está correto http://forum.renaultclube.com/public/sty...

Até onde sei, nossos Renault acionam a ventoinha via módulo de IE.
O sensor manda a temperatura do motor... a central decide quando acionar a ventoinha.

Olá Edgar, Acabei de fazer o teste!
Despluguei o sensor e logo o "tal ventilador" começou a funcionar.
Quando eu ligo o AC funciona normalmente!

Então, é só trocar o sensor ou pode ser mais alguma coisa?

#31 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
Contribuidor

Postado 29 outubro 2012 - 05:06

A ventoinha tem duas velocidades.

O seu problema deve estar no relé da primeira velocidade, já que o AC liga ela na velocidade máxima e retirando o sensor ela também liga no máximo ;)

- - - - - - -

#32 vagnerjsmello

vagnerjsmello

Novato

• 40 posts

Postado 29 outubro 2012 - 09:27

A ventoinha tem duas velocidades.
O seu problema deve estar no relé da primeira velocidade, já que o AC liga ela na velocidade máxima e retirando o sensor ela também liga no máximo http://forum.renaultclube.com/public/sty...

Onde está isso? É fácil de trocar? hehehe sou muito leigo no assunto

#33 nava

nava

Novato

• 15 posts
  • Veículo: Renault Symbol
  • Motorização: 1.6 8v

Postado 30 outubro 2012 - 06:58

Será que estamos falando do mesmo sensor?
Me refiro ao que está fixado junto ao radiador, tem um conector de 3 fios, uma mola (resistencia) e um termistor. Cotei ela inclusive para ver se trocava a minha e o vendedor informou: "termostato da ventoinha renault symbol"...
  • flavioultra curtiu isso
Symbol 2010 1.6 8V
Ex: clio sedan 1.0 16 V

#34 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 739 posts
Contribuidor

Postado 30 outubro 2012 - 09:38

Será que estamos falando do mesmo sensor?
Me refiro ao que está fixado junto ao radiador, tem um conector de 3 fios, uma mola (resistencia) e um termistor. Cotei ela inclusive para ver se trocava a minha e o vendedor informou: "termostato da ventoinha renault symbol"...

Esta peça aí, como eu disse, não é sensor e não participa das estratégias de disparo da ventoinha. Isso aí no radiador é a resistência da 1ª velocidade. Quando a injeção recebe pelo sensor (de 3 vias fixado no cabeçote) a informação de temperatura à 99ºC, a injeção comuta 1 relé (de 25A para a velocidade 1). A tensão de saída do rlé é de 12V, mas antes de chegar à ventoinha passa por essa resistência para a tensão cair em torno de 7V, então a ventoinha gira com menor velocidade.

Já quando a temperatura chega a 102ºC, a injeção comuta outro relé (de 40A para a velocidade 2). Nesse caso, a via de tensão 12V vai direto à ventoinha, então ela gira mais forte.

Quando essa resistência aí está queimada, interrompida (circuito aberto), tanto à 99ºC quanto no acionamento do A/C, a ventoinha não gira. Só vai girar quando entrar as condições de acoplamento da 2ª velocidade.

Curitiba-PR

#35 vagnerjsmello

vagnerjsmello

Novato

• 40 posts

Postado 30 outubro 2012 - 09:07

Olá Edgar, Acabei de fazer o teste!
Despluguei o sensor e logo o "tal ventilador" começou a funcionar.
Quando eu ligo o AC funciona normalmente!

Então galera, tudo voltou ao normal! Acredito que no meu caso era mal contato mesmo.
Funcionando perfeitamente! Ponteiro no meio e ameaçando a subir, ventoinha arma logo! hehehe

Vlw as dicas

#36 Rafael_Facanha

Rafael_Facanha

Flooder

• 1.898 posts

Postado 01 novembro 2012 - 08:04

Esta peça aí, como eu disse, não é sensor e não participa das estratégias de disparo da ventoinha. Isso aí no radiador é a resistência da 1ª velocidade. Quando a injeção recebe pelo sensor (de 3 vias fixado no cabeçote) a informação de temperatura à 99ºC, a injeção comuta 1 relé (de 25A para a velocidade 1). A tensão de saída do rlé é de 12V, mas antes de chegar à ventoinha passa por essa resistência para a tensão cair em torno de 7V, então a ventoinha gira com menor velocidade.

Já quando a temperatura chega a 102ºC, a injeção comuta outro relé (de 40A para a velocidade 2). Nesse caso, a via de tensão 12V vai direto à ventoinha, então ela gira mais forte.

