Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Scenic Câmbio Manual x Câmbio Automático

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

• Por favor, faça o login para responder
7 respostas neste tópico

#1 Arilson

Arilson

Novato

• 1 posts

Postado 26 junho 2009 - 01:00

Pessoal,
Para entrar com honras num clube de Renault, acredito que preciso de ter um Renault! Então Peço a ajuda de vcs para este marinheiro de primeira viagem nos carros franceses...
Como $$$$ tá curto, estou decidindo entre comprar um SCENIC (usado) Manual ou Automático. Ou na pior, um CLIO mas achei o SCENIC mais 'bunitaum'.
Com certeza, estou procurando um já nacional...pelo que me informaram, é a partir de 2001 (frente nova)

Tenho o sonho de consumo de ter um carro automático, mas tenho medo de sua manutenção. Será que é tão penoso assim ou vale arriscar ? Caso dê algo muito sério dá pra converter pra uma caixa manual no futuro ? Pois Tenho um amigo que teve de fazer isso com um passat alemão. Por isso a minha dúvida cruel.

No mais, alguém tem alguma dica o que posso conferir neste francês pra naum comprar gato por lebre ?

Desde já, obrigado pelo fórum !

Arilson
http://www.viciofashion.com.br
Arilson Mathias
Acesse: www.viciofashion.com.br
e leve sua paixão no peito!.

#2 Fellype

Fellype

Administrador

• 19.056 posts
  • Veículo: Renault Clio
  • Motorização: 2.0 16v
  • Estado: SP

Postado 28 junho 2009 - 06:24

Manutenção do cambio automático é sempre bem mais cara que a do cambio manual, fora que, se o cambio automatico não foi bem cuidado e feito revisões e manutenções corretas, a chance de dar problema é bem maior.

Abraços.
Unichip: Compre o seu com desconto especial do Renault Clube.

Dúvidas:
fellype@renaultclube.com
@RenaultClube

#3 abfreire

abfreire

Novato

• 32 posts

Postado 22 janeiro 2010 - 12:58

o cambio automático da scenic é um mico, acredite. Eu mesmo tenho um automático e ele já me deixou na mão. Vou pegar na oficina hoje.
Custo R$ 950,00 - Troca da solenoide do sensor de pressão, retentor é óleo. A cada 40.000,00 km tem que trocar o óleo pra não ter problemas ( ou adiá-los ).
Alessandro B. Freire
Scénic 02/02 RXE 2.0 16V Automática

#4 cabral.bh

cabral.bh

Entendido

• 189 posts
  • Motorização: 1.6 16v
  • Estado: Outro

Postado 22 janeiro 2010 - 01:04

o cambio automático da scenic é um mico, acredite. Eu mesmo tenho um automático e ele já me deixou na mão. Vou pegar na oficina hoje.
Custo R$ 950,00 - Troca da solenoide do sensor de pressão, retentor é óleo. A cada 40.000,00 km tem que trocar o óleo pra não ter problemas ( ou adiá-los ).

Tá barato.
Estou com um defeito em um retentor da seletora do cambio manual. O retentor é até barato 30,00 lullas. o Caro é a mão de obra; 1800,00 lulas cobrado pala concessionária. Motivo, tem de desmontar o cambio manual todo para trocar esse retentor.
Clio RT 2003 1.6 16V
Em processo de recuperação.

#5 cabral.bh

cabral.bh

Entendido

• 189 posts
  • Estado: Outro

Postado 22 janeiro 2010 - 01:14

Cara, defeito pode dar tanto em cambio manual como automático. o custo depende do que fuder.

Agora o custo de manutenção ( trocas periodicas de oleo e filtro no auto e kit embreagem no manual) acho até mais barato no auto.
Exemplo que eu conheço e o NewFit:
Troca de oleo e filtro a cada 40kkm (manual fala em 80kkm) por segurança: 140,00lullas.
Kit embreagem para o Fit (nem é o novo) de 430 a 650 sem mão de obra a cada 80kkm a 100kkm. http://comprar.todao... ... BITKU#rmcl
Clio RT 2003 1.6 16V
Em processo de recuperação.

#6 abfreire

abfreire

Novato

• 32 posts

Postado 25 janeiro 2010 - 06:54

Só pra complementar, eu corri atrás de mais informações sobre o câmbio automático da Scénic. De acordo com as 3 lojas que fui para fazer o orçamento, a solenóide original é uma porcaria e pifa mesmo. Após a troca, o problema deixa de existir pq. a solenóide de reposição é mais "forte", por assim dizer.
A troca de óleo do câmbio deve ser feita, religiosamente, a cada 40.000 km. Fora isso, normalmente acontece de a bobina utilizada para trocar as marchas começar a fazer um zumbido. Hora de trocar também. Então, me desdizendo, não é um mico. O problema é que as pessoas descuidam do câmbio. Aí quebra e a culpa é do pobre coitado. Tem que fazer a manutenção preventiva. Scénic, apesar de barato, não é carro pé-de-boi. A manutenção é cara e nem sempre as pessoas se atentam para isso.

No meu caso, o cambio deu problema porque o dono anterior colocou óleo de direção hidráulica no câmbio!!! Coisa de mecânico e/ou dono picareta mesmo. Como assim que deu o problema eu já parei o carro, nada mais foi afetado, mas poderia causar um prejuízo enorme. Ainda bem que a agência que me vendeu o carro ( São Lucas Automóveis na Anhaia Melo, SP ) assumiu sem pestanejar o problema e cobriu todas as despesas com o conserto do câmbio. Apesar de estar na garantia, se tivesse comprado de uma agência meia-boca (acho que 90 % delas são), eu teria dor de cabeça.
Alessandro B. Freire
Scénic 02/02 RXE 2.0 16V Automática

#7 Daniela Akemi

Daniela Akemi

Novato

• 1 posts

Postado 24 maro 2010 - 11:24

Olá Alessandro.
Minha scenic tb é câmbio automático, RXE 2.0, ano 2002. Ficou no mecânico da loja onde comprei em dezembro para troca da solenoide. Deixei na concessionária hj porque tentei subir uma rampa e tive que voltar de ré. O carro simplesmente não sobe. Como faço pra saber se o antigo dono colocou óleo de direção hidráulica no câmbio?

Obrigada
Daniela
qualidade.pompeia@saocamilo.com

#8 edgar_rs

edgar_rs

Moderador

• 15.327 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 26 maro 2010 - 11:32

Não tem como saber qual o lubrificante usado. O ideal é trocar pelo correto para ter certeza.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos