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Como testar a ventoinha???


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46 respostas neste tópico

#41 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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Contribuidor

Postado 09 abril 2013 - 09:25

Cara, região sul já está com temperatura a mena, a ponto de não ser necessário ligar o segundo estágio, segundo a programação da UCE.

Hoje testei uma Eco e a ventoinha, que faz um barulho tremendo, só ligava na primeira velocidade. QUando mechi neste carro faz dois meses, ela ligava no segundo estágio com AC ligado.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#42 DamianDiego

DamianDiego

    Entendido


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Postado 09 abril 2013 - 09:37

Entendi, realmente a temperatura está boa para calor, cerca de 22 a 24 graus.

Mas ja peguei dias de 30 graus que nao chegou a subir ao meio, talvez devido ao ar ligado.

Também nao cheguei a notar a velocidade da ventoinha nos dias que fez muito quente.

Vou continuar monitorando a temperatura, olhei a agua e está ok está quase na marcacão do --------- MAX

Obrigado Edgar!

#43 lucaverna

lucaverna

    Novato


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Postado 18 julho 2013 - 05:43

Eu tenho uma duvida, a informação de temperatura do painel vem do modulo de injeção, e por consequencia do mesmo sensor?  Meu antigo uno tinha um sensor de temperatura para o painel, um para a injeção e a ventoinha era controlada por uma batatinha.... ou seja... 3 temperaturas diferentes!



#44 flavioultra

flavioultra

    Novato


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Postado 30 julho 2013 - 06:53

Será que estamos falando do mesmo sensor?
Me refiro ao que está fixado junto ao radiador, tem um conector de 3 fios, uma mola (resistencia) e um termistor. Cotei ela inclusive para ver se trocava a minha e o vendedor informou: "termostato da ventoinha renault symbol"...


Nava, vc conseguiu resolver o problema de aquecimento do Symbol? Como resolveu?

#45 flavioultra

flavioultra

    Novato


  • 3 posts
  • Cidade: rio de janeiro

Postado 30 julho 2013 - 07:09

Esta peça aí, como eu disse, não é sensor e não participa das estratégias de disparo da ventoinha. Isso aí no radiador é a resistência da 1ª velocidade. Quando a injeção recebe pelo sensor (de 3 vias fixado no cabeçote) a informação de temperatura à 99ºC, a injeção comuta 1 relé (de 25A para a velocidade 1). A tensão de saída do rlé é de 12V, mas antes de chegar à ventoinha passa por essa resistência para a tensão cair em torno de 7V, então a ventoinha gira com menor velocidade.

Já quando a temperatura chega a 102ºC, a injeção comuta outro relé (de 40A para a velocidade 2). Nesse caso, a via de tensão 12V vai direto à ventoinha, então ela gira mais forte.

Quando essa resistência aí está queimada, interrompida (circuito aberto), tanto à 99ºC quanto no acionamento do A/C, a ventoinha não gira. Só vai girar quando entrar as condições de acoplamento da 2ª velocidade.

Esta peça aí, como eu disse, não é sensor e não participa das estratégias de disparo da ventoinha. Isso aí no radiador é a resistência da 1ª velocidade. Quando a injeção recebe pelo sensor (de 3 vias fixado no cabeçote) a informação de temperatura à 99ºC, a injeção comuta 1 relé (de 25A para a velocidade 1). A tensão de saída do rlé é de 12V, mas antes de chegar à ventoinha passa por essa resistência para a tensão cair em torno de 7V, então a ventoinha gira com menor velocidade.o

Já quando a temperatura chega a 102ºC, a injeção comuta outro relé (de 40A para a velocidade 2). Nesse caso, a via de tensão 12V vai direto à ventoinha, então ela gira mais forte.

Quando essa resistência aí está queimada, interrompida (circuito aberto), tanto à 99ºC quanto no acionamento do A/C, a ventoinha não gira. Só vai girar quando entrar as condições de acoplamento da 2ª velocidade.



Amigo, poderia me dar uma ajuda, tenho um Symbol 1.6 16V 11/11, o problema é parecido, com o A/C desligado a temperatura vai quase no máximo, qnd ligo o A/C a ventoinha liga na maior velocidade, o que pode ser? O que eu posso testar e como? Se for algum sensor, onde se localiza e como trocar?

#46 lucaverna

lucaverna

    Novato


  • 94 posts
  • Veículo: Renault Scenic
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Viamão
  • Estado: RS

Postado 30 julho 2013 - 12:11

Eu tenho uma duvida, a informação de temperatura do painel vem do modulo de injeção, e por consequencia do mesmo sensor?  Meu antigo uno tinha um sensor de temperatura para o painel, um para a injeção e a ventoinha era controlada por uma batatinha.... ou seja... 3 temperaturas diferentes!

Cheguei em casa e desconectei o dito sensor, e o marcador de temperatura parou de funcionar... ou seja.. aquele sensor é o pica das galaxias das temperaturas :desdentado: !

Minha ventoinha ta como manda o figurino!



#47 Thiago Mene

Thiago Mene

    Novato


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  • Motorização: 1.6 8v
  • Cidade: Rio das Ostras
  • Estado: RJ

Postado 06 janeiro 2014 - 07:52

Senhores especialistas,

 

Tenho um Symbol 10/10 1.6 8v que está apresentando um problema de aquecimento.

Quando o carro está sem A/C a ventoinha só arma quando a temperatura passa do primeiro traço acima do meio e numa velocidade muito baixa que é insuficiente para manter o carro na temperatura de projeto.

Quando está com  o A/C ligado a ventoinha fica com velocidade alta e mantém o indicador de temperatura no meio ou abaixo dele, ou seja, no ponto de projeto.





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