Quando essa resistência aí está queimada, interrompida (circuito aberto), tanto à 99ºC quanto no acionamento do A/C, a ventoinha não gira. Só vai girar quando entrar as condições de acoplamento da 2ª velocidade.

Aproveitando pra tirar uma dúvida. Eu tinha um Astra e lembro que era fácil reparar as duas velocidades. No Clio, nunca consegui. Só vejo funcionar uma velocidade.
Pelo que vc disse (deixa ver se eu entendi) o AC liga a primeira velocidade, certo? A mesma é ligada ao chegar a temp de 99º. Acho que essa funciona normalmente pois quando aciono o AC, a ventuinha é ligada.
Então como faço pra testar se a segunda velocidade está funcionando normalmente? (partindo do princípio que a primeita funciona)?

Estou com essa "pulga atrás da orelha" desde quando comprei o carro. Mas como a temperatura nunca subiu muito, não me preocupei tanto. Mas esse será o primeiro verãozão que pegarei com ele...

Valeu!

#37 OS - CAR Oficina Renault

OS - CAR Oficina Renault

Técnico

• 739 posts
Contribuidor

Postado 01 novembro 2012 - 08:30

Aproveitando pra tirar uma dúvida. Eu tinha um Astra e lembro que era fácil reparar as duas velocidades. No Clio, nunca consegui. Só vejo funcionar uma velocidade.
Pelo que vc disse (deixa ver se eu entendi) o AC liga a primeira velocidade, certo? A mesma é ligada ao chegar a temp de 99º. Acho que essa funciona normalmente pois quando aciono o AC, a ventuinha é ligada.
Então como faço pra testar se a segunda velocidade está funcionando normalmente? (partindo do princípio que a primeita funciona)?

Estou com essa "pulga atrás da orelha" desde quando comprei o carro. Mas como a temperatura nunca subiu muito, não me preocupei tanto. Mas esse será o primeiro verãozão que pegarei com ele...

Valeu!

Deslige o relé da 1ª o despluge a resistência da 1ª velocidade e deixe a temperatura ultrapassar os 99ºC. Quando ela chegar em 103 o 104ºC vai disparar a 2ª.

Curitiba-PR

#38 guatura

guatura

Entendido

• 140 posts
  • Estado: MG

Postado 12 janeiro 2013 - 05:00

a temperatura dificilmente sobe, isso eh otimo
no geral o projeto de arrefecimento nos renault costuma ser mto bom

peguem um corsa, celta... eh uma volta no quarteirao pro carro esquentar....

#39 guatura

guatura

Entendido

• 140 posts
  • Estado: MG

Postado 12 janeiro 2013 - 05:04

obs: na estrada se esta de 5a marcha e andando tranquilamente, a uns 100 por hora, chega ate a cair abaixo do nivel ideal...
na minha opiniao essa caracteristica eh uma qualidade, e nao um defeito (a nao ser casos que o sensor esteja com problema)
Mas pra quem vem de um Chevrolet, Fiat, Ford... costuma estranhar no comeco

#40 DamianDiego

DamianDiego

Entendido

• 116 posts
  • Estado: SC

Postado 09 abril 2013 - 07:49

Boas pessoal

Sei que to revivendo o topico, mas estou com uma duvida.

Hoje tive uma má impressão em relacão a temperatura desde que estou com o carro(faz apenas 1 mes)

Sempre notei que a temperatura ficava abaixo, na maioria das vezes estou com o ar ligado.

Hoje com o ar desligado e em um transito não tão parado, a temperatura subiu até o meio.

Cheguei em casa, deixei o carro ligado para ver se a ventoinha ligasse, subiu até o proximo ponteiro (do meio + 1 ponteiro)

E nada da ventoinha ligar.

Então liguei o ar-c, e vi que ela funcionou, mas não numa velocidade muito rapida, então a temp baixou. mas se desligo o ar-c, ele demora um pouco pra subir

a temp, mas nao liga a ventoinha.

Afinal, o AR-C faz ela ligar na 2 velocidade?

Como faço para ela ligar na 2 velocidade pra ver se esta tudo ok?

Vi o comentario do Oscar explicando, mas como nao entendo de eletrica, nao sei onde ficam os reles e nao sei quais são, se tiver fotos, vai ser mais explicativo.

Peguei o manual agora, e vou ler pra ve se diz algo, ou se é apenas eu que fiquei com a pulga atras da orelha, por isso nao ter acontecido nesse meu primeiro

mes com o carro.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos