Ir para conteúdo

  • facebook
  • twitter
  • youtube

Foto

Problemas com o Clio


Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!


  • Por favor, faça o login para responder
21 respostas neste tópico

#1 Igor Gak

Igor Gak

    Novato


  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 21 julho 2009 - 03:33


Fala, galera!

Comprei um Clio Hatch 2005 1.0 8v há pouco tempo. De cara gostei muito do carro: confortável, anda bem, econômico e etc. O único problema é que quando o motor está frio ele anda um pouco e quando eu freio ele morre. Isso continua acontecendo até o motor esquentar. Aí ele fica normal... macio e sereno, sem aquelas trepidações parecendo que vai morrer. Imaginei que fosse problema com a injeção, então troquei velas, cabos de vela, limpei bicos e só abasteço com gasolina aditivada, mas nada resolvido... Depois de quebrar um pouco a cabeça com o mecânico conhecido da família, ele sugeriu que poderia ser o famigerado Atuador da Marcha Lenta ou o motor de passe... Hoje estou levando o carro na Renault pra ter um parecer de um técnico da própria empresa. Mas também queria saber se alguém já teve uma experiência parecida e pode me dar sugestões do que fazer.

Muito obrigado!

Igor

#2 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 21 julho 2009 - 05:04

O motor de passo é fácil de testar com equipamento apropriado (passo test). Se o mecânico tiver tal equipamento, fica fácil de saber se o motor de passo está bom ou não.

O mecânico chegou a conferir no scanner se o sensor de temperatura da água está com leitura correta?

A correia do comando, vocÊ sabe se foi trocada?
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#3 Igor Gak

Igor Gak

    Novato

  • Topic Starter

  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 21 julho 2009 - 07:35

Oi, Edgar!

Obrigado pela resposta. O carro ainda está na Renault e não sei exatamente que equipqmentos estão sendo usados para testá-lo. Amanhã vou até lá e vou conversar com o mecânico e posto aqui a resposta. Vi um outro tópico no forum sobre o sensor de rotação e parece ser esse o problema. A descrição do problema que essa peça provoca condiz exatamente com o problema que estou tendo: quando o ligo o carro com o motor ainda frio ele fica muito trêmulo e depois de andar pouco, morre. Falei com o mecânico que poderia ser isso, mas ele me disse que, se fosse, o carro não voltaria a pegar. É isso mesmo? Qdo o sensor de rotação dá problema o motor apaga e não pega mais? Outra coisa: você saberia me dizer se pode ser problema de vedação nas válvulas do cabeçote? Acho que o carro é muito novo pra dar problema de cabeçote. Ele tem gás instalado. Esse combustível pode dar problema no cabeçote?
Não sei se a correia do comando chegou a ser trocada. Vou averiguar isso amanhã também.
Muito obrigado mais uma vez!
Abraços!

Igor

#4 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 21 julho 2009 - 09:41

Uma informação surgiu...

Me diz uma coisa: a falha acontece quando você liga o carro no GNV, na gasolina, ou na transição gasolina para GNV?

Seguinte... facilita teu carro não tem absolutamente nada... e eu to indo viajar amanhã, só retornando na quinta-feira. Espero tua resposta para continuar com meu pensamento.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#5 Igor Gak

Igor Gak

    Novato

  • Topic Starter

  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 22 julho 2009 - 12:57

A falha acontece quando ligo o carro na gasolina. Só ponho gasolina aditivada em postos com bandeira BR, Shell ou Ipiranga. No GNV fica tranquilo o carro. Até porque rodo uns 2 km na gasolina sempre que ligo o carro frio antes de passar pro GNV pra evitar que a gasolina fique muito tempo parada. Em suma: depois que o carro esquenta não tem mais problema nenhum. Não treme, não morre, nada! Só desde que eu ligo o carro até o motor esquentar.
Acabei de ver em outro forum sobre GNV que este combustível não provoca nenhum dos alegados desgastes de válvulas que os mecânicos aqui do Rio adoram dizer, muito pelo contrário, evitam-nos quando o proprietário segue o procedimento de evitar deixar a gasolina muito tempo parada no sistema. Vamos ver... Amanhã pego o carro na Renault. O problema é que não confiando muito naqueles mecânicos de lá...
Te agradeço mais uma vez, Edgar! Aguardo tua resposta!
Um abraço!
Igor

#6 Alexandre Peixoto

Alexandre Peixoto

    Novato


  • 4 posts
  • Cidade: Palmas

Postado 22 julho 2009 - 07:40

Pois é, pessoal
Sou novo aqui no forum...
Tenho um Clio Sedan 2001 1.0 16v e encontro esse mesmo problema, carro a gasolina, não pega quando frio...
No meu caso, ele demora muuuuuito a pegar, quando pega de primeira, fica muito fraco, quase apagando, agora se não pega na primeira... leva mais de 15 minutos para conseguir, depois da decima tentativa, quando o motor se encontra mais quente...
A temperatura da cidade para mim não é motivo pois moro em Palmas-TO( com média de 35° C) e mesmo assim tem esse problema...
Tenho uma oficina de confiança que ja fez toda a revisão no meu sistema de injeção e o problema não sanou.
Tenho um amigo que trabalha na garantia da Renault em Goiânia, vou consultá-lo para ver o que tem a dizer.

Aguardo o que vocês tem a dizer depois de levar o veículo no concessionário.

Abraços

#7 Alexandre Peixoto

Alexandre Peixoto

    Novato


  • 4 posts
  • Cidade: Palmas

Postado 23 julho 2009 - 01:56

Pessoal, novidades
Eu trabalho num concessionário IVECO caminhões, e depois de conversar com alguns mecânicos, um deles conhecia um mecânico da Renault daqui de Palmas-TO. Ao conversar com ele ao telefone, me confirmou que esse modelo passou por essa problematica, o cara veio até meu concessionário e se propôs a solucionar o problema.
Antes disso, havia ligado no concessionário, a peça (sensor de rotação) custa BRL70,00 mais 1 hora de mão de obra, o que resultaria em aproximadamente 150 reais, mas esse mecânico conhecia uma solução e não me cobrou nada por isso. Consta simplesmente num alongamento do fio e uma solda.

Ele veio até onde estava e iniciou o serviço. Retirou o filtro de ar e me mostrou onde estava o defeito. Fez a adaptação no fio, soldou com a conexão do sensor e reinstalou. levou pouco mais de 45 minutos.

Estou aguardando o carro resfriar para ver se o serviço realmente funcionou. Manterei-vos informados.
Obs.: meu veículo é 2001, loooonge de Garantia, caso seu veículo seja novo, nem pense em agir dessa forma.

#8 Igor Gak

Igor Gak

    Novato

  • Topic Starter

  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 23 julho 2009 - 03:33

Pois é, Alexandre! Não sei mais a quem recorrer... Deixei meu carro na Renault na Segunda ao meio-dia e só conseui pegá-lo hoje. O que os caras fizeram?! Tudo o que eu já tinha feito: medir pressão de bomba, trocar vela, cabo de vela, testar bobina de ignição, etc... Resultado: não encontraram problema nenhum e a culpa caiu sobre quem? O GNV, ora! Que, segundo eles, danificou o cabeçote prejudicando a vedação das válvulas. Custo do serviço na Renault: R$ 2.823,00. Enfim! Puto da vida - pq esses mecânicos "super-especialistas" da Renault levaram três pra chegar a conclusão nenhuma - levei meu carro na agência onde o comprei (não comprei em concessionária pq meu carro tem gás e nenhuma concessionária no Rio trabalha com revenda de carro a gás). Ou seja, comecei tudo de novo: os caras vão levar o carro num mecâncio da própria agência que vai "verificar o diagnóstico", o que significa que vai testar absolutamente tudo de novo!!!! To muito cansado e de saco cheio do papo desses mecânicos!

Meu carro é 2005. Também pensei que o problema pudesse ser o sensor de rotação. Vamos ver o que esse novo diagnóstico vai apontar...

Abraços e boa sorte com o seu!

Igor

#9 brunoribbs

brunoribbs

    Novato


  • 98 posts
  • Cidade: Curitiba

Postado 23 julho 2009 - 06:33

Alexandre;

Também passei por isso com o sedan 1.6 16v, agora no começo do ano.
Primeiro, tive que trocar a bateria, que não estava mais segurando carga (AC Delco - tinha 2 anos) e depois, mesmo com a partida boa, ele ficava pipocando, demorava para estabilizar.
Troquei as bobinas. Não tem como saber qual está ruim, só quando elas param de vez.
Verifique se isso já foi visto e, se não, vale a pena dar uma olhada. No meu caso, resolveu. Partida excelente.
E olha que moro no frio de Curitiba.

Boa sorte.
Renault Clio 1.6 RT - Muito é muito pouco; sempre.

#10 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 24 julho 2009 - 09:05

Bom, o problema é na gasolina então.

Seguinte: se existisse algum problema de vedação de válvulas ou cabeçote, o problema ocorreria quando no GNV também, pois a situação mais crítica de um motor convertido é quando está no GNV (demanda sistema de ignição perfeito). Como já trocastes cabos de vela e velas... creio que está tudo em ordem.

O problema ocorre com motor frio na gasolina e com GNV o mesmo não ocorre?

Aposto em sensor de temperatura da água... deve estar com problema de leitura em certa tempeatura e o motor deve afogar.

Outra coisa: trocastes filtro de combustível?
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#11 Igor Gak

Igor Gak

    Novato

  • Topic Starter

  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 24 julho 2009 - 11:47

Oi, Edgar! Obrigado pela resposta!

Sim, troquei filtro de combustível. O problema acontece também no GNV. Ontem, quando peguei o carro na Renault, testei esse lance e vi que o problema continuava no GNV quando o carro estava a frio. Falei com um outro mecânico e ele me disse que se fosse problema de cabeçote o problema apareceria tanto com o motor frio quanto com o motor quente. Isso procede? De qualquer maneira o carro continua na oficina... Hoje à tarde vou ter mais um parecer e posto aqui.

Um abraço a todos!

Igor

#12 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 24 julho 2009 - 12:46

Procede. Daria em qualquer dos combustíveis (e com mais ênfase no GNV).

Sei lá cara... dá para desconfiar de um monte de coisa (vela com problema de fabricação, visto que trocastes as mesmas), bobina/cabos de velas (mesmo que trocados)... espero que tenham veriicado o funcionamento do sensor de temperatura da água e do atuador da marcha lenta como te falei.

Quando tiver o outro parecer, favor postar ;)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#13 Igor Gak

Igor Gak

    Novato

  • Topic Starter

  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 25 julho 2009 - 01:10

Galera!

Peguei meu carro hoje e parece (PARECE!) que o problema foi resolvido... A explicação que me deram é de que era um problema na junta do coletor de admissão. Bom, estou ainda testando o carro pra ver se ele vai morrer. Uma coisa me chamou a atenção: rodei bastante hoje depois de pegar o carro de volta e quando parei não ouvi aquele barulhinho que parece um ventilador ligado depois que você desliga o carro. Enfim... Esse final de semana é que, acredito, vou ter uma idéia mais definitiva do que pode ter sido. Escrevo dizendo se o problema foi realmente resolvido.
Edgar, você acredita que a junta de admissão pode dar esse problema?
Abraços!
Igor

#14 Igor Gak

Igor Gak

    Novato

  • Topic Starter

  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 26 julho 2009 - 03:45

Pois é, galera! Grande engano... Nada de problema resolvido e parece que meu carro voltou com mais problemas... Agora sinto uma dificuldade maior no desenvolvimento do motor. Antes acelerava e o bichinho ia, agora... faz uma força! Descobri uma oficina aqui no Rio montada por dois mecânicos que trabalham na Renault. Eles só atendem nessa oficina aos sábados pq durante a semana trabalham na concessionária. Levei o carro lá e o cara mediu a pressão das válvulas do cabeçote e disse que não há problemas com elas. Disse que pode ser algum sensor e está desconfiado do sensor de temperatura da água, como você bem disse, Edgar. Bom, agora vou ter que levar mais uma vez o carro na agência onde comprei pra ir ao mecânico deles e tentar consertá-lo de uma vez por todas!

Abraço!

Igor

#15 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 27 julho 2009 - 07:48

Igor, se você tem este recurso de fazer o serviço com alguém que conhece o carro, faça-o.

Mecânico de revenda... Às vezes é furada. Tão mais preocupados em fazer trabalho econômico do que correto.

O problema poderia ter sido causado por entrada de ar falso no coletor de admissão, porém... quanto menos mecher, melhor. Começa-se testando o mais fácil (leitura de sensor, por exemplo), depois vai-se para problemas mecânicos.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#16 Mabel

Mabel

    Novato


  • 3 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 28 julho 2009 - 10:56

Bom dia Igor,

Tenho um Renault Clio 99 que apresenta uns problemas que nem a oficina autorizada na Renault, do Valqueire, resolve. O que é mais chato é que eles ficam falando um monte de coisa querem trocar tudo e no final o carro continua na mesma. Se eu andar por um tempo e tiver que parar para abastecer por exemplo, o carro não pega por nada depois aí temos que empurrar ou esperar até ele esfriar. Se deixo o carro mais de 3 dias sem ligar ele não pega. Depois que coloquei o kit gás troquei atuador de marcha lenta 3 vezes (coloquei kit gas em dez/08) e troquei também o motor de arranque. Faço as trocas de óleo, uso líquido de arrefecimento e coloco gasolina aditivada.
Não sei mais o que fazer porque é difícil sair com um carro sem saber se terei que empurrá-lo na avenida das américas ou na geremário dantas. Como você comentou que encontrou esses mecânicos que são funcionários da Renault gostaria de saber se vc poderia me passar o endereço deles. Pois acho que não deve ser certo ficar trocando atuador de marcha lenta a cada 2 meses só por causa de kit gás.

Obrigada

#17 Igor Gak

Igor Gak

    Novato

  • Topic Starter

  • 10 posts
  • Cidade: Rio de Janeiro

Postado 29 julho 2009 - 02:25

Bom dia, Mabel!

Pois é... Carro é bom até dar problema, né? Olha, o meu parece que foi resolvido e não foi com a galera da Renault não. Ter deixado meu carro na Renault (Space de Jacarepaguá) serviu pra que eu decidisse nunca mais passar perto de oficina desses caras! O atendimento foi péssimo!!!! E os caras ficaram com o meu carro por três dias só pra fazer um diagnóstico...

Bom, no fim das contas quem deu um jeito no meu carro (e rápido) foi o Luis da Top Line em São Cristóvão. O endereço é Rua Francisco Eugênio, 184. O telefone dele é 92502981. Pode falar que foi o Igor do Clio preto que te indicou que ele vai fazer um preço legal.

O mecânico da Renautl é o Rogério. O endereço é Rua Clarimundo de Melo, 1129 - Quintino. O telefone é 78334605. Não cheguei a fazer nenhum serviço com ele, mas ele me pareceu bem honesto no diagnóstico que fez do meu carro. Mas se eu fosse você, ia direto no Luis!

Um abraço e boa sorte!

Igor

#18 Alexandre Peixoto

Alexandre Peixoto

    Novato


  • 4 posts
  • Cidade: Palmas

Postado 04 agosto 2009 - 01:02

Não se iludam com mecânico de concessionária, trabalho ha anos nisso e sei como é. Confio mais em um mecânico que tenho lah em Goiânia do que em qualquer um de concessionária no estado do Tocantins.
Bom, no meu caso, o problema não resolveu, o sensor de rotação não parece ser o problema. Me disseram que o problema poderia ser o sensor de combustível, mas, em casa, fiz alguns testes. Soltei a mangueira que injeta o combustivel no pé da boia/bomba e nada de injetar combustível, depois de várias tentativas, de repente, ele resolve injetar, até ai, pode ser problema na bomba (há artigos nesse forum de pessoas com esse mesmo problema). Mas o meu carro não apaga, desenvolve muito bem e é muito economico.
Recomendado por um mecanico amigo, depois que finalmente consegui dar a partida no meu carro, levei-o a uma rodovia proxima e acelerei, em terceira marcha, a mais de 6000 giros, perfeito, sem falha nenhuma, desenvolvimento maravilhoso. Andei 850 km nele, sem falha nenhuma, nunca tive problemas com ele em movimento.
Mas é só parar e deixar mais de 2 horas desligado que ele não volta a funcionar. Hoje faz 48 horas que ele não pega, a bateria já esta sentindo a pressão.
Eu desconfio do alarme, é Positron, nunca me deu problema, mas soh pode ser isso. Não justifica o carro ficar varias vezes sem injetar, mas quando injeta, não dá mais problema.
Estou esperando entrar uma grana para eu levar na concessionária passar o tal computador nele pra ver se detecta algo.

Ah, a respeito da bobina, já foi trocada, ela é nova e o problema ocorreu antes e depois dela...

Abraços

#19 edgar_rs

edgar_rs

    Moderador


  • 15.304 posts
  • Veículo: Renault Megane
  • Motorização: 1.6 16v
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • Estado: RS
Contribuidor

Postado 04 agosto 2009 - 09:16

O computador não detectará algo...

Melhor levar a um BOM instalador de alarmes e fazer um teste tirando o Pósitron.

O problema pode ser relé da bomba de combustível também...
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Engenharia Mecanica Automotiva (em andamento...)

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados - (51) 3587-3786 - Novo Hamburgo / RS
- - - - - - -

Não tiro dúvidas via MP. Use a ferramenta de busca do fórum.

#20 tiagoas

tiagoas

    Novato


  • 10 posts
  • Cidade: Fortaleza

Postado 19 setembro 2009 - 02:09

O computador não detectará algo...

Melhor levar a um BOM instalador de alarmes e fazer um teste tirando o Pósitron.

O problema pode ser relé da bomba de combustível também...


Tive um Gol 2001 que apresentou os mesmos problemas que o carro do Igor, no entanto ele morria todo tempo, não importando se estava quente, ou frio, também demorava muito pra pegar, cheguei a inutilizar uma bateria por causa disso.
No primeiro mecanico que levei, ele disse que tinha que descarbonizar o moto e trocar o anti-chama e o corpo de borboleta (o famoso TBI). No entanto, dois dias após pegar o carro, ele voltou a apresentar o mesmo problema.
Levei em outro mecânico, ele me disse que o carro estava falhando por causa da borra de óleo(mas eu já havia mandando descarbonizar...).
Só so terceiro mecânico é que resolvi o "causo", o alarme Pósitron foi o cullpado. Gastei só 30 reais pra resolver o problema. Não entendo muito de eletrônica, só sei que de alguma forma, o alarme estava sobrecarregando um componente que acionava a bomba de combustível, quando este sobrecarregava, o motor desligava.

OBS: o mecânico que resolveu meu problema foi um cara que meche com preparação de motores. Não sei se isso influi, mas o scaner dele era novo, um de ultima geração. Acredito que isso pode ter sido fundamental, pois em duas oficinas não conseguiram identificar esse simples problema....



Tópico Muito Antigo!
Guest, o último post deste tópico tem mais de 60 dias. Por favor, leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.

Caso não tenha novas informações sobre o assunto do tópico, evite responder a tópicos muito antigos. Uma nova postagem agora poderá ser considerada como flood!



0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos