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Temperatura acima do meio. Problemas??


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24 respostas neste tópico

#1 FHS

FHS

    Novato


  • 54 posts
  • Cidade: mirassol

Postado 20 julho 2009 - 12:29


Galera sou novato aqui no forum, peço desculpas se tiver postando de forma errada.

Comprei um Clio RT 1.6 8V 99/00, tá com 83.000. Logo que peguei o carro mandei trocar o óleo, limpar o radiador e colocar aditivo. Na limpeza o mecânico descobriu que o carro estava sem válvula termostática, haviam retirado. Mandei colocar uma nova.
Ocorre o seguinte, o carro aquece bem rápido, rodando pouco tempo, passa uma marca acima do meio e liga a ventoinha. Porém, a temperatura fica sempre acima do meio e ás vezes, chega na última marca ANTES de chegar nas marcas duplas, que são as últimas. Não está baixando a água e a ventoinha está funcionando até mesmo se desligar o carro, ela permance acionada e depois desliga.
Será que é normal acontecer isso no Clio? Se não, o que pode estar acontecendo?

Tenho uma outra dúvida: Já lí alguns posts relacionados ao assunto mas vou " reforçar" minha pergunta:
A empreagem tá muito dura, o pedal chega a rangir no início do percurso. É normal isso? Lí aqui que a embreagem da Renault costuma ser dura, mas ao ponto de rangir o pedal??

Abç!!
Renault Clio RT 1.6 8V

#2 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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  • Cidade: Novo Hamburgo
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Contribuidor

Postado 20 julho 2009 - 09:25

É bem provável que tenham colocado uma válvula termostática com temperatura fora do original. Aí só trocando ela de novo e colocando uma com a temperatura de funcionamento correto.

Acho improvável problema com o cebolão do radiador... visto que o mesmo arma e desarma a ventoinha. Também é improvável que seja problema no marcador do painel.

Porém, se a válvula está de acordo com a especificação original, pode haver dois problemas com seu carro: radiador entupido ou bomba da água com aletas cavitadas. É mais provável um problema no radiador, mesmo que você tenha feito uma limpeza no sistema.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
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#3 FHS

FHS

    Novato

  • Topic Starter

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  • Cidade: mirassol

Postado 21 julho 2009 - 12:44

Vou checar isso Edgar. Obrigado pela dica.
Renault Clio RT 1.6 8V

#4 bleckman

bleckman

    Novato


  • 1 posts
  • Cidade: NIteroi

Postado 21 julho 2009 - 09:40

AMigos,
tb sou novo aqui e estou com o mesmo problema do colega acima. Tenho um Scenic 1.6 16v 03 e o ponteiro da temperatura também passa do meio. Já troquei válvula, sensor de temperatura, bomba d´'agua´. Já fiz a limpeza do sistema de água. Ninguém consegue descobrir.
O último diagnóstico que eu tenho é que o meu bloco está trincado, isso pode fazer com que de esse problema da temperatura?

Abs

#5 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.303 posts
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Contribuidor

Postado 21 julho 2009 - 09:52

Já testastes o painel de instrumentos, se está mostrando a temperatura perfeitamente?

Bloco trincado... quem disse isto?
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

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#6 FHS

FHS

    Novato

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  • Cidade: mirassol

Postado 15 agosto 2009 - 02:35

Qual a posição ideal do ponteiro para ligar a ventoinha? No Clio não tem números, só aqueles pontinhos e as duas últimas marcações são duplas. E qual a posição ideal de funcionamento? O ponteiro normalmente fica em qual marca?
Aos proprietários de Clio 1.6, me ajudem.
Renault Clio RT 1.6 8V

#7 spot

spot

    Entendido


  • 775 posts
  • Cidade: Sao Jose dos Campos

Postado 15 agosto 2009 - 08:53

Qual a posição ideal do ponteiro para ligar a ventoinha? No Clio não tem números, só aqueles pontinhos e as duas últimas marcações são duplas. E qual a posição ideal de funcionamento? O ponteiro normalmente fica em qual marca?
Aos proprietários de Clio 1.6, me ajudem.



creio q seja normal que o ponteiro fique sempre no meio

e pra ligar a ventoinha é um pontinho a mais do marcador, um acima do meio, me corriga Edgar se eu estiver errado
Imagem Postada
[x] Molas
[x] Xenon
[x] G5
[x] Som, sub, etc
[x] Rodas 17
Garagem: viewtopic.php?f=14&t=10357

#8 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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Contribuidor

Postado 17 agosto 2009 - 11:37

Isto aí Spot!

No meu carro é desta maneira (ponteiro sempre pelo meio com motor quente, aciona ventoinha após chegar perto da primeira marcação após o meio da marcação e, caso continue avançando, aciona a segunda velocidade na segunda marcação).
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
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#9 REDOXON

REDOXON

    Entendido


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Postado 17 agosto 2009 - 05:49

AMigos,
tb sou novo aqui e estou com o mesmo problema do colega acima. Tenho um Scenic 1.6 16v 03 e o ponteiro da temperatura também passa do meio. Já troquei válvula, sensor de temperatura, bomba d´'agua´. Já fiz a limpeza do sistema de água. Ninguém consegue descobrir.
O último diagnóstico que eu tenho é que o meu bloco está trincado, isso pode fazer com que de esse problema da temperatura?

Abs

bleckman,
Tive uma Scenic que com menos de 1000 km o ponteiro de temperatura simplesmente colava no vermelho.
Da 1ª vez tomei um baita susto pois estava na estrada e por um momento pensei que o motor ia pro saco ...
Percebi num 2º momento que conforme eu subia a ventilação forçada da cabine, o ponteiro do marcador também o acompanhava. E vice-versa.
Na autorizada detectaram que era algum problema elétrico (fio solto, curto, sei lá ...).
Já reparou se no seu também ocorre o mesmo ?
Ex-Clio Hatch RN 1.0 8V
Ex-Clio Sedan RT 1.0 16V
Ex-Scénic Expression 1.6 16V
Ex-Mégane SD Dynamique 1.6 16V Hi-Flex
Ex-Mégane GT Dynamique 1.6 16V Hi-Flex

#10 Toninho_sv

Toninho_sv

    Zuão


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Postado 17 agosto 2009 - 10:06

AMigos,
tb sou novo aqui e estou com o mesmo problema do colega acima. Tenho um Scenic 1.6 16v 03 e o ponteiro da temperatura também passa do meio. Já troquei válvula, sensor de temperatura, bomba d´'agua´. Já fiz a limpeza do sistema de água. Ninguém consegue descobrir.
O último diagnóstico que eu tenho é que o meu bloco está trincado, isso pode fazer com que de esse problema da temperatura?

Abs

bleckman,
Tive uma Scenic que com menos de 1000 km o ponteiro de temperatura simplesmente colava no vermelho.
Da 1ª vez tomei um baita susto pois estava na estrada e por um momento pensei que o motor ia pro saco ...
Percebi num 2º momento que conforme eu subia a ventilação forçada da cabine, o ponteiro do marcador também o acompanhava. E vice-versa.
Na autorizada detectaram que era algum problema elétrico (fio solto, curto, sei lá ...).
Já reparou se no seu também ocorre o mesmo ?


Pode até ser...esse painel do clio/scénic(é o mesmo) é meio "sensível"... o meu quando restauraram o parachoque e retiraram os faróis de neblina, ligaram algum fio mal, e quando desligava o carro com os faróis de neblina e de posição ligados, o ponteiro da gasolina ia totalmente pra cima (fora da escala, MUITO bizarro) e o contagiros marcava 1750 rpm (com motor e chave DESLIGADOS...)

#11 FHS

FHS

    Novato

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Postado 17 agosto 2009 - 11:57

Nossa..Toninho que bizarro isso!!!
A luz indicativa da lanterna de neblina no meu, está piscando sem a lanterna estar acesa. E quando dou seta e esterço o carro ela pisca junto com a seta hehehe!!!
Vai entender esses Clios!!!!

Será que minha chave de seta foi pro saco????? Ou será só osmar...contato?? rsrsrs
Renault Clio RT 1.6 8V

#12 Jimi

Jimi

    Entendido


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Postado 18 agosto 2009 - 12:08

FHS,

Pode ser o aterramento do fio que fica na lanterna traseira esquerda do seu carro..

Ligue o carro, acenda a lanterna e de seta para algum lado... veja se tem alguma coisa estranha na traseira...

abracos

Dimitry Zalewsky
 


#13 Toninho_sv

Toninho_sv

    Zuão


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Postado 19 agosto 2009 - 12:17

FHS,

Pode ser o aterramento do fio que fica na lanterna traseira esquerda do seu carro..

Ligue o carro, acenda a lanterna e de seta para algum lado... veja se tem alguma coisa estranha na traseira...

abracos

Exato... no caso é a luz amarela, da lanterna de neblina traseira né? Caso seja, creio na tese do jimi... caso seja a verde dos FN dianteiros, sem idéia :s

#14 FHS

FHS

    Novato

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Postado 19 agosto 2009 - 01:14

Sim Toninho, é a luz amarela da lanterna de neblina traseira (aliás é alaranjada né rsrs)
Vou testar o que o Jimi sugeriu, depois respondo aqui.
Tenho que abrir a lanterna pra chegar nesse fio né?
Obrigado pelas dicas.
Abraço
Renault Clio RT 1.6 8V

#15 Jimi

Jimi

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Postado 19 agosto 2009 - 04:23

FHS,

Eh exatamente o chicote da lanterna que tem o aterramento, somente na lanterna do lado do passageiro...

Voce vai perceber que tem um dos PLUGS que esta mais gasto, tente limpar o contato, pois ele fica com um pouco de zinabre...

qq duvida estamos ai...

Dimitry Zalewsky
 


#16 Toninho_sv

Toninho_sv

    Zuão


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Postado 21 agosto 2009 - 08:57

Interessante, agora reparei que no meu, SÓ quando ligo pela primeira vez o carro e piso no freio, o indicador da luz de neblina traseira também dá uma piscada rápida, porém, depois não faz mais isso... será problema de aterramento tmb?

#17 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


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Contribuidor

Postado 24 agosto 2009 - 11:35

Muito provável Toninho...
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
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#18 Guest__*

Guest__*

Postado 25 agosto 2009 - 01:50

Pessoal, vcs falam em limpeza do fio terra como solução quando o painel fica piscando quando dá seta ou acende quando pisa no freio ou engata a ré... Porém quando tirei aquele suporte onde ficam as lâmpadas e despluguei o chicote das lanternas traseiras, não notei zinabre nem sujeira.. O que eu fiz q deu certo foi tentar apertar mais os ferrinhos do chicote (neste caso o do fio preto), que acredito ser o aterramento... Aí sim deu certo...

Flw

#19 Vmel

Vmel

    Novato


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Postado 25 agosto 2009 - 03:40

FHS
Quanto a sua outra duvida da embreagem,compre o cabo novo original que para de rangir,o meu também estava rangindo,bastou trocar o cabo por um novo que ficou macia e sem rangidos.
Clio Aut 1.0 16v 2004

#20 FHS

FHS

    Novato

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  • Cidade: mirassol

Postado 25 agosto 2009 - 11:26

FHS
Quanto a sua outra duvida da embreagem,compre o cabo novo original que para de rangir,o meu também estava rangindo,bastou trocar o cabo por um novo que ficou macia e sem rangidos.


Ok Vmel, vou fazer isso. Obrigado pela dica.
Abraço
Renault Clio RT 1.6 8V



